Rola a bola!
Hoje, teremos finalmente oportunidade de assistir ao que é mais importante: a bola vai rolar! Depois de três amigáveis realizados na Academia, hoje as atenções centram-se no jogo disputado frente ao Young Boys. Será uma oportunidade de ver os novos reforços em acção e também entender o impacto do trabalho até agora realizado por Paulo Sérgio.
Não posso deixar de manifestar o meu agrado por ver muitas situações a mudar no nosso clube. Ao longo de uma jornada temporal - diria épocas seguidas - tive oportunidade de identificar um sem fim de situações que mereciam a reflexão por parte dos sportinguistas e muitas dessas matérias foram expostas aqui no "A Norte". Percepciono a criação de uma estrutura à volta do Futebol, notam-se melhorias na política de comunicação do clube (JEB aparte pois continua com alguns lapsos no seu discurso) e existe planeamento e estratégia desportiva.
É cedo para dizer se os reforços agora contratados vão trazer qualidade à equipa ou não, mas é evidente que todas elas foram devidamente ponderadas e os alvos bem definidos. Vejo também com bons olhos a inclusão de jovens talentos na pré-época, a quem é dada a oportunidade de lutar por um lugar ou adaptar-se à realidade senior do Sporting. Se estes jovens não conseguirem agora o seu lugar - como outros conseguiram de forma precoce - deverão conseguir colocação noutros clubes de forma a maturar as suas capacidades. E em termos de empréstimos, vemos já muitos jovens atletas devidamente colocados e/ou cobiçados.
As preocupações e a "vigilância" mantêm-se, contudo não sou capaz de enveredar por um caminho de constante desconfiança. Apontei o dedo quando a erros sistemáticos e onde a passividade reinava e hoje vejo que existem novos métodos, indo de encontro com algo há muito por mim esperado. Aguardarei paciente pelos resultados destas "mudanças", na expectativa que essas tragam alegrias a todos nós.
Se houver dedo para apontar assim o farei, mas nesta altura, não vejo razões para tal... E espero assim continuar.
EM FRENTE SPORTING!
Hugo:
ResponderEliminarQue as coisas mudaram não me parece haver dúvidas. Se mudaram para melhor aí já não digo o mesmo. Tenho dúvidas, que a bola a rolar se encarregarão de confirmar, agravar ou desmentir.
Tenho dúvidas. Há uma estrutura no futebol ou o poder concentrado numa solução personalizada num único elemento? Será isto bom para o Sporting? Sim se as decisões forem maioritariamente boas. Têm sido?
Quanto ao reforço da equipa parece-me que se previligia o imediato em prejuízo de soluções com futuro.
Já aqui repeti até à exaustão o perigo que representa para a sustentabilidade do Sporting esta opção por jogadores em final de carreira. O peso cada vez maior no plantel de jogadores próximos dos 30 anos ou para lá deles significa um peso enorme nos encargos com salários – quase todos figuram no topo da pirâmide, cada vez mais invertida, da nossa folha salarial – e a iminência do seu fim desportivo impedirá a criação de receitas que permitam financiar a sua substituição.
O risco é evidente e nem precisamos de chamar á atenção para os problemas que representam hoje Caneira e Polga, por exemplo ou a substituição inevitável de Liedson. Partindo do principio optimista que Maniche, Evaldo, Valdés, Tonel, Abel e Pedro Mendes têm os próximos melhores anos da sua carreira o seu inevitável e sua substituição um problema de difícil resolução. E se não correr assim tão bem? Se atentarem bem, juntando Tiago ao lote, temos quase uma equipa completa.
Não conheço Valdés, pelo que não estou habilitado a fazer apreciações ao valor que a sua aquisição representa para nós. Mas as informações junto de quem acompanha o futebol italiano e já o viu jogar dizem-me que se trata de um jogador consistente, tecnicista e que pode ser considerado um bom reforço para o Sporting. Mas o entusiasmo natural que me advém da contratação de um bom jogador esbarra no preço e sobretudo na duração do contrato que lhe oferecemos. Se pagar 3 milhões (um número mágico para fechar contratos…) por um bom jogador não se pode considerar pagar muito, perspectivar que ele possa servir os interesses do Sporting durante os próximos 4 anos, que é o que significam os 3 anos de contrato com mais um de opção. A cláusula de rescisão de 25 milhões deixa-nos salvaguardados de toda e qualquer eventualidade…
Como todo e qualquer Sportinguista também eu quero ganhar, mas, como afirmei anteriormente, ganhar o próximo campeonato não pode ser encarado como um destino final, mas tão-somente uma ponto de passagem de uma viagem longa em direcção à glória.
