quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pontos de Vista*


A importância desta época para o Sporting

Os erros cometidos têm uma vantagem: permitem-nos ficar a saber o que não se deverá repetir!
E é isto que devemos exigir ao Presidente José Eduardo Bettencourt.

JEB ganhou claramente as últimas eleições do Sporting. E se 90% dos sócios do Sporting votou em JEB para Presidente do clube, ele tem o direito, e o dever, de dirigir o clube. E todos nós, adeptos mais ou menos fervorosos, e mais ou menos expressivos nos comentários, devemos colaborar com o Presidente nessa tarefa. Será esse apoio, mais ou menos público, que nos deixará de “consciência tranquila” na hora de julgar o seu desempenho como Presidente do clube!

Mas este “dever de saudável Sportinguismo” não nos obriga a fechar os olhos a tudo o que acontece no nosso clube. Pelo contrário, a nossa missão, de Sportinguista “pagante”, “militante”, “apoiante” ou só “sofredor”, terá que ser sempre de alerta a tudo quanto diz respeito ao clube. E eu só reconheço o Sportinguismo quando há paixão, amor e sofrimento pelo clube! E isso significa concordar com o que achamos correcto, e levantar a voz quando discordamos de algo.

O Presidente JEB tem trabalhado com dedicação e paixão pelo clube, é inegável. Resolveu-se o problema com a Câmara de Lisboa, abriram-se perspectivas para a construção do Pavilhão Desportivo, investiu-se na equipa de futebol e fez-se alguma coisa pela recuperação de sócios e antigas glórias do clube. Mas, se isto é verdade, também não deixa de o ser a tristeza que a todos nos invade. E, lamentavelmente, isso deve-se sobretudo às infelizes declarações do Presidente:

- Tivemos o episódio do “Paulo Bento forever”;

- Foram as 2 horas de conferência de imprensa de despedida do P. Bento e a apresentação electrónica do Carvalhal (imagine-se a confiança com o novo técnico terá arrancado…);

- Foi o triste episódio da “guerra com o sócio 90 e tal mil”;

- É esta “luta pelo 4º lugar”, que, sendo esse o lugar que a equipa ocupa, significa que basta olhar para baixo, sem qualquer ambição em chegarmos à frente;

- É a graçola (desculpem, mas não vejo termo mais apropriado) de que se ainda cá estivesse o P. Bento seriam 2 a dar o corpo às balas…!

São já demasiados os exemplos de … vou chamar-lhe «falta de cuidado nas palavras». Por favor, haja alguém próximo do Presidente que o chame à atenção para o que tem dito! Ele é o nosso Presidente, repito, tem o direito e o dever de presidir ao clube…mas queremos que o faça bem. O Presidente dum clube como o Sporting não pode estar constantemente a dar tiros nos próprios pés. Ao máximo responsável pela entidade tem que se exigir demonstrações de confiança em quem tem ao serviço do clube, e não em ex. treinadores do clube.

Agora, dado que para esta época o objectivo está traçado, queremos que se prepare atempadamente a equipa de futebol para a próxima – estamos em Fevereiro e desta vez não haverá a desculpa de que não houve tempo! Mas, com um Director Desportivo e um Treinador a prazo, mais responsabilidades terá que assumir JEB, embora, pela amostra do que se tem passado com o Izmailov, as coisas não pareçam caminhar pelo melhor. E não podemos limitar os horizontes da equipa, quando ainda temos uma prova Europeia em disputa e que pode servir, no mínimo, para elevar o moral de Jogadores e Adeptos, ao mesmo tempo que servirá de montra para junto dos grandes clubes europeus valorizar os nossos atletas!

Os sócios e adeptos do Sporting vivem, e sofrem, por este clube uma paixão única, por isso querem – e merecem – um clube Grande, Organizado e que a estes princípios se saiba conjugar a Ambição de ser o melhor.

Carlos Martins

*Pontos de Vista é uma rubrica onde são publicadas opiniões enviadas pelos leitores do "ANortedeAlvalade"

13 comentários:

  1. Para mim..e penso eu que este Srs. JEB não tem mais espaço dentro da estrutura do SPORTING. Perdeu toda a credibildade e neste caso nenhum investidor acredita mais no SPORTING. Sejamos claros e realistas.Ele foi imposto pelos Dinastia-Roquetistas para Presidir o Sporting.Porque e tenho a (certeza) que neste momento se a candidatiura tivesse partido dele e só dele já se tinha demitido logo após a saida de PB.
    Não tem estaleca para tal...ou é preciso mais evidências?!
    Agora..quem lhe deu os 90% de apoio-votos também deve ter força moral para o retirar se (se Forem capazes)uma vez que num reinado da Dinastia nunca é fácil. Quiseram assim..aguentem

    ResponderEliminar
  2. "O Presidente JEB tem trabalhado com dedicação e paixão pelo clube, é inegável." ????????????????????????

