sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Modalidades: competições europeias


A meio da semana disputaram as nossas equipas de basquetebol, andebol e voleibol os seus jogos das competições europeias. Começou na terça-feira a equipa de basquetebol, que depois de se ter qualificado graças a ter eliminado os belgas do Spirou Basket, iniciou a sua participação na fase de grupos da FIBA Europe Cup recebendo no Pavilhão João Rocha os italianos do Dinamo Sassari, tendo sofrido uma derrota por 69-82. Começaram muito mal os leões que desde o início estiveram sempre a perder, por 0-5, 2-12 e aos 4 minutos já perdiam por 4-16 altura que Luís Magalhães sentiu a necessidade de pedir um desconto de tempo. Melhoraram ligeiramente os leões que conseguiram recuperar para 10-16 e 14-24, mas nos dois minutos finais os italianos dispararam para o 14-32 com que terminou este 1º quarto. No 2º quarto os visitantes ainda conseguiram logo a abrir os 20 pontos de diferença (15-35), os leões reagiram e chegaram a 6 pontos de distância aos 29-35, mas mais não conseguiram e voltaram os italianos a distanciar-se para 34-48. A nossa equipa ainda conseguiu reduzir para o 39-48 com que se atingiu o intervalo. O 3º quarto voltou a ser de domínio total do Sassari que obteve um parcial de 13-27 neste quarto pondo o resultado em 52-75, vinte e três pontos de diferença. O 4º quarto voltou a permitir uma recuperação leonina, que se cifrou em 10 pontos (17-7) reduzindo a desvantagem para os 13 pontos finais. Este jogo demonstrou a diferença existente entre o basquete português e o italiano. Não só em jogo jogado mas também em organização. Os leões tiveram até ao momento cinco jogos: um jogo particular à porta fechada, o Trofeu Stromp e três jogos para as competições europeias. Os italianos já estão a disputar o seu campeonato. André Cruz e Nicholas Ward ambos com 15 pontos e Sérgio Silva com 9 foram os nossos melhores marcadores. Além dos pontos obtidos devemos realçar a exibição de André Cruz que conseguiu 6 ressaltos, 5 assistências e 4 roubos de bola. Também já foi adiada a 2ª jornada da Liga Betclic pelos que os próximos jogos da equipa de basquetebol serão novamente para a FIBA Europe Cup na quarta-feira 16 e sexta-feira 18, quando defrontarmos os ucranianos do BC Dnipro, que devido ao que se passa no seu país farão os dois jogos no PJR.

Na quarta-feira no PJR os nossos voleibolistas receberam a equipa romena do SCM Zalau no jogo da 1ª mão da eliminatória dos 1/32 final da CEV Challenge Cup a quem venceram por 3-1. Começaram menos bem os leões que deixaram os visitantes dominarem o set até aos 12-15, mas aí recuperaram e passaram para a frente aos 16-15, e assim se mantiveram até aos 20-18, quando os romenos reagiram e viraram o marcador para 20-24. Ainda conseguimos o 22-24 mas não chegou e o set terminou com 22-25. No 2º set o Zalau voltou a começar melhor e chegou aos 4-7, mas nessa altura os leões recuperaram e passaram para a frente chegando a ter quatro pontos de vantagem aos 19-15. Até ao fim do set os adversários recuperaram alguma coisa mas o máximo que conseguiram foi chegar ao 25-22 final. O 3º set foi totalmente controlado pelo Sporting que esteve sempre em vantagem desde o 2-0, passando pelo 11-5, 17-9 e 22-16 acabando o set em 25-19. O 4º set começou com os romenos a vencerem por 0-2, vantagem que foram mantendo semelhante até aos 4-7, quando os leões conseguiram passar para a frente com 8-7 e 10-8. Nesta altura nova reviravolta no marcador com o Zalau a conseguir adiantar-se para 12-16, continuando a dominar até aos 16-19. A partir daqui há uma grande reacção leonina que consegue empatar aos 19 e conseguir 22-20, 23-21 e terminar o set com 25-22, acabando o jogo com um importante 3-1. Este foi um jogo em que os leões não estiveram particularmente bem, com muitos erros no serviço, onde foram falhados 17, alguns em momentos importantes, assim como na defesa baixa, e no ataque onde foram falhados vários remates sem oposição. Resumindo muitos pontos perdidos por erros não forçados. Edson Valencia com 19 pontos foi o nosso maior marcador, bem acompanhado por Jan Galabov com 15, e ainda por Jonas Aguenier com 7 pontos mas considerado como o melhor bloqueador do desafio. A 2ª mão desta eliminatória será em casa do Zalau na quarta-feira 16, mas antes os leões do voleibol recebem no sábado 12 no PJR o São Mamede no jogo da 2ª jornada da Liga Una Seguros. 

Também na quarta-feira os Campeões Nacionais de andebol foram até à Macedónia defrontar o Eurofarm Pelister em jogo da 4ª jornada da EHF Champions League, tendo regressado com um empate 24-24, que devido aos acontecimentos tem um certo sabor a derrota. Começaram bem os visitados que estiveram a ganhar 0-2, 2-5, 5-7 mas os leões conseguiram empatar aos 7, aos 8 e aos 9 passando para a frente aos 10-9, para o Eurofarm voltar a adiantar-se aos 11-12 e 12-15, conseguindo a nossa equipa obter mais um golo que fez o resultado ao intervalo em 13-15. Na 2ª parte conseguimos empatar aos 16, mas os macedónios conseguiram quatro golos seguidos chegando aos 16-20. A partir a este momento só deu Sporting que chegou aos 24-21 a 1 minuto e 26 segundos do fim. A partir daqui só deu Eurofarm devido a muitos disparates dos leões. Os nossos adversários conseguiram o 22º golo quando faltava 1 minuto e 14 para o final. Devido a passes mal feitos dos nossos jogadores conseguem fazer o 24-23 a 44 segundos do fim. Quando faltavam 28 segundos para jogar e com os leões de posse de bola Ricardo Costa pede um time-out para tentar acalmar os nossos jogadores e tentando que eles esgotassem o tempo sem perderem a posse da bola, mas outro disparate fez que pouco tempo depois os leões perdessem a bola e quando faltavam 10 segundos para jogar os visitados conseguem o empate. André Kristensen ainda tenta pôr a bola rapidamente no círculo central para tentarmos um ataque rápido, mas o passe não foi captado por Edy Silva perdendo-se a bola e terminando o jogo empatado. Jan Gurri com 5 golos em 5 remates, Salvador Salvador com 5 golos em 7 remates e Martim Costa com 5 golos em 10 remates foram os melhores marcadores leoninos. Apesar deste empate continuam os leões isolados no comando da serie, sendo a única equipa que ainda não perdeu. O próximo jogo da EHF Champions League será na quinta-feira 17 no PJR para defrontarmos o Füchse Berlin no jogo respeitante à 5ª jornada desta fase. Antes no sábado 12 receberemos o Póvoa também no PJR em jogo da 8ª jornada do Campeonato Placard.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.