Diz-se hoje que se busca maior experiência, mas se fizerem as médias de idade das equipas tipo dos 3 grandes poderão descobrir que as diferenças eram mínimas e a nossa nem era a mais nova das 3… Que experiência se anda à procura?
Correcção:
ResponderEliminarSe pagar 3 milhões (um número mágico para fechar contratos…) por um bom jogador não se pode considerar pagar muito, perspectivar que ele possa servir os interesses do Sporting durante os próximos 4 anos, que é o que significam os 3 anos de contrato com mais um de opção, é uma opção demasiado optimista que o bom senso desaconselha.
E porque nem tudo é mal feito, devo dizer que a campanha de gameboxes é excelente e a politica de preços é não só bastante realista como menos "clientelar", isto é, mais próxima de uma relação de afecto que deve existir entre clube e sócios.
ResponderEliminarQuem a pensou pensou à Sporting!
LdA,
ResponderEliminarCompreendo o que queres dizer em termos de idade, experiência, etc. No entanto, a situação é a seguinte:
- Um cenário foi usado, pisado, repisado e descredibilizado.
Haviam N formas de o tentar inverter e esta foi uma delas. Estar a sofrer desmesuradamente por antecipação é apenas uma forma de contribuir para o insucesso.
Mais do que experiência ou sucesso "imediato", vejo alternativas, soluções e competitividade no plantel. E por exemplo: É mais interessante ver o André Santos a competir por um lugar com um jogador como o Pedro Mendes ou o Maniche do que tê-lo a competir com jogadores precocemente lançado na equipa.
Hugo,
ResponderEliminarcompreendo o que queres dizer. Só não compreendo quando referes que "desmesuradamente por antecipação é apenas uma forma de contribuir para o insucesso". Da última vez que verifiquei, a opinião ainda não jogava futebol.
Quanto à competição por um lugar, talvez seja interessante ver o que faz o FCPorto e que idade têm os jogadores candidatos a tripla mais vezes utilizada no meio-campo e a idade das suas opções em alternativa. O proponho que a tripla com maiores probabilidades de ser titular passará por Fernando (1987, 22 anos), João Moutinho (1986, 23 anos) e Ruben Micael (1986, 23 anos).
Olhemos, já agora, para as opções mais directamente em alternativa para estes jogadores: principal opção ao Ruben Micael deverá ser o Belluschi (1983, 26 anos), ao lugar de João Moutinho será o Guarín (1986, 24 anos), ao lugar do Fernando deverá ser o Souza (1989, 21 anos), podendo ainda ser opções para o centro (sendo que habitualmente têm jogado pelas alas), Cristian Rodriguez (1985, 24 anos) ou Mariano Gonzalez (1981, 29 anos).
Não sei que jogadores consideras "precocemente lançados na equipa". Também não percebi a que período te reportas. O Raúl ou o CR9 foram jogadores precocemente lançados nas suas respectivas equipas, mas foram-no há muito tempo. O que me parece bastante questionável é que seja mais interessante ao André Santos competir por um lugar com o Pedro Mendes em vez de competir com o Fernando ou com o João Moutinho. Mas isso já poderá ser uma questão de opinião...
Porém, acho que a questão do "interesse" não se deve ficar pelo André Santos, pelo Saleiro, pelo Daniel Carriço ou pelo Rui Patrício. Porque para que os jogadores passem e o clube fique, é necessário que fique o clube. E se pode ser interessante para o André Santos, pode não ser interessante para o Sporting.
Opiniões...
"Estar a sofrer desmesuradamente por antecipação é apenas uma forma de contribuir para o insucesso."
ResponderEliminarSugeres então que paguemos para ver?
