quarta-feira, 1 de março de 2023

Modalidades: Fim-de-semana menos positivo na Europa

 autor:8

O fim-de-semana das modalidades começou na quinta-feira com a nossa equipa de hóquei a receber o Reus, num jogo relativo à 3ª jornada da fase de grupos da WSE Champions League, tendo perdido por 5-7, com 3-5 ao intervalo. Os leões começaram bem quando logo no início do jogo Gonzalo Romero fez 1-0, para os espanhóis empatarem logo de seguida, mas Gonzalo Romero bisou e pouco depois, na transformação de um livre directo, Ferran Font colocou o resultado em 3-1. Mas a partir deste momento os catalães dispararam para uma sequência de quatro golos sem resposta, chegando ao intervalo a vencer por 3-5. Na 2ª parte os visitantes ainda aumentaram o marcador para 3-6, mas novamente Gonçalo Romero e também João Souto conseguiram dois golos que colocaram o resultado em 5-6, mas o Reus, na conversão de um livre directo, fez o 5-7 final. Esta derrota demonstrou que os nossos jogadores falham muitos livres directos. Neste jogo se os livres directos tivessem sido convertidos teríamos ganho o desafio.

No domingo voltaram os leões do hóquei a jogar, desta vez num jogo a contar para a 19ª jornada do Campeonato Placard, indo a Oliveira de Azeméis defrontar a Oliveirense de onde regressaram com um empate 1-1. Foi um jogo muito pouco animado, depois de, apesar da derrota, termos assistido ao jogo com o Reus. O golo da Oliveirense foi obtido logo nos primeiros minutos do jogo, pelo que se chegou ao intervalo a perder por 0-1. A 2ª parte foi semelhante só que desta vez foi Ferran Font a obter o golo que deu o empate com que acabou o jogo. Uma explicação para este fraco resultado pode ser dada pelas palavras do nosso treinador Alejandro Dominguez no fim do jogo quando informou que “jogámos com quatro jogadores medicados, doentes e com febre”. Melhores dias virão. Os próximos jogos serão na quarta-feira 1 na visita ao HC de Braga, e no sábado 4 a recepção ao Famalicense.

As leoas do hóquei receberam e venceram o Campo de Ourique por 6-1, com 4 golos de Inês Florêncio. No domingo 5 irão ao recinto do Azeméis.

A equipa de futsal recebeu no sábado no PJR o Albufeira, a equipa da 2ª Divisão, no jogo a contar para a 5ª eliminatória da Taça de Portugal que vencemos folgadamente por 12-0, com 5-0 ao intervalo. Como seria de esperar foi um jogo com pouca história, ou melhor, com uma história única: domínio absoluto da nossa equipa. Grande rotação de todos os elementos da equipa, voltando Bruno Maior e Tiago Macedo a ter oportunidade de jogarem na equipa sénior. Cavinato com 3 golos e Sokolov com 2 foram quem mais marcou neste jogo. Com esta vitória ficámos apurados para os quartos-de-final da Taça de Portugal onde defrontaremos o Braga. Coincidentemente o próximo jogo dos leões do futsal será no sábado 11 em Braga para disputar a liderança do campeonato com os locais.

As meninas do futsal tiveram dois jogos, e duas vitórias, este fim-de-semana. Num jogo a contar para a 18ª jornada da Liga Placard visitaram o Povoense, e venceram por 4-0, com os golos a serem distribuídos por quatro jogadoras diferentes. No sábado, num jogo  a contar para a Taça de Portugal receberam o Pocariça, equipa do distrito de Leiria, do 3º escalão nacional e venceram por 14-1, conseguindo o apuramento para a Final Four da Taça de Portugal. Ana Alves com 5 golos e Debora Queiroz com 4 foram as principais marcadoras. As meninas vão ter agora uma paragem de cerca de um mês nos campeonatos devido à participação da selecção nacional no Europeu da modalidade.

