quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Modalidades: revista da semana

Autor: 8

Na quarta-feira entraram em cena os leões do voleibol para irem até Itália, visitar o Mint Vero Monza, no jogo da 2ª mão dos 1/16 avos da CEV Challenge Cup, saindo derrotados por 0-3, com os parciais de 27-29, 18-25 e 17-25. O 1º set não começou bem para os leões que deixaram os italianos chegar aos 5-12 e aos 13-19, começando aí a recuperação, mas os italianos ainda chegaram aos 19-24, conseguindo a nossaequipa empatar aos 24, empates que se foram repetindo até aos 27, altura em que o Monza conseguiu dois pontos seguidos e ganhar o set. No 2º set os visitados fizeram 0-3, vantagem que se foi mantendo até aos 7-10, quando os leões conseguiram empatar a 10, mas foi Sol de pouca dura, pois rapidamente os  adversários puseram o marcador em 11-15 e 13-20. Depois foi só gerirem até ao final do set. O 3º setcomeçou com ponto cá-ponto lá até aos 13 pontos, quando o Monza conseguiu passar para 14-17 e 16-20, e quando o Sporting obtém o seu décimo sétimo ponto os italianos dispararam para cinco pontos seguidos e terminaram o set, o desafio e a participação leonina na edição deste ano da CEV Challenge Cup. Teve o Sporting azar com o sorteio, pois calhou-lhe uma das favoritas a vencer esta prova, e apesar de derrotados os nossos atletas, excepto nestes dois últimos sets, onde a parte psicológica também deve ter influenciado, jogaram sets muito equilibrados. Na segunda-feira os leões do voleibol receberam no PJR o Fonte Bastardo, no jogo relativo à 12ª jornada da Liga UNA Seguros, tendo vencido por 3-0, com os parciais de  25-22, 25-17 e 25-17. Foi um jogo em que a nossa equipa, apesar da boa réplica dos açorianos, esteve sempre no controlo do marcador muito graças à actuação do nosso bloco e dos nossos rematadores. Wagner Silva e Jan Galabov, com 18 e 16 pontos respectivamente, são bem o exemplo disso. Os leões do voleibol vão na sexta-feira 8 a Esmoriz para defrontar a equipa local no jogo da 13ª jornada da Liga UNA Seguros. 

As leoas do voleibol foram no domingo até Guimarães, onde defrontaram o Vitória em jogo da 12ª jornada da Liga Solverde, e regressaram com uma derrota por 1-3, com os parciais de 24-26, 25-22, 31-33 e 12-25. As leoas têm o próximo jogo no domingo 10, na recepção ao Sp Braga em jogo da 13ª jornada da Liga Solverde.

Na quinta-feira 30 os leões do hóquei foram até à Catalunha para defrontarem o Reus na 1ª jornada do seu grupo da WSE Champions League de onde regressaram  com uma vitória por 5-2, com 2-0 ao intervalo. Num ambiente sempre muito difícil os nossos hoquistas conseguiram controlar o jogo, e abriram o marcador cerca dos 10 minutos por Facundo Bridge. Quando já decorriam os minutos finais da primeira parte Nolito conseguiu o nosso segundo golo fazendo o resultado com que se chegou ao intervalo. A 2ª parte começou, praticamente com o primeiro golo do Reus, a que respondeu, quase de seguida, Matias Platero com o nosso terceiro golo. Continuou o Sporting a controlar as operações, e mais ainda quando Nolito voltou a marcar, fazendo o seu segundo golo, e o quarto da nossa equipa. Continuou o jogo na mesma toada, conseguindo os catalães o seu segundo golo, mas ao qual respondeu Ferran Font com o nosso quinto golo que fez o resultado final. Boa estreia dos nossos hoquistas num recinto tradicionalmente muito difícil. Para esta competição o próximo jogo será no PJR para receber o Benfica na quinta-feira 14.
No domingo foram os nossos hoquistas até à Mealhada, para disputar com os locais o jogo dos 1/32 avos da Taça de Portugal, regressando com a vitória por 14-2, com 5-1 ao intervalo. Foi um jogo fácil, perante uma equipa da 3ª Divisão, que deu a luta possível perante a nossa forte equipa, mas que rapidamente perdeu qualquer esperança de um resultado equilibrado. Toni Pérez com cinco golos e Facundo Bridge com três foram os nossos melhores marcadores. O próximo jogo dos leões do hóquei será o regresso ao PJR no sábado 9 para receberem o Sporting de Tomar em jogo da 11ª jornada do Campeonato Placard.