Achas que o risco de, com alternativas e soluções, ficarmos numa situação financeira ainda mais periclitante, sem garantias de sucesso - que é sempre contingente no futebol - é um risco que merece a pena ser corrido em nome de um titulo de futebol? E depois?
PLF,
ResponderEliminarO teu fascínio pela formação, jogadores jovens e afins é universalmente conhecida pela blogosfera leonina.
As nossas "discussões" sobre este tema são diversas e sou humilde ao ponto de admitir que em minha opinião devemos tender para aí, ou seja, ser capazes de ter uma equipa à base da "cantera". E em todas essas discussões, frisei sempre num aspecto: "dar condições aos jovens para singrar".
Indubitavelmente, o André Santos não terá a mesma pressão em cima por parte da generalidade dos adeptos como aquela que será colocada em cima do Maniche e/ou Pedro Mendes. Da mesma forma, tal como já terás lido noutro lado, tens jogadores a ser emprestados agora, quando se calhar deviam ter sido noutra altura e estar agora a regressar à equipa com as suas capacidades maturadas.
Quanto à tua alusão ao FC Porto, confesso-me intrigado. Se antes defendias a "Formação", qual o argumento para elogiar Fernando, Moutinho e Ruben Micael? O facto de serem jovens? É que se um dia o SCP tivesse contratado o Ruben Micael, creio que não faltariam comentários a dizer que um qualquer André Pires é melhor que ele ou no caso de contratar o Fernando, provavelmente o Zezinando chegaria para o lugar e esta contratação estaria a tapar-lhe oportunidades.
E já que se fala no Raul, se calhar importa lembrar que o atacante espanhol foi lançado em equipas onde as atenções estavam centradas em Zamorano's, Suker's, Mijatovic's e assim teve tempo e espaço de manobra para consolidar as suas características e ganhar o seu lugar. Quem me diz a mim que não será isso que vai acontecer ao Carlos Saleiro, já que a maioria das pessoas espera na verdade golos do Liedson, Postiga e Pongolle?
LdA,
ResponderEliminarQue alternativa propões então? Deixar andar? Comprar refugo barato e esperar que dê certo?
Vamos entrar no mundo dos "Se's": Se esta época tiver sucesso e se conseguir vender o Torsiglieri por 20M, teremos as últimas 5 ou 6 contratações amortizadas.
Sim, é devidamente preocupante pagar valores elevados por jogadores de onde não se tenha retorno. Mas mais do que ver o investimento como custo-retorno directos, importa saber a influência que a melhoria em determinada posição influenciará o futebol como um todo e valorizará outros jogadores.
Será que sim? Não sei, veremos...
Hugo,
ResponderEliminaré um bocado triste (e sintomático) que ponhas palavras na minha boca e que confundas (ou pretendas confundir) o que é Sporting e o que é FCPorto.
Acaso algum dia teci algum comentário acerca das disponibilidades financeiras, do histórico de sucesso de contratações ou da qualidade da formação do FCPorto? Como sabes que a resposta é negativa, ficamos por aqui. Porque esse argumento e a formulação de hipóteses sobre o que eu pensaria tem o mesmo valor intelectual de um "se a minha avó fosse um queijo suíço era de boa qualidade".
Quero acreditar que percebeste o que quis demonstrar com o exemplo que dei. Porque era claro, se não percebeste não te posso ajudar. Mas sempre posso dizer-te que o Sporting tem mesmo aquilo que merece.
Hugo:
ResponderEliminarNão precisamos de inventar a roda.
Basta-nos olhar para os melhores exemplos dos que competem connosco e vivem nas mesmas circunstâncias e ficaram acima de nós na tabela classificativa. Como se tem financiado o FCP? Como se financiará o SLB? Como se financiou o Braga? Não estão eles mais perto de poder manter o seu nível do que nós?
Porque temos que deixar andar? Porque temos que, em alternativa ao refugo caro que compramos, comprar refugo barato ou jogadores em fim de carreira?
Esta solução parece-me o contrário daquilo que eu gostava de ver no Sporting. Parece-me uma solução perigosa e até preguiçosa, privilegiando o imediato em prejuízo do futuro. Isto não é sofrer por antecipação, isto é alertar que é preciso prevenir para depois não andar a chorar por um remédio.
