domingo, 18 de fevereiro de 2018

E agora, depois da AG, podemos concentrarmo-nos no que realmente importa?

Finalmente a AG passou à história, é tempo por isso de nos voltarmos a concentrar no que é realmente importante: as diversas competições onde as muitas equipas que representam o clube estão envolvidas. Os resultados de ontem ajudaram a esclarecer e desmitificar algumas ideias:

- A votação esmagadora recolhida pelos órgãos sociais ontem confirma que não há facção ou facções com massa critica para exercer contravapor. 

- Aquela que é a maior AG de sempre vem juntar-se às eleições mais participadas de sempre. Há ou não há militância?

-  Estes são os órgão sociais com o apoio mais claro por parte dos associados e maior suporte dos órgãos institucionais.

Entretanto o que estava inicialmente em causa - as alterações estatutárias e o regulamento disciplinar - passaram em segundo plano. Só o tempo poderá confirmar o que isso realmente representará de novo na vida do clube.

Como nota final a minha discordância relativamente à "fatwa" declarada à generalidade dos órgãos de comunicação social, com as consequências a serem sentidas logo no imediato, à saída do pavilhão. Estava habituado a ver este tipo de actos no outro lado da estrada. Acredito que a generalidade dos Sportinguistas têm competências suficientes para separar a boa da má moeda na comunicação social.

16 comentários:

  1. Exacto!
    Este título apica-se letra a letra a este blogue...

    ResponderEliminar
  2. Caro Jose'...cre mesmo que os OCS nos teem tratado de forma justa? A "boa ou ma' moeda" tem sido bem distinguida? BdC distinguiu os jornais desportivos mais o CM...foi mal distinguido? Nao sera esta uma guerra justa?
    O dizer mal por dizer mal tem um certo limite ou nao? Tem o Jose' nocao que alguem que viva no estrangeiro, como eu, nao fora o facto de haver blogues, perderia uma serie de informacao que, os OCS, "vitimas" da "fatwa" pura e simplesmemte nao noticiam?
    Tem o Jose' nocaqo de que, alguem como eu, que viva no estrangeiro tem acesso a PPC, CS, CBC e outros quejandos?
    Entendo que tenhamos as nossas preferencias (eu tasmbem preferia outro tipo de copmportamento em certas circunstancias) mas...estara' o Jose' a fazer o maximo que pode pelo nosso clube?
    SL

    ResponderEliminar
  3. Procurei a "boa moeda". Não encontrei.

    ResponderEliminar
  4. - A votação esmagadora recolhida pelos órgãos sociais ontem confirma que não há facção ou facções com massa critica para exercer contravapor."
    Espero que os verdadeiros sportinguistas do camarote o oiçam. Vivo tb no estrangeiro e vejo todos os canais portugueses e estou farto de ver o meu clube ser desrespeitado por esses vermes.

    ResponderEliminar
  5. As consequências começaram antes no estádio da luz, onde jornalistas (salvo erro, sporttv) foram incomodados.

    ResponderEliminar
  6. Então, José?
    Já tens novo grupo de face para discutir com elevação o Sporting?
    São essas as novas instruções? Dedicação ao que realmente interessa?
    Continuo curioso para saber qual a desculpa do Morgado para não avisar os sócios de a direção dele ter queimado os votos de 2011.
    Mas isso não interessa, não é?

    Um abraço e dedica-te à bola, então, para o bem do clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por norma não respondo a provocações mas vou abrir uma excepção.

      1- Tomaras tu ter a sorte e honra de estar nos grupos de discussão sobre o Sporting em que eu me encontro incluído.

      2- É o direito que cada cidadão, ou grupo de cidadãos, tem de reunir, de se expressar e de se manifestar com os demais. Constitui um pressuposto necessário da reflexão com os outros e da formação e expressão da opinião pública, sendo uma liberdade essencial num Estado de direito democrático.

      Através do seu exercício, garante‑se o exercício de outras liberdades, designadamente a política (reuniões e manifestações políticas, comícios e desfiles eleitorais), a sindical (reuniões e manifestações laborais), a religiosa (reuniões e manifestações religiosas, procissões e cerimónias) e a associativa (reuniões e manifestações de associados).

      Este direito compreende a liberdade de se reunir e manifestar, de não ser perturbado por outrem no exercício desse direito e de escolher local, hora, forma e conteúdo, sem prejuízo dos limites decorrentes do exercício de outros direitos fundamentais. O direito de reunião pode ser exercido em privado ou em público e não tem de pressupor a expressão de uma mensagem dirigida a terceiros, pelo que pode servir objectivos muito variados.

      3-Faz parte dos direitos liberdades e garantias. Porém, sou cada vez mais da opinião, nestes tempos de populismo exacerbado, que só devia estar abrangido por eles quem os respeita. A ver numa próxima revisão constitucional.

      4- Só a ignorância te permite fazer um comentário desses. Alguém que te explique que não foi a direcção dele (Rui Morgado) mas a do Sporting da altura. Essa pergunta podes fazer também ao presidente da MAG da altura, reponsável máximo da AG eleitoral.

      É que interessa comentar com algum conhecimento.

      Eliminar
    2. Há uma linha muito tênue que separa a ignorância da estupidez, mas no teu caso acho que esta linha é mesmo inexistente.

