terça-feira, 6 de junho de 2017

Leaks do Car(v)alho: pregos no caixão e tiros nos pés

Há já algum tempo que era conhecedor dos dois factos que hoje agitam as noticias entre os Sportinguistas - as declarações de BdC aos jornalistas e o documento relacionado com a venda de Ruben Semedo - e, tal como então confidenciei entre amigos, estranhava que não tivessem chegado ainda aos jornais. Apesar do conhecimento prévio or duas razões nenhuma das matérias foi aqui abordada antes: por compromisso de honra de não o fazer perante quem me fez chegar a informação e por vergonha alheia. É por essa razão que me limitarei a comentar a matéria mas a não a reproduzir.

Sobre o documento que escapou entre os dedos da SAD trata-se de um tiro nos pés na credibilidade da nossa estrutura empresarial. O segredo é a alma do negócio e uma empresa que não o consegue manter em aspectos fundamentais da sua actividade está condenada ao fracasso, gerando desconfiança entre os seus parceiros de negócio e interlocutores. Fica por perceber porque cede o Sporting a terceiros os poderes de uma negociação cujos traços gerais estavam já, e bem, delineados por BdC. Para que serve afinal o "Director of Support Department", apenas para redigir ofícios?

Já relativamente à revelação das conversas tidas com os jornalistas, a questão do respeito pelo código deontológico por parte daqueles profissionais não é neste caso de somenos importância. Mas o interesse dessa discussão pode ser importante para o meio jornalístico mas cai para plano secundário para a generalidade dos adeptos perante a gravidade do que é dado a conhecer na gravação. "A gala é quando eu quero, ponto final". "Os adeptos são estúpidos por quererem jogadores da Academia no plantel" são das poucas pérolas publicáveis. E claro, atendendo à "transparência" observada no primeiro exemplo, fica por confirmar a autoria do "leak".

A ideia de conversas particulares com jornalistas é de uma ingenuidade atroz que ainda é exponenciada pela manobra de "ministro da propaganda do Iraque" do director de comunicação. Conversas manipuladas? Mais valia não dizer nada.  Depois convém lembrar que não se trata de uma conversa em off entre amigos. Os interlocutores são jornalistas, seguramente que a maior parte dos quais não tem qualquer ligação ou intimidade com Bruno de Carvalho.

Mas o que mais uma vez se confirma é que Bruno de Carvalho não tem a mais elementar noção do  cargo que ocupa, quem representa e da instituição a que preside. Não menos importante é a noção de respeito pelo lugar onde essas conversas são promovidas. Alvalade não pode ser confundido com o mais reles dos tascos como aconteceu neste triste episódio. Tenho dúvidas que em muitos desses lugares o autor desta conversa não fosse convidado a sair.

Sobre as generalidade das declarações, nenhuma surpresa porque já há muito que percebi que não há limites para Bruno de Carvalho. O mesmo em relação ao tom condescendente como elas vão ser analisadas por alguns sócios e adeptos. É a abertura sem quaisquer limites que lhe vem sendo oferecida desde o inicio do seu primeiro mandato que lhe alimenta a combustão permanente em que vive.

Como várias vezes tenho dito entre amigos é Bruno de Carvalho que se tem encarregado de fazer a cama onde se deita. Ou se preferirem é ele que constrói o seu próprio caixão. Este caso é um bom exemplo porque é apenas o "the last but not the least". Quando deveria estar a saborear os êxitos das várias conquistas desportivas recentes ou mesmo dos resultados trimestrais alcançados estes acabam sepultados debaixo do ruído que o próprio se encarregou de oferecer em bandeja e megafone.

Fica a dúvida sobre o que é pior: que o estado em quem se encontrava BdC no momento em que efectua as declarações seja natural ou induzido, atendendo a que, pelos vistos, se tratava de um pequeno-almoço...

23 comentários:

  1. "Como várias vezes tenho dito entre amigos é Bruno de Carvalho que se tem encarregado de fazer a cama onde se deita. Ou se preferirem é ele que constrói o seu próprio caixão." - o pior é que também é Bruno de carvalho que anda a contruir o caixão do próprio Sporting Clube de Portugal. Com este presidente não precisamos de rivais nem de inimigos. E o mais surpreendente é a quantidade de opiniões de sportinguistas que mesmo assim o continuam a defender. Surreal! Tenho amigos e colegas de trabalho benfiquistas que, apesar do tetracampeonato, não podem ver o LFV à frente, pois não suportam a politica desportiva do clube, sempre a vender jogadores importantes de 6 em 6 meses. Pois no SCP, e apesar desse mesmo tetra durante a presidência de Bruno de Carvalho, o homem é pateticamente idolatrado. Já nem sei o que pensar dsito tudo...

