domingo, 20 de março de 2016

Felicidade, meu bem, é alívio ...

Faltando uns minutos para terminar o jogo no Bessa, preparava-me para manifestar alívio pela recuperação da liderança do campeonato, recorrendo para tal a algumas palavras da bela Clarice. Fica a intenção no título. Atendendo às deslocações aos estádios do Dragão e Municipal de Braga nas antepenúltima e última jornadas, o 1º lugar não seria suficiente para atribuir ao Sporting favoritismo na corrida pelo título. Ainda assim, candeia que vai à frente alumia duas vezes e o Sporting experimentaria a oportunidade de retemperar os efeitos provocados pelo empate em Guimarães e derrota na recepção ao Benfica.

Pese embora o golo emergido dos descontos, não me apeteceu apagar este «post». Soar-me-ia a derrota.
A história do Sporting está repleta de conquistas e é vasta em glória, glória da qual fazem parte alguns quases.

Este foi só mais um (pequeno) quase.

23 comentários:

  1. MM, excelente decisão. E bela conclusão do post.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Como benfiquista aliviado, dou-lhe os meus parabéns! A esta sua decisão, chamo saber ganhar e saber perder! Assim se comportasse o vosso presidente que não se coibiu de dar o flanco indo de imediato ao facebook dar conta da azia e frustração que a victória do Benfica lhe causaram!
    Enfim! Cada um manifesta-se da forma que acha mais conveniente! Só que ser presidente implica uma classe e inteligência que aos sócios anónimos serão menos relevadas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Azia" e "frustração" são naturais, quase exclusivamente por terem ganho com um golo nos descontos. No mais, não tenho facebook por isso só leio aquilo que o presidente do Sporting por lá escreve no momento em que o 'Record' o divulga. Amanhã ou ainda esta noite já lá deve estar.

      Eliminar
    2. "...não tenho facebook..." sábia e admirável decisão, meu caro. Um dia destes ainda lhe sigo o exemplo a bem da minha sanidade mental :-)
      saudações benfiquistas.

      Eliminar
    3. A confusão não é uma ordem necessariamente má, se não for superficial e servir um propósito. Não me custa imaginar que o facebook além de confuso é um meio estéril. Posso estar enganado claro mas a impressão é essa.

      Eliminar
  3. Vamos lá chegar, e vai ser de forma distinta, ganhando todos os jogos até ao fim!!! Um grande abraço verde da Madeira e excelente post, daqueles que mostra a nossa fibra! Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um abraço David Leça. Também desejo que o Sporting vença os jogos que ainda tem pela frente. Já não são muitos, infelizmente.

      Eliminar
  4. Caro MM,

    Muito bom, este seu breve desabafo. Como o Camarote Leonino tem um movimento um pouco diferente, preparava-me, já nos descontos, para sair com um post com algum humor dirigido aos nossos leitores benfiquistas. Face ao que aconteceu,fui obrigado a recuar no meu propósito. Fica para a próxima, e... salvo erro, ainda temos sete ocasiões pela frente. Confesso, no entanto, que não sinto a mesma esperança/fé que o caro MM. Veremos...

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Gomes,

      Não diria ter esperança que o Sporting se sagre campeão, daí afirmar que não seríamos favoritos mesmo que o Benfica tivesse empatado. O calendário é muito difícil e desde o jogo de Alvalade que quem alimenta essa esperança é o Benfica, por seguir na frente. O Sporting no melhor das hipóteses tem esperança que eles tropecem, dependência no mínimo chata. Seja como for teria um sabor muito especial regressar ontem ao 1º lugar, sobretudo pelo tónico que traria à equipa.

      Quais são as nossas motivações neste momento? Apesar de só faltarem meia dúzia de jogos para a época terminar parece-me termos mais obrigações do que motivações. As provas da UEFA nesse aspecto são fundamentais. Os jogadores precisam desses estímulos e talvez o mês que passou tivesse sido diferente caso estivéssemos em prova na UEFA.

      Um abraço caro Rui.

