quarta-feira, 7 de junho de 2017

Entre Papas & 1º's ministros

O Sporting tem estado a assistir de cadeirinha às acusações do FCP ao SLB de ter a arbitragem (e não só...) na mão. Isto é assim mais ou menos como encontrar na rua o artista que afundou o império BES e o Oliveira e Costa ex-BPN a acusarem-se mutuamente de burlões: "és tu!" "Não, tu és muito mais!" Não deixa de ser um lindo espectáculo.

Ora, da mesma forma que não foi preciso ouvir sequer as gravações do apito dourado para toda gente perceber o que se estava a passar, não é preciso agora conhecer a correspondência do Pedro Guerra para saber quem é o dono do quintal da arbitragem. Ainda assim saúda-se o esforço feito pela máquina portista em desferir golpes certeiros e em profundidade na carapaça do "1º ministro" em exercício. 

Como Sportinguista interessa-me saber qual é a estratégia que seguiremos de agora em diante. Porque não vale a pena fazer de conta que não percebemos o que se está a passar: trata-se de uma contraofensiva para recuperar a cadeira perdida. Que, uma vez reconquistada, não contemplará espaço para mais ninguém. 

Das suas uma: ou Sporting tem uma estratégia já definida para retirar proveitos desta luta de poder ou então verá limitada a sua acção agora à difusão dos vídeos do director de comunicação do FCP (que, reitero, têm sido certeiros), eventualmente também à partilha dos posts do Dragão Diário. No futuro voltará ao lugar na bancada olhando para um lado e para outro, qual espectador de Roland Garros, enquanto a bola (leia-se os favores e jeitinhos) saltam de um campo para outro. Porque é mais fácil acreditar no Pai Natal do que na generosidade do Papa numa futura partilha de poder ou saneamento do futebol português.

14 comentários:

  1. É verdade.

    Qual a estratégia que vêem como válida?

    Pessoalmente, creio ser difícil ter uma estratégia que não suje as mãos do nosso clube. Considero que os relatórios dos árbitros serem publicados, bem como o vídeo árbitro - algo pelo qual o scp se tem batido -, foram vitórias importantes.

    Uma coisa é certa, seja qual for a estratégia, tem de passar por modificar a nossa comunicação e de passar por resistir à tentação de sequer tentar ser o herdeiro do trono. Está na hora do futebol português ver nascer a sua primeira república.

    SL

    ResponderEliminar
  2. E se, com relatórios e vídeo-árbitro, continuar a mesma rotina?
    Benfica penta-campeao...
    Sporting ou Porto fora da champions...
    Qual vai ser aí a desculpa?

    Ridículo pensar que a "zona de conforto" onde andou o porto durante décadas se possa assemelhar a estes 4 títulos do Benfica!
    Lembrar que Fcp teve este ano várias oportunidades para ser 1o , após alguns empates do SLB e não souberam aproveitar.

    ResponderEliminar
  3. A queda do FCP e o domínio do SLB coincidiram no tempo.
    A inversão da estratégia seguida por Pinto da Costa com a entrada de Lopetegui e da participação da Doyen e Alexandre Pinto da Costa nas contratações de jogadores desconhecidos por valores pornográficos e a falta de resultados, ocorreram na mesma altura em que os organismos que tutelam o futebol português tiveram os seus quadros renovados, maioritariamente por jovens com grande ambição, e disponíveis para servir quem como eles pretendesse a manutenção do poder, neste caso o Benfica.
    A somar a isto temos cursos para árbitros no SLB, jovens árbitros promovidos a internacionais com meia duzia de jogos na 1ª liga e ex-arbitros afetos ao benfica como observadores.
    Isto é "trabalho de anos" e a única forma de combater este polvo é através da transparência. Esta união do SCP e FCP, que têm interesse em remover este poder ao SLB, poderá atrair outros clubes para em conjunto tornar público os relatórios e notas de árbitros e observadores. Também é necessário tomar medidas em relação aos jogadores emprestados pelos grandes aos clubes menores(soube hoje que o SLB teve 41 nesta época!) o que desvirtua a verdade desportiva.
    Enquanto não se esvaziar este mundo de promiscuidade que é o Futebol Português, Porto e Sporting terão poucas hipóteses de ser campeões novamente...
    A propósito do quase do Porto, se o Porto recuperasse pontos ao Benfica, perderia pontos no jogo a seguir de certeza. O que teríamos era a "roubalheira" mais a descarada do que a que vimos...
    JH

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Roubalheira mais descarada que já vimos"

      Deves ser tão novinho... 😁 Ou se vires futebol há mais que 4 anos, ganha vergonha. Este perdoar do FCP da parte verde já mete nojo

      Eliminar
    2. É mentira. O Porto teve 16 jogadores emprestados, o Sporting 13 e o Benfica 12!
      O Benfica é quem tem tido o menor número de jogadores emprestados a outros clubes.
      Só agora, quando as finanças apertam e não há dinheiro para contratações e o Benfica está muito ativo porque tem dinheiro para investir é que o pânico se instala.

