terça-feira, 10 de janeiro de 2023

O regresso das modalidades

Autor:8

Depois dos fins-de-semana do Natal e de Ano Novo, em que quase todas as principais modalidades pararam, apenas o basquetebol não teve interrupções, recomeçaram, na actividade habitual, quase todas as restantes modalidades, com a excepção do andebol que devido à realização do seu Mundial tem o respectivo campeonato parado.

A semana começou na quarta-feira 4, com a equipa de basquetebol a deslocar-se a Guimarães para defrontar o Vitória local, de onde saiu com uma derrota, de todo inesperada, por 90-95. Um jogo muito incaracterístico, com os nossos jogadores a não se conseguirem adaptar a uma defesa extremamente agressiva permitida aos vimaranenses. Controlámos o 1º quarto e chegámos ao final a ganhar por 4 pontos (24-20). Ainda chegámos ao intervalo na frente (48-46) mas o jogo continuava equilibrado, no fim do 3º quarto estavam os vimaranenses na frente por 2 pontos (72-70), e assim continuou até que a 5 minutos do final, com o resultado em 79-80, os senhores árbitros “descobriram” 2 faltas a Travante que levou à sua exclusão. Duas faltas inventadas: a primeira, atacante, que era a 4ª pessoal de Travante, não passou de “teatro” do defensor, e a seguinte resultou de uma pressão defensiva considerada faltosa, num critério totalmente diferente do utilizado até aí. Ficamos com a nítida sensação de pura perseguição. Curiosamente ambas as faltas foram marcadas pelo mesmo árbitro. Lovett com 26 pontos e Diogo Ventura com 15 foram os melhores marcadores da equipa.

A liga Betclic continuou no sábado 7 com a recepção ao Esgueira, no Pavilhão João Rocha, num jogo a contar para a sua 17ª jornada. A equipa tendo, possivelmente acusado a derrota em Guimarães pelo lado positivo, entrou a defender muito bem e os adversários só conseguiram os seus primeiros pontos quando já tinham sido jogados 6 minutos e 30 segundos de jogo e os leões já venciam por 18-0. Os quatro quartos foram de domínio leonino, com os nossos jogadores a jogarem muito colectivamente, atingindo-se o final da partida com o resultado de 89-42, com 6 jogadores a obterem entre 10 e 14 pontos cada. Não há dúvida que a base da vitória esteve na atitude defensiva, basta ver que os aveirenses só marcaram 11, 12, 9 e 10 pontos por cada quarto. O próximo jogo dos leões do basquetebol será em Gondomar, no próximo sábado 14 onde defrontarão o FC Porto num jogo relativo às meias-finais da Taça Hugo dos Santos.

Também o futsal leonino jogou no sábado, indo a Fafe discutir com o GCR Nun’Álvares, líder de uma série da 2ª Divisão, o acesso à Final Eight da Taça da Liga que se irá disputar em Gondomar, entre os dias 26 e 29 deste mês. Os nossos jogadores não facilitaram, e desde o início do jogo criaram as condições para travar quaisquer ideias que os adversários pudessem trazer quanto a uma vitória. Ao intervalo já vencíamos por 3-0, com um golo de Tomás Paçó e 2 de Zicky Té. Em termos de golos a 2ª parte foi mais equilibrada, para se atingir o final do encontro com a vitória por 6-2, sendo os nossos golos sido marcados, novamente por Tomás Paçó, Diogo Santos e Pany Varela. Este jogo serviu como um bom treino para o desafio da próxima sexta-feira 13, no Pavilhão João Rocha, quando defrontarmos o Benfica para a 13ª jornada da Liga Placard.

Também as meninas do futsal jogaram este sábado para a Taça de Portugal tendo recebido a Escola de Gondomar e vencido por 10-0. O próximo jogo será no próximo sábado a recepção ao Nun’Álvares.

O voleibol do Sporting também recomeçou no sábado recebendo o Leixões para a 3ª jornada da 2ª fase da Liga Una Seguros. Adversário que na 1ª fase nos tinha derrotado, em Novembro, por 0-3. No jogo de sábado confirmámos que a nossa equipa está muito melhor, pois devolvemos aos homens de Matosinhos os 3-0 com que nos tinham brindado. Os três parciais (25-20, 25-19 e 25-13) demonstram bem a justiça do resultado. Esperamos que esta melhoria da nossa equipa seja evidente nos dois jogos que se seguem onde defrontaremos os açorianos da Fonte Bastardo. Nesta terça-feira 10 em casa dos nossos adversários na primeira mão dos quartos-de-final da CEV Challenger Cup, e no sábado 14 no PJR num jogo a contar para a 4ª jornada da 2ª fase da Liga Una Seguros.

As jogadoras do voleibol leonino tiveram este fim-de-semana dois jogos relativos às 3ª e 4ª jornadas da 2ª fase da Liga LIDL. No sábado foram até Vila do Conde de onde regressaram com uma clara vitória por 3-0, com os parciais de 25-15, 25-22 e 25-17. No domingo recebemos o Benfica e perdemos por 1-3, com os parciais de 23-25, 23-25, 25-17 e 22-25. Um jogo muito equilibrado em que faltou um pouco de sangue frio, e de sorte, para que o resultado fosse outro. Basta ver que na soma total dos pontos obtidos parcial a parcial o Sporting obteve mais um ponto que as nossas adversárias.

Para disputar o jogo relativo à 11ª jornada do Campeonato Placard o hóquei em patins leonino deslocou-se no domingo a Tomar para defrontar a nossa filial, não tendo conseguido melhor que um empate 4-4. Começámos bem o jogo com um golo de Alejandro Dominguez, mas os tomarenses através de um contra ataque e de um livre directo passaram para a frente do marcador e chegaram ao intervalo a vencer por 1-2. Pior foi o começo da segunda parte onde a 11 minutos do fim perdíamos por 1-4, e não era pior porque os nabantinos não conseguiram converter um livre directo. Mas foi nesta altura que a equipa acordou e Henrique Magalhães conseguiu reduzir para 2-4, a 5 minutos do fim Ferran Font converteu o nosso 3º golo e já no último minuto da partida Toni Pérez conseguiu o empate. Os próximos jogos dos nossos hoquistas serão na quarta-feira 11 recebendo o Murches num jogo a contar para a 12ª jornada do Campeonato Placard e no sábado 14 deslocar-se-ão aos Açores para defrontarem o Candelária, num jogo a contar para os dezasseis avos da Taça de Portugal.

As nossas hoquistas jogaram no sábado na pista do Campo de Ourique num jogo a contar para a 1ª jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional que terminou com um empate a 2 golos. O próximo jogo será no domingo 15 para recebermos o Turquel para os oitavos de final da Taça de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.