PLF,
ResponderEliminarNão se trata de colocar palavras na tua boca, mas sim rebater as tuas convicções. E para tal, creio que nada melhor que as tuas próprias palavras.
Portanto, excluindo o João Moutinho, fizeste referência a Fernando (médio-defensivo) e Ruben Micael (médio-ofensivo). Adicionalmente, acrescentas que a utilização do Porto tem a ver com o poderia financeiro e escassa capacidade de formação, o que é inverso em relação ao Sporting.
Fernando, merece assim, elogios da tua parte. Assim:
Citando (http://bancadanova.blogspot.com/2010/05/esquizofrenia.html)
"Petrovic tem a mesma idade que AS6 e André Santos. E, não duvido, é muito pior jogador que AS6 (que é excepcional) e não terá o mérito na temporada que André Santos realizou em Leiria."
O que te leva a achar que o Porto fez bem em contratar o Fernando em vez de apostar num jovem e ao mesmo tempo o SCP faz mal em apostar num internacional sérvio, fazendo juízos de valor tácitos?
Quanto a Ruben Micael, elogias também o Porto por o contratar, ter dinheiro para o contratar em vez de apostar numa das suas "promessas":
Citando (http://bancadanova.blogspot.com/2010/05/esquizofrenia.html)
"A neutralidade com que muitos parecem ver a contratação de Radosav Petrovic é a mesma com que muitos pareciam querer aplaudir a contratação de Ruben Micael. E isso é estranho…"
e ainda (http://bancadanova.blogspot.com/2010/01/90-minutos-olhar-para-grimi-joao.html)
"Por isso, passei umas horas valentes a recolher dados do jogo com o Nacional (a propósito, o Ruben Micael perdeu um número obsceno de bolas)."
Assim, continuo sem entender-te. A contratarem-se jogadores, que sejam jogadores jovens, de futuro e bons? É isso?
Na minha modesta opinião a solução passaria por comprar menos mas de qualidade.
ResponderEliminarNão questiono a contratação do Torsi, assim como não questionei a contratação do Pedro Mendes.
Acho o argentino uma boa aposta, é jovem e oxalá daqui a 2 ou 3 anos venha a ser rentabilizado.
O Pedro Mendes, na minha opinião veio acrescentar, qualidade, experiência e brio profissional.
Acho que o Sporting devia ser um pouco isto, uma aposta equilibrada entre jovens da Academia, apostas tipo Torsi e mesclar 3 ou 4 jogadores como o Pedro Mendes.
Gostava muito mais de ver o Sporting "torrar" 5 ou 6 milhões num James Rodriguez qualquer e devem haver mtos, assim haja capacidade de os encontrar (há gente paga para isso no Sporting não é?) do que andar a pescar no mercado dos pré-reformados.
Eu diria que isto basicamente é: Bom senso! Será tão dificil?
FCS e LdA,
ResponderEliminarE se esta estratégia nos permitir valorizar os nossos jogadores ao ponto de dentro de uns anos podermos ter a "regra":
Vender um para promover um da Academia e contratar um jogador "fundamental" ?
a minha duvida é ao contratar-mos um jogador jovem ou mesmo lançarmos um da formaçao sem o termos visto a rodar 2, 3 anos para ganhar maturidade, como temos a certeza que vai ser bom e trazer retorno?
ResponderEliminar1 das epocas que muita gente elogia a do jozic, tinhamos no 11 base apenas 3 jogadores acima dos 25 anos, jogavamos bem, mas..............ficamos em 4º lugar, nao se ganhou a nenhum dos 5 primeiros classificados( porto, boavista, benfica e vt setubal) e fomos eliminados na 1º eliminatoria da uefa e caimos à priemira na taça em barcelos
Hugo Malcato,
ResponderEliminarPartilho da tua opinião ! Há muito tempo que não via uma pré temporada tão bem elaborada e preparada!
Começamos a mesclar a formação com jogadores mais experientes. A formação já de há muito que se tinha tornado mais um problema que uma solução!
