terça-feira, 10 de outubro de 2023

Modalidades: revista da semana

 

texto: 8 

A primeira modalidade a entrar em acção esta semana foi o andebol que na quarta-feira recebeu no Pavilhão João Rocha o Belenenses no jogo relativo à 6ª jornada do Campeonato Placard. Os leões venceram por 37-27, com 16-14 ao intervalo, num jogo que começou equilibrado até aos 8-8, altura em que um “time out” de Ricardo Costa e a entrada para a baliza de Andre Kristensen fizeram alguma melhoria, mas não deu para mais que chegarmos ao intervalo a vencer por dois golos. A segunda parte começou muito bem, aos 3 minutos e meio já tínhamos obtido 4 golos contra nenhum dos azuis, e quando os nossos adversários conseguiram o primeiro golo da segunda parte já vencíamos por 8 golos de diferença. O restante deste período foi a continuação do domínio dos nossos jogadores, com uma grande rotação entre todos, com saliência para Orri Porkelsson que obteve 10 golos, entre penaltis e remates da ponta. Natan com 6 golos foi o segundo melhor marcador. No fim deste jogo soube-se que o Porto tinha empatado com o Aguas Santas e assim os leões do andebol ficaram isolados no 1º lugar do Campeonato Placard, sendo a única equipa só com vitórias.

No sábado voltaram os leões do andebol a vencer, desta vez o Povoa no 7º jogo do Campeonato Placard, por 35-23, com 22-15 ao intervalo. Foi um jogo disputado no Pavilhão do Ginásio do Sul, em Almada, devido à preparação do PJR para a AG de domingo. Foi um jogo em que os leões, sabendo do perigo de um jogo controlado por parte dos visitantes, apostaram muito no contra ataque e em transições rápidas, conseguindo chegar a meio da primeira parte a vencer por 4 golos (12-8), diferença que foi aumentado para os sete golos que se verificavam ao intervalo. Continuaram fortes os leões que rapidamente aumentaram a vantagem para mais da dezena de golos, sendo depois um gerir da margem de avanço até ao final. Martim com 6 golos foi o nosso melhor marcador, seguido por Kiko e Gassama ambos com 5. O próximo jogo desta equipa será no sábado 14, no PJR para recebermos o Gaia, em jogo respeitante à 8ª jornada do Campeonato Placard.

No domingo os leões do hóquei receberam o Famalicense no jogo da 2ª jornada do Campeonato Placard e foram até ao Seixal para jogarem em casa emprestada devido à ocupação do PJR, tendo vencido por 5-2, com 2-1 ao intervalo. Foi um jogo em que a nossa equipa começou muito bem com João Souto a fazer o 1-0 logo no terceiro minuto de jogo. Depois passou-se para um jogo com muita patinagem e poucas oportunidades, até que a 2 minutos do intervalo os minhotos conseguiram o empate numa jogada furtuita. Mas dez segundos depois os visitantes fizeram a sua 10ª falta, cujo livre directo Ferran Font converteu, definindo o resultado para o intervalo. A segunda parte começou igual à primeira, porque no terceiro minuto Souto voltou a fazer um golo pondo o resultado em 3-1. Mas poucos segundos depois os famalicenses transformaram um livre directo voltando a colocar a diferença mínima no marcador. Assim se jogou quase toda a segunda parte até que a menos de 5 minutos do final Ferran Font voltou a converter um livre directo, para alargar a vantagem para dois golos, que a 27 segundos do fim aumentou para 3 golos com João Souto a obter o seu terceiro golo neste jogo. Os nossos hoquistas regressam às pistas no sábado 14 em Braga para defrontarem o Hoquei Club local.

Os leões do basquetebol foram no domingo até Guimarães para disputarem o jogo da 3ª jornada da Liga Betclic defrontando o Vitória, tendo regressado com a vitória por 92-89, com 48-41 ao intervalo. Foi um jogo em que a nossa equipa começou bem adiantando-se com 8-2, que os vimaranenses reverteram para 10-15 e 14-18, mas ai os leões reagiram e chegaram ao fim do 1º quarto a vencer por 20-18. O 2º quarto teve um início equilibrado até aos 35-34, altura em que os nossos jogadores dispararam com um 13-7 para atingirem o intervalo a ganhar por 7 pontos. O intervalo fez mal aos leões que no inicio da 2ª parte deixaram os locais recuperarem e passar para a frente até aos 52-55, passando a partir dai a ser um jogo de ponto cá ponto lá, tendo chegado o fim do quarto com 69-68, sendo que o quarto foi perdido por 6 pontos (21-27). O último quarto começou com uma guerra de lançamentos de 3 pontos, tendo Diogo Araújo com 2 e Michael Moore com 1 conseguindo pôr a equipa a vencer por 6 pontos (84-78), mas os minhotos reagiram e a 2 minutos e 10 segundos do fim já venciam por 3 pontos (86-89). Aí já funcionavam as entradas para o cesto de Lovett, aliadas a algumas asneiras dos locais, e com um cesto de Ken Horten e dois lance livres de Michael Moore conseguimos virar o resultado e vencer o encontro. Eddie Ekiyor com 22 pontos, Michael Moore com 20 e Ken Horten com 19 foram os melhores marcadores da nossa equipa. O próximo jogo será no sábado 14 no PJR quando recebermos o Portimonense para a 1ª jornada da Taça Hugo dos Santos.

Os leões do ténis de mesa jogaram na quinta-feira no Centro de Alto Rendimento de Gaia, defrontando o Valbom, para a disputa da Supertaça da modalidade tendo vencido por 3-0, sendo a nona supertaça seguida para os leões, com a equipa desta vez constituída por Diogo Carvalho, Diogo Chen e Bode Abiodun. Também na quinta-feira, e também em Gaia, as leoas do ténis de mesa disputaram a sua Supertaça, defrontando o Mirandela tendo saindo derrotadas por 2-3. A nossa equipa foi constituída por Juliana Silva, Patrícia Santos e Zhang Mo, sendo esta que obteve as duas vitórias leoninas. Na sexta-feira foram as leoas até Condeixa-a-Nova para no jogo relativo à 1ª jornada do Campeonato Nacional defrontarem Os Ugas e regressaram com uma vitória por 4-1. Já no domingo foram até à Madeira disputar o jogo da 2ª jornada do Campeonato e vencer as atletas do Ponta do Pargo por 3-2, depois de terem perdido os dois primeiros jogos. Nestes desafios foram sempre utilizadas as mesmas 3 jogadoras.

As leoas do voleibol também disputaram a sua Supertaça na passada quinta-feira, em Santo Tirso, defrontando o Leixões tendo saído derrotadas por 0-3,com os parciais de 17-25, 21-25 e 24-26. Já no domingo devido à inoperacionalidade do PJR foram até à Parede para receberem o Castelo da Maia que venceram por 3-0, com dois sets muito renhidos, com os parciais de 27-25, 25-15 e 28-26. Esta equipa voltará a jogar na quarta-feira 11 no PJR para receberem as dinamarquesas do Holte IF, no jogo da 1ª mão dos 1/32 avos da CEV Champions Cup.

As leoas do futsal foram até Penafiel, defrontar as Aguias de Santa Marta, num jogo a contar para a 3ª jornada da Liga Placard, e saíram derrotadas por 2-3, com 0-1 ao intervalo. Os golos leoninos foram obtidos por Érica Ferreira e Ana Alves. O próximo jogo desta equipa será no domingo 15 no PJR para receberem o Atlético CP para a 4ª jornada da Liga Placard.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.