domingo, 7 de maio de 2017

Sporting 1 - Belenenses 3: Oh mãe, o Belenenses bateu-me

Não pude deixar de notar as palavras de Jorge Jesus no lançamento do jogo, quando invocou culpas de terceiros (meterem-nos pedras na estrada) para justificar o decepcionante percurso da equipa na época em curso. Esta é cada vez mais uma especialidade no Sporting: encontrar alguém que carregue as culpas, sem nunca olhar com rigor para as próprias falhas. Que sentido faz a referência à falta de experiência? Por causa das ausências de Alan Ruiz, Podence e Gélson Martins não se justifica, atendendo à reduzida experiência de qualquer um deles na nossa LIGA.

O mesmo fez hoje o presidente nos momentos que se seguiram ao jogo, tratando publicamente de matéria sensível (censura ao treinador), que em primeiro lugar deve ser tratada dentro de portas. Mesmo tendo razões mais do que justificadas para estar insatisfeito com Jorge Jesus e que, no limite, a intenção seja livrar-se do treinador (que há pouco aumentou, sem nada que o justificasse e que tem reiterado a ideia de ser um treinador para muito tempo). Ora  não deveria ser uma derrota em final de época a abalar essa convicção, quando a ideia de que Jesus é o treinador para o mandato já havia sido propagada quando o substancial da época estava já entregue. 

A ideia que o projecto é ele e não quem é também essencial na sua execução ("os adeptos estão crentes num projecto, mais do que em treinadores ou jogadores") deveria ser melhor explicada. Começando logo pelo essencial: o que é o projecto? Quais são as ideias base em que assenta?

Sejamos sérios: ninguém ignora que há quem ponha pedras no nosso caminho. Desde que me lembro que assim é e não parece que vá mudar tão cedo. Daí que, se queremos inverter este caminho, não nos reste outra alternativa senão prepararmo-nos melhor, sermos mais rigorosos que os outros, escolher melhor que os outros. Não parece que tenha sido isso que aconteceu este ano.

Ou então em alternativa podemos queixar-nos do calor, do frio, do relvado, dos árbitros (com muita razão, muitas vezes!) e então aí a melhor forma de resumir o que se passou hoje em Alvalade, dia da Mãe, é o titulo do post: "oh mãe, o Belenenses bateu-me".

10 comentários:

  1. O jogo foi péssimo. Uma soneira. Ao Belenenses bastou esperar atrás e estar atento a Bas Dost. As piores expectativas sobre o onze escalado por jesus, confirmaram-se. O sonolento Brian Ruiz de ínicio e depois o inevitável Campbell e para confirmar a aposta em dar minutos aos miúdos entrou o inspirado Castaignos. Que pena o André já ter saído.
    A substituição do Marvin e o recuo do Bruno César resulta de uma rigorosa avaliação sobre a condição física e capacidade defensiva do polivalente brasileiro. Domingos Paciência fez a mesma leitura que JJ.
    Quanto às justificações, sinceramente andam todos um pouco enlouquecidos. E nós apostados no projecto - o que quererá isto dizer? - e não em jogadores e treinadores.
    Uma conclusão a retirar: o Sporting não pode jogar de manhã. Sempre se aprende alguma coisa.

    ResponderEliminar
  2. Leão de Alvalade,

    Ele um dia lá perceberá que não se vence por decreto e que há duas equipas em campo. Ele já alienara por completo este plantel na semana em que jogámos duas vezes em Chaves. Hoje repetiu a dose, alienando ainda, na mesma intervenção, o treinador e o plantel de futsal do Sporting que alcançaram uma final Europeia (coisa pouca). Nem uma palavra sobre o percurso. Só recriminação pelo resultado.
    Provavelmente também não suspeita ou não se apercebe do peso que as suas decisões têm nos resultados da sua equipa. 35 milhões de euros só para contratações e uma massa salarial superior à do (muito em breve) tetracampeão.

    Na cabeça deste alienado as coisas funcionam do seguinte modo:

    O Sporting tem um belíssimo plantel.
    O Sporting tem um belíssimo treinador.
    É portanto um escândalo que o Sporting perca em Alvalade com o Belenenses.

    O facto de exibirmos imensas dificuldades desde Dezembro é para ele irrelevante e só à jornada 32 é que descobriu que muita coisa se calhar não foi bem feita, ou não andará a ser bem feita. Hoje por acaso num jogo mauzinho nem estivemos tão mal quanto (por exemplo) no jogo do Restelo frente ao Belenenses que vencemos e até teve direito a volta olímpica ...

    ResponderEliminar
  3. Faltou mencionar: mais incompreensível se torna quando a um plantel belíssimo e um treinador como Jesus, o Sporting tem como presidente a 8ª maravilha do mundo.
    Como não sabe exactamente os porquês de falhar, tenta aliviar-se da responsabilidade gritando em 1º lugar e gritando mais alto. É esta a moldura mental da barata-tonta.

    ResponderEliminar
  4. Tudo encenado para ganharmos a Taça do Dia da Mãe e... Aumenta mas é o treinador! Acabou a era do pr'ó ano é que é! Começou a era do salve-se quem puder. Portanto do "projecto" Champions de gestão só se mantém a propaganda. E o treinador não podia ser mais claro: o maior orçamento da história é curto. Não chega! Desemmerdem-se! Assim mesmo à JJ! E a culpa? Umas vezes são as pedras e os árbitros e outras vezes os que têm que nascer 10 vezes. E o maior treinador do mundo e arredores ainda tem que andar a sacar jogadores que nem para segundas opções? Onde é que já se viu isto?

    ResponderEliminar
  5. Os adversários têm que começar a dar mais luta.