    ResponderEliminar
  2. A venda será a do Rúben Semedo.

    ResponderEliminar
  3. “Mas o que mais uma vez se confirma é que Bruno de Carvalho não tem a mais elementar noção do cargo que ocupa, quem representa e da instituição a que preside.”

    E depois de quatro anos continuamos à espera que um louco se comporte como se não fosse louco. E o maior problema do SCP nem é o louco mas os mais de 20 mil sócios que acham que o SCP pode ter um presidente louco.

    Mas algum ser humano no seu juízo perfeito na segunda-feira acha pode dar um bom consultor, na terça agenciar jogadores, na quarta um expert em clinicas de bem-estar, na quinta ensinar os putos a jogar à bola, na sexta fazer uns biscates na construção civil, no sábado tentar sacar uns euros ao Estado com uma Fundação e… isto tudo enquanto sonhava ser presidente do Sporting aos domingos? E no fim foi a puta da “crise financeira” que enterrou tudo…

    Os distúrbios de personalidade são uma matéria muito sensível. Como ser humano mais que estigmatizar imbecis egoístas até perfilho que devemos tratar todas as doenças mentais. Fora do universo SCP claro. Até porque no fim ninguém sofre tanto como eles. Com traços “patológicos” como a “mania das grandezas”, o serem centrados sobre eles próprios, uma necessidade constante de atenção e admiração, incapazes de assumir qualquer responsabilidade pelos seus actos. Um autêntico inferno de quem acredita que é melhor que os outros mas a quem corre sempre tudo mal. Isto visto de fora, sob o ponto de vista de quem trata o doente ou por qualquer ser humano normal. Porque infelizmente o individuo doente continua a pensar que transformou em ouro tudo quanto tocou. E apesar de falhar sempre nunca assume qualquer responsabilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim de todos os episódios mais comentados e já muito sintomáticos ainda antes da 1ª eleição, aquele que o retira definitivamente da lista de simples aldrabão para alguém com problemas muito mais graves é o episódio em que leva o “xanato” à oficina quando já sabia de antemão não ter pilim para poder pagar o arranjo. Nenhum simples vigaristazeco que ainda habita o mundo real manda arranjar um carro quando não tem dinheiro para pagar o arranjo. Quanto muito tenta enrolar a oficina nos prazos de pagamento. Já num mundo paralelo é muito fácil confundir coragem com irresponsabilidade. “Coragem” para na hora de levantar o carro aproveitar a voltinha de experimentação, danificar ele próprio a pintura e ainda tentar sair por cima com alguma indemnização. Quantas vezes já tentou algo de muito similar no Sporting? Pois é...

      Devemos agradecer numa primeira fase aos paizinhos. Na medida em que ainda hoje continuam a apoiar o mesmo tipo de comportamentos desviantes. E em segundo lugar no Sporting a dois senhores doutores. O Sampaio e o Barroso. Que sabem muito mais de distúrbios de personalidade que qualquer simples sócio.

      P.S. Não o internem que não é preciso. Parece que desta vez a culpa foi dos jornalistas. Que deviam deixar de ser jornalistas sempre que se aproximam de alguém louco. Ou de algum rato em off como o Saraiva quando quer plantar alguma coisa nos jornais. Com tanto pseudo-intelectual de merda a vender-se por uma coca-cola na tribuna ou na televisão não admira.

      Eliminar
    2. E segundo se sabe parece que o Narciso voltou a sair-se muito bem. Parece que a oficina indemnizou-lhe mesmo bem a tromba.

      Mas como o próprio nunca se cansa de repetir, só precisamos de um curso de psiquiatria para falar do SCP porque os carneiros são mesmo muito estúpidos.

      Eliminar
  4. Limites não tens tu sempre a destilar ódio...
    Disse as coisas todas como pensa, a única coisas que podes tirar de conclusão é que o homem ama o clube e faz tudo por o clube. Depois vens tu com as tuas merdas diárias sempre a meter veneno..
    Continua que os teus amigos lampiões agradecem..

    SL

    ResponderEliminar
  5. Voçê é que está sepultado à muito tempo e ainda não deu conta.

    É como diz, tanta coisa para elevar o Sporting e o José só pensa em chafurdar na

    MERDA!!!

    ResponderEliminar
  6. Os 86% é que são culpados dessa merda em que se encontra o nosso Sporting.
    Até quando vamos aturar este aldrabão mal educado?

