terça-feira, 30 de maio de 2023

Modalidades: revista da semana

autor: 8

O fim-de-semana das modalidades começou na sexta-feira no Pavilhão João Rocha onde a nossa equipa de basquetebol recebeu, no 3º jogo das meias-finais do Playoff de apuramento do campeão da Liga Betclic, o FC Porto tendo brilhantemente vencido por 94-66, que juntando às duas vitórias obtidas no Dragão nos dois primeiros jogos desta eliminatória garantiu a disputa da Final onde vamos encontrar o Benfica. Começou o jogo equilibrado, embora sempre com ascendente do Sporting mas com empates a 8-8 e 14-14. A partir daqui fomos ganhando vantagem, que apoiados por dois triplos de Lovett atingimos 22-16 e chegámos ao fim do quarto a vencer por 24-21. Começámos o 2º quarto muito bem, especialmente a defender, de tal modo que os visitantes só obtiveram os seus primeiros pontos deste quarto quando já tinham passado 5 minutos e 18 segundos do início do quarto e o resultado já estava em 35-21, vantagem esta que se foi mantendo semelhante até se atingir o intervalo com o resultado em 44-29, resultante de um parcial deste quarto de 20-8. O 3º quarto foi semelhante ao anterior com os leões sempre superiores aos nortenhos e aumentando progressivamente a diferença no marcador, que resultante de um parcial de 30-18 atingiu o fim do quarto em 74-47. O 4º quarto começou novamente com os leões a acelerarem, chegaram a atingir mais de 30 pontos de vantagem (79-47), que se foi mantendo por estes níveis até aos 94-66 finais. Todos os jogadores estiveram muito bem, mas temos de salientar a brilhante exibição de Marcus Lovett com os seus 31 pontos, alguns em momentos importantes, e Travante, com 20 pontos, e Eddy Polanco, com 11, também muito importantes em momentos cruciais do encontro. Os próximos jogos dos leões serão os dois primeiros jogos da Final da Liga Betclic, a disputar “à melhor de 5”, no domingo 4, e na terça-feira 6, no pavilhão da Luz contra os anfitriões.

A nossa equipa de andebol recebeu, no sábado, o Benfica no PJR no jogo respeitante à 25ª e penúltima jornada do campeonato Placard, e venceu por 36-31. Foi um jogo muito disputado onde tirando o 0-1 o Sporting esteve sempre na frente. Os nossos jogadores rapidamente atingiram uma vantagem de 3 ou 4 golos atingindo os 5 golos ao intervalo com 18-13. A 2ª parte foi semelhante com a nossa equipa sempre na frente agora normalmente por 5 ou 6 golos, tendo acabado com 36-31, que representa um empate 18-18 na 2ª parte. Antes de indicarmos os nossos melhores marcadores temos de salientar um homem que hoje valeu muitos golos, mas defendidos. Estamos a falar de André Kristensen, que fez uma exibição espectacular, especialmente na 1ª parte, que permitiu à nossa equipa ganhar as vantagens iniciais que decidiram o vencedor. O pivot Edy Silva foi o nosso melhor marcador com 8 golos, e Martim Costa com 5, e Salvador, Natán Suárez e Francisco Tavares todos com 4 golos foram os melhores marcadores da nossa equipa. A nossa equipa despede-se do Campeonato Placard no sábado 3, na Maia. Os leões têm de ganhar este jogo, porque caso o FC Porto perca na Madeira com o Marítimo, se ganharmos seremos campeões.

No sábado os leões do futsal foram até Porto Salvo defrontar os Leões locais no jogo da 1ª mão das meias-finais do Playoff da Liga Placard, tendo vencido por 3-1, com 3-0 ao intervalo. Foi um jogo difícil contra a equipa que foi a que sofreu menos golos na fase regular da Liga. Com alguma felicidade aos 7 minutos de jogo conseguimos o primeiro golo por Pauleta, a aproveitar um ressalto de bola no poste depois de um lançamento longo de Guita. Guita que cerca de minuto e meio depois evitou de forma quase impossível um golo dos locais, conseguindo cortar quase em cima do risco da baliza um ressalto de bola inesperado quando Guita estava a jogar adiantado. Controlando sempre o jogo conseguimos mais 2 golos até ao intervalo, por Cavinato com 12 minutos de jogo e Sokolov cerca dos 16 minutos. Na 2ª parte os visitados entraram mais intensos e a arriscarem mais e aos 4 minutos novamente Guita fez uma boa defesa a evitar o golo dos homens de Porto Salvo, o que não conseguiu quando, estavam passados 7 minutos e meio, uma bola rematada sofre um desvio nas pernas de um colega. Bem tentaram os nossos adversários a aproximação no marcador, inclusive quando faltavam cerca de 2 minutos para o final passaram a jogar com guarda-redes avançado. E neste período novamente Guita por duas vezes evitou o golo com excelentes defesas. Na próxima sexta-feira 2 no PJR teremos o 2º jogo destas meias-finais do Playoff da Liga Placard, em que a nossa vitória garante a presença na final.


No domingo foi a vez da nossa equipa de hóquei na disputa das meias-finais do playoff do Campeonato Placard receber no PJR no 3º jogo o OC de Barcelos, tendo vencido por 8-4, com 5-3 ao intervalo, garantindo o acesso à Final. Mais uma vez os minhotos obtiveram o 1º golo do desafio com cerca de minuto e meio jogados, tendo os leões de irem atrás do prejuízo. E quando estavam passados cerca de 8 minutos e meio beneficiámos de um livre directo que Ferran Font não conseguiu converter, mas cerca de 1 minuto depois redimiu-se e obteve o empate. Cerca dos 14 minutos de jogo, novamente o Barcelos se adiantou no marcador, mas Nolito, meio minuto depois, voltou a restabelecer a igualdade. Mas entre os 17 minutos e 35 segundos e os 18 minutos e 40 segundos surgiram 3 golos e a reviravolta no marcador. Assim os barcelenses voltaram a adiantar-se no marcador, obtendo o seu terceiro golo, para logo de seguida Verona voltar a empatar o encontro e imediatamente a seguir Nolito, num livre directo, passar os leões para a frente. Ainda antes do intervalo Nolito obteve o nosso quinto golo na transformação de um penalti. A 2ª parte começou bem com Ferran Font a obter o sexto golo leonino. Pouco passava dos 10 minutos jogados quando os visitantes conseguiram reduzir a diferença no marcador. A cerca de 6 minutos do fim do desafio Ângelo Girão confirmando a boa exibição que tinha vindo a efectuar, defendeu mais um livre directo e depois um penalti evitando assim nova aproximação do Barcelos no marcador. Logo de seguida Nolito, de livre directo obteve o seu quarto golo e o sétimo do Sporting. A menos de 3 minutos do final Platero obteve o nosso oitavo golo estabelecendo o resultado final. Ficam agora os leões a aguardar quem sairá vencedor da outra meia final, entre FC Porto e Benfica que poderá ficar decidido na quinta-feira 1 ou no domingo 4.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.