terça-feira, 25 de outubro de 2022

Magazine Modalidades: um triunfo épico e outras histórias

Esta semana para o basquetebol leonino começou na quarta-feira na Hungria onde defrontou o Egis Kormend e de onde veio com uma difícil vitória por 99-98, a ser conseguida por Lovett, com um triplo em cima da buzina. Um jogo algo confuso, onde ambas as equipais tiveram várias “paragens do cérebro” ficando largos períodos sem pontuarem permitindo aos opositores a aproximação, ou o afastamento, no marcador. A maior diferença cifrou-se em 10 pontos a favor da equipa húngara, ainda no 1º quarto (14-24), mas os leões recuperaram e chegaram ao fim do quarto a vencer por 31-28. Aliás os nossos jogadores venceram todos os quartos por 3 ou 4 pontos, excepto o 2º que perderam por 9 pontos de diferença. Neste quarto aos 5 minutos ganhávamos por 7 pontos e acabámos a perder por 6 (6-19 nestes 5 minutos) numa daquelas “paragens” referidas. 

E foi seguindo assim até cerca de 3 minutos do fim do jogo onde parámos quando ganhávamos por 6 pontos e só “acordámos” a 12 segundos do fim onde já perdíamos por 4, e um triplo de Lovett permitiu reduzir para 1. A reposição da bola em jogo por parte dos húngaros permitiu que a nossa equipa fizesse uma falta a 2 segundos do final que provocou a ida para lance livres de um jogador adversário que só acertou o segundo lançamento. Com uma reposição longa Diogo Ventura conseguiu colocar a bola em Lovett, que a uma distância considerável, conseguiu converter mais um triplo que nos deu a vitória ao soar o apito final. Estes seis pontos contribuíram para Lovett ser o nosso melhor marcador neste encontro com 21 pontos.

Regressada a Portugal a nossa equipa deslocou-se no sábado a Esgueira para disputar o jogo relativo à 6ª jornada da Liga Betclic com a equipa local, onde venceu por 92-78, num jogo onde começámos mal perdendo o primeiro quarto por 7 pontos e ainda chegámos ao intervalo a perder (48-50). No terceiro quarto já tivemos um comportamento mais consoante com o valor da equipa e entrámos para os últimos 10 minutos já a vencer por 13 pontos. O ritmo do último quarto foi menos intenso, terminando o desafio com uma vitória por 14 pontos de diferença. Fenner com 19 pontos foi o nosso melhor marcador. Os leões do basquetebol viajam até à Finlandia para na próxima quarta-feira 26 defrontarem o Karhu Basket na 3ª jornada da FIBA Europe Cup, regressando para no próximo sábado 29 se deslocarem a Ovar para defrontarem a Ovarense na 7ª jornada da Liga Betclic.

O Futsal verde-e-branco começou a semana na quarta-feira 19 recebendo no Pavilhão João Rocha o FC Azemeis, num jogo relativo à 4ª jornada da Liga Placard, tornado fácil e que terminou com uma vitória por 10-1. Um jogo que permitiu o descanso de alguns atletas mais utilizados e que jovens jogadores começassem a habituar-se aos jogos da equipa principal. Neste aspecto de salientar as chamadas de Bruno Maior e de Duarte Correia. De anotar os 4 golos de Cavinato, e um golo “do outro mundo” marcado por Merlim, o nosso quarto golo.

No sábado deslocámo-nos a Oeiras, ao sempre difícil reduto dos Leões de Porto Salvo onde vencemos por 4-1, com 1-1 ao intervalo. Foi uma primeira parte equilibrada com a nossa equipa a abrir o marcador através de Guita, que depois de defender uma bola com um jogador isolado à sua frente iniciou um contra ataque que ele próprio viria a terminar com um golpe de calcanhar. Pouco depois os adversários conseguiram o empate através de um penalti erradamente marcado devido a uma mão, mas que foi fora da área. Para este resultado ao intervalo muito contribuiu o guarda redes de Porto Salvo, André Correia, com defesas impossíveis. A segunda parte continuou a ser equilibrada com a nossa equipa a conseguir obter 3 golos, o primeiro numa bomba de fora pelo Merlim, o segundo a terminar um rápido contra ataque por Pauleta, e o terceiro numa jogada toda ao primeiro toque por Hugo Neves. De salientar também, além do golo que marcou, a excelente exibição de Guita.

A partir de quarta-feira 26 vamos até à Croácia, no âmbito da UEFA Futsal Champions League, para defrontarmos os croatas do MNK Futsal Pula, na quinta-feira 27 defrontamos os cazaques do SK Ayat, e no sábado 29, outros croatas, o Novo Vrijeme Makarska. Confiemos!

A equipa leonina de andebol, num jogo a contar para a 5ª jornada do Campeonato Placard, foi defrontar a AA Avanca, no seu terreno, tendo vencido por 33-26. Com um início de jogo equilibrado, a meio da primeira parte a nossa equipa disparou chegando ao intervalo a vencer por 19-12. Na segunda parte também continuámos forte chegando aos 11 golos de diferença.

Depois houve uma descontracção geral que permitiu que o adversário reduzisse para os sete golos de diferença finais, sem nunca pôr em dúvida a nossa vitória. O capitão Salvador com 6 golos foi o melhor marcador da equipa.

É já na terça-feira 25 que a nossa equipa disputa o primeiro jogo da fase de grupos da Liga Europeia da EHF defrontando no PJR os austríacos do HC Hard, recebendo no sábado 29 o Ac Viseu em jogo a contar para a 6ª jornada do Campeonato Placard.

Já a equipa masculina de voleibol foi à casa do Castelo da Maia disputar o jogo relativo à 3ª jornada da Liga Una Seguros e veio de lá com uma derrota por 3-0, com derrotas nos dois primeiros sets por 3 e 2 pontos, mas com um terceiro set muito desequilibrado. Esperamos mais desta equipa que no próximo sábado 29 vai receber o São Mamede, indo na terça-feira 1 a Espinho visitar a Académica local, onde ainda brilha o “nosso” Miguel Maia. Esperemos duas vitórias.

Já a equipa feminina deslocou-se a Famalicão para a 4ª jornada da Liga Lidl e trousse de lá uma vitória por 3-0, com uns parciais bastante dilatados. No próximo fim de semana teremos pela frente dois adversários bem mais difíceis. No sábado 29 recebemos no PJR o Sports Madeira e no domingo 30 deslocamo-nos ao pavilhão da Luz. Confiemos!

Uma palavra para João Mansos que no último domingo se sagrou Campeão Nacional de triatlo, repetindo um título, que já com a camisola do Sporting, tinha obtido em 2018.

Como nota final mas não menos importante:


Leões do #FutsalSCP premiados na XXI edição dos Portugal Futsal Awards, prémios atribuídos pela revista Futsal Planet

🏆 Merlim - melhor jogador
🏆 Nuno Dias - melhor treinador
🏆 Guitta - melhor guarda-redes
🏆 Erick - melhor jogador português
🏆 Zicky - melhor jogador jovem
🏆Sporting Clube de Portugal: Melhor clube

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.