quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Doyen: uma derrota esperada

Sem surpresa o Sporting acabou de comunicar que a decisão final do caso "Doyen/Rojo" está tomada, em desfavor do clube. Há ainda diferentes interpretações do valor total a pagar mas que nunca será inferior aos 12 milhões, embora seja muito provável que seja mais. Continuo a pensar que este caso poderia ter sido gerido de forma diferente, menos onerosa para o clube e que esta decisão do tribunal de certa forma confirma que a estratégia não foi premiada. A este propósito mantenho o que disse na altura da primeira decisão e que pode ser lido aqui [LINK]

Felizmente a verba está provisionada antecipadamente - que não é o mesmo que dizer que está paga nem mesmo sequer haver liquidez para o fazer - pelo que o impacto desta decisão está atenuado e é altura de virar a folha e passar adiante, embora seja necessário o inevitável apuro de responsabilidades. Mas  transformar esta derrota numa vitória, como parece o tom geral dos comentários que se vêm na página de FB onde a noticia foi dada a conhecer é fazer um pouco a figura do ministro iraquiano da propaganda, quando reclamava vitória iminente quando as tropas americanas já passeavam nos arrabaldes de Bagdad. Haja decoro!

27 comentários:

  1. Em relação ao dinheiro parece me obvio que se o valor já estava penhorado pela doyen não há qqr problema para pagar a divida.

    Sobre o desfecho final digo o que senpre disse o SCP tem toda a razão na queixa que fez da forma como a doyen se comportou no negócio rojo e na.forma como os contratos eram ruinosos para o interesse do clube no entanto partir daqui para uma rescisão com justa causa era ser demasiado otimista.

    Há no entanto que perceber quais foram as perdas e os ganhos de ter partido para este litígio, é que olhando para trás fica difícil de perceber como o SCP teria cumprido o fair play e participado na CL sem este dinheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois também não sei como teria cumprido. Tendo em conta que BdC disse em Junho de 2013 que "se for preciso nem vendiamos ninguem" porque "não estávamos em saldos", depreendo que sem dificuldades de maior.

      Eliminar
    2. O melhor será lermos o que diz o comunicado da Doyen, com os montantes a pagar.

      Segundo a empresa, "a compensação devida à Doyen Sports ascende atualmente a 20 milhões de euros, sendo que a estes valores continuarão a somar-se juros de mora de 5 de por cento até que o pagamento seja efetivamente liquidado".
      "O Sporting Clube de Portugal vê-se assim obrigado a pagar à Doyen Sports, pela transferência do Marcos Rojo, um valor total de cerca 18 milhões, numa decisão que já não é passível de recurso", pode ainda ler-se. Desta valor, 4,5 milhõs foram pagos em setembro de 2014, pelo os leões terão agora de entregar mais 13,5 milhões. "A estes valores, junta-se ainda um montante aproximado de 2,1 milhões de euros relativos ao jogador Zakaria Labyad", acrescenta.

      Tudo somado já ultrapassam os 20M. E quanto já foi pago ao anterior clube do Rojo?

      Eliminar
  2. Haja decoro?? Haja mas é memória de quem engendrou a negociata com a Doyen em que até o conteúdo do contrato era secreto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não gosto da Doyen e destes esquemas em geral. Mas faltando ainda apurar os custos totais parece-me claro que a decisão tomada é mais que questionável.

      Eliminar
  3. Agora percebo tanta entrevista com referência ao Benfica...
    Sem competições europeias, e com um presidente e um treinador a receberem ordenados principescos, estes 12 milhões são capazes de ter um impacto gigante! Qual será o passo seguinte do Bruno de Carvalho para desviar atenções?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os montantes ultrapassam os 20M.

      Eliminar
    2. Ordenados principescos? Mas ha cada cromo...

      Eliminar
    3. 8M por ano não é principesco, é obsceno!

      Eliminar
    4. Era esperado este resultado, Agora dizer que não há problemas para pagar a dívida...haja Deus. Estar contabilizada esta verba como prejuízo, não significa que o Sporting disponha neste momento em caixa 15 milhões de euros. Se nadasse em dinheiro não necessitaria de andar a negociar novos investidores, VMOCS, aumentos de capital. Por este andar quando o grande presidente abandonar a nau, deixa um clube, que dos sócios, só os bilhetes para assistirem aos jogos.

      Eliminar
    5. Vcs são parvos? Há um ano atrás o sporting aprovisionou e disse que o fez por causa desse assunto, não colocou apenas em contas tb aprovisionou o valor. Depois regozijaram-se por a UEFA na mesma altura ter retido as verbas devidas ao Sporting por causa deste assunto. Ou seja na minha maneira de ver se o Sporting não tivesse em caixa o valor tinha as verbas da UEFA para isso...

      Eliminar
    6. Aprovisionou contabilisticamente...agora dispor das verbas é outra conversa. Queres um desenho ou assim já entended?

