domingo, 10 de julho de 2016

Cristiano Ronaldo, por Jari Litmanen

Em 2010 tive a alegria de ver jogar ao vivo um dos meus heróis de infância, o finlandês Jari Litmanen. Fora do universo Sporting, o único herói que alguma vez tive o prazer de ver jogar ao vivo. Retirado do futebol ao mais alto nível, pelos seus 40 anos a jogar ainda como profissional num clube local, apesar de ao longe ser o melhor jogador do seu meio, nem Litmanen evitaria que a sua equipa se visse relegada à divisão inferior.

Contudo, além da distinta qualidade que ainda exibia como praticante de futebol, releva-se naquele contexto o exemplo de perfeita humildade, espírito de sacríficio e generosidade.
Quis hoje, permitiu-o um infeliz incidente, que Cristiano Ronaldo se despedisse do Europeu evidenciando tudo aquilo que faz dele, em sentido não futebolístico, um herói. A mesma humildade, desapego do seu próprio interesse - no caso condição física, inquebrável desejo de querer ser e dar tudo à sua equipa. A mesma generosidade e inocência, própria de alguns atletas de elite e de muitos amadores. Simplesmente grande.

post scriptum,

Keep calm and trust Rui Patrício.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.