Na quinta-feira começou a disputar-se no PJR a Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League que além do Sporting Clube de Portugal englobava também a equipa serva do Loznica, os húngaros do Haladas e os belgas do Sporting Anderlecht. O primeiro jogo foi com o Loznica, e vencemos por 9-1. Começou bem o jogo para os leões porque logo nos quatro minutos iniciais Zicky Té e Alex Merlim colocaram o marcador em 2-0. Apesar do domínio leonino só a três minutos do fim da 1ª parte Pauleta e Diogo Santos conseguiram aumentar a vantagem para os 4-0 com que se chegou ao intervalo. A 2ª parte começou praticamente com o nosso quinto golo, obtido por Tomás Paçó, e dois minutos depois fizemos o 6-0, graças a um autogolo dos sérvios. Pouco antes do meio da segunda parte o Loznica obteve o seu golo de honra, para alguns minutos depois Merlim fazer o 7-1, e já nos três últimos minutos Hugo Neves obter dois golos e fazer o resultado final. O segundo jogo foi na sexta-feira, com o Haladas, e vencemos por 7-2. Foi um jogo semelhante ao da véspera, mas com os húngaros a empregarem mais rudeza. De qualquer modo logo com 3 minutos jogados Alex Merlim conseguiu abrir o marcador. Com 8 minutos e meio de jogo Hugo Neves obteve o 2-0, na conversão de um penalti resultado de uma falta por si sofrida. Mas menos de um minuto depois o Haladas conseguiu o seu primeiro golo, e tivemos de esperar mais de três minutos para Taynan conseguir repor a diferença, e a cerca de quatro minutos do intervalo Zicky fez o 4-1, e fechou o resultado da 1ª parte. Na 2ª parte só quando já tínhamos mais de cinco minutos jogados o resultado aumentou, com Merlim a obter o quinto golo dos leões. Cerca dos dez minutos de jogo os húngaros conseguiram o seu segundo golo. Nesta altura começaram a atacar com guarda-redes avançado, o que não lhes deu qualquer vantagem, antes pelo contrário, pois ainda sofreram mais dois golos, por Merlim e Hugo Neves, até ao fim do jogo. No domingo disputou-se, o que seria uma final, defrontando os belgas do Anderlecht para decidir quem seria o vencedor do grupo e iria disputar a Final Four da UEFA Futsal Champions League, partindo os leões com a vantagem de lhes chegar o empate, devido à diferença de golos obtida nos jogos dos dias anteriores. Mas não foi necessário recorrer a isso, porque a nossa equipa venceu por 4-1, com 2-1 ao intervalo. Com o Sporting sempre a controlar o jogo e a obrigar o guarda-redes contrário a muito trabalho só aos oito minutos e meio foi conseguido o nosso primeiro golo, através de uma recarga de Diogo Santos, após mais uma defesa do guardião adversário. A menos de seis minutos do intervalo Pany Varela fez o 2-0, mas quatro minutos depois os belgas conseguiram o seu golo. Com cerca de 2 minutos jogados na 2ª parte Zicky fez o 3-1. Pouco depois os belgas passaram a jogar com
guarda-redes avançado, mas sem qualquer benefício, até porque Bernardo Paçó, a menos de 9 minutos do fim, defendeu um remate, e não dando tempo para o guarda-redes adversário recuperar a sua posição na baliza, obteve um golo de baliza a baliza, com que estabeleceu o resultado final. Com esta vitória os leões do futsal ficaram apurados para a Final Four da UEFA Futsal Champions League, onde participarão os espanhóis do Barcelona e do Parma, e os portugueses Sporting e Benfica. O próximo jogo desta equipa será no sábado 9, no Fundão, para disputar o jogo da 11ª jornada, no regresso à Liga Placard.

