quarta-feira, 12 de abril de 2023

Modalidades: show de andebol (entre outros resultados)

autor: 8

A semana das modalidades começou na quinta-feira com a equipa de voleibol do Sporting, depois da recuperação dos jogadores que sofreram a intoxicação, a voltar à Ilha Terceira para a disputa do 3º jogo da meia-final do playoff da Liga UNA Seguros. Saímos derrotados por 2-3, num jogo muito equilibrado onde a vitória podia cair para qualquer equipa. O 1º set foi equilibrado até aos 8-9, mas ai os açorianos dispararam para 9-16 e a partir desse momento ficou praticamente definido o vencedor do set que terminou com 19-25. O 2º set foi equilibrado até aos 9-9, aqui os nossos jogadores dispararam para 16-9, e para 21-15, nessa altura os visitados recuperaram até aos 21-20 mas os leões conseguiram reagir e vencer o set por 25-22. No 3º set voltou o equilíbrio até aos 8-8, mas após este momento os leões dispararam até aos 13-8 e aos 16-10, indo depois ponto cá ponto lá até aos 25-21 no final do set. O 4º set esteve equilibrado, mas sempre com a Fonte Bastardo na frente, até aos 16-17, mas aqui os açorianos disparam para 17-22, e nessa altura resolveram o set que terminou em 22-25. Na negra muito equilibrada até aos 11-11 mas o Fonte Bastardo conseguiu dois pontos seguidos (11-13) que resolveram o set e o jogo (13-15).

No 4º jogo, no Pavilhão João Rocha, era obrigatório a nossa equipa vencer para igualar a meia-final e ir até à Ilha Terceira disputar a negra, mas perdemos por 1-3. Começaram bem os leões que no 1º set arrancaram com um 4-1 e que foram controlando um set equilibrado até aos 20-18, altura em que uma decisão muito controversa do árbitro transformou o que seria o 21-18 num 20-19 e conseguiu desorientar os nossos jogadores que se deixaram ultrapassar para 20-21, vindo a perder o set por 23-25. O 2º set começou também com o Sporting na frente, com 5-1 e 8-3, deu-se uma recuperação dos visitantes até os 13-11, mas depois deu-se um arranque até aos 18-11 e 20-13. Após esta altura os açorianos recuperaram alguma coisa mas não evitaram a vitória leonina por 25-22. No 3º set os nossos adversários saíram sempre na frente chegaram a ter 6 pontos (12-18) e 8 pontos (15-23) de vantagem e acabaram por fechar o set por 20-25. O 4º set foi semelhante, com o Fonte Bastardo sempre na frente, chegando a abrir uma vantagem de 9 pontos (12-21) para terminar com um 21-25 que fechou o set, o jogo e provocou a eliminação da Liga UNA Seguros.

As leoas do voleibol foram a Matosinhos disputar, com a equipa do Leixões, a negra da meia-final do playoff da Liga Lidl e regressaram com a vitória por 3-1, com os parciais de 23-25, 25-20, 25-21 e 25-17. Vão agora disputar com a equipa do AJM/FC Porto o playoff final para decidir quem será o Campeão Nacional.

Na sexta-feira os leões do futsal receberam no PJR o Caxinas, num jogo a contar para a 20ª jornada da Liga Placard, e venceram por 7-1, com 3-1 ao intervalo. Foi um jogo plenamente controlado pelos leões que logo ao terceiro minuto conseguiram o primeiro golo. Depois deste golo houve um equilíbrio, com os caxineiros a pressionarem muito bem, e o seu guarda-redes a exibir-se a grande nível, e na marcação de um livre, muito mal defendido pelos jogadores leoninos, conseguiram ao sexto minuto, o empate. Continuaram os nossos jogadores a dominar e a rematarem muito, mas a falta de pontaria e o guarda-redes adversário, atrasavam o golo leonino, que só veio a acontecer a menos de cinco minutos do intervalo, e por duas vezes quase seguidas. Nos quatro minutos iniciais da 2ª os leões fizeram mais 2 golos, que puseram o resultado em 5-1, dando um certo descanso aos nossos jogadores. A partir desta altura começaram as rotações com jogadores menos utilizados, ou mesmo nunca utilizados como foi o caso de Bruno Maior e de Tiago Semedo que se estrearam na primeira equipa, tendo surgido ainda mais dois golos a cerca de cinco minutos do fim do encontro. Pany Varela que obteve os últimos golos da 1ª e da 2ª parte foi o único que bisou. De fora ficaram João Matos e Tomás Paçó lesionados e também Guita a cumprir o castigo respeitante à sua expulsão no jogo em Portimão. A Liga vai sofrer uma paragem para as actividades da selecção nacional e o próximo jogo da nossa equipa será no dia 22 no Fundão, para defrontarmos a equipa local.