Veja-se os casos Adrien e Pereirinha , que fazem o caminho inverso ao recomendavel: São emprestados quando já deveriam estar a regressar! O erro está em quem neles investiu tão cedo...Espero que regressem para o ano, com capacidade para se imporem em Alvalade.
Na minha leitura , havendo menos capacidade de investimento, o Sporting só poderá combater com os nossos eternos rivais, dotando o seu plantel de homens de barba rija...Tipos experientes e que tragam outro tipo de manhas!
Já cá temos o Pedro Mendes e o Liedson, chegam agora o Maniche , Valdes e Evaldo...Excessivo ?? Não creio!
Maniche assina por um ano! Correctissimo! Se achamos que vai ser util vamos busca-lo , mas como paira sempre alguma duvida quanto ao estado fisico, pois assina por um ano para salvaguardarmos algum possivel falhanço. o Evaldo é sobejamente conhecido.
Quanto ao Valdes...10 anos de Calcio , com passagens com sucesso pelas 2 mais emblematicas equipas da região do Salento , uma passagem falhada em Firenze o regresso ao Lecce com mais uma marcante passagem , e a saida para Bergamo onde também vingou!
Jogador Fino, que no inicio da carreira era visto como um extremo espetacular,sendo hoje visto como aquilo que os italianos chamam "trequartista" , ou seja ocupando a terceira parte do campo!
Tecnicamente muito forte , parece que tem cola nos pés. Tem um senão : é por vezes muito irregular.
No global parece-me um bom reforço...
e ninguem garante que os jovens que chegaram ao benfica e porto este ano consigam se adaptar e mostrem aquilo que os fez serem contratados, é que o futebol europeu nao tem nada a ver com a america do sul
ResponderEliminar"As preocupações e a "vigilância" mantêm-se, contudo não sou capaz de enveredar por um caminho de constante desconfiança."
ResponderEliminarExcelente Hugo....quem critica por tudo e por nada...acaba por deixar de ser ouvido. Critica sim, mas construtiva e não critica do bota abaixo.
Abraço
SL
Haja Fé!
ResponderEliminarAllah é grande, mas o Sporting é imenso!
Apesar de ser a feijões, estou como tu: logo à noite vamos começar a aferir uma série de coisas. E ver como jogam maniche, o argentino, as promessas, o pongolle... Haja Fé!
Não poderia concordar mais, Hugo. Existe a preocupação clara e notória de fazer mais e melhor e, quando assim é, só temos é que procurar ajudar mesmo que nem sempre se concorde com as opções tomadas.
ResponderEliminarAbraço de Leão.
Hugo Malcato, a AAS assume-se como favorável a toda esta revolução, vamos ver se o Maniche não vira novo Paredes / Rochembach / Angulo.
ResponderEliminarJá agora gostaria que comentassem o link que aqui deixo:
http://www.proevolutionsoccer.com.pt/postnuke/index.php?module=Dizkus&func=viewtopic&topic=7507
Subscrevo por baixo o comentário do Hugo. Há preocupação em fazer melhor e isso é importante na época que se avizinha..
ResponderEliminarhttp://sportingnomundo.blogspot.com
Saudações Leoninas
Fodasse que giiiiiiiro!
ResponderEliminarA guerra entre situacionistas e terroristas chegou ao interior do ANORTE!
LDA, vou-te fazer um desenho, porque parece que não percebeste bem, o que o hugo te está a chamar é "força de bloqueio" ou "maçã podre". Vais-te mudar para os "portistasdebancada.blogspot.com" ou vais mandá-lo pró caralho?
Metralha,
ResponderEliminarEste texto é meu e não da AAS.
SL
Queres ver que eu percebi alguma coisa mal?...
ResponderEliminarOh Metralha explica melhor essa coisa da AAS, que eu estou a leste. Espera, para ser mais exacto, a noroeste :)
Metralha,
ResponderEliminarSerá que o futebol do Sporting deveria continuar como estava?
Angulo não jogava há 2 anos...não contratamos nenhum nessa circunstancia!
Razão tinhamos nós para descascar a torto e a direito...até o jornal do Sporting usaram para nos atacar...
