segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Reality check

O Sporting vive num momento desafiante da sua história. Encontra-se numa encruzilhada em que se está esgotar o tempo para escolher o seu caminho, ou conformar-se com a inevitabilidade de aceitar o que lhe for possível. O momento do futebol é o que suscita mais atenções, mas a situação que aí se vive acaba por ser transversal a quase toda a sua actividade desportiva.

A grandeza do Sporting é um facto indesmentível, alicerçado na enorme base social de apoio e na sua rica história. Aos que duvidam desta minha afirmação eu lembro que é precisamente esta a altura correcta para se aferir a dimensão de um clube. Quando se ganha todos aparecem, ao contrário, na maré baixa fica à vista o núcleo duro, que é onde me parece estar remetido o Sporting no presente.

(Há uma diferença entre ser um grande ou um histórico. O Belenenses foi paulatinamente mudando de estatuto nos últimos 30 anos. Para aferirmos a sua grandeza ida é necessário consultar os arquivos e já quase não haverá ninguém vivo que a testemunhe. A sua base social de apoio é diminuta e cada vez mais circunscrita ao espaço físico do clube não me parecendo capaz de seduzir fora desse âmbito. É um histórico mas não mais um grande.)

Importa pois perceber que a realidade é dinâmica e nem os que nascem em berço de ouro têm a sua existência ou estatuto assegurados. O Sporting como grande instituição desportiva vem testando a resistência dos alicerces que a suportam. É um grande, mas tem sido incapaz de competir à altura desse estatuto e essa desconformidade continuada com a sua grandeza gerou uma crise de identidade que o ameaça. A par disso parece ter afastado toda e qualquer referência ao seu rico passado, como se o clube tivesse sido acabado de fundar. E, ainda pior, a sua organização, se é que ela existe, não transpira saber ou competência.

As crises, segundo os chineses, são oportunidades. Esta crise em que o Sporting mergulhou não é seguramente uma crise de crescimento, estende-se há demasiado tempo, encerrando consigo todos os sinais de definhamento. Não é realista pensar que a situação a que se chegou se resolva por passes de mágica. Como também não são realistas os gritos que se ouvem “Este não é o meu Sporting!”. É bom que percebamos que é este o nosso Sporting e que, no actual rumo, é bem mais provável que ainda se torne pior antes de dar qualquer sinal de melhoras.

Importa pois saber o que fazer para inverter o rumo. Não conheço nenhuma receita milagrosa e não incorrerei no erro muito comum nos fóruns Sportinguistas de avançar com medidas e nomes avulsos. Mas, sem qualquer pretensão de “ensinar o pai-nosso a todos os vigários”, parece-me que há uma coisa muito simples de fazer e que está ao alcance de todos e cada um de nós. E isso é não voltar as costas ao clube, o que apenas contribuiria para agravar os problemas. E também a única forma de assegurar a legitimidade de exigir, protestar ou apresentar soluções. É agora que podemos ser importantes, é agora que podemos fazer a diferença. Quando todos estiverem a descer do Marquês para a Praça do Município, ou a pintar de verde-e-branco as praças deste País a nossa ausência não será tão notada.

16 comentários:

  1. Este não é o meu scp, o meu scp era grande, os jogadores eram grandes, eram homens jogavam a bola, venciam dentro das 4 linhas, os treinadores orientavam-nos e no fim dos jogos mesmo qusndo prediam tinham a sensação de dever cumprido pois a equipa jogava, perdia por vezes mas jogava, tinha azar ou simplesmente os outros eram melhores embore isso nós Sportinguistas nao visse-mos ou não quisessemos ver.
    Hoje em dia não jogamos, perdemos ou empatamos, os jogadores se é que lhes podemos chamar isso deizem que ainda nos vao dar muitas alegrias, o treinador fala de oportunidades e do crecimento de uma equipa que ninguemm vê, o presidentediz que vai seguir o modelo do FCP, para deixarmos de ganhar dentro das 4 linhas o que nao acho que os Sportinguistas o queiram pois é isso que nos destinguia dos Andrades e Lampiões.
    Analisando tudo isto, como é que é possivel alguem apoiar alguma, eu tenho vergonha como já disse em comentarios anteriores de ser Sportinguista, eu vou virar as costas ao clube pois não aguento mais esta palhaçada, não posso ouvir o capitão (mercenario que quis sair para o Everton) prometer alegrias esta epoca, Não posso ouvir o Carvalhal falar da melhoria da equipa, nem tao pouco o presidente com as suas entrevistas sem qualquer sentido sendo sem duvida nenhuma o pior presidente da historia do clube faltando-lhe ainda 3 anos de mandato.
    Eu virei as costas, jogos ao vivo nem pensar, apoiar a equipa nem pensar, apoiar o treinador nem pensar, apoiar a direcção pior ainda.
    Vergonha é o que sinto.
    P.S. exemplo de uma coisa que me orgulharia era depois da final da taça da liga o ano passado e depois do castigo a Pedro Silva gostava de ter visto os jogadores do scp terem feito o mesmo que os do FCP fizeram com o Hulh, mas sabem porque isso nao aconteçeu? porque nao temos nem liderança nem tao pouco sabemos o que fazer para motivar quer equipa, quer adeptos nem tao pouco para mostrar o que está mal.

