sábado, 10 de julho de 2010

Que D(r)enthe's servem ao Leão?

No dia seguinte à notícia de mais um jogador formado pelo Sporting que assina por um rival, e após uma intensa discussão aqui no blogue sobre a política de aquisições do nosso clube e a importância da formação, e do reconhecimento público por parte do treinador principal da qualidade dos jogadores formados pelo Sporting, que mais poderá ser dito que não o tivesse sido dito ainda?

Parece-me óbvio que é ainda necessária uma reflexão séria, de que resulte o apuramento de um modelo que nos sirva melhor. Sem pretender que a formação e tudo o que se faz na Academia seja perfeito, parece-me indiscutível que aí se trabalha a um nível superior ao que faz no Departamento de Futebol e isso pode ser aferido pelos resultados alcançados.

Que critérios presidem à escolha dos clubes de destino dos jogadores que vão rodar?

Que acompanhamento é hoje feito a esses atletas e com que periodicidade? 

São feitos relatórios da sua evolução e por quem? 

Existe algum tipo de articulação entre a Academia e o futebol sénior, entre as equipas técnicas, nomeadamente para elaboração de listas de dispensas?

Se as responsabilidades maiores estão em quem tem nas mãos o poder de decisão, nós, os adeptos, temos também uma palavra importante a dizer. Com os olhos postos em Drenthe, o que diríamos se tivéssemos contratado o Emídio Rafael? E será que seríamos tão tolerantes com o segundo como vamos ter que ser com o primeiro, se ele cá chegar?

10 comentários:

  1. Mas quem é o Emídio Rafael????eu digo é um jogador razoável, que só por o Porto o ter contratado, já é um grande jogador e tal, eu via-o na Académica e não era nada de especial....o Evaldo é mto melhor sem sobra para dúvidas!!! Não me importa que seja da formação e que vá para o FCP pois da academia saem mtos jovens, e só os melhores ficam, excepto alguns casos vergonhosos...Vamos mas é apoiar a nossa equipa e questionar as nossas contratações, deixando as dos outros de parte.

    Saudaçoes Leoninas

    ResponderEliminar
  2. Caro Leão de Alvalade,

    Não podemos esperar que todos os que saem da nossa formação possam vir a ter lugar em Alvalade, pois são pelo menos uma dúzia por ano.

    Se tentássemos mantê-los todos ligados ao clube quanto é que isso nos custaria?

    Também não são só os jogadores do Sporting que vão jogar para os outros grandes, isso também acontece no sentido inverso com promessas dos rivais que acabaram por vir parar a Alvalade:
    - Nuno André Coelho (Porto)
    - João Pereira (Benfica)
    - Tonel (Porto)

    SL
    José

    ResponderEliminar
  3. O Sporting produz anualmente tantos jogadores que isso só emgradece este clube.

    Admira-me é a importância que dão a um jogador que nunca houvi ninguem lamentar a sua saida.

    ResponderEliminar
  4. Sporting até morrer:
    É verdade o que dizes relativamente ao aproveitamento dos jogadores que formamos: não podemos ficar com todos, temos que abrir mão de alguns, que, mais tarde, se podem vir a revelar. Esse risco todos os clubes correm.

    A questão do Emidio Rafael é porém já outra: trata-se de um jogador que fez um excelente campeonato, que despertou a atenção em diversos jogos que tive oportunidade de ver, e custava apenas umas centenas de milhares de euros. Outros viram valor que nós não vislumbramos. E quando me lembro do que pagamos por Grimi, p.ex.

    ED, e Leão Mundial:
    Admirava-me se pensassem de forma diferente. O que vocês hoje dizem já eu tinha ouvido dizer quando dispensamos o Hugo Valente...

    ResponderEliminar
  5. Leão de Alvalade:

    Tudo o que escreves no post tem a sua lógica mas na minha opinião entre ir contratar o Emidio Rafael ou tentar trazer o Drenthe eu optava tambem pela 2ª por varias razoes que passo a explicar:

    1º Penso que o Drenthe tem mais qualidade e pode fazer qualquer posição da ala esquerda e o E.Rafael não me dá essas garantias.
    2º Acho que o Drenthe dá mais garantias que o E.Rafael mais não seja em experiencia.
    3º Dada a nossa crise financeira e caso venha por emprestimo podendo ser um "barrete" que eu não acredito a vinda do Drenthe mais não seja vende "gameboxes" já o E.Rafael não acredito que o faça, alem de na possibilidade de ser incluido num possivel negocio do M.Veloso e vir a titulo definitivo por certo é um jogador que mesmo mal terá mercado enquanto o E.Rafael é uma incognita...

    É a minha opinião!

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  6. Pois, eu também...

    E o André Marques, e o Tiago Pinto também, só para falar de defesas esquerdos.

    ResponderEliminar
  7. Nasce hoje um novo espaço leonino na blogosfera, toda a ajuda para a divulgação é bem-vinda, obrigado. Visitem em:

    Mercado Sporting

    ResponderEliminar
  8. Vejam este video e chorem, té me vieram as lágrimas...linda homenagem ao nosso Sporting, pena o Moutinho tar la..mas paciencia, quer queiramos quer não, ele faz parte da nossa Historia e isso nada pode apagar...

    http://www.youtube.com/watch?v=lubmsEXaaAc&feature=player_embedded#!

    Sporting Sempre

    ResponderEliminar
  9. "Se as responsabilidades maiores estão em quem tem nas mãos o poder de decisão, nós, os adeptos, temos também uma palavra importante a dizer".

    Concordo inteiramente com esta frase. Mas entre os adeptos (e pelo que vamos lendo neste blog por exemplo) existem diferentes visões do que seria melhor para o nosso clube. Por isso quem tem o poder de contratar arrisca-se sempre à critica por parte de uns e a elogios por parte dos outros. Se vamos buscar jogadores mais experientes (chamados "velhos"), deviamos era ir buscar jovens com vista numa possivel transferencia e rentabilização do investimentos. Se vamos buscar jovens, interroga-se se na Academia não haveria jogadores iguais e mais baratos.

    A minha opinião sobre estas contratações de jogadores mais "velhos", deve-se ao facto de ser urgente ganharmos o campeonato. Mesmo trazendo jogadores que há partida não irão gerar nenhuma mais valia do ponto de vista financeiro. Só depois de sermos campeões, é que os adeptos vão ter mais paciencia para deixar crescer jogadores. Só aí é que "vamos" deixar de assobiar os andrés marques passado tres jogos, só aí é que vamos deixar de pôr logo em duvida e de traçar um futuro negro a cada contratação que fazemos. Aí os jogadores jovens (tanto estrangeiros, como da Academia) vão sentir a pressão de ser campeões, mas não a pressão de ser campeão num clube que há oito anos não levanta o caneco, onde ao minimo erro, começam a ser criticados e assobiados, porque os adeptos anseiam ser campeões e não tem o minimo de "paciencia".

    SL

    Precisamos de ser campeões e depois sim, delinear uma estratégia do ponto de vista desportivo a pensar nas mais valias financeiras.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.