quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A profecia de Sá Pinto

Parece que ontem houve show de bola em Mafra. E digo parece porque infelizmente compromissos profissionais impediram-me de visionar o jogo. Mas 

quando se ganha por 5-1 a um adversário de renome como o Liverpool, 

quando os adversários vencidos são os primeiros a tributarem-nos valor ( Rodolfo Borrell, treinador do Liverpoo"A diferença em termos de qualidade é abismal. O Sporting tem grandes jogadores cujo bom estilo de jogo não é de subestimar. Pode ganhar a prova. Estive no Barcelona e sei do que falo"),

quando uma boa exibição colectiva é adornada com grandes recortes individuais ( os golos de Etock e Betinho são dignos da Champions League a sério)

o que mais podemos dizer, do que esperar que se cumpra a profecia/desejo de Sá Pinto:

"Estes jogadores vão ser o amanhã do Sporting!"

9 comentários:

  1. Estive em Mafra e posso dizer-vos que foi um belo jogo. Bom futebol, grandes golos (biocicleta de Betinho e chapelão do Etock), e vitória do Sporting. Muito bom!

    ResponderEliminar
  2. O problema é que me parece que estes jogadores não vão ser o amanhã do Sporting. Ao estarem mais cedo expostos aos olhos do mundo mais fácil será que abalem precocemente. Estarei enganado?

    ResponderEliminar
  3. Este vídeo é mais completo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=c5IFEXD5yss

    ResponderEliminar
  4. Mike, se lesses o post perceberias porque editei e coloquei o vídeo...

    ResponderEliminar
  5. Eu perdcebi, mas os "teleespectadores" do teu blog podem querer ver todos os golos, tal como eu.

    ResponderEliminar
  6. Esta parece-me ser de facto uma equipa de juniores muito interessante. A qualidade média dos jogadores parece-me ser bem elevada, a equipa parece ter uma boa organização colectiva, e o ritmo competitivo a que tem sido sujeita (quiçá exagerado) para estar a ter uma boa resposta. Parece-me haver alguns lapsos de intensidade, aqui e ali, mas confesso que só vi 3 jogos da equipa este ano, e de resto é normalíssimo para a idade dos jogadores. Não sei quantificar quanto do trabalho que se evidencia é obra do Sá Pinto, mas talvez alguém mais sabedor que eu possa dar-nos a sua opinião. De resto, jogadores como o João Mário e o o Mickael aparentam uma qualidade e maturidade incríveis. Noutros nota-se que há ainda arestas por limar, mas talento de sobra, como Betinho, Chaby, Bruma, Etock. A defesa parece-me ser o sector mais débil, mas isto também se nota mais nos momentos de desorganização que como já disse são próprios da idade. Haja esperança, muito trabalho de qualidade com estes miúdos, e a capacidade de no futuro muito próximo os integrar em equipas onde possam jogar e evoluir, de preferência juntos, claro (equipa B, será desta?). Se resultar, mesmo com os fair plays financeiros da uefa, teríamos o futuro mais que assegurado. Quanto mais não fosse teríamos algum desafogo financeiro à vista, porque será muito difícil segurar esta qualidade toda.

    SL,
    MTP

    ResponderEliminar
  7. MTP

    Clubes formadores como o Sporting só poderiam ver com bons olhos a aplicação do Fair Play financeiro. Seria talvez o regresso ou pelo menos algum nivelamento competitivo que a lei bosman veio destruir.

    A ideia parece-me excelente duvido é que venha a ter aplicação prática. As sanções estão por regulamentar há muito e não creio que a UEFA tenha força para "passar por cima do dinheiro" e ir ao fundo da questão.

    ResponderEliminar
  8. LdA

    Talvez não me tenha explicado bem. Concordo em abstracto com o primeiro parágrafo, mas é precisamente no segundo que está a questão fundamental. Como será implementada esta questão do fair play financeiro? Será que o Sporting poderá segurar por mais tempo e por valores aceitáveis as suas jóias da formação? Duvido. Se alguma coisa acontecer, talvez o dinheiro disponível venha a ser menos, e portanto seja menos atractivo para os jovens jogadores ir para o estrangeiro, mas as diferenças na dimensão do negócio futebol entre Portugal e as grandes potências levará sempre para longe os jogadores de qualidade extra, quiçá por menos dinheiro do que antes. Para o Sporting e restantes clubes portugueses talvez obrigue mesmo a um melhor aproveitamento desportivo da formação, porque os ganhos adicionais não são óbvios. Esta é uma vantagem interna que temos de saber aproveitar. Deve o Sporting ser um clube formador, praticamente o único que dá corpo à selecção nacional, sem proveitos desportivos próprios como vem sendo de há muitos anos para cá? Não, de todo! Há que saber integrar a classe média-alta da nossa formação na equipa principal, o que só é possível com bons treinadores e plantéis de qualidade, compreensão dos adeptos e tempo. Não temos tido nada disto há já largos anos ... esperemos que haja uma estratégia para o futuro próximo (e já agora que o estratega não seja o Sá Pinto, por muito que admire o seu sportinguismo, e por muito que deseje que de facto se faça um treinador à séria)!

    SL,
    MTP

    ResponderEliminar
  9. Oxalá se cumpra a profecia. Seguramente nao vai acontecer com todos mas que fiquem, que acabem de cumprir a sua trajectória e que singrem nos séniores mas sobretudo que continuem a ser sportinguistas.

    Só realçar um detalhe que poderia e deveria ajudar a valorizar ainda mais a vitórias de ontem. Quando Rodolf Borrell diz "estive no Barça e sei do que falo", o que em realidade está a dizer é que os muitos anos que trabalhou na formaçao do FCB, tendo descoberto, entre outros, Cesc Fábregas, e treinado a geraçao de 1987 (Cesc, Piqué, Messi...) lhe permitem colocar o talento e o potencial bruto do Sporting ao nível do melhor que já viu. E o melhor que ele já viu é também o melhor que muitos de nós já viram.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.