    ResponderEliminar
  2. Será que o nosso Sporting tém salvação? Ainda ontem vi os bimbos todos unidos a correrem a darem o litro a darem tudo o que podem e o que não podem para ganharem e oferecerem a vitória aqueles dois que foram castigados.Alguém viu isso no nosso Sporting quando o pedro silva foi castigado pelo roubo que nos fizeram no algarve? também vi o amiguinho olegário a mostrar amarelos a entradas violentas que se fossem cometidas pelos nossos jogadores seriam expulsos. Por isso eu digo alguém acredita que o nosso Sporting com tudo o que se passa a volta do clube e com as arbitragens que temos tido e teremos terá salvação? Pois eu não acredito mas continuo a apoiar lá no estádio até ser o último..È com muita tristeza ver o clube de rastos..e ninguém fazer nada...Apenas digo aos profissionais do meu clube..metam os olhos nos jogadores dos bimbos como eles correm..Os nossos até metem dó vê-los andar a passo de caracol..

    ResponderEliminar
  3. "Não voltar costas ao clube" parece-me ser uma excelente mensagem, que reforçaria pedindo mais intervenção na sua vida, seja nas poucas (muito poucas) oportunidades que o clube providencia, seja em toda e qualquer iniciativa onde se discuta Sporting.

    É certo que essa vivência implicará alguns sacrifícios, por vezes até demasiado duros de aceitar, mas não tenham dúvida que será necessário passar por tudo isso para manter a esperança, porque caso contrário o futuro deste nosso clube é negro.

    Infelizmente, e não quero, porque não é muito produtivo, lembrar o passado recente, mas há poucos meses uma imensa maioria de associados teve a oportunidade de fazer uma escolha. Esse foi um momento decisivo, e a resposta dada muito clara.

    Eu aconselharia a quem, nesse momento, com ou sem margem para dúvida, fez a sua opção, que pensasse um pouco na mesma, se lembrasse do que lhe foi "prometido", se recordasse das expectativas que tinha, e fizesse uma análise o mais distante possível à actual situação, tendo em conta as premissas de então.

    Se findo esse exercício entenderem estar satisfeitos com a actual situação do clube, respeito-o e invejo-lhes o estado de espírito, mas se acharem que há motivos para estarem descontentes/preocupados, lanço-lhes o desafio de se motivarem para uma maior participação efectiva na vida real do Sporting, seja em nome individual seja conjugando o esforço com outros sportinguistas que da mesma forma se sentem cada vez mais obrigados a estarem presentes no dia a dia do clube, muito para lá do seu espaço habitual de discussão.

    Reúnam-se, discutam o clube, cheguem a conclusões e procurem juntar-se a outros grupos semelhantes de forma a que cada vez mais pessoas possam analisar, avaliar e discutir o futuro do Sporting, procurando obter as respostas possíveis para a resolução dos problemas que padecemos.

    Existem alguns espaços conhecidos, seja a AAS seja o Ser Sporting, onde podem obter os contactos de forma a partilhar opiniões activa e efectivamente (teremos esta semana dois jogos em Alvalade, são duas grandes oportunidades de se apresentarem e partilharem visões), existem algumas tertúlias pré jogos onde podem aparecer e apresentarem-se (no Magriço, na Academia Musical), tornem-se uma verdadeira força de evolução e discussão do clube e não se limitem a ir à bola e voltar para casa, descontentes e preocupados, elegendo apenas a Internet como veículo de descompressão.

    E para os que preferiram não ser associados ou desistiram de o ser, pensem um pouco mais no assunto, reflictam e imaginem se não seria mais produtivo ter uma palavra a dizer sobre o futuro do clube.

    ResponderEliminar
  4. O Sporting neste momento está refém do(s) seu(s) presidente(s). Se não vejamos:
    O clube quando Sousa Cintra saiu tinha um passivo de 40 milhões de euros, hoje, depois de anos e anos nas mãos de gestores e bancários são 400 milhões!!!
    Começou em Roquette, quando saiu viu as costas serem tapadas por dias da cunha, Dias da cunha sai e entre soares franco para lhe guardar as costas e agora sai este e entre o cabelos brancos para tapas as costas ao franco.