Mas o que esta gente pensa e diz , não me tolda a vista, o meu Sporting é imensamente maior que roqueteiros , situacionistas e afins!
E não bato em Costinha apenas para atingir terceiros!
E tenho uma teoria desde há muito: Devemos opinar antes dos resultados chegarem... Não faço já o balanço da pré temporada do Sporting, mas pelo o que tenho visto, tem-se trabalhado melhor que nos ultimos anos.
Hoje a bola já vai saltar , mas tambem nao tenho ilusoes ...pelas minhas contas faltarão chegar uns 8 jogadores(incluindo P.mendes, Liedson ,Matias,Valdes e os restantes reforços)...Hoje vale o que vale , tendo em conta que vamos apanhar o 2º classificado do campeonato Suiço,a uma semana de entrar em competição, com 1 més de preparação á nossa frente...Já será seguramente um teste bem a serio!
SL
Excelente post Hugo numa altura muito importante para a nossa equipa, não adianta gastar energias com mais nada que não seja apoiar os jogadores para que eles sintam que podem contar com os sócios e adeptos.É tempo de acreditar porque ninguém acreditará por nós.
ResponderEliminarHugo Malcato, eu acrescentei o seu comentário ao do NMC e Verdão. Todos têm uma opinião comum.
ResponderEliminarEu fico de pé atrás com as pessoas que se esquecem do passado, do seu histórico de acções, que no caso do link que deixei anteriormente, desencadearam exactamente no comportamento deplorável com que designaram as acções de João Moutinho. Eu pergunto, mas o passado não conta?
Como depositar confiança numa pessoa que acusa outro de não ser HOMEM quando fez exactamente o mesmo na sua carreira? É de HOMEM?
NMC, o futebol não estava bem nem irá ficar bem. O Paulo Sérgio não tem categoria para o Sporting Clube de Portugal, tal como não tinha Carlos Carvalhal. No dia em que apostarmos num treinador que não se submeta a tudo o que lhe "vendem" veremos até onde vai a incompetencia dos nossos dirigentes. Aí sim iremos ver uma revolução na estrutura do Sporting.
Nuno Manaia Costa e Verdão:
ResponderEliminarO Hugo deveria ter feito as honras da casa e dado as boas-vindas como é hábito aqui no "ANorte".
Cada um age em função das suas próprias convicções. Eu não só tenho dúvidas que haja uma estratégia delineada como, a haver, me parece que se errou no diagnóstico.
Por achar que devemos opinar antes dos resultados é que eu prefiro dizer o que penso quando o penso, sem me guardar para os totobolas de segunda-feira.
Porque o quem tem falhado não é a formação, seja a fazer jogadores ou homens, o que tem falhado consecutivamente são os tais homens de barba-rija. De tal forma que se interrompeu o normal crescimento de jogadores, como é o caso do Pereirinha, para fazer o lugar dos "consagrados". Mas se Pereirinha não parece ter até agora justificado, não se pode dizer o mesmo de Nani, Veloso ou Moutinho. A formação só entra nesta conversa porque as aquisições foram o que foram.
Decididamente este parece-me um erro histórico porque, mais do que uma jogada de poker em desespero, em que se aposta as fichas todas, me parece uma roleta russa, que não permite plano B caso corra mal. O que faremos com este plantel se correr mal? Não é ser derrotista é ser realista. Quem pode garantir um campeonato mesmo em condições ideais?
Com esta convicção e o que ela pode representar para o futuro do nosso clube ficaria mal comigo se ficasse calado. Mas não são as minhas opiniões que contribuirão para o fracasso, como o diz o Hugo. São as decisões que os responsáveis tomam e com as quais os Sportinguistas concordam, colaboram e dão cobertura.
Nós, os Sportinguistas, temos o clube que queremos!
LdA,
ResponderEliminar"Mas não são as minhas opiniões que contribuirão para o fracasso, como o diz o Hugo"
As minhas palavras foram mais um incentivo à não-descrença do que uma crítica a opiniões menos optimistas.
O meu texto foi apenas a constatação de que durante muito tempo apontei o dedo a muita coisa e agora vejo algo a mudar. Critiquei porque não mudava e agora que muda ia continuar a criticar? Para mim isso seria o chamado "bater no ceguinho".
