quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sejamos realistas

1- Mais do que a categoria individual dos jogadores tem sido a condição psicológica a determinar a época do Sporting. Desde o seu início que as mais diversas peripécias têm minado a confiança individual e colectiva, e é difícil de recordar um jogo que tenha sido ganho de forma categórica do principio ao fim, independentemente da valia do adversário. As primeiras contrariedades, normais num jogo de futebol, fazem soçobrar a equipa, com esta a resignar-se a qualquer sorte.

2- Não é por isso surpreendente para ninguém que, independentemente das opções tácticas dos 2 treinadores que até agora a orientaram, só muito espaçada e intermitentemente a equipa mereceu essa designação. E se o losango se esgotou, o(s) modelo(s) que o sucederam não representaram melhorias significativas.

3- É pois um grupo fragilizado psicologicamente e sem mecanismos colectivos sólidos que hoje decide a continuidade na 2ª prova da UEFA. Não é por acaso que as casas de apostas remuneram bem a passagem do Sporting à fase seguinte. E isso acontece também porque o contraste entre os momentos de Sporting e Everton é evidente. Se o futebol for apenas um cálculo de probabilidades, auxiliado por dados estatísticos, o Sporting tem já traçado o seu destino.

4- Mas o futebol é muito mais do que isso. E o resultado conseguido em Liverpool diz-nos isso. Isto é, uma equipa que, como o Everton, ganha em casa do Chelsea e semi-goleia o poderoso Manchester, deveria ter-nos aplicado um correctivo exemplar no jogo da 1º mão. Não foi o que aconteceu e, apesar daqueles 20 m da 2ª parte, mostramos argumentos muito mais poderosos que a triste época até agora realizada faria supor.

5- Dito isto, quero dizer que eu acredito que temos ainda uma palavra a dizer. Estes são os jogos que os jogadores gostam de jogar, pelo que a condição psicológica importa menos. Com o factor motivacional resolvido, volta a ter peso a organização da equipa. Não ter medo de subir no terreno, jogando com a maior proximidade dos sectores, de forma a, simultaneamente, afastarmos o poderio físico inglês das zonas mais recuadas e a esticar o alcance do nosso ataque parece-me ser, em termos genéricos, a disposição adequada.

6- Lamento que CC não tenha sido consequentemente convicto na implementação de um modelo onde a opção pelos extremos nos permitisse acelerar e dar profundidade ao nosso jogo. É assim que explico a minha opção para o jogo de logo, face aos convocados. Patrício na baliza. Abel, Tonel, Carriço e Veloso. Pedro Mendes (meter Adrien seria queimá-lo, face às opções recentes…) Moutinho do lado direito (Pereirinha não tem tido a oportunidade, nem o ritmo) Yanick do lado esquerdo e Yzmailov ao centro, onde o fogo de meia-distância ganha poder, nas costas de Liedson. E muito querer e capacidade de sofrimento.

16 comentários:

  1. Pois meu caro amigo, eu não acredito...não acredito que passemos hoje a eliminatória, nem que ganhamos domingo ao Porto e coloco em causa o 4º lugar no final da época.

    E não acredito porque para mim ver um jogo do Sporting reflecte dor e sofrimento, ver um conjunto de "jogadores" correr sem a mínima vontade e ambição é algo que nunca me lembro de ter visto num clube com cerca de 104 anos de historia.

    É por isso que hoje o Sporting é um clube á deriva, se rumo e assim deverá continuar se os actuais órgãos sociais por lá se mantiverem.

    Prognósticos para logo? Ambição/Respeito/Vontade e Orgulho por representar o Sporting » 0

    Mais que o problema de ter um conjunto de “jogadores” com falta de ambição, é olhar para um presidente que tem ainda mais falta dela!!!

    ResponderEliminar
  2. Hoje abstive-me de comentar as declarações do presidente. Não sei se lhe entrou mais uma mosca, mas sairam as asneiras do costume...

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez Postiga nem aparece na lista de convocados...
    Vamos ver o que isto dá mas sinceramente neste momento estou...sem motivação para acreditar que eles vão finalmente dar uma alegria aos adeptos.

    ResponderEliminar
  4. Vou ver o jogo, mas estou a adivinhar (??!!) mais uma noite de sofrimento...é dificil acreditar naqueles tipos que lá estão...

    ResponderEliminar
  5. Nunca mais são 20.05

    No início da semana fui almoçar a um restaurante localizado numa aldeia próximo de Coimbra, não foi difícil de perceber pela decoração que estava a jogar em casa.

