quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

De Montero a Barcos e de Vietto a... Montero

Foi assim que aqui expressei o que senti com a troca de Montero por Barcos:

Um dia vamos perceber porque fomos buscar Barcos e despachamos Montero. Mas nunca saberemos se o colombiano tivesse ficado poderíamos ter evitado três nulos fatais (Rio Ave em casa, Guimarães fora, SLB casa) e com isso uma sorte diferente no campeonato. O que nunca perceberemos é porque fomos buscar um jogador que estava parado (...)
 Para que não restem dúvidas, considero o Montero um jogador com talento e que pode trazer algo que tem faltado na ligação do nosso futebol no último terço, especialmente com Bas Dost. Já percebemos que podemos chegar até ao holandês pela via aérea, através de cruzamentos, mas que falta ainda a ligação terrestre, através de assistências para o pé, especialmente quando existe excesso de tráfego naquela zona.

Ora Montero parece-me um jogador capaz de conseguir essa ligação, muito mais até do que daria à equipa como 9. E ainda acrescenta meia-distância. Um bom avançado cujo rendimento não deve ficar apenas pelo número de golos marcados.

Há no entanto muitas dúvidas (minhas dúvidas...) para que esta operação venha a ser coroada de êxito no imediato, que é afinal o que se pretende quando se vai ao mercado no inverno. E duas serão cruciais:

1- O estado de prontidão de Montero, que não joga há um par de meses, fará que Jorge Jesus não poderá contar com ele tão cedo. Tomando o exemplo de Barcos, é caso para perguntar porque veio então?

2- É minha impressão que Jorge Jesus nunca foi propriamente um fã do jogador. Sabemos o que isso representou no passado, foi quase sempre o terceiro avançado da lista, atrás de Slimani e Teo e quando podia ter "dado jeito" deixou-o trocar por Barcos. Lembro-me na altura que JJ disse que o jogador é que lhe pediu para sair. Quem sabe exactamente por perceber que não contava muito...

Obviamente não nos podemos esquecer que o JJ queria mesmo era Vietto, que infelizmente optou por outros ares. Mas, ao que parece - e isto parece-me o lado bom da chegada de Montero  - é que o facto de ser declaradamente uma segunda escolha não parece assustar "El Avioncito". Pois então que venha e faça muitos voos rasantes e picados que tanta felicidade nos trouxeram no passado. Aquela da imagem no topo do post é inesquecível.

Números da anterior passagem de Montero por Alvalade (imagem Sporting Adeptos):

3 comentários:

  1. Excelente contratação. Mesmo com as reservas que o Leão de Alvalade coloca de forma pertinente. Espero que Montero esteja em condições de poder jogar a curto prazo. Espero que esta contratação seja bem recebida por Jorge Jesus. Seria sinal de duas coisas: em primeiro lugar mostrava que o técnico não se opunha ao regresso de um avançado que antes de sair era a terceira opção para o nosso míster; em segundo lugar mostrava que Jesus era capaz de reconhecer o erro cometido ao ter aceitado trocar Montero por Barcos.
    No post que o Leão cita referi num comentário que esse tinha sido o maior erro e a causa próxima da lamentável perda do campeonato. Dois empates - Rio Ave e Guimarães- e uma derrota - Benfica em casa - que, com Montero não teriam existido. Recordo vários jogos mas um em particular: em casa contra o Braga. Dois a zero ao intervalo e Rui Patrício ao melhor nível a negar o 3-0 a Rafa. Depois tudo mudou.Entrou Montero e o Sporting até ao último minuto com o apoio de um estádio cheio conseguiu marcar por três vezes asfixiando o Braga.
    Tirando a parte sobre o passado julgo que Montero é um candidato muito forte a jogar atrás de Bas Dost, como refere o Leão de Alvalade. Um avançado que fez treze assistências para golo, que como todos recordamos era exímio a receber de costas para a baliza e a servir as alas, pode dar-nos muito jeito. Espero que Montero atinja rapidamente a forma e que Jesus possa rapidamente aproveitar este enorme potencial que acaba de aterrar em Alvalade. Até porque este além de tudo o que já tinha fez mesmo um curso extensivo de chinês.

    ResponderEliminar
  2. O Expresso noticiava que o regresso de Montero era um desejo de Jorge Jesus, que vê no colombiano o jogador ideal para acasalar com Bas Dost. A ser assim melhor ainda, maior será a possível utilidade que o Sporting retirará do regresso de Montero.

    ResponderEliminar
  3. A saída de Montero esteve relacionada com a relação entre ele e o Teo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.