    ResponderEliminar
  7. Mais um poste ridículo de uma pessoa ressabiada e ridícula.

    ResponderEliminar
  8. Ao lixo que o SCP chegou. E o problema é o fdp do jornalista...

    Aliás o gajo é tão alienado e tem plena consciência que é completamente inimputável que acha que se ganhar um campeonato fica tudo bem. Não duvido, para a seita de brunecos.

    ResponderEliminar
  9. Eu pessoalmente não vou apontar responsabilidades ao Louco que dirige os destinos do Sporting, mas sim aos 86% que votaram e confiam cegamente nele, esses sim tem que ser responsabilizados e apontado o dedo por terem elegido um louco que está destruir o SCP.

    Não chegou ao Presimente chamar de carneiros aos adeptos, não chegou nos momentos cruciais das épocas desportivas chamar os atletas do SCP de pouco profissionais, dos adeptos serem pouco exigentes com os adeptos e agora até diz que não precisa da direcção para nada ele é que fez a gala e ele é que diz quando ela vai ser feita!

    Mas o mais caricato é tentar abafar o caso com o relatório e contas, eu ainda não tive acesso ao mesmo, mas pelos vistos as VMOCS continuam do lado dos activos e pasma-se a quem me diga que o processo contra a doyen também se encontra nos activos!

    Ou sejá o SCP em despesa corrente anda a gastar 20 milhões por trimestre e em activos correntes nem faz metade, ou sejá sem a venda de passes de jogadores rapidamente lá se vai as benecesses dos juros 0 das VMOC.

    B.C. é apenas um dos gestores que mais empressas faliu em Portugal e vai tudo atrás deste caramelo pelo ódio cego ao Benfica, será esse ódio que não permite aos Sportinguistas primeiro amar o seu próprio clube de fende-lo de chulos como o Sr. em questão!

    Rui Dias

    ResponderEliminar
  10. Estas declarações são apenas mais umas cenas deprimentes do "reinado" de BdC. Apenas mais umas... a juntar ao árbitro perseguido pelo estacionamento que só não levou um pontapé no rabo porque o BdC teve medo que ele gostasse, a juntar ao facto de BdC considerar o futebol português como um ânus com duas nádegas que cheira mal, a cuspidela no presidente do Arouca, a inenarrável figurinha ridícula que arranjou para coordenar a comunicação do Clube, etc. Chamar p.ta à Gala do Sporting Clube de Portugal? Banalidades... e agora claro, a culpa é dos jornalistas. Como se o facto de terem tornado pública uma conversa em privado fosse esconder ou fosse mais importante que o conteúdo dessa conversa...

    ResponderEliminar
  11. Eu aceito que um treinador, dirigente, atleta, apanha-bolas... tenha um almoço ou jantar com um amigo jornalista, fora do horário de trabalho deste, e fale com ele sobre tudo. Até pode ser só um conhecido. E até que lhe diga que tudo é "off-the-record".
    Mas isto é algo totalmente diferente.
    Os jornalistas são chamados a um pequeno-almoço e vão como profissionais no seu horário de trabalho. Jornalistas desportivos passam 3 horas do seu dia de trabalho a conversar com o presidente de um dos principais clubes portugueses. Estão lá para ser "evangelizados" e recolher informações.
    E são só eles que sabem disso? Ou os seus colegas, chefes, directores, etc... também sabem?
    E se eles se recusarem a ir? Ou discordarem do que é dito e do conteúdo? O que acontece?

    ResponderEliminar
  12. Hoje temos frango no churrasco e árbitros no espeto! Que tal direccionar esse Vosso ódio para outros protagonistas, para os inimigos do Sporting? Fica a sugestão.

    ResponderEliminar
  13. Caro LdA, embora concorde em grande parte não consigo não ficar desiludido consigo por até você tirar as frases do contexto.

    Uma coisa é a linguagem e a forma como são ditas certas coisas (e outras coisas que nem deviam ser tema de conversa com jornalistas), que concordo não terem lugar num Presidente do SCP, outra coisa é o que foi, de facto dito, e o contexto em que foi dito.
    Tenho pena que você tenha de recorrer a ad hominem para fazer um post destes, já que me parece que há muita coisa que me parece que merece ser discutida.

    Quanto a mim, a parte mais interessante foi mesmo a explicação sobre o que se passou com o Vicente Moura, e fico com pena que tenha saído a público.

    Terei sido o único a ouvir, de facto, a gravação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As frases retiradas do contexto servem como mero exemplo e se quisesse ser sensacionalista não faltariam outras. Fico no entanto tranquilo porque apesar dessa tentativa de descredibilização não me acusa de distorcer o que foi afirmado.

