terça-feira, 20 de agosto de 2019

Perceber o caso Dost

Perceber o caso Dost, e especialmente a multitude de reacções que se registam desde a noticia do acordo com o Eintreicht de Frankfurt seria perceber o Sporting e isso é como aquela anedota do homem que encontra o génio da lâmpada. O homem queria uma ponte para a Madeira mas perante a dificuldade da obra pediu ao génio que lhe ajudasse a compreender as mulheres, por já registar vários desgostos amorosos. O génio pensou melhor e perguntou-lhe "olha, afinal quantas faixas queres que tenha a ponte? Desculpando a misoginia descarada da anedota, é trocar "mulheres" por "sportinguistas"

Falar de Bas Dost é falar de um dos jogadores que me marcou.. E se gostei dele não foi apenas pelos inúmeros golos que apontou. Foi também por duas qualidades cada vez mais raras: competência e discrição. Era chegar ver e marcar. Tomar banho, ir à vida dele, que por ser a dele só a ele lhe interessava. E depois repetir. 

No dia em que lhe agradecemos aquelas virtudes abrindo-lhe a cabeça, abriu-se uma ferida exposta que haveria de ser coberta por sal uns dias depois no Jamor.  Ferida que ainda continuará a sangrar ainda que o desfecho ocorrese hoje, o que está longe de acontecer. Ela será ainda várias vezes lancetada e voltará a infectar sempre que as inúmeras ramificações forem afloradas. (o caso Alcochete, as rescisões por resolver, etc, etc.)

A saída de Bas Dost andava a ser esboçada debaixo dos nossos olhos. Seja no tempo em que esteve tanto tempo afastado dos relvados, no regresso em forma de sombra chinesa, espectro do avançado que já tinha sido, no grande golo em forma de estertor da pré-época. 

O comunicado de hoje do CD trás à luz uma realidade que nos surpreende: foi o próprio Bas Dost a anunciar o fim do seu ciclo no Sporting, ao contrário de noticias postas a circular que indiciavam - assim foram interpretadas por muitos...- que o clube estava a tentar empurrá-lo porta fora através de parangonas nos jornais.  

Estes factos serão como o burro: albardados à vontade do dono. Relativamente ao comunicado parece-me importante dizer o seguinte:

- Foi feito um acordo de principio entre os clubes e este foi tornado público e comunicado à CMVM. 

- Perante a recusa de Bas Dost em assinar pelo clube alemão sem que o Sporting lhe satisfizesse exigências de última hora  - vários milhões de euros dados a conhecer pouco antes do jogo da última jornada - e o impasse que gerou o Sporting é obrigado a comunicar o facto à CMVM.

- É óbvio que o comunicado expõe publicamente um problema que preferencialmente deveria ser resolvido no recato de um gabinete. Mas, com mais ou menos linhas, e sem descontar a obrigatoriedade imposta pelas regras da CMVM, o CD deveria ou não colocar os pontos nos ii's e marcar uma fronteira entre o que é a sua versão dos acontecimentos e aquelas que diariamente saem nos jornais e que o deixavam frito que nem passarinhos?  

- Cada um que diga de sua justiça. Creio que o Bas Dost além de um dos melhores marcadores do Sporting ficará na história pela meteórica ascensão a heroi, daí rato e regresso a herói, pelo menos a avaliar pelo que vou vendo.

- O CD que é composto por um "cacho de bananas", "que fazem todas as vontades aos empresários e jogadores", agora são tudo isso e mais incompetentes porque não cede perante as exigências e chantagens de um jogador e respectivo empresário que ainda há um ano  fez beneficiaram do estado de necessidade em que o clube foi deixado após Alcochete?

Entretanto é conhecida a posição do empresário [Aqui]


12 comentários:

  1. Há ainda um detalhe importante,Rui Pedro Brás mencionou ontem as linhas que compõem o comunicado antes da sua publicação. A partir do minuto 4 https://tviplayer.iol.pt/programa/prolongamento/53c6b3a33004dc006243d635/video/5d5b2a940cf29cb48284ade4

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RPB já há muito tempo que anda enrolado com a Cláudia Lopes.

      Eliminar
  2. Antes dele já o Rui dos Caracóis tinha falado no assunto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na mesma ordem cronológica e detalhadamente? Não...

