quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Sporting 1 - Juventus 1: um dia faremos mais do que só exibições

Terminou a nossa ronda italiana nesta fase de grupos da Liga dos Campeões com um sabor a pouco, mais uma vez com a sensação de quase. Faltou muito pouco, muito pouco mesmo para podermos ter feito quatro pontos em vez de apenas um com o campeão italiano.

Diga-se com justiça que, apesar dos resultados não terem sido os esperados, o Sporting esteve quase sempre muito bem e isso é ainda mais válido em relação à primeira parte deste último jogo, que poderia ser considerada quase perfeita. Jogar assim com o actual campeão italiano, e vice-campeão europeu deve ser realçado e motivo de orgulho, tamanha é a diferença de argumentos de ambos os clubes. E acima de tudo um motivo de esperança, porque a possibilidade de conseguirmos juntar resultados a exibições parece ser possível, assim saibamos manter o actual nível. 

Nesse primeiros quarenta e cinco minutos foi notável a forma como Sporting controlou ou até por momentos conseguiu manietar as peças importantes da armada juventina. Fazer isso a Pianic, Dybala, Higuain, Khedira, Mandzukic, etc, não é para qualquer um. Obviamente que isto tem custos e paga-se em desgaste fisico e psicológico, o que sentiu nos momentos finais do jogo. Estes factores, associados à qualidade dos jogadores adversários ajudam a explicar o empate conseguido quando se esperava ansiosamente pelo apito final.

Talvez demasiado ansiosamente, porque com um pouco mais de discernimento e frieza tivéssemos conseguido esticar um pouco mais aqueles minutos finais com a nossa baliza por desfeitear. Ficamos a pensar, à semelhança da história do ovo e da galinha, o que teve maior grau de responsabilidade no desfecho final, se o cansaço se a pressão em parte consentida, em parte inevitável, da equipa italiana. Sem conseguir ter a bola muito tempo nos pés o desconforto da equipa e o consequente desgaste eram evidentes.

Ainda assim registo para dois momentos em que a história deste jogo poderia ter tido um final diferente e mais feliz: quando a bola passou por cima do pé de Dost ou quando o pé esquerdo de Bruno César, o homem dos golos às grandes equipas, podia ter estado melhor calibrado na direcção.

Tendo realizado uma boa exibição colectiva parecem-me inteiramente merecidos os destaques ao jogo de Patrício, Ristowski (grande exibição, confirmando as indicações já dadas) e Battaglia no tempo todo e Gélson e Bruno Fernandes enquanto duraram as pilhas. 

Registo final para mais uma grande noite em Alvalade, grande ambiente nas bancadas porque, dê por onde der, aconteça o que acontecer, nós acreditamos e "estamos sempre convosco".


3 comentários:

  1. O danoninho esta' a ficar mais pequeno de engolir. Desta vez ja' foi so' meio.
    Spoorrtting!

    ResponderEliminar
  2. Caro Leão de Alvalade,

    Usando uma velha máxima que costuma ser aplicada ao nosso clube "Jogámos como nunca e perdemos como sempre", referente ao que sucede nestes jogos europeus, desta vez podemos usar o "Jogámos como nunca, empatámos como de vez em quando". Já é um avanço como referiu o caro M. em epígrafe, mas o importante mesmo é não falhar no campeonato já que o Porto mesmo c/ lesões que teve ontem e um plantel diminuto comparando por exemplo c/ os tempos de Lopetegui parece-me um conjunto muito forte e dificílimo de bater. Logo não podemos perder pontos nos nossos jogos, claro.

    Cumprimentos,

    Aracaçu

    ResponderEliminar
  3. Para já era importante durar 90'. E um treinador sem prioridades. Como o Porto, com um plantel mais curto em ano de desinvestimento.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.