terça-feira, 3 de maio de 2016

A hora das malas no futebol português

Nunca é tarde para exercer boas práticas por isso saúdo aqui o facto de finalmente ter sido Octávio Machado a dar, como se costuma dizer, "o corpo às balas" à barragem (desen)formativa que a muito forte e muito bem montada máquina de propaganda benfiquista tem instalada para distrair a opinião pública de um facto cada vez mais evidente: o seu controlo sobre as instituições que tomam decisões no futebol português.  

Como sempre aqui defendi, não cabe a Bruno de Carvalho desgastar-se no combate a figuras menores dos clubes rivais ou outras. Não só porque os resultados desta acção, da forma como vem sido exercida, são de utilidade e acerto duvidosos, mas porque parecia cada vez mais óbvio que estava a cair na armadilha instalada propositadamente para o expor e desgastar. De tal forma que Luís Filipe Vieira se arriscava cada vez mais de, ao seu lado, parecer um estadista.

Bem sei que há quem entenda precisamente o contrário e que até quem avance com a ideia de que essa actuação, nestes termos, é necessária. E até quem vai mais longe pretendendo que tem influencia a nosso favor, por exemplo, no recente clássico no Dragão. Quem o afirma não percebe o que anda a fazer Jesus e a sua importância na profunda alteração, com melhoria evidente, da nossa performance. Se lhe querem tecer loas (a BdC) estão no seu direito, mas que o façam de forma a que a inteligência - a deles e a nossa - não seja tão insultada. Bastava lembrar que foi Bruno de Carvalho que contratou Jesus, correndo os riscos sabidos, face às circunstâncias.

Convém recordar, a este propósito que o Sporting tem duas agências de comunicação sob contrato, a quem cabe zelar pela boa imagem do clube e da sua figura mais representativa. Se não o fazem ou é porque tal não lhes está a ser permitido ou porque não estão a desempenhar bem a função. Qualquer que seja o caso a sua seria uma despesa que deixa de se justificar. 
Jogo de espelhos
Por falar em máquina de propaganda, aí está bem à mostra, desde o inicio da semana, que há quem não estivesse muito à espera da vitória do Sporting no Dragão. E, certamente, muito menos que esta tivesse acontecido numa exibição de força e autoridade, como aconteceu. É por isso natural que ainda a semana mal tinha começado e já o carvão esteja a quase a esgotar, tal a quantidade que vem sendo metida na fornalha. 

Para os mais desatentos as suspeições lançadas para o ar merecem a nossa atenção. Para quem anda há algum tempo nisto e tem um pouco de memória estas insinuações como a do "jogo da mala" são uma manobra canhestra e até algo indolente. Foram buscar episódios tornados célebres por terem sido práticas próprias, como foi o caso da famosa mala "Luis Vuitton". Pior ainda é virem-se queixar de os adversários serem competitivos e oferecerem resistência, como aconteceu a propósito do jogo com o Vitória. Esta coisa de andar a jogar jogos amigáveis com o Belenenses está a criar maus hábitos...

As nomeações de Vítor Pereira
Já aqui me havia referido ao mau agoiro que representava o anúncio da saída de Vítor Pereira e que convido a (re)lerem aqui (LINK). Bem sei que o quadro de árbitros que nos deixa está ao nível da confiança que os mercados depositam no papel comercial do antigo BES, mas convém disfarçar. 

O Fábio Veríssimo vai até à Madeira e continua sem explicar como pôde passar entre os pingos da chuva de uma arbitragem vergonhosa em Braga, que nos pôs fora da Taça de Portugal. Talvez seja porque reparte com Tiago Martins, que ainda ontem abençoou a passagem do SLB à final da Taça Lucílio, a ascensão meteórica. Com ou sem mala, tudo tem que se pagar nesta vida, não é?...

Horário dos jogos 
A última inovação do futebol português é a ausência de jogos decisivos em simultâneo nas últimas três jornadas. Isto num campeonato infectado pela suspeição. Isto quer dizer que no domingo o SLB jogará na Madeira a saber já o resultado do Sporting. Pode não querer dizer nada mas a informação vale muito, não é?