      Eliminar
  3. Na há como entender o caso Bas Dost. Não deixa de ser curioso que a CS, sempre tão conhecedora do que se passa no Sporting, não anunciasse logo em Maio a “bomba” de que Bas Dost tinha logo no fim da época passada informado o clube de que queria ir embora. Seja qual for o cenário verdadeiro, o Sporting permitiu e alimentou em silêncio absoluto meses de especulação sobre o destino do avançado, até ontem. Agora temos duas teses diametralmente opostas e não há como acreditar numa ou noutra. No fim das contas quem sai sempre mal na fotografia e o Sporting. O jogador sairá e passará e quem fica com o ónus de mais uma vez ter tratado incompetentemente de um assunto relacionado com um seu jogador é o Sporting. E há coisas que de tanto se repetirem temos de aceitar que são mesmo verdade, ie, verdadeira, genuína e a caminho de se tornar histórica, incompetência do Sporting. A esta altura nenhum comunicado salva a posição e menos ainda dá aos adeptos motivos para acreditarem no que quer que seja. Péssimo, portanto.

    ResponderEliminar
  4. "Entretanto é conhecida a posição do empresário"

    E agora? Acreditamos na Direçao, ou fazemos como no tempo do outro?

    Tu és bom a ver os flic flacs dos outros. Custa te um pouco é a ver os teus, e os dos da tua laia!

    Aqui a questão que se deveria de por, é porque é que o Sr. Doutor nao consegue despaxar nenhum dos jogadores que "rescindiram".

    Isto de andar a po-los a treinar nas suas clinicas, e ser muito amiguinho deles a determinada altura, quando interessou, se calhar nao é assim tao bom, quando depois é a nossa vez de ter de tomar decisoes...ou melhor dar a cara por elas, porque este banana nem habilidade tem para decidir nada.

    Mas enquanto tiver os da tua laia a limpar-lhe o rabinho nos blogues, esta tudo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PedroC, és um nabo. E considera isto um insulto aos nabos.

      Eliminar
    2. "És um nabo...". O chamado insulto "à croquete".

      Obrigado! Vindo de ti considero mesmo um elogio!

      Mas antes nabo do que cartilheiro croquete, que é o serviço a que tu aqui te prestas, desde que me lembro.

      És capaz de dizer que os outros sao troca tintas conforme lhes interessa(e muitos sao), mas nao ves que tu fazes exactamente o mesmo!

      Enquanto interessou à narrativa, enquanto deu jeito, nunca te vi aqui a dizer, e passo a citar:

      "...não cede perante as exigências e chantagens de um jogador e respectivo empresário que ainda há um ano fez beneficiaram do estado de necessidade em que o clube foi deixado após Alcochete?"

      Enquanto o Presidente era outro, nao havia chantagens de empresarios, nao havia chantagens de jogadores, nao havia nada. Eram todos uns coitadinhos que eram mal tratados pelo Ditador.

      E agora que o Presidente é outro, ja se muda de discurso?

      Mas tu tens alguma moral para dizer que os outros mudam as suas opinioes etc etc, e chamar de nabo a alguem?

      Lol



      Eliminar
    3. Um nabo que, ainda assim, não precisou de citar um dos mais poluentes espécimes da comunicação social em Portugal que dá pelo nome de Octávio Ribeiro. Quiçá quando lhe crescerem nabiças possa fazê-lo. Citar o supracitado, leia-se...

      Eliminar
  5. Oh caríssimo LdA,

    Não foi o actual presidente, que o 'amigo' apoiou que disse o seguinte : "Acabou o circo no Sporting"!!!

    Pois é caríssimo, começa a ser difícil argumentar algo de positivo relativamente a esta 'gente' que actualmente gere os destinos do Sporting...mas pode ter a certeza que "o pior ainda está por vir.

    Sl

    ResponderEliminar
  6. "acordo por Bas Dost por 6 milhões de euros"

    in ABOLA


    Isto está tomar uma proporção que, muito provavelmente NÃO TERÁ RETORNO…

    Eu tenho a minha consciência tranquila, pois desde a primeira hora previ "ESTA VERGONHA"!!!!

    Agora, é lidar...

    ResponderEliminar
  7. O jornal Record diz que o empresário de Bas Dost receberá os 500 mil euros a que tem direito e também 10% do valor da transferência. Portanto, no final do dia, dos 7M anunciados o Sporting recebe qualquer coisa como 5,8M pela venda do seu goleador. Tá fácil, fácil...

    Ainda haverá alguma "alminha" que defenda estes "artistas" que assaltaram o poder em Alvalade!?!?!

    Se há...não podem ser Sportinguistas!!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.