quinta-feira, 25 de julho de 2019

Liverpool 2 - Sporting 2: quem muito falha pouco acerta

Não é possível ganhar jogos, ainda por cima a este nível, com falhas como as registadas nos dois golos do Liverpool. Falhas individuais e falhas colectivas, com a equipa mais uma vez a sofrer golos na sequência de lances em que perde a bola e é apanhada desorganizada. O facto de continuarmos a sofrer golos em todos os jogos é preocupante e revela que a base é ainda instável e pouco consistente.

Ainda assim talvez seja a melhor exibição desta pré-época, com a mudança para um 4x4x2, onde a equipa, apesar do que foi dito acima, apareceu mais compacta, por força dos sectores mais juntos, o que confere mais segurança na execução aos jogadores. 

Um teste muito a propósito para o primeiro compromisso da época - a Supertaça - mas onde ficou bem evidente o quanto o crescimento desta equipa está ainda manietada pela ausência de laterais, quer por ausência dos jogadores potenciais titulares, quer pelo atraso na preparação.

Quanto ao resto... Bruno Fernandes! E depois, claro, não podíamos deixa de mencionar o... Bruno Fernandes.

Renan fez o que pôde, não foi por ele.

Ilori, até para ser protegido, precisa de ir arejar. Um regresso penoso e infeliz. Este Ilori não só não evoluiu, não melhorou o seu potencial, como parece ter desaprendido. A leitura de jogo parece ser agora pior, a abordagem aos lances e a colocação dos apoios são de principiante.

Estamos melhor com Neto do que estávamos com as opções anteriores.

Continuamos a precisar de um verdadeiro "6" que Doumbia até pode vir a ser mas ainda não é.

Eduardo pareceu melhor preparado para a função que inicialmente foi atribuída a Doumbia.

Wendel fez dos melhores jogos que lhe vi de leão ao peito mas continua a faltar alguma coisa na cobertura do meio-campo. Quase perfeito da linha do meio-campo para a frente, a rever dessa linha para trás.

Raphinha????

Vietto esteve uns furos acima, em posições onde parece estar mais confortável, embora seja claro que o deficit de confiança é ainda o muro que tem que transpor.

7 comentários:

  1. "SPORTING aterra em Beja e é recebido em euforia após empate frente ao Liverpool!!!!

    in record

    pergunto EU, O QUE É ISTO?

    O maior problema do Sporting, são os Sportinguistas...por uma única e EXCLUSIVA RAZÃO, não têm CULTURA DESPORTIVA!!!!

    Não é à toa que somos a chacota nacional, MAS como alguns não "papam" grupos, como é óbvio ESTA RECEPÇÃO TEVE UM OBJECTIVO CLARO...agora é esperar pelo dia 04 de agosto, para constatar a REALIDADE.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa cultura foi construída ao longo dos tempos. Ainda há pouco se celebravam 2ºs lugares. Não há milagres.

      https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/dois-mil-adeptos-recebem-jogadores-em-euforia

      Eliminar
    2. Acho que a euforia foi por um dos três grandes ter passado por Beja.
      Algo que já não deveria acontecer há uns valentes anos!!!
      Não me parece que as pessoas tenham ido para ali, para festejar empate ainda que tenha sido contra o campeão europeu

      Eliminar
    3. 2000 pessoas? Estavam 3 ou 4 centenas de pessoas, a maioria jovens que terão sido arrebanhados para irem lá receber os jogadores. Porque não têm carta de condução, não é verdade, terão ido com os pais, familiares ou com os professores.
      Não se percebeu nada de espontâneo na "recepção", numa cidade que está a quase 200km de Lisboa.