As meninas do futsal foram sábado até Novelas (Penafiel) para defrontarem as Aguias de Santa Marta num jogo a contar para a 20ª jornada da Liga Placard, e regressaram com uma vitória por 3-0, resultado obtido ainda na 1ª parte com golos de Debora Queiroz e de Bia, por duas vezes. O próximo jogo desta equipa será a recepção ao Santa Luzia no sábado 15.

As meninas do hóquei em patins terminaram, na sexta-feira, a segunda fase do campeonato no 1º lugar do Grupo 2 da Prova 2, com 10 pontos de avanço sobre o 2º classificado, o CH Carvalhos, indo ao seu ringue vencer por 7-3, com 4-2 ao intervalo, onde Sofia Moncóvio com 4 golos foi a melhor marcadora.

Os leões do basquetebol receberam no sábado a equipa do Lusitânia num jogo a contar para a 7ª jornada da Liga Betclic e venceram por 98-59, com 43-38 ao intervalo. Começou bem a equipa com Isaiah Armwood a obter os nossos primeiros 7 pontos, colocando o resultado em 7-4, mas a partir deste momento apenas Diogo Ventura conseguiu obter pontos (8) tendo os visitantes chegado ao fim do quarto a vencer por 15-19. No início do 2º quarto os açorianos continuaram melhor, chegaram a ter uma vantagem de 8 pontos (21-29), mas, aos poucos, os leões foram recuperando e a 36 segundos do intervalo conseguiram passar para a frente (41-38) graças a um triplo de Diogo Araújo. No terceiro quarto foi-se sentindo uma quebra física dos açorianos e os leões, com um parcial de 25-11, foram abrindo uma vantagem que atingiu os 19 pontos no fim do quarto (68-49). A equipa do Lusitânia, que tinha viajado na madrugada do próprio sábado, continuou a mostrar grande cansaço no último quarto onde o Sporting fez um parcial de 30-10, abrindo um diferença final para 39 pontos, que não corresponde à verdadeira diferença entre as equipas. Há a salientar neste jogo o regresso de Tanner Omlid, pela primeira vez esta época, após a lesão contraída nos finais da época passada. Isaiah Armwood com17 pontos e Diogo Ventura com 15 pontos foram os melhores marcadores do Sporting, que volta a jogar no PJR, no sábado 15 para receberem o FC Porto num jogo da 8ª jornada da Liga Betclic. 

A nossa equipa de andebol teve dois desafios importantes estes dias. No sábado foi até ao Pavilhão da Luz disputar o jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal com o Benfica e regressou com uma vitória por 34-30, com 17-16 ao intervalo. Foi um jogo que começou com golo cá golo lá, até que aos 8-6 o Sporting conseguiu a primeira vantagem por dois golos, que chegou a 3 (12-9), mas que no fim da 1ª parte se reduziu para apenas 1. De salientar que nos 17 golos obtidos pela nossa equipa, 14 foram obtidos pelos irmão Costa (8 por Martim e 6 por Francisco). A 2ª parte foi uma sequência do que se viu até ao intervalo: os nossos jogadores continuaram a gerir e aumentaram a vantagem para 4 (22-18) e 5 golos (31-26) para acabarem com o jogo totalmente controlado. De tal modo controlado que, porque o nosso treinador Ricardo Costa pediu um desconto de tempo a pouco mais de um minuto do fim, o treinador do nosso adversário considerou que era falta de respeito e mal o jogo terminou veio agredi-lo. Coisa que não é de todo de admirar naquele clube. Martim Costa e Francisco Costa ambos com 11 golos foram os nossos melhores marcadores.

Na terça-feira recebemos no PJR os franceses do Montpellier no jogo da 1ª mão dos quartos-de-final da Liga Europeia da EHF e empatámos 32-32, com 18-17 ao intervalo. Foi um jogo muito equilibrado em que na 1ª parte a diferença nunca ultrapassou os 2 golos, varias vezes para o Sporting (3-1, 11-9, 16-14) e apenas uma vez para os franceses (6-8). Na 2ª parte apenas por duas vezes houve diferenças maiores que a diferença mínima, e ambas a nosso favor: as sequências para 30-27 e 31-28, esta última a 7 minutos do fim. Após este momento, os árbitros que até esta altura já tinham mostrado uma certa parcialidade a favor dos franceses, tomaram decisões verdadeiramente incompreensíveis favoráveis aos nossos adversários, o que lhes permitiu passar de 31-28 para 31-32, e só não venceram, porque nos últimos segundos do desafio Francisco Tavares obteve um excelente golo da ponta. Temos de elogiar a excelente exibição dos leões perante uma equipa altamente cotada no andebol europeu, actualmente na liderança do campeonato francês. Martim Costa e Francisco Costa ambos com 7 golos foram, novamente, os nossos melhores marcadores, bem acompanhados por Natán com 5 golos e Salvador com 4. Os próximos jogos desta equipa serão no PJR no sábado 15 com o Santo Tirso num jogo para o Campeonato Placard, e na terça-feira 18 vão até França para voltar a defrontar o Montpellier.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.