      Eliminar
  5. Excelente post. Por isto este blogue é uma lufada de ar fresco. Não só é um caso à parte no que ao seguidismo instalado diz respeito, mantendo independência, como ainda apela à lembrança do verdadeiro espírito deste clube que não é seguramente o mau exemplo que o actual presidente deu ontem mais uma vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting vive na carência de líderes há demasiados anos. Houve / há / sempre existirão no clube indivíduos de enormíssimo valor capazes de transformá-lo para melhor, mas lamentavelmente os degraus mais altos parecem quase sempre só atrair gente desinteressante. Gente que não só mantém os melhores em planos secundários como em muitos casos afastam-nos. É um problema cultural e um padrão que perdura. Nessa matéria o Sporting não é diferente do sistema onde se insere (Portugal).

      Eliminar
  6. Leão,

    Sporting está nesta tua casa e forma de estar (e escrever).
    Eu também fiquei "aziado" e digo isso sem pudor.
    Mas o jogo de ontem serviu para ver aquilo que é óbvio: pelo futebol jogado, o Benfica pode ceder.

    Temos de continuar acreditar.

    grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho, e quem não ficou. O paio foi tão grande e o jogo tão mauzinho que era impossível não ficar aziado.

      Abraço

      Eliminar
  7. Esses jogos do calendário que todos destacam não são os que mais me preocupam, não os menosprezo mas não são aqueles onde vejo mais dificuldades à partida. Por exemplo, o Arouca veio jogar a Alvalade à Benfica e o jogo ficou fácil, o Benfica jogou à Arouca e o jogo ficou dificil. Não acredito que Porto e Braga joguem à Arouca contra nós, nas Antas porque as tribunas não vão permitir, em Braga porque não sabem jogar assim, mais no jogo final a posição do Braga vai estar mais que decidida e poucos dias depois há a festa da Taça...

    Os jogos complicados vão ser, por exemplo, contra o Nacional ou União da Madeira.

    Resumindo, vai ser campeonato até ao fim, se não tirarmos o pé do acelerador pode ser que os deuses da bola nos sorriam, caso contrário é investir mais/melhor em finalizadores...

    Também já ganhamos a nossa cota parte de jogos nos descontos, venha o próximo que este já é história.

    ResponderEliminar
  8. MM, andas por ai :) Saudades tuas, pa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maldini, o sentimento é correspondido. Sem querer parecer "Revista Maria", vivo numa muito pequena / pacata localidade a 36 quilómetros da cidade onde nasceu Jari Litmanen. Lá, situa-se uma estátua erguida em sua homenagem. Sem saber porquê, quando a vejo lembro-me de ti. Tem a ver com verdadeiro poder, classe, aquilo que é inato e espontâneo, porque conhecimento só não chega. A aura dos anos 90 é muito forte e se Figo foi grande, Litmanen é gigante. Tu sabes o que pretendo dizer.

      Um abraço enorme Maldini.

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Maravilha... um grande abraço... Ainda nos havemos de cruzar algures...

      Eliminar
  10. MM,

    Não me recordo se é estreia aqui no tasco, mas de qlq forma, só a citação da bela Lispector no titulo do post merece os parabéns, isto para além de se reconhecer a qualidade habitual dos teus textos!

    Bem-vindo caro MM. Abç e SL.

    Virgílio.

    ResponderEliminar
  11. Virgílio, vale a pena estar na companhia de sportinguistas como tu por isso sou eu quem agradece. Obrigado e um sincero abraço.

    ResponderEliminar
  12. Digno, claro. Grande abraço, MM. Que venhas acrescentar a tua habitual qualidade a um espaço que já tem muito valor. Ser independente é uma grande alegria na vida. Não é para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo, obrigado pela generosidade e perdoa pela demora em responder. Um forte abraço (para ti) e boa sorte (ao Benfica) nos jogos frente aos alemães. Ver-se-ão provavelmente eliminados mas é uma honra enorme jogar as fases adiantadas da liga dos campeões (ou da liga Europa) frente a emblemas do calibre do Bayern, "proeza" que soma à inesperada vitória na Rússia e meritório afastamento do Zenit.
      Quanto ao mais, continuo um seguidor e visitante assíduo do teu blogue. Pena é que já não escrevas regularmente.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.