Os leões do voleibol foram no sábado ao Pavilhão da Luz, num jogo a contar para a 12ª Jornada da Liga Una Seguros, defrontar o Benfica e saíram derrotados por 3-2, com os parciais de 30-28, 23-25, 25-19, 23-25 e 12-15. Foi um jogo extremamente equilibrado como se pode ver pelos parciais, onde a nossa equipa esteve por duas vezes na frente, mesmo na negra estivemos a vencer por 6-3, mas a vitória acabou por sorrir aos rivais. O equilíbrio foi de tal ordem que mesmo perdendo a nossa equipa obteve mais pontos, mais um apenas, que o nosso adversário (113-112). Notam-se muitas melhorias na nossa equipa.

No domingo a nossa equipa recebeu o Castelo da Maia e venceu por 3-1. O 1º set, apesar dos leões terem começado bem não se conseguiram adiantar no marcador, acabou às vantagens com o triunfo a sorrir aos visitantes (25-27). O 2º set foi controlado pela nossa equipa que venceu por 25-19. O 3º set voltou a ser mais equilibrado mas desta vez foi vencido pelos leões, se bem que pela margem mínima (25-23). No 4º set o Sporting rapidamente conseguiu alguma vantagem que foi gerindo, e aumentando, até aos 25-15 finais. Vitória justa e merecida, ainda com mais valor depois do cansaço provocado pela desgastante partida da véspera. O próximo jogo dos leões do voleibol será a recepção ao Esmoriz no sábado 4 no PJR.

A equipa feminina de voleibol teve no domingo uma saída difícil a Matosinhos onde foi derrotada pelo Leixões, actual 2º classificado da Liga Lidl, por 3-0 com os parciais de 22-25, 16-25 e 18-25. O próximo jogo será o último desta fase recebendo no domingo 5 o Vilacondense, onde temos de conservar o actual 4º lugar, último que garante o acesso à Fase Final.

A nossa equipa de andebol depois de ter regressado da Hungria recebeu no sábado o Aguas Santas e venceu por 34-29, com 15-14 ao intervalo. Foi uma 1ª parte em que os leões apesar de terem aberto o marcador tiveram muitas dificuldades, chegando a estar a perder por 2 e 3 golos, e só em cima do intervalo conseguiram passar para a frente no marcador. A 2ª parte correu melhor à nossa equipa que conseguiu manter sempre uma vantagem de 3 ou 4 golos, até os 5 golos de diferença final. Kiko com 10 golos e Martim com 9 foram os nossos melhores marcadores.

Na terça-feira recebemos os croatas do Nexe na última jornada desta fase da Liga Europeia da EHF, e onde se discutia a liderança final do grupo C. Perdemos por 28-34. Há um dado fundamental para esta derrota: a exibição do guarda-redes croata, que defendeu muito e de tal modo, que “entrou na cabeça” dos nossos jogadores tornando a baliza bem mais pequena. Entrámos relativamente bem no jogo mas os croatas reagiram bem, muito duros na defesa, faziam com que rematássemos menos bem, o que originava defesas do guarda-redes, ou bolas a não acertarem na baliza. Mesmo assim o jogo chegou empatado 14-14 ao intervalo. Na 2ª parte o Nexe voltou a adiantar-se no marcador, os nossos jogadores ainda conseguiram passar para a frente aos 23-22, mas a partir dai um parcial de 5-12 fez o resultado final chegar com 28-34. Além da grande exibição do guardião croata, há que salientar o “dia não” da maioria dos jogadores leoninos. A saltarem soltos nos 6 metros, conseguiam não acertar na baliza. Chegou-se ao cúmulo de num contra ataque sem guarda-redes na baliza não se ter obtido golo. Francisco Tavares, Francisco Costa e Martim Costa todos com 5 golos foram os melhores marcadores da nossa equipa. Com o 2º lugar nesta serie iremos defrontar o 3º classificado da serie D, os espanhóis do Bidasoa, de Irun. O próximo jogo será no sábado 4 em Gaia onde iremos defrontar o FC Gaia, num jogo relativo aos oitavos de final da Taça de Portugal.


Para finalizar saliência para o duplo campeonato nacional de atletismo sub-20 para os nossos meninos e meninas em pista coberta. Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.