domingo, 18 de fevereiro de 2024

Um suplemento de risco para os adeptos


Pela segunda vez esta época houve aquilo que comummente é designado de intervenção musculada por parte da PSP em Alvalade. A primeira ocorreu no dia 19 de de dezembro[LINK], a segunda agora no último derby de futsal. Esta é uma forma eufemistica de afirmar que mais uma vez em Alvalade e com os adeptos do Sporting houve o uso de uma violência excessiva sem nada que o justificasse, varrendo à sua frente tudo o que mexia, mulheres e crianças e até ainda dentro do pavilhão.

É muito frequente falar em violência no desporto, imputando a responsabilidade ao comportamento dos adeptos e às claques em particular, o que é indesmentível. Mas a larga maioria dos adeptos que acorrem aos estádios fazem-no de forma ordeira e com o objectivo de assistir a um bom espectáculo e à vitória da sua equipa, claro está.

Mas nunca se fala na responsabilidade da policia. Com os meios tecnológicos ao seu dispor, a policia tem hoje a possibilidade não só de prevenir os eventos violentos, E quando estes ocorrem, nomeadamente dentro dos recintos desportivos, perceber as suas origens e os seus autores, isolando-os dos restantes adeptos e actuando directamente sobre eles. Infelizmente e de forma quase invariável as forças policiais optam por varrer à bastonada tudo o que mexe, em desfavor de uma actuação preventiva ou até didática. E sempre de forma indiscriminada, cega e com raiva até.

Lamentavelmente estes episódios acontecem de forma quase clandestina, quase nunca devidamente destacados e com total desresponsabilização de quem os desencadeia. Quando alguém se insurge e exige o apuramento de responsabilidade dos agentes da ordem esbarra-se num muro de opacidade, silêncio cúmplice e na infindável burocracia que, uma vez ultrapassada, vê as decisões serem proteladas até ao esquecimento.

 A generalização desta actuação deveria merecer a reprovação generalizada. Actualmente a forma como são tratados os adeptos, sobretudo quando se deslocam aos jogos que os seus clubes disputam fora do seu reduto remetem para o tratamento que é dispensado aos animais quando há necessidade de os deslocar em massa. Mas até para estes existem hoje regras de bem estar que, quando não respeitadas, costumam merecer ampla reprovação e repercussão social. Infelizmente no desporto e no futebol em particular o que se assiste é um silêncio, descurando o cuidado que deveria haver com os adeptos, que são quem alimenta toda a indústria.

Infelizmente também, o Sporting tem escolhido o silêncio sobre estes episódios, ainda por cima tão frequentes entre nós e raríssimos nos nossos rivais. O Sporting tem escolhido olhar para o lado, o que parece ser entendido pelos agentes das forças policiais como uma carta branca e sentido dessa forma pelos adeptos. Estes viram-se já forçados a agir individualmente porque do lado dos órgãos sociais, e perante agressões policiais que obrigaram a assistência hospitalar, apenas um longo manto de silêncio.

Este alheamento é um descuido que, no curto ou médio prazo, pode não ter grande significado. Mas com a reincidência da violência acabará por afastar adeptos que têm hoje em dia à sua disposição uma multitude de eventos para ocupar as horas de lazer sem porém em risco a sua integridade física. O efeito multiplicador dos abandonos num clube que faz gáudio do passar de geração em geração o seu amor e fidelidade deveria merecer outro cuidado. Se não fizer pelas pessoas pelo menos que o faça pela manutenção do negócio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.