A Liga, de forma a sacudir a água do capote, já veio lembrar que tal resulta da alteração promovida no ano passado, por decisão dos clubes. Certamente que o fizeram a pensar nas receitas televisivas, pelo menos. É o que dá quando se deixa serem os cifrões a tomar decisões que deviam ser tomadas pelos neurónios. Por curiosidade gostava de saber como votou então o Sporting, que até agora não se pronunciou sobre a matéria quando, em defesa dos seus interesses, já o devia ter feito.

17 comentários:

  1. "...Isto quer dizer que no domingo o SLB jogará na Madeira a saber já o resultado do Sporting. Pode não querer dizer nada mas a informação vale muito, não é?"

    Ora deixa-me cá ver se entendi a lógica... Então o Benfica está a ser beneficiado porque já sabe o resultado do Sporting quando jogar???... Mas quer o Benfica, quer o Benfica não têm de ganhar os seus jogos se quiserem ser campeões?

    Se o Sporting ganhar, como certamente irá acontecer, não aumentará a pressão do Benfica?

    Pela brilhante lógica, o adversário do Sporting (Setúbal) quando entrar em Alvalade já sabe se necessita do resultado ou não para não descer. Poderá dar-se o caso de não necessitar e o caratér do jogo passar a ser de"amigável"..

    Podemos então concluir que o Sporting e o Setúbal estão a ser beneficiados?

    Deixem-se de palhaçadas. Os jogos são todos para ganhar, sejam jogados antes ou depois..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em teoria concordo contudo. Na prática pode não ser bem assim.

      Eliminar
  2. Os dirigentes do Sporting não terão feito asneira? Ver:
    http://jornalnacional.info/bruno-de-carvalho-oferece-3-milhoes-de-euros-a-quem-tirar-pontos-ao-benfica/

    ResponderEliminar
  3. Relativamente aos horários dos jogos - passando à frente o absurdo que é não serem à mesma hora -, acho que neste caso a coisa nem correu mal para o Sporting.

    Acho preferível jogar primeiro porque, se ganharmos, o benfica entra ainda mais borrado em campo. E, se as coisas começam por não correr muito bem, é tremideira até ao fim.

    Se empatarmos ou perdermos, é indiferente porque o campeonato vai para o teto.

    Acho preferível assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em teoria será assim. Na prática abre espaço a manobras e pressão de todo o tipo.

      Eliminar
  4. o fábio veríssimo é sportinguista, de uma família totalmente sportinguista.

    o tiago martins teve influência zero no jogo de ontem.

    quanto à máquina de propaganda, como é que alguém pode dizer que a do sporting trabalha menos que a do Benfica? octávio e inácio, além de bruno, tiveram ao longo do ano muito mais destaque, intervençoes e tempo de antena.

    o benfica domina as instituições? pois. por isso é que o slimani não foi suspenso. por isso é que petit e conceição são expulsos e são suspensos 25 dias, e jorge jesus, depois de ser expulso pela terceira vez, foi suspenso em zero jogos.

    quanto às malas... octávio nem se preocupou em desmentir. e não são novidade no futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vitor Pereira também é sportinguista. O António Garrido também era.

      Eliminar
    2. Quantas vezes foi oJJ expulso nos seis anos em que treinou o Benfica? Investiga tambem os castigos, ficaras esclarecido...

      Eliminar
    3. Mas será que os benfiquistas não conseguem mesmo ver que o Inácio, o Octávio e o Pina sao apenas respostas ao vosso nível ? Pedro guerra , Rui Gomes da Silva, João gobern, o director de comunicação do slb andam a anos na guerrilha! Nunca vos incomodou, sempre se achou muita graça ! Agora que tem resposta a altura e que tem alguém a fazer o mesmo jogo, já afinal não é bem assim. Provém do vosso veneno !
      Castigo do slimani. ...pensa antes de dizeres tal coisa. Sabes, essas opiniões típicas do porco Gil, não valem nada. Não fazem lei tas a entender ? Slimani não foi castigado porque se sabia que o sporting não ia deixar esse assunto passar facilmente ! E para castigar slimani, teria se se castigar uns 2 ou do vosso clube! Portanto, se calhar até nesse caso os beneficiados são vocês !
      Os árbitros tem todos fama de sportinguista. Mas na hora de apitar, o teu clube tem sempre mais peso. Não sei se será dos vauchers ou de alguma mala...