      Concordo que haja muita coisa para ser discutido e que ficaram fora da análise do post e não revejo na acusação de recorrer a um ataque ad hominem. Limitei-me a reagir com indignação moderada ao facto de o presidente do meu clube se expor assim desta forma gratuita, ignorando o que representa.

      Eliminar
  14. Hoje a BOMBA é a denuncia do FCP de corrupção na arbitragem por parte dos lampiões! Já há novo alvo a abater.
    Simbora lá carregar nos nossos inimigos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto que só no último mês de competição teve duas ou três oportunidades para passar o Benfica e sagrar-se campeão. A direcção do Porto já tem sarna com que se coçar com os sócios. E como a direcção do Sporting não resiste a uma boa manobra de diversão. O acordo com os corruptos não nasceu por acaso.

      Eliminar
  15. O que eu mais estranho é que ninguém aborde o silêncio absoluto à volta desta Direcção no Sporting. Faça o presidente a merda que fizer. Ainda há meia dúzia de anos ou se quisermos ser mais concretos, nomeadamente antes da reestruturação da dívida e antes da contratação de JJ, já tinha aparecido uma dúzia de “notáveis” a chamar tudo e mais alguma coisa às últimas declarações do anormal. Como outros a criticar esses mesmos “notáveis” pelo timing ou outra coisa qualquer que o valesse. Agora, com dono, acabou a massa crítica num grande clube, outrora dos sócios e democrático. E JJ já pode cumprir o seu sonho à vontade e construir um plantel à Godinho. Com 40M de prejuízo por época. O verdadeiro sonho do Paim e não recordo agora o nome do outro puto. Pelo menos até o Ricciardi se cansar. E claro que com os actuais lambuças como o Pina podemos todos dormir descansados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting de BdC é menos democrático que antes dele?
      O BdC acabou com a massa crítica do Sporting?

      Sim senhor, está certo.

      Eliminar
    2. Não é estranho! Antes as nossas modalidades estavam a fechar, a banca já não emprestava dinheiro e já não havia nada para os abutres sugarem. O clube não apresentava resultados positivos, os jogadores saiam por tostões, as instalações em Alvalade e Alcochete estavam degradadas. Apesar das promessas, Pavilhão das Modalidades nem vê-lo. Estivemos para descer de divisão, ficamos fora das competições europeias, e estivemos a ponto de fechar portas com o maior passivo da nossa história! É fácil para quem tem dois palmos de testa perceber o porque do absoluto silêncio de quem não se importa com o acessório das caralhadas e bardamerdas!
      Existe quem ame mais o Sporting que aqueles que odeiam BC. Eu sei não é o Vosso caso.
      O Vosso caso é o da covardia. Tanto que sei que não vão publicar o meu comentário, a imagem de outros que tenho enviado, porque aliada a covardia está a Vossa falta de inteligência para argumentar!
      Este blog, espécie de clube do maldizer, serve para vocês miúdas se sentirem másculas! São insignificantes, uma anedota, nada mais...
      JH

      Eliminar
  16. Tanto quanto a minha memória alcança esta é a segunda vez que o jornalismo desportivo recorre à publicação de conversas off-record. Há, feliz ou infelizmente uma enorme diferença entre as duas ocasiões.

    A primeira foi para denunciar factos e actos criminosos que de outra forma não viriam a público.
    Esta segunda, suponho que seja para revelar que o Presidente do Sporting é narcisista, arrogante e asneirento.

    Eu sei que na silly season há falta de noticias mas há níveis abaixo dos quais não se deve descer por um 30 dinheiros. Nem se formos put... jornalistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O narcisismo não é só espalhar espelhos por casa.

      Embora um conceito conhecido, poucas pessoas sabem que o narcisismo é uma patologia muito grave e está entre os distúrbios de personalidade mais comuns da actualidade. Isto porque, pessoas que apresentam esse distúrbio costumam ter fantasias de sucesso ilimitado na vida, acreditam ser únicas e especiais e precisam de atenção em demasia.

      Os narcisistas também acreditam piamente que possuem direitos exclusivos, são arrogantes, insolentes, invejosos e mesmo sem motivo, costumam sentir-se alvos de inveja alheia. Além de que costumam ser exploradores nas suas relações.

      In O Facebook favorece os psicopatas

      P.S. Só agora é que estamos a acordar para as patologias que as redes sociais potenciam. Um preço inerente que ainda está por apurar. Basta olhar para o quadro de fantasias no comentário das 17:21.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.