    Quando me preparo para pagar a conta e sair ouço uma troca de palavras entre alguns clientes e aquele que suponho ser o dono do estabelecimento, diz o dono:

    "Quinta-feira não que vou a Alvalade."
    Clientes cheios de troça, "Mas o que é que tu vais fazer para Lisboa para ver 11 abécolas a arrastar-se em campo"
    Responde o dono, "Por isso mesmo, se é importante ir é agora não é quando eles estiverem em alta."
    C - "Mas aquilo é derrota garantida pá."
    D - "Talvez mas se não for eu estou lá para ver."

    Interrompi a tertúlia, paguei a minha despesa e despedi-me do senhor dizendo, "Faça boa viagem na quinta que domingo é a minha vez de lá ir sofrer, abraço."

    Ao sair a porta ainda foi possível ouvir um desabafo de um cliente, "Fo#&"% que vocês são mesmo uma praga quando menos se espera aparece sempre mais um, cara%”&*." Sorri.

    Força Sporting, vence por nós!

    ResponderEliminar
  6. Não tenho grandes motivos para acreditar numa vitória contra o Everton e fcp mas espero sempre a vitória do SCP.

    Quanto às JEBardices de hoje, siga para bingo que o que é importante, é o jogo de logo à noite.

    ResponderEliminar
  7. Hoje e no domingo lá estarei! Eu acredito! Força Sporting!

    Pedro M

    ResponderEliminar
  8. LMGM:
    Gostava de acreditar que o dono do estabelecimento gosta de ler o "ANortedeAlvalade":

    "É agora que podemos ser importantes, é agora que podemos fazer a diferença. Quando todos estiverem a descer do Marquês para a Praça do Município, ou a pintar de verde-e-branco as praças deste País a nossa ausência não será tão notada."

    Infelizmente não poderei estar hoje presente e não sei ainda se o poderei fazer no domingo. Mas estas são aquelas alturas que a presença é obrigatória.

    ResponderEliminar
  9. Ao ver o título do post lembrei-me da expressão usada pelo movimento estudantil dos anos 60: "seja realista, peça o impossivel".

    Apesar de todos os contras, temos sempre a esperança dos nossos atletas se transfigurarem, lutarem e agirem como leões e essa esperança faz parte da magia do futebol, onde as frases feitas da modalidade ganham foros de verdade universal: "são onze contra onze" e "ganha quem marca". É esta incerteza alimentada pela esperança (e os verdadeiros sportinguistas são sempre esperançosos) que constitui parte da magia do futebol.

    A nós cabe-nos seguir o lema dos fuzileiros: "semper fidelis", apoiando os nossos atletas em todas as circunstâncias, sendo certo que os nossos atletas não precisam de ser assobiados e apupados, pois serão mantidos, vendidos ou dispensados no final da época, mas decerto que dispensam desvalorizações públicas, porque em última análise estaremos apenas a desvalorizar o nosso património.

    ResponderEliminar
  10. Algo que sempre marcou a nossa imagem, foi o facto de sermos os "resistentes". E se calhar falta-nos o discurso que tanta chama nos alimentou durante muito tempo "Este ano é que é!".

    Não vale a pena esconder e contornar o que está à vista de todos, mas também é certo que se achamos que aqueles não defendem o Sporting e nós optamos por fazer o mesmo: Quem é que o fará?

    Estarei logo à noite em Alvalade para "sofrer" mais um pouco. Posso sair com mais razões para estar um pouco frustrado, mas poderei ter mais uma "Noite Europeia" para recordar.

    SL

    ResponderEliminar
  11. o Sol acabou de rasgar as nuvens enquanto estava a ler o Norte... e Acho que os santinhos hj estão connosco.!

    FORÇA SPORTING!

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde,

    Sendo realistas, somos uma equipa sem ideias e temos um plantel cuja qualidade é deveras duvidosa. Assim, passar hoje o Everton é muito difícil.

    Pensado com o coração, acreditemos. Temos bons jogadores como Moutinho, Veloso, Liedson e Izmailov e podemos vencer por 1-0.

    ResponderEliminar
  13. LdA, posso confirmar que a refeição foi de Leão, agora de computador não vi qualquer rasto :)

    Esta estória é mais para alguns amigos que moram em Lisboa, têm a gamebox oferecida e durante o jogo com a Briosa me massacraram o juizo a dizer que não voltavam ao estádio neste ano.

    ResponderEliminar
  14. eu só não estarei lá porque moro longe...terras de viriato...mas se pudesse lá estaria a apoiar o meu clube do coração, que me dá muitas tristezas é certo, mas tb já me deu muitas alegrias...EU ACREDITO

    Ass: leoa Ferrenha

    ResponderEliminar
  15. A todos os adeptos os que estiverem no estádio e os que não podendo estejam em frente ao televisor acreditem ... o VERDE é a nossa cor e não será por acaso.

    Que hoje seja um dia de união e de apoio incondicional ao SCP !!!

    FORÇA leões ... YES WE CAN :)

    ResponderEliminar
  16. Bravos leões! Deram-me uma enorme alegria!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.