quinta-feira, 10 de março de 2016

Como olhar para o dificil calendário que o Sporting tem pela frente

Não faltam por aí análises sobre o que esperam as três principais equipa nacionais na actual Liga. É dado como certo que o calendário do Sporting é o pior dos três, o que, em teoria, sou forçado a concordar. Porém se há característica indissociável do futebol é a sua imprevisibilidade, há qual ninguém escapa. É impossível saber quem onde e quando cada uma das equipas grandes vai perder pontos, mesmo que o trajecto realizado até agora por cada uma delas permita perceber com alguma segurança as suas principais fragilidades. 

Contudo um campeão apura-se pelo somatório de todos os pontos obtidos no confronto de todas as equipas entre si. A ordenação dos jogos assume mais que tudo uma importância psicológica, uma vez que ninguém se pode furtar a jogar com este e com aquele outro. Repetir vezes sem conta que o nosso é o pior calendário é sobretudo útil para complicar ainda mais a nossa tarefa.

Quem quer ser campeão, mais do que olhar em perspectiva de médio ou longo prazo tem que pensar em ganhar o jogo seguinte. Como se estivesse perante uma enorme escadaria e, ao invés de se assustar com perspectiva, deve apenas concentrar-se no próximo degrau. Ultrapassá-lo é o meio para atingir o seguinte e todos eles o de chegar lá cima. Talvez seja esta a melhor forma de encarar o que está pela frente. Como dizia no último post, não é fácil, mas se era para ser fácil então escolheram o clube errado.

4 comentários:

  1. :)

    Penso com os meus botões que, à excepção do ultimo jogo, foi qd menos se esperava que perdemos pontos, i. é, com equipas teoricamente mais fáceis e em casa, logo, ainda bem que o campeonato que falta tem calendário complicado... Nesses jogos temos cumprido qs sempre!

    O meu receio é só um (e o mesmo de há longo tempo): a APAF! Não só por parte da antipatia que frequentemente revelam contra o SCP, como, essencialmente, pela enorme simpatia que evidenciam para com os encarnados...

    FORÇA SPORTING!

    Virgílio.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Sinceramente, mais do que a dificuldade do calendário do Sporting até ao final o que mais me preocupa é a falta de dificuldade do calendário do benfica. Se analisarmos bem o benfica tem vários jogos contra os últimos classificados e tirando as deslocações ao Rio Ave e Maritimo (onde, por norma, o benfica até tem goleado) e o braga em casa não vejo outro jogo em que possam perder pontos.

    O Sporting tem objectivamente um calendário complicado sobretudo quando comparado com o benfica.

    Em termos de números e abstraindo da dificuldade dos jogos em si: O campeão do ano passado fez 85 pontos. Se tal se verificar este ano significa que o Sporting tem de vencer...9 jogos - 86 pontos. Neste momento se o benfica vencer 8 e perder 1 fará 85. Se o benfica vencer 7 empatar 1 e perder outro (diria que é um cenário realista e até optimista, atendendo aos jogos que faltam para o rival) fará 83. Se esse cenário se concretizar vai obrigar o Sporting a vencer 8 e pode perder 1 jogo.

    No futebol nunca se sabe mas a verdade é que as contas estão muito complicadas para o Sporting ser campeão. Como tinha dito antes do jogo do Guimarães: vencer guimarães e benfica não significava ser campeão mas daria uma vantagem de 7 pontos e dificilmente não seriamos campeões...agora é tentar fazer o muito dificil: 27 pontos para somarmos 86 e rezar que o benfica não bata o record pontual de 88.

    ResponderEliminar
  3. "há qual ninguém escapa" = "à qual ninguém escapa".

    NÃO PUBLICAR!

    ResponderEliminar
  4. Por acaso é um exercício a que eu me dedico quando se dá o sorteio no inicio da época. Independentemente de termos de jogar contra todos há nuances que podem ter influência, por exemplo, com inicio no jogo passado o Sporting vai ter um período em que não sai de Lisboa, os jogos fora são Estoril e Belenenses, os restantes em casa, até ir a Moreira de cónegos, também aqui o Sporting tem uma série de deslocações a norte fora do período do inverno, a já mensionada, Porto e Braga. Para finalizar ainda outra nuance, na recta final de campeonatos prefiro jogar contra equipas com o seu campeonato já definido do que contra aflitos. Por artes mágicas as equipas aflitas tendem a "correr como o diabo" pelo pontinho na fase final enquanto outras já com os objectivos cumpridos ou outros no horizonte ficam mais ... competitivamente distraídas ...

    Isto não quer dizer que existam jogos fáceis e se o Sporting assim pensar será a morte do artista, mas não desgosto do que nos falta de campeonato quando comparado com outros adversários.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.