As leoas do futsal receberam no sábado o Gondomar, em jogo da 12ª jornada da Liga Placard, e foram derrotadas por 0-3, com 0-1 ao intervalo. O próximo jogo desta equipa será na segunda-feira 11 no Pavilhão da Luz para defrontar o Benfica em jogo da 13ª jornada da Liga Placard. No sábado os leões do basquetebol foram até Esgueira para defrontarem a equipa local no jogo relativo à 9ª jornada da Liga Betclic, tendo vencido por 105-68, com 57-27 ao intervalo. Foi um jogo que começou equilibrado até aos 14-13, mas nesta altura o Sporting conseguiu 8 pontos seguidos, que originaram chegar ao final do 1º quarto a vencer por 24-18. O 2º quarto começou forte da nossa equipa que rapidamente atingiu uma vantagem de 12 pontos (32-20) para ir ampliando até aos 30 pontos com que chegámos ao intervalo. No 3º quarto foi mais o gerir da vantagem, com muita rotação dos jogadores, de qualquer modo vencemos o quarto por 27-21. O 4º quarto foi o mais equilibrado de todos, e com jogadores menos utilizados a jogarem, a nossa equipa chegou a estar a ganhar por 41 pontos a um minuto do fim, mas quatro pontos seguidos dos donos da casa fizeram a diferença final ficar nos 37 pontos. Dois dos principais responsáveis por esta diferença foram os dois postes, que à sua conta obtiveram 45 pontos. Tyere Marshall com 24 pontos e Eddie Ekiyor com 21. O próximo jogo dos leões do basquete será na quarta-feira 6 na Lituânia para defrontarem o Janava na 1ª jornada desta fase da FIBA Europe Cup. No domingo 10 jogarão em Ovar, defrontando a Ovarense para a primeira eliminatória da Taça de Portugal em que as equipas da Liga Betclic participam.

Na terça-feira os leões do andebol receberam os romenos do Constanta, para disputar o jogo da 6ª, e última, jornada desta fase da EHF European League e venceram por 34-28, com 21-16 ao intervalo. Começaram bem os leões, que depois de empates a um e a dois golos, dispararam para uma vantagem de oito golos (11-3), que chegou a ser de nove (16-7), mas depois permitiram alguma recuperação aos romenos, a jogarem 7x6, que fez o resultado ao intervalo ficar apenas com cinco golos de diferença. Novo começo muito forte na 2ª parte que fez os leões dispararem de novo no marcador, chegando aos 10 golos de vantagem (27-17). A partir desta altura, porque os senhores árbitros resolveram passar a equilibrar o marcador e as suspensões de 2 minutos de jogadores sportinguistas foram constantes, com uma dualidade de critérios inadmissível, e continuando o Constanta a aplicar a táctica do 7x6, a vantagem leonina foi diminuindo acabando o desafio apenas em seis golos. Foi uma exibição muito positiva da nossa equipa, sendo Orri Porkelsson, com 8 golos e Kiko Costa com 7, os nossos melhores marcadores. Mas temos de salientar também André Kristensen que estava a fazer uma exibição espectacular, até ter de sair lesionado ainda na primeira parte. Com esta vitória, por esta margem, conseguimos obter vantagem sobre o Constanta, que, tal como nós, passa para a fase seguinte da EHF European League, onde também estará no nosso grupo, e os resultados desta fase contam entre equipas que se tenham defrontado. O próximo jogo dos leões do andebol será no sábado 9 para receber no PJR o Marítimo, em jogo da 15ª jornada do Campeonato Placard.

No momento em que editavamos este artigo a equipa do Sporting de basquetebol jogava na Lituânia para a Fiba Europe Cup, obtendo uma preciosa vitória por 81-91 sobre o BC Jonava. Assim, o Sporting iguala o Bahcesehir College no topo do grupo L daquela competição. Será precisamente o clube turco que o Sporting recepcionará no pavilhão João Rocha na segunda jornada, no próximo dia 13.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.