    Sabem por exemplo quantos pisos(!!!) tem neste momento a Opway (empresa de franco) no edifício visconde de alvalade sem pagar um tostão?! Investiguem.

    Isto só acabará quando um dia esta cambada de golutões de bancários sair do Sporting e for feita uma auditoria externa ao clube. E quando isso acontecer, eles que fujam porque uns quantos não se deverão livrar da cadeia.

    Ass. Luis Pinto

    ResponderEliminar
  5. "É agora que podemos ser importantes, é agora que podemos fazer a diferença. Quando todos estiverem a descer do Marquês para a Praça do Município, ou a pintar de verde-e-branco as praças deste País a nossa ausência não será tão notada."

    Este excerto foi acrescentado já depois de editado o post, uma vez que constava do original que acabou por não passar no copy+paste.

    ResponderEliminar
  6. Vamos todos apoiar e fazer força!!!

    ResponderEliminar
  7. Acabei de ler e assinar a petição online: «Demissao de Jose Eduardo bettencourt»

    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1305

    Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar.

    Subscreve a petição e divulga-a pelos teus contactos.

    ResponderEliminar
  8. LdA,
    Estou plenamente de acordo com a tua perspectiva e com este excelente post. Os sportinguistas não vergam. Tentem passar a mensagem e motivar quem está perto, porque o mais fácil é ceder perante tamanha corrente de sucessivas mágoas.
    Felizberto,
    Bom comentário, sobretudo no que se refere ao desafio a uma maior participação.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Luis Pinto,

    O Ed. Visconde não é do Sporting, o clube nada tem que ver com a sua gestão, e portanto a Opway até poderia lá colocar uma bomba e demo-li-lo que para o Sporting era igual ao litro.

    No entanto no passado, até à venda desse património, sabe-se que a Opway já ocupava o edifício todo (excepto pelo ultimo andar da SAD), diz-se que numa acção de FSF para compensar o facto da CML de lá ter saído, e diz-se também que, apesar de aparentemente não existir um contrato efectuado (desconheço se assim era), a renda ter sido sempre paga ao Sporting, pelo que qualquer outro dado diferente deste dever ser sustentando em conformidade, correndo o risco do descrédito da sua opinião.

    ResponderEliminar
  10. LdA, excelente post, infelizmente não acredito que o Sporting dê essa demonstração de força é mais fácil desistir e dizer como referes que “Este não é o meu Sporting!”.

    Eu não tenho outro é este com todos os seus defeitos e virtudes que tenho de apoiar.

    ResponderEliminar
  11. Concordo com o Felizberto (excelente comentário), Bruno e LMGM.

    FCS,

    Convinha que dissesses algo com mais conteúdo do que o que escreveste. Ainda por cima quando as tuas últimas intervenções têm sido sempre nesse sentido. E pela repetição, fico sem perceber se é uma crítica a alguém específico, ao blog, aos que votaram, aos que ainda acreditam em JEB, etc etc.

    ResponderEliminar
  12. LdA,

    Off-topic:

    Quando vi esta tira de BD, lembrei-me do SCP...

    A reality check também as tenho nos meus favoritos. :D

    ResponderEliminar
  13. JVL,

    É obviamente uma critica ao estado de coisas e também a quem insiste em não querer ver o obvío.

    Faz-me especial confusão ver pessoas por quem eu até vim a adquirir respeito e consideração dizerem que não havia alternativa, que não era credivel, bla bla bla.... e o pior é que continuam a insistir nisso!!

    Ultimamente vejo a acenar com o fantasma do paraquedista, como se quem vier possa fazer pior... eles que se despachem porque começa a haver muito pouco para destruir!

    Relativamente ao blog, apenas posso dizer que sou fã e leitor assíduo.

    ResponderEliminar
  14. FCS,

    O fantasma do pára-quedista já vem de há algum tempo. O pior é que continuam a acreditar que estes não o são...

    ResponderEliminar
  15. Concordo em grande parte do texto, percebo a ideia do texto. Agora não gostei da parte em que se refere ao belenenses, assim como detesto quando juntam o Sporting a uma "belenização".

    Quem faz o Sporting grande somos nós...sempre fomos e seremos grandes, mesmo não ganhando muito no futebol.

    Acho de um pessimo gosto sequer comparar o nosso trajecto (que é muito negro) com o do Belenenses.

    ResponderEliminar
  16. Dezperado:
    Pelo comentário que aqui ficou quer-me parecer a percepção da mensagem do texto não foi atingida.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)