    Ah?!

    Ou estou a ficar maluco ou já não sei distinguir clube de futebol de empresa de futebol, administração de direcção, presidente de director.

    Continuem a dar vivas aos engravatados que tal como bcp´s e afins, quando eles forem apanhados deixam-nos a chorar ás portas do estádio pelo nosso dinheiro.

    Isto é uma autentica vergonha e escândalo do futebol português!!!

    BETTENCOURT RUA!!! RUA!!! RUA!!! Todos vossés cambada de glutões!!!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns .. Subscrevo por completo este post...
    Isto não vai lá com fanatismos nem com caça ás bruxas!!!
    SL

    ResponderEliminar
  4. Carlos,

    Obrigado obrigado por esta sua crónica a partilhar a sua visão quanto ao actual momento do SCP.

    Tenho vontade sobretudo de comentar o seguinte:

    "O Presidente JEB tem trabalhado com dedicação e paixão pelo clube, é inegável. Resolveu-se o problema com a Câmara de Lisboa, abriram-se perspectivas para a construção do Pavilhão Desportivo, investiu-se na equipa de futebol e fez-se alguma coisa pela recuperação de sócios e antigas glórias do clube."

    Em primeiro lugar, muito do trabalho realizado, resulta da dedicação de Soares Franco que simplesmente queria mais uma porção de terreno para poder vender ou autorização para construir mais qualquer coisa. Foi isso que resultou do Tribunal Arbitral que deu razão ao Sporting. Graças à persistência da parte do Mário Patrício é que apareceu a hipótese de um acordo entre o Sporting e a CML (que vem sendo trabalhado já antes do mandato de JEB). Mais ainda, não me saem da cabeça as palavras de JEB na última AG onde disse alto e a bom som que havia já um acordo ASSINADO com a CML para a construção de um pavilhão. Hoje todos sabemos que tudo ainda está num impasse...

    Quanto ao aproximar das glórias, bem, tem havido essa tentativa é certo, mas penso que qualquer Sportinguista não deve receber lá com grande entusiasmo o facto de jogadores que nos "traíram", como o Fernando Mendes, o Mourato e o Cadete, sejam recebidos de forma principesca na nossa tribuna VIP.

    ResponderEliminar
  5. JEB devia jogar a ponta direito.
    Eu até acredito e quase que afirmo (não o conheço não é!!!!) que o JEB tem competências que podem ajudar muito o nosso e dele SCP.
    Agora com tudo o que mostrou até agora é inequivoco que não tem artes nem saber de liderança.
    A competência adquire-se pois ninguem nasce ensinado, agora a liderança é mais do que competência.
    Por isso afirmo está obviamente a jogar fora do lugar. Não conheço nenhum ponta direito, e por melhor que seja a jogar a médio centro daqueles que são a batuta da equipa a defender e atacar.
    Como é uma pessoa inteligente vai concerteza perceber o evidente.
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  6. Esqueçam o jogo de amanhã. O gajo falou http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=4f1b0ab7-2acf-404a-956e-7eab822f1937&idCanal=00000024-0000-0000-0000-000000000024&h=2
    e cada vez que ele fala o Sporting perde. E quando está calado também.

    ResponderEliminar
  7. Porque é que o fcp e o benfas já marcaram e se disponibilizaram para fazerem jogos solidário com a tragédia da Madeira e do nosso presidente nem pio? Digo presidente pq ele não é o SPORTING, mas ele é que manda e as coisas confundem-se no momento. Até a Naval vai doar a receita do próximo jogo. Agora nós, espero estar enganado, nem uma palavra! O SCP tem uma dimensão que é preciso preservar e são nestes momentos que também, se nota e demonstra essa dimensão! Viva o SPORTING, muita força para a nossa ilha.

    ResponderEliminar
  8. Caro Leão das Ilhas,

    Felizmente estava enganado e o nosso Clube também tem sentimentos. Para se colaborar e estar solidário não é preciso grande publicidade!

    "Conta Solidariedade Madeira"

    O Sporting Solidário associou-se ao BANIF na divulgação da "Conta Solidariedade Madeira".



    Assim, apelamos a todos para que contribuam para ajudar as vítimas da tragédia que se abateu na Madeira.