      Eliminar
  2. a unica nuance tactica visivel para esta epoca, é que parece claro que transitamos para um 4x2x3x1, com uma evidente metamorfose para um classico 4x4x2 em fase defensiva.
    Onde quero chegar? não me parece que a análise ao Doumbia seja ou deva assentar numa avaliação enquanto medio posicional, vulgo "6", não me parece que seja assim que vamos jogar, não foi isso que vi ontem, nem de forma nenhuma consegui ver que o Eduardo seja melhor opção, alias, tomara eu ter visto tal coisa durante esta pré-época... (é claramente jogador que não me convence para exigencia SPORTING - claro que espero morder a lingua rapidamente)

    Não que seja duma importancia extrema, mas passamos a ter sem grandes duvidas o melhor 3º central (numa hierarquia virtual e seja ele qual fôr) de todos os planteis dos 3 grandes

    Vietto tem apontamentos decepcionantes, assustadores mesmo, tanto em termos de construção, com em termos de definição, como foi aquela situação de 2 remates seguidos ao "boneco" sem oposição, o que pareceu uma confrangedora ausencia de "killer instinct", mas continuo a acreditar que há ali mais qualquer coisa para acrescentar, tal como se viu no inicio do lance do nosso 2º golo (pressão, recuperação, saída rápida e esclarecida)

    Sem querer bater mais em Ilori, porque entra pelos olhos dentro que está a mais e há situações em que não vale a pena insistir mais, para bem da equipa e do próprio, fica no entanto claro (e foi muito importante o nosso treinador ter enfatizado esse facto na declaração pos-match) a enorme facilidade com que nossa equipa se desiquilibra, tanto em situações de perda de bola em fase de construção (Wendel fez um jogo muito interessante, mas cometeu erros inadmissiveis e que são totalmente proibitivos numa equipa que se quer lutar pelo sucesso), antes que isto comece, importa dizer que se algum jogador dos nossos rivais cometesse os erros suicidas que o Wendel cometeu em fases de construção, teria guia de marcha - antes de falarmos dos outros e das teorias conspirativas que nos roubam os titulos vamos por favor exigir dos nossos, só assim lá iremos, tenho a certeza que não há outro caminho)

    Estamos sem um unico avançado solto e com dispnibilidade para jogar neste sistema 4x2x3x1, acredito que algo terá de ser decidido e alterado, nem Dost nem Phellype estão a mostrar competencias para atacarem a época com a qualidade e valencias exigiveis.

    Ontem vi o Rousier no Instagram a tocar a bola nos relvados de Alcochete - vi-o com uma ligadura funcional no joelho e inserção muscular, quando se falava duma lesao no metatarso (com regressão) desde Dezembro 2018, estranho ???? pode ser que venham aí boas noticias visto ser de facto a posição mais carenciada da nossa equipa (lateral direita), esperemos assim que venham aí boas noticias e que o plus qualitativo seja evidente.

    Continuo a achar que fique ou não Bruno Fernandes precisamos de mais 2 médios, sejam eles "6" ou "8", infelizmente Gudelj, saiu, o que é para mim um rombo imenso na qualidade e nas opções de qualidade, que Eduardo não parece minimamente colmatar, Bataglia parece não contar para esta equação, até porque as noticias sobre a sua recuperação não parecem ser as melhores...

    De resto, coisas boas, onde Plata e Neto me parecem de facto argumentos mesmo para acrescentar!

    ResponderEliminar
  3. Aquilo que hoje já se pode dizer é que a ser verdade que desde Janeiro se gastou 40 milhões em compras de jogadores, aquilo que se pode já dizer é que de todos os jogadores que vieram nenhum até agora se pode considerar um titular indiscutível. o que para um clube que não tinha dinheiro pode se considerar gestão danosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pessoal só está bem a malhar....gestão danosa não será então ter quase um onze milionário a pastar: Viviano, B.Gaspar, Petrovic, A.Pinto, Lumor, Misic, M.Oliveira, Jefferson, A.Ruiz, L.Ruiz,....
      O mal está num plantel que quando foi reforçado em Janeiro, ganhou uma Taça de Portugal ao Porto e ao Benfica e teve um dos melhores ciclos de vitórias para o campeonato nacional?
      É pouco ainda? certamente.... mas dá-me muito mais confiança este plantel do que aquele que tinhamos quando iniciamos o campeonato passado.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.