      Eliminar
  7. >4- Só a ignorância te permite fazer um comentário desses. Alguém que te explique que não foi a direcção dele (Rui Morgado) mas a do Sporting da altura. Essa pergunta podes fazer também ao presidente da MAG da altura, reponsável máximo da AG eleitoral.

    É, o problema é que eu o ouvi dizer, com todas as letras, que o PPC tinha queimado os votos à sua revelia e lhe tinha dito a ele. Até chamou testemunhas. Do que há provas é que ele e a sua testemunha sabiam o que se tinha passado e nada fizeram.
    Se achas normal que não o tenha revelado aos sócios, também é revelador sobre ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo,

      pois, podiam ter desqueimado os boletins. Olha, a explicação está na sessão de esclarecimento, eu não sou advogado de defesa e o Rui Morgado nem precisa. Mas continuo com o que me parece essencial: quem era o responsável pela guarda dos boletins? Quem era o responsável máximo da AG eleitoral e porquê que não lhe perguntam a ele o que se passou?

      Eliminar
    2. É certo que o meu primeiro post foi de provocação, porque gosto.
      Mas vamos lá ao que interessa:
      Ai não sabes quando foram queimados? Onde ficam guardados? Como soube o Morgado que eles foram queimados? Quem sabia disso e não disse?
      O PMAG do dia das eleições era o Dias Ferreira, depois passou a ser o Barroso. Em que dia foram os votos queimados??
      Tem sim de se perguntar a TODA a gente que soube disso antes do tempo e que sejam TODOS EXPULSOS DESTE CLUBE. Não tenhas a mínima dívida que a minha vontade é essa, não quero saber se são importantes ou quem são, incluindo, e quero ser muito claro nisto, o Eduardo Barroso se por acaso não informou os sócios sabendo de tudo. Que mania é essa de pensar que só porque se gosta do BdC tenho de aturar quem quer que seja?
      Responde, por favor e em nome do Sporting, já que tens acesso direto à fonte, se o Morgado comunicou ao Barroso que os votos tinham sido queimados antes do tempo. Basta isto.
      Repara que estás a defender o indefensável, literalmente.
      Minha nossa, nunca pensei.

      Eliminar
    3. Meu caro, deves estar a fazer alguma confusão. E desde o principio com base em ideias pré-concebidas e pressupostos que só existem na tua cabeça.

      Não tenho nada a ver com o assunto e baseei-me no que é publico, por via da transmissão da sessão de esclarecimento que é o acesso directo à fonte de que falas. O resto é imaginação tua.

      E afirmar que eu estou a defender alguma coisa do que tenha acontecido já é a fase do delírio.

      Eliminar
    4. Eu baseei-me no que ele disse a 1000 pessoas na primeira AG de Fevereiro.
      E sim, defendes involuntariamente alguém quando dizes para ir perguntar a outro, quando a única coisa de que se tem certezas é que ele sabia de tudo.
      Passa bem.

      Eliminar
  8. "Estava habituado a ver este tipo de actos no outro lado da estrada."

    No dia em que voce, e quem pensa como voce, perceberem que é exactamente por nao estar-mos habituados a este tipo de coisas, e por perferir mos ser sempre os meninos bonitos da festa, os bartolos de serviço, que nos deixa-mos comer por tudo e todos, que acabamos por nos enfiar no buraco onde estavamos, se calhar nesse dia o Sporting poderá ter alguma paz.

    Nao daqueles que perderam o tacho, ou daqueles que nao o tiveram como pensavam ter. Esses ja nao têm salvaçao. Mas daqueles que teimam em nao aceitar, que o fogo se combate com fogo, quer queiram quer nao.

    Esta fase do Sporting, é necessaria, por mais triste que seja. É necessaria por todos os anos que passaram, sem se ter feito o necessario para que repeitassem o Sporting. É necessaria para que amanha possa entao surgir um senhor correcto, e afavel, que nao se precise de sujar muito, neste lamacal que é o futebol português.

    Voce, e a maioria das pessoas desses grupos, acham que este tipo de pessoa poderia aparecer ja agora. Eu acho que nao. Tanto que nao, que de tanta gente, so um madeira rodrigues é que apareceu.

    Porque quem e inteligente, sabe que nesta fase do Sporting, é preciso lutar, sujar as maos, e isso nao e para qualquer um, nem para qualquer feitio.

    E enquanto nao aceitarem que as coisas sao assim, vamos continuar todos as turras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PedroC,

      sobre o "que nos deixa-mos comer por tudo e todos," cada um fala por si, ok? Não me incluas nisso

      Quanto aos tachos pergunta ao Zé Eduardo.

      Quanto aos grupos não fales do que não sabes. Sabes lá o que acham uns e outros.

      Quanto à inteligência nem vale a pena ir por ai.

      Eliminar
  9. Confesso que fiquei confuso
    O post começa com "Finalmente a AG passou à história, é tempo por isso de nos voltarmos a concentrar no que é realmente importante: as diversas competições onde as muitas equipas que representam o clube estão envolvidas."
    Continua com um prometedor "Os resultados de ontem ajudaram a esclarecer e desmitificar algumas ideias:"
    E depois tudo o resto é sobre a AG.
    Não era tempo de nos voltarmos a concentrar nas competições? Nem uma linha sobre o que realmente importa...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.