O mesmo não quer dizer que as dúvidas não sejam legítimas.
Apenas uma pergunta, Quais os retornos financeiros dos seguintes jogadores,Schmeichel,César Prates,André Cruz, De franceschi,Acosta e Mpenza?
ResponderEliminarCristiano,
ResponderEliminarDo ponto de vista desportivo deram lucro, mas do ponto de vista financeiro, arruinaram o Sporting...
Não sei é se fará sentido fazer esse tipo de comparações por duas razões:
- Trarão o mesmo tipo de rendimento desportivo?
- Representarão custos tão elevados como alguns desses jogadores?
SL
Hugo,
ResponderEliminarEu recordo há 1 ano partilhar desse optimismo. Por motivos diferentes dos que hoje apresentas, mas optimismo ainda assim. É muito difícil, e há limites para tudo. Não me sinto devedor - nem credor - deste Sporting, por isso entendo que hoje não devo nem tenho de confiar em quem durante tanto tempo só deu provas de erro, falha e engano.
Este Sporting é nosso credor, isso sim.
E é ele quem tem de nos provar errados.
E se a crítica per se for motivo para que tanta confiança seja abalada, caros amigos ... revejam bem as vossas convicções, e assentem-nas em algo mais forte, menos abalável.
Mas que ninguém se engane sobre algo: sportinguismo algum se mede - seja do Leão de Alvalade, PLF, Metralha ou outro qualquer - por medo ou embaraço desta expressão crítica.
E sim, é possível neste momento meter tudo no mesmo saco: Presidente e Costinha.
Hugo,
ResponderEliminarQuando foram contratados ninguém adivinharia que rendimento desportivo iriam ter o que é parecido com os dias de hoje.
Os custos poderão ser analisados lembro apenas que esses jogadores com o rendimento desportivo que tiveram permitiram as vendas de Quiroga,Duscher e Delfim.
MHumberto:
ResponderEliminar"As preocupações e a "vigilância" mantêm-se, contudo não sou capaz de enveredar por um caminho de constante desconfiança. Apontei o dedo quando a erros sistemáticos e onde a passividade reinava e hoje vejo que existem novos métodos, indo de encontro com algo há muito por mim esperado. Aguardarei paciente pelos resultados destas "mudanças", na expectativa que essas tragam alegrias a todos nós."
Ou seja, existe confiança mas a vista não está de todo deturpada e em nenhum lugar se fez um atentado ao sportinguismo de quem quer que seja. Pelo menos, eu não o fiz...
Cristiano:
Quiroga foi vendido por 1,5M ao Wolfsburgo quando o SCP tinha apenas 50% do passe. Essa parte do passe foi adquirida por troca com o passe de Bruno Gimenez que nos custou 900 mil contos em 1997.
Metralha,
ResponderEliminarnão tenho varinha de condão ...e se fosse eu a escolher, se calhar o Paulo Sergio não era meu treinador... Mas tambem acho que nao é pior nem que Carvalhal nem que bento...E analisando os 2 ultimos treinadores campeões nacionais, concluo a chave principal pode nao estar no treinador... È em 1999/2000 e 2001/2002 os treinadores era fraquinhos ...
Já se percebeu que está a mudar muita coisa... na minha optica ,muitas decisões acertadas e que eu já tinha defendido em publico. O que é estranho é que sejam protegidas pelo " chefe", quando ainda há um ano defendia Bento Forever,e dizia que o plantel era excelente.
Como lhe disse ,tenho gostado do que tenho visto,mas ainda falta chegar muito jogador, para que tenhamos uma ideia final .
Leão de Alvalade,
se o clube que temos é este ,olhe que não se deve nem a mim , nem aos meus! Porque seremos seguramente daqueles que mais temos combatido "esta gente".
Mas quando vc vê "gente" que sempre esteve do lado do situacionismo, a atacar o costinha...é sinal que claramente se atacaram poderes instalados...E depois veja bem quem saiu do clube nestes ultimos tempos!
