quinta-feira, 14 de março de 2019

Sócios do Sporting: onde estamos, para onde queremos ir

Miguel Cal publica hoje no Jornal Sporting um artigo com dados relevantes (e outros subliminares...) sobre o actual universo Sporting no que aos sócios diz respeito. A sua leitura é obrigatória para se perceber onde estamos, para onde queremos ir e, não menos importante, para de desfazerem alguns mitos e fake-news.





8 comentários:

  1. Gente séria é outra coisa: diz o senhor que mais de 20 mil sócios deixaram de pagar quotas em 2018, diz também que “2020 será ano de renumeração" e que "ao contrário do que vinha sendo feito nas últimas renumerações, […] passarão a inactivos os sócios com mais de 18 quotas em atraso. O que, na prática, significa que perderão o seu número.” Ou seja, quem deixou de pagar quotas quando o Dr. Varandas foi eleito, deixa de ter número de sócio em 2020. Desta nem o Godinho se lembrou (felizmente, no meu caso, senão tinha sido complicado correr com ele). Nem ele, nem o ditador destituído. "Subliminar", de facto! JPT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Ou seja, quem deixou de pagar quotas quando o Dr. Varandas foi eleito, deixa de ter número de sócio em 2020"
      Ou antes também. O que te parece melhor? Que tenhamos "montes" de sócios na prateleira? Podemos discutir se ano e meio é tempo adequado mas parece-me bem que haja uma relação dos números com a realidade.

      Eliminar
    2. Nos estatutos, tal como eram antes da invenções do Sr. Carvalho (e eu dei-me ao trabalho de ir 2 votar contra as alterações propostas por ele, no tempo em que o Sr. Marta aldrabava a favor dele, e não contra ele), um sócio podia suspender essa condição durante 2 anos. Sei-o bem, porque, entre o dia em que o capitão do SCP foi vendido ao FCP e o dia em que saiu de lá o Sr. Godinho, só paguei para votar (2 vezes). 2 anos são 26 quotas. Eu, por atavismo, estou a pagar quotas, mas reconheço aos sócios, que não esqueceram o papel das "mentes" por trás desta direcção nos tristes eventos de Maio passado (não foi só o destituído a envergonhar o SCP), o direito de não o fazerem, sem, no prazo de 17 meses serem varridos do mapa eleitoral. Esta é, evidentemente, uma tentativa de purga de sócios descontentes, antes do provável colapso desta direcção, antes dos fatais 2 anos. É o tipo de conduta que se comenta a si própria. JPT

      Eliminar
    3. Posso estar enganado, mas parece-me que o artigo so se refere à renumeracao e nao ao varrimento dos colegios eleitorais. O exemplo foi dado para dar o direito de reduzir numero como um incentivo para os socios mais regulares, sem implicacoes eleitorais. Nao acho que deste artigo se possa fazer esse processo de intencoes e acho que andamos muito rapidos no gatilho com a direcao. Já dizia o Cavaco, deixem-nos trabalhar... quando for altura que se faca uma avaliacao.

      Eliminar
  2. So falta uma referencia aos socios que vivem fora de Portugal e que tendo as quotas em dia pouco reconhecimento ou beneficio têm. Claro que quem vive longe e é socio é mesmo por amor à camisola.

    ResponderEliminar
  3. Um artigo muito interessante. Retiro as conclusões positivas. mais de 80 mil sócios com cotas em dia é muito bom. Mesmo, muito bom. E se juntarmos mais 10 mil que poderão ter atrasos pontuais, isso significa um numero superior a 90 mil, o que é fantástico. Em termos reais e usando estimativas honestas, o Sporting será provavelmente o clube português com mais sócios reais.

    A Cesar o que é de Cesar. Penso que BdC teve um papel fundamental para que as pessoas voltassem. E muitas das que voltaram, ainda não foram embora apesar dos papões que s apregoam. Fico contente por perceber que esta questão é um dos pilares deste CD porque de facto esta é uma questão estratégica!

    É importante dar algo ás pessoas para lá do sentido de pertença. Hoje os benefícios reais são poucos. O estadio só tem 50 mil pessoas e não podemos lá meter 90 ou 100 mil. O pavilhão leva apenas 3 mil. Portanto, é necessário dar outras coisas ás pessoas e fico contente por essa questão estar a ser analisada por quem deve (a Direção)!

    José Gomes (JG)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting será provavelmente o clube português com mais sócios reais?
      Sempre a mania das grandezas. O Benfica tem neste momento mas de 230 mil sócios pagantes, efectivos!! As quotizações já ultrapassam os 17M! No Sporting não chegam aos 8M!

      Eliminar
  4. Olhe que não, amigo olhe que não!

    230 mil socio PAGANTES? Você é um brincalhão... a gente conhece as circulares internas...se também houvesse mails a esse respeito, fartávamo-nos de rir... mas pronto, o Sporting também podia ter continuado a jogar esse jogo...

    Uma pista:

    "Luís Nazaré anuncia aos sócios os resultados eleitorais: Luís Filipe Vieira venceu, com 83,02%, votos de 18139 sócios. Rui Rangel obtém apenas 13,83%, os votos de 3744 sócios. 3,15% (3744 votantes) foram votos em branco.

    Votaram 22676 sócios, a maior votação de sempre. Entretanto rebentou um petardo no pavilhão."

    Em 2016 (eleições seguintes) penso que foram oito mil e qualquer coisa...

    E estamos conversados...

    José Gomes (JG)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.