sábado, 19 de novembro de 2011

O rugido dos leões mais notáveis

Como é evidente o Sporting é o melhor clube do mundo para nós Sportinguistas. Talvez até seja mais do que isso. Talvez até seja o único com lugar cativo nos nossos corações. Não há outra colectividade, com mais ou menos taças ou títulos (convenhamos que não há muitos que, nesse capitulo, nos superem) que fosse capaz de ocupar o mesmo espaço e que nos devolvesse a mesma satisfação e sentimento de identidade. Esses estão acima de qualquer momento mais ou menos feliz, mais ou menos vitorioso. Pelo menos esse é o meu sentimento pessoal, se não fosse do Sporting era bem capaz de me ver simpatizar com mais do que um clube, mas não apenas de um só como o sinto em relação ao Sporting.

Vem isto a propósito, como devem já ter imaginado, com as palavras de Nani ontem no Rugido do Leão, em Leiria, e que hoje ecoam um pouco pelo País inteiro nas capas dos jornais, a par com as declarações de Ronaldo ontem à TVI e que se juntam ao que já havia dito Figo uns dias antes. Todos eles manifestam crença no Sporting de hoje, realçam o momento que se vive em Alvalade, colocando na ordem do dia um aspecto da vida do clube que não só soube resistir como superar etapas menos felizes na vida do clube que é a nossa capacidade de descobrir talentos e de os transformar em grandes jogadores de futebol.

Este regresso às origens nas palavras dos 3 mais notáveis produtos da formação leonina das últimas décadas, dois deles considerados os melhores do mundo, tem um valor inestimável e são um tónico para a auto-estima da nação leonina. Há neste campo muito para fazer, assim haja vontade em primeiro lugar por parte dos atletas, ou ex-atletas, como é o caso de Figo. A relação com jogadores como Figo e Nani é mais difícil, pois ainda representam clubes e têm ligações comerciais a marcas e contratos de imagem que constrangerão actividades fora desse âmbito. Mas ninguém os proíbe de falar no Sporting, lembrando as suas origens, especialmente quando o fazem nos países onde trabalham. Porque quando eles falam todos param para os ouvir e cada vez que pronunciam o nome do Sporting é um golo que marcam pela nossa camisola.

PS- Concordo com o que ontem foi dito por Godinho Lopes, não devemos esquecer os 11 anos de Sporting de Carlos Martins, especialmente neste momento de particular infelicidade.

3 comentários:

  1. Obrigado Nani, CR e Figo.

    Boa sorte, Gustavo e Carlos Martins. Oxalá td corra bem com o pequeno Gustavo. Acredito que sim: tem sangue de campeão a correr-lhe nas veias.

    ResponderEliminar
  2. Também desejo boa sorte ao Gustavo, tal como desejaria a qualquer outra criança que estivesse na mesma situação dele, mas acho que não se devia mencionar ele ter estado 11 anos no Sporting, isso só gera a minha antipatia, esse animal veio cuspir no prato em que comeu, em nós:"eles com o mal estar, e nós com a taça".

    ResponderEliminar
  3. Não sei se é somente por iniciativa própria agradado pelo que tem visto ou se alguém do Sporting tem andado a falar com ele, mas que o Ronaldo tem andado cada vez mais a fazer publicidade ao Sporting isso é um facto.

    Agora foi um video que publicou no FB a mostrar os tempos do SCP:
    http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1523091

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.