quarta-feira, 6 de março de 2024

Coisas realmente importantes


Por falta de tempo devido a luto por um ente muito querido não tive oportunidade de me debruçar sobre a actualidade leonina mas houve algumas ocorrência e assuntos que não podem passar sem o devido registo. Aqui vai então:

4 anos de Amorim

É uma data importante por ser um momento de clara viragem no Sporting. O risco corrido por Frederico Varandas foi claramente compensado. O futebol do Sporting recuperou do largo distanciamento dos seus rivais. Não apenas conseguiu voltar a ser campeão como passou a ser levado a sério e não apenas como um crónico candidato a ganhar não mais do que um as taças de vez em quando. O departamento de futebol é hoje uma estrutura muito mais sólida e profissionalizada e os resultados estão à vista não só na competitividade - que é o resultado final do trabalho - mas na programação, scouting, vendas e aquisições de jogadores. O ano sabático registado no ano anterior, claramente motivado por erros de todos os envolvidos, parece ter servido de lição a todos os envolvidos, Amorim incluído. Se tivermos a sorte de o ter cá mais quatro anos aposto a cave que seremos ainda mais felizes.


A falta que um verdadeiro plano B faz

Tal como os demais, o Sporting não consegue escapar à razia que o excesso de jogos provocados por uma calendarização que privilegia a obtenção de receitas por parte de terceiros envolvidos na indústria, mas em total desrespeito pela saúde dos atletas. Para fazer face às necessidades de prontidão para todas as eventualidades os clubes são forçados a ter planteis extensos, fazendo assim sair por uma janela o acréscimo de receitas que entra pela porta em função das várias competições.

Ora sabemos que Amorim prefere plantéis curtos e competitivos. Certamente na sua experiência como jogador aprendeu o que representa para os jogadores e as repercussões que têm num plantel a falta de acção e esperança de utilização. 

Uma equipa B razoável deveria servir de recurso para situações como a actual. Mas a convocação de Quenda aos sub23 é uma bandeira levantada que obriga a reflectir sobre o que tem sido a programação e a utilidade da equipa B, depois de mais um ano longe do objectivo de ascender ao escalão superior, acrescido pela ausência do aparecimento de jogadores com uma candidatura forte à subida ao plantel principal.


Andebol de sonho

Mais uma rodada internacional, mais uma vitória ante um adversário forte e na sua própria casa. Isto em complemento de uma carreira cem por cento vitoriosa no campeonato nacional. Um grande trabalho que está em curso numa modalidade cada vez mais espectacular e merecedora de cada vez maior atenção por parte dos adeptos Sportinguistas. Um trabalho de muitos, alguns deles na sombra e anonimato, mas que começou também no momento feliz em que se recrutou Ricardo Costa, juntamente com a sua prole, Kiko e Martim.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.