      Eliminar
    7. A unica coisa que lhe posso fazer é aconselha-lo a informar-se. É que o "a" que diferencia "aprovisionar" de "provisionar" é mais que uma mera vogal e faz com que o significado não seja exactamente o mesmo, particularmente neste contexto.

      Este link é capaz de ajudar: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/aprovisionar-e-provisionar/28608

      Relativamente à adjectivação, mais vale estar calado e parecer parvo, que abrir a boca e confirma-lo.

      Eliminar
    8. Ordenados obscenos!!!
      Obsceno são os 16.000 euros por minuto que Carrillo aufere sentado no banco, ou o valor que pagam ao Tábarat que nem no banco senta.

      Já agora, quando e quanto vão pagar o Ola John?

      Eliminar
    9. Os carneiros já não sabem como defender o seu imbecil líder. Na verdade não passa de uns merdas que de sportinguista têm muito pouco ou nada. Vieram para o Sporting porque são anti-benfiquistas. Sei lá, devem ter um irmão mais velho que é benfiquista é sempre os ridicularizou. E por causa desse trauma apoiam estes liderzecos de treta.
      Cresçam e apareçam, putos. Vão para o Belenenses ou Casa Pia. Deixem o Sporting em paz.
      Já agora puto, quanto nos custou o Alan Ruiz e quanto cobra se salário? E quanto pagou o teu líder ao talhante amigo do Jesus?

      Eliminar
    10. As galinhas andam mesmo doidas, falam no alan ruiz e comissões e esquecem disto:

      "Os milhões pagos em comissões e transferências a estes senhores são provenientes não das contas de Vieira, de Soares de Oliveira ou de Gaioso Ribeiro mas do Sport Lisboa e Benfica e como pelo que sei o clube ainda é propriedade dos sócios e a SAD ainda é controlada pelo clube, quem anda a fazer negócios com gente duvidosa tem sim que prestar contas do que faz e não pode andar a "pagar favores" com dinheiro do Benfica.

      Quem quer pagar favores que o faça com o seu dinheiro.

      Só com Carrillo, Jovic, 20% de Oblak, Jimenez ou 50% de Markovic já chegamos ao valor redondo de 50 milhões de euros obtidos à custa do Sport Lisboa e Benfica.

      Enquanto estes negócios milionários enriquecem os intermediários, no caso do Benfica o passivo não desceu um cêntimo como se tem agravado, estando a chegar aos 500 milhões de euros."

      Eliminar
  4. Já era esperado.É triste.Mais triste ainda é o espetaculo que o destemido líder deu na entrevista à CMTV.Tenho curiosidade em saber com classifica aquilo Leão de Alvalade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ter que continuar com a curiosidade porque a única coisa que que posso dizer é que desde o canal ao conteúdo foi uma boa oportunidade para não dizer nada que se perdeu.

      Eliminar
  5. nao e o bruno que paga quem paga e o sporting

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errado, quem paga é o Manchester United, já nem sabes do que falas.

      Eliminar
  6. Calma que ainda vamos recorrer outra vez porque os fundos são todos uns malvados. Menos os russos. E vá lá a Traffic. E claro que está tudo provisionado. Na conta do Jesus.

    ResponderEliminar
  7. Porque é que acham que o artista passava a vida a abrir e a fechar biscates? Quando deixou de haver crédito nas loiças de casa de banho virou-se para o soalho flutuante. E depois veio a crise diz ele. A crise e o Sporting. Não o deixem cair porque não dá para abrir e fechar clubes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O artista do dia foi sempre um betinho teso com a mania das grandezas. E das empresas. Na altura das primeiras eleições um sócio cinquentenário contava-me que pouco tempo antes tinha aparecido na oficina dele com um descapotável antigo e que o dono da oficina percebeu logo que nem para a gasolina quanto mais para a manutenção. E a respectiva história para não pagar o arranjo… Quando foi para levantar o carro e depois de uma voltinha para testar a mecânica a oficina ainda era responsável por alguns danos na pintura. Claro que já a levava estudada e pelos vistos já com a mania das indemnizações… E abstenho-me de relatar o desenlace na oficina. Quem tem carro sabe perfeitamente como é que costumam acabar este tipo de aventuras nas oficinas. E se recordo hoje esta história é só e como se costuma dizer, no mundo dos Homens poucos profissionais nos definem melhor que o nosso mecânico. No caso e como se comprova nunca passou de uma tentativa de chico esperto.

      Eliminar
    2. Incrível! Aquilo que sabem e ainda não falaram nos roubos de camiões que o garoto fez durante a adolescência. Digam tudo, deitem cá para fora.

      Eliminar
  8. Junta-se tambem a derrota dos campeonatos, que sao 18 e nao 22. A FPF já regularizou a situaçao...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a taça Latina, a FPF também já adicionou aos títulos de Campeão Europeu?

      Eliminar
  9. Estando as receitas da UEFA retiras há liquidez...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.