Note-se: Como já afirmei , nao ataco Costinha para atingir terceiros(leia-se JEB!) , e olhe que ainda há um més fui eu , e os meus colegas de conslho leonino e a própria AAS ,vitimas de um ataque cerrado...que só não deu azo a outro tipo de acções , por se tratar de uma sra. idosa, mas sobretudo por se ter tratado de encomenda! Curiosamente nesse mesmo ataque, fomos apelidados de maçãs podres...Não será dificil pois saber de onde veio a encomenda....
De toda a informação que tenho recolhido , com toda a gente que tenho falado, por tudo o que tenho investigado, mantenho que Costinha tem um DRIVE muito grande.
Agora ... o problema é que não há margem para erro!
MHumberto,
Julgar alguém com 3 ou 4 meses de trabalho é algo que não gostaria que me fizessem a mim!!!!!
Hugo:
ResponderEliminarPercebo o que queres dizer e eu mesmo me tenho questionado sobre o que aqui escrevo vezes sem conta.
Mas como sabes a minha postura é a de sempre: acreditando muito ou pouco o lugar dos adeptos é na bancada. Só participando se ganha o direito de criticar.
O optimismo e o apoio não ganham Campeonatos gente. O máximo que fazem é esvaziar-se no 1º empate e na 1ª derrota. Equipas fortes e preparadas (mais) optimismo e apoio, esta sim faz algum sentido.
ResponderEliminarO que têm de perguntar-se é se vêem motivos para acreditar numa equipa forte. Esqueçam os superficiais ares duros do Costinha, e a lengalenga dos homens e dos jogadores que de ora em diante sentirão profundamente o Sporting. Tudo isso é só para Inglês ver, e nada mais.
Leio ecos sobre a saída do Djaló, que se somam aos de ontem sobre a saída do Veloso.
Daqui a 1 ano, quem sairá? O Carriço? E depois do Carriço, daqui a 2 anos, que receita extraordinária governará o Sporting? Ou o paradigma no próximo Verão voltará a alterar-se mas desta feita para a contratação de sub 21´s argentinos e brasileiros, que possibilitem futuro negócio?
Há algum sentido nesta caminhada, ou devemos fundamentar os optimismos no argentino de 22 anos contratado esta época?
Façam isso ... imaginem que tudo tinha sido igual: Valdés, Maniche, saída do Moutinho, Adrien e Pereirinha, e o argentino não tinha vindo, continuariam com essa confiança toda?
Eu entendo esse optimismo, é o mesmo que senti quando lia na escola o jornal que trazia na capa as fotos do Gimenez, do Carlos Miguel e do Leandro, ou do Kmet, mas sejamos realistas: mesmo que nos queiramos usar dos "ventos de mudança" para acreditar, são estes os ventos? :
Valdés.
O argentino.
E o Maniche?
Estamos assim tão na mó de baixo que nos contentemos com tão pouco? Ao menos crie-se o fundo e venham mais Kmets, Gimenezes, Quirogas e Vinícius. Sempre podemos fazer mais espectáculo e barulho e caímos em grande.
Hugo eu percebo isso. E é muito difícil prever-se ou antecipar um tombo, quando se sofre e se gosta. Mas o problema aqui é, os tombos já aconteceram, vêm-se repetindo.
ResponderEliminarManaia Costa, eu na minha vida não me importo de ser julgado. Venham de lá esses julgamentos que deles me defendo, sobre quem julgar.
Devolvo-te a consideração neste formato: serias capaz - terias vergonha para - num ano tão mau, de tanta derrota e humilhação, com tanto recorde negativo, dar 2 passos atrás e dar o lugar a outro?
Terias se calhar, e se não a tivesses alguém o faria por ti, porque é assim que as coisas são.
Porque é que no Sporting há-de ser diferente? Porque é que tenho de levar com as mesmas caras há 15 anos quando elas não me dão nada que não seja insucesso e desgosto?
Escapa-me isto:
A falta de vergonha de quem não se retira e dá o lugar a outro.
E a pouca movimentação dos adeptos no sentido de mudar o que está mal.
MHumberto,
ResponderEliminarEu vejo coisas a mudar no funcionamento do Sporting, tal como esperava há algum tempo. Se vão dar resultado ou não, aguardarei tal como digo no texto.