    Poderá contribuir através das seguintes formas:



    · Depósito na conta nº 00 / 50070070

    · Transferência Bancária utilizando o NIB: 0038.0040.50070070771.11

    · Transferências Internacionais através do IBAN: PT50.0038.0040.50070070771.11 (código Swift BNIFPTPL)

    · Banif@st (para Clientes Banif com o serviço de banca electrónica)



    O Sporting Solidário continuará empenhado em dar total apoio á população da Madeira. Brevemente, anunciaremos outras acções que visam ajudar à recuperação das infra estruturas e da população.



    Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,



    Saudações Leoninas,




    SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

    ResponderEliminar
  9. Juvenal

    Exactamente. Também recebi essa mesma nota por e-mail do Sporting

    ResponderEliminar
  10. Excelente ponto de vista do Carlos Martins (epá destesto este nome, não sei porquê...ehehe).

    Gostei deste post, porque ao contrário de muita coisa que se vai lendo aqui e ali, fala do que o JEB anda a fazer mal, mas também realça do que se vai fazendo bem.

    Não faz uma caça às bruxas, nem petições para fazer perder tempo. O JEB ganhou com 90% (epá não vou voltar aquela conversinha das eleições), tinha uma equipa que incluia um treinador, se não gostavam, não votassem nele, por isso tem legitimidade para continuar a ser nosso presidente. Espero que em vez de andarem constantemente a pedir a sua demissão, apareçam listas alternativas.

    Neste post só achei estranho uma coisa, não fala no caso Sá Pinto, parece que esse caso se tornou tabú, ou então o autor não saberia onde mete-lo, nas coisas boas ou más que o JEB andou a fazer. Por um lado o JEB com o objectivo de tentar acalmar os adeptos leoninos, foi buscar um director que agradava a todos, tentando assim "calar" alguns protestos (entre os quais, aqueles que odiavam PBarbosa), mas depois do que aconteceu, parece que esses "protestantes" passaram a ficar calados também e nem tocam no assunto. Logo aqui, um nome que pelos vistos reunia grande concenso entre a familia sportinguista, foi mais um tiro no pé, parece que afinal não é só o presidente que se engana, os adeptos também cometem erros.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Dezperado:
    Eu também gosto do post, mas ao contário, não partilho de algum dos pontos de vista, especialmente e precisamente no que refere a JEB, uma vez que concordo com a observação do Hugo Malcato.

    Mas prefiro realçar o que me une à visão do Carlos Martins, agradecendo-lhe a colaboração que tem mantido connosco, o que muito nos honra:

    Os sócios e adeptos do Sporting vivem, e sofrem, por este clube uma paixão única, por isso querem – e merecem – um clube Grande, Organizado e que a estes princípios se saiba conjugar a Ambição de ser o melhor.

    ResponderEliminar
  12. Dezperado,

    "Não faz uma caça às bruxas, nem petições para fazer perder tempo. O JEB ganhou com 90% (epá não vou voltar aquela conversinha das eleições), tinha uma equipa que incluia um treinador, se não gostavam, não votassem nele, por isso tem legitimidade para continuar a ser nosso presidente."

    Não te esqueças que houve muitos não deixaram de votar em JEB, apesar de serem contra a manutenção de PB ao comando da equipa.

    ResponderEliminar
  13. LdA

    Percebo o que o Hugo diz quando se refere ao diferendo com a CML. O projecto já vinha detrás, mas o presidente agora é o JEB, e se por "coincidência" é resolvido no mandato dele (depois de ter começado há 5, 6 anos). Se também é "acusado" de vários problemas no clube (por exemplo o passivo astronómico) que também já vem detrás, acho que também posso agradecer por alguma responsabilidade neste processo.

    Em relação às antigas glórias, concordo. (nunca mais me esqueço do otário do Cadete a explicar ao Paulo Catarro que o golo tinha sido dele e não auto-golo do Beto).

    jvl
    Cada pessoa vota da maneira que acha mais correcta, se uns votaram no JEB porque acreditavam nele, porque achavam que não havia alternativa ou porque queriam a continuidade deste projecto, não interessa, interessa que votaram e não foi só no JEB, votaram numa lista, em que o presidente, directores e treinador eram conhecidos dos eleitores (ao contrário de quando votas nas legislalivas, porque votas num partido que sabes quem é o PM, mas só depois eleito, é que conheces a equipa).

    Por isso acho que continua a ter legitimidade para ser presidente. Como é obvio votei no JEB, tem me desiludido em algumas questões, mas o que espero, não são petições e criticas por tudo e por nada, espero que apareçam outras listas e mais que uma se possivel.

    SL

    (Ta na hora de ir para a nossa casa ver uma vitória que bem merecemos...)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.