    Ontem à noite já perguntavam à nação encarnada quem achavam o maior responsável pelo tetra. Dispara um: - O Bruno, sem dúvida nenhuma! Os outros já cá andavam todos há muito tempo e o Benfica nunca foi tetra.

    No que eu tendo a concordar. Foi a melhor coisa que aconteceu ao Benfica. Parabéns Bruno. E no próximo para o ano é que é avisa para quem.

    ResponderEliminar
  6. O Bruno tem que voltar depressa para o banco. Os jogadores correm o dobro e não ouve o que dizem as cobras na tribuna. O CD lixou-nos bem o acesso à Champions.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O acesso à Champions ficou "lixado" quando foi dado o apoio ao Porto no confronto com o Benfica. Afinal, o Benfica é que era o concorrente direto. Agora...é tarde de mais.

      Eliminar
  7. Para mim chega deste presidente e deste treinador. Eles dão-se tão bem porque têm uma coisa em comum: a responsabilidade nunca é deles. Menos nas vitórias. Aí eles são os grandes responsáveis. O treinador ainda continua a falar em pedras no caminho, como se algum treinador no mundo estivesse à espera que lhe pusessem um tapete vermelho rumo aos títulos. E se não reconhece o muito que errou, então só podemos esperar mais do mesmo. O presidente pura e simplesmente não se cala. É assustador! Sempre pensei que o seu castigo seria uma espécie de descanso para os sportinguistas (em particular) e o futebol português (no geral). Mas não. Acho mesmo que ainda fala mais estando castigado do que não estando. E sempre com o seu discurso vazio, que julgo já ninguém lhe dá um pingo de crédito.

    ResponderEliminar
  8. Adivinha : Quem é Quem ,Quem é que em campanha eleitoral diz que faz parte do projecto Inácio e depois com a entrada de Jorge Jesus , Inácio é corrido para um programa de Tv? quem é que destruiu o balneário do scp durante o periodo Marco Silva e com um post no Facebook quando o Sporting até andava a jogar bem? e Quem é que escorraçou o Marco Silva da forma mais desumana para pagar milhões por um treinador? Quem é que quis ser juiz e por em causa aquisições de outros dirigentes? e que no seu mandato ja contratou dezenas e dezenas de jogadores que passaram ao lado? Quem é que a meio da epoca passada numa luta acesa pelo titulo lembra-se de vender Montero e comprar um Barcos? Quem é que despediu jogadores do hoquei por falta de profissionalismo?Quem é que corrabora as palavras egocentricas de JJ depois de Madrid , dizendo que JJ produz obras de arte? Quem é que atira-se aos jogadores no balneário chamando de Chulos em Chaves? Quem é que faz os capitães de equipa ir para a Sporting Tv pedir desculpas? Quem é que nas vitórias aparece com um ego inchado com voltas olimpicas , e a bater no peito , mas nas derrotas refugia-se no balneário. Quem é que faz um post (mais um) a desprestigiar uma equipa de futsal que chega à final mais importante da modalidade? Quem é que tem no seu grupo , pessoas que podiam ter evitado a eliminação da taça da liga se soubessem os regulamentos? Quem é que é que tirou jogadores por birra de um clube que tinha um historico de boas relaçoes? quem é disse que em eleições este era o projecto do sporting e agora nem dois meses depois vem dizer que tem que se repensar em tudo porque já chega? Quem é que disse que o Scp nao pode ficar anos sem ganhar e com ele a exigencia tinha que ser máxima ? Quem é que aumentou o ordenado para mais do dobro e agora nao quer sair , e arma-se em vitima com este discurso , para os adeptos queimarem o jesus e ele sair entre os pingos da chuva , aluindo que está com os adeptos. Mas quem é afinal o responsável máximo que nao assumiu a culpa na 1ª pessoa? Ainda há duvidas? que mais sinais sao precisos ??? Vejam até a ironia da situaçao , O Bruno Carvalho manda embora gauld e geraldes , vai para lá o outro Carvalho o Joao , e no unico jogo que o Porto podia realmente passar para 1º dependendo dele , esse Carvalho marca o golo do empate do Setubal , é do Carvalho!!

    ResponderEliminar
  9. "Ser do Sporting não é dar desculpas, é vencer"

    Adivinhem quem afirmou isto? O mesmo gajo que passou os últimos quatro anos a arranjar desculpas... Já vencer: bola!

    Nem com Leonardo Jardim, Marco Silva ou Jorge Jesus, por exemplo, este SCP de BdC venceu. Já desculpas… É um rol interminável delas.

    E a quem se deverá assacar as culpas, segundo o próprio BdC? Não interessa, a tudo e todos com a óbvia excepção, claro está, do único elo em comum em todas estas épocas: ele próprio e a sua (falta de) liderança. Sim falta de liderança… Uma personagem que dá voltas olímpicas nas vitórias (mesmo naquelas mais insignificantes) e que desaparece, ou piot, aparece a apontar o dedo, nas derrotas jamais será um líder. No máximo é um chefe ou patrão. Um patrão que percorre o mundo, se preciso for, para parecer na fotografia na hora das vitórias e refugia-se no facebook nas horas das muitas e demasiado caras derrotas.

    Os factos estão aí, à vista de quem quiser ver: mais uns recordes batidos: 62 anos sem perder com o Belém em casa quebrado… Isto depois de sete derrotas consecutivas do FCB, equipa que tinha conquistado a ultima vitória no longínquo mês de Janeiro.

    E um inédito tetra a caminho do seu odiozinho complexado de estimação, que tem feito maravilhas à motivação benfiquista… E é este o legado desportivo de BdC.

    Virgílio.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.