      MLV

      Eliminar
  5. Não é bem ter sido o Octávio a "dar o corpo ás balas". É mais desta vez calhou ao Octávio fazer figuras ridículas. É que o triste espectáculo protagonizado alternadamente por BdC, Inácio e Octávio (e por vezes JJ) não tem outro nome senão o de fazer figuras ridículas. Acusar os outros daquilo que fizeram (e fazem) durante todo o campeonato? É o SLB que cria um clima de terror? Mas alguém vai nisto?!?
    "Esta coisa de andar a jogar jogos amigáveis com o Belenenses está a criar maus hábitos..." - oi, Tonel?
    Quanto aos horários dos jogos, o que fica é o facto do Tondela e Académica jogarem antes do Setubal, e assim os sadinos poderem entrar em campo já com a manutenção assegurada. Bem, pelo menos assim o filho do Venâncio já não tem que fazer os fretes que fez no jogo da 1ª volta.
    Mas o Octávio podia ter aproveitado o triste espectáculo de ontem para explicar onde está a normalidade do União ter poupado jogadores quando jogou contra o SCP, e o Rio Ave e o Marítimo pouparem jogadores para jogarem contra o SLB. O que isto tem mais é de normal, certo, Octávio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este lampião é pior que o Guerra, se eu fosse da mesma laia, talvez falasse na oferta do redes do Boavista, na oferta do defesa do Rio Ave, as ofertas da defesa da Académica, mas não falo, pois não desço ao nível de lixo onde proliferam.
      O que interessa é o sound byte do Tonel.
      Se eu fosse como eles, falaria do Horta, que sem motivo não joga e é contratado na semana seguintes, e nem falo na promiscuidades da relação com o Belenense.
      O Tonel é crucificado como convém, para desviar as atenções, assim ninguém questiona a podridão das relações existentes entre as duas direcções.

      Acham-se os donos disto tudo e não admitem que o Guimarães, Rio Ave e outros possam e queiram ganhar os jogos todos.
      Se eu fosse um reles lampião, nesta altura estava a perguntar qual foi o valor da mala entregue em Guimarães, no final do jogo com o Porto e do jogo com o Sporting, mas como não são lampião, acredito que os jogadores do Guimarães não precisam de incentivos para tentar ganhar os jogos.

      Eliminar
    2. Olha, Musa, entretém-te a ler isto:

      http://www.bolanarede.pt/nacional/sporting/o-absolutismo-benfiquista-ou-quando-o-delirio-se-torna-regra/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-absolutismo-benfiquista-ou-quando-o-delirio-se-torna-regra

      O post é longo, mas está lá quase tudo. Se tiveres paciência para ler...

      Eliminar
  6. O Fábio verissimo é sportinguista? Vejam a foto que anda a circular com dois amigos... A descrição é clara: 3 benfiquistas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma aí. Se me tirarem uma foto com 2 benfiquistas não passo a ser benfiquista. E por acaso a foto é do Luis Ferreira e não do Fábio Verissimo.

      Eliminar
  7. Uma grande verdade, com este Sporting até o Benfica parece um clube com classe. E este título já ninguém lho tira. Então ao nível dos treinadores, que são quem dá a cara pelo clube a maior parte das vezes, o Rui Vitória dá 10-0. E ainda levou o futebol português aos quartos da Champions ao mesmo tempo que recuperou uma dezena de pontos na 2ª volta. Mas ninguém pode ter dúvidas sobre qual é a melhor a equipa. A melhor equipa e o clube com mais classe. Como ainda ontem o "vocês sabem do que estou a falar" demonstrou. Uma vergonha diz o Octávio...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.