      Mas a lei aprovada pelos clubes, permite ao Benfica e a outros clubes teoricamente emprestar 3 jogadores por clube. É só fazer as contas!

      Eliminar
  4. meu caro, acredita mesmo que o saraiva e o marques não estavam coordenados nisto?

    quanto a este caso, é uma mão-cheia de nada. provas zero, extrapolações, nomes atirados para o ar, e tudo com base... num e-mail que alguém que não tem nada a ver com o conselho de arbitragem, nem com nomeações ou avaliações, enviou a alguém que trabalha na benfica tv.

    adão mendes? a sério? se formos dar crédito a isto, então o que diremos no caso pereira cristóvão?

    comparar isto com o mundo do apito dourado é tolice.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que o Pedro Guerra nem trabalhava na altura na BTV. Era um adepto como qualquer outro.

      Eliminar
  5. Também ando muito curioso para saber como vai ficar o caso do Vice Presidente que fazia depósitos nas contas dos árbitros.

    ResponderEliminar
  6. O Porto fez alguma denuncia? Claro que não. Porque as denuncias falsas normalmente passam facturas muito caras de volta. Eu aposto numa denuncia anónima para entreter a malta lá de cima.

    ResponderEliminar
  7. Ponto prévio: ouvir o fcp falar em esquemas de corrupção depois do país inteiro ouvir as escutas a Pinto da Costa onde flagrantemente é oferecida fruta de dormir e viagens a árbitros, é simplesmente patético.
    Além disso os factos são estes: o director do FCP (Luís Gonçalves) ameaçou o árbitro Tiago Antunes no jogo em Braga dizendo-lhe que a sua carreira iria ser curta. Este árbitro foi despromovido.
    Os super daragões andam há dois anos a ameaçar o árbitro Jorge Ferreira e o seu pai (é só lembrar a visita que fizeram ao seu restaurante e as pinturas na parede do mesmo espaço). Este árbitro acabou também de ser despromovido.
    Será que esta conversa toda não será para abafar isto? Será que alguém "engole" a treta de que o SLB manda nisto tudo?!?
    A estratégia do Sporting parece-me evidente: uma vez que se juntou aos azuis do norte, agora deverá estar ao lado destes nestas tristes cenas. Pela blogosfera leonina parece-me, pelas partilhas diárias de tudo o que os azuis dizem, que essa estratégia já está ao rubro!

    ResponderEliminar
  8. A caixa de comentários sobre este tema dominada por um qualquer anónimo benfiquista é uma bela imagem do actual estado do futebol português.

    Eles estão por todo o lado, dominam tudo, mas ninguém admite, pois não têm rosto. E como não há rosto, tudo lhes é permitido. O que não lhes seja favorável não passa de mentiras e invenções.

    É aliás, uma marca já velha do mundo encarnado, cuja principal claque tem o sugestivo nome de no name boys. Durante muitos anos faltava era um coordenador, um 1º ministro, capaz de colocar todos estes 14 milhões de orgulhosos anónimos a remar para o mesmo lado.

    E conseguiu. Já nem o mais esclarecido benfiquista, com um inédito tetra no bolso, se importa. "Os outros fizeram o mesmo...". Pois fizeram. E pelo andar da carruagem outros repetirão.

    Como diz sabiamente o povo - "pimenta no cú dos outros é refresco". O que interessa é ganhar. O resto é treta, ou tetra...

    Numa coisa os anónimos têm razão. Esta santa aliança azul e verde não cheira nada bem. Primeiro porque a moral dos azuis para falarem nestas coisas enquanto tiverem por lá o actual papa é nula, e segundo porque o nível linguístico do nosso presidente deita por terra qualquer credibilidade que as boas ideias merecem.

    Daí ser muito fácil para todos estes 14 milhões de no name boys apontarem o dedo a esta frágil aliança dizendo - "mas qual verdade desportiva? vocês só querem é o nosso poleiro!"

    A verdade é que para desmentir 14 milhões é precisa muita fruta... E a fruta está cara. O mais barato é mesmo confessar os pecados ao padre mais próximo...

    Resumindo - tudo muito bem encaminhado para o penta.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Tinha ideia de ter lido isto num post anterior "Mas a concentração máxima deverá estar sempre focada no plano interno. Vivendo num meio hostil e com pelo menos dois rivais com maior poder nos gabinetes, o Sporting, para ser novamente vencedor, conta apenas consigo e tem, por isso, de ter um desempenho desportivo quase perfeito."
    Afinal agora parece que devemos concentrar esforços em assegurar o controlo do poder.
    Em que ficamos afinal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TW,
      eu depois de ler esse comentário fico a rir-me. Obrigado!

      Eliminar
    2. Quando não temos resposta lógica e razoável é sempre boa estratégia uma não-resposta.
      Confesso que também me ri quando li o post...

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.