sábado, 28 de janeiro de 2012

Yanick vermelho, Liedson azul

São apenas rumores mas é impossível que eles não suscitem uma reacção aos sportinguistas. Confesso desde já o meu incómodo se algum deles ou ambos vierem a ser confirmados.

No caso de Yanick por ser um jogador formado no Sporting, e cuja ligação iniciada aos 15 anos foi interrompida de uma forma que não prestigia o clube. Yanick foi escorraçado aos assobios de Alvalade, declarado culpado sem qualquer remissão por um "crime" do qual estava longe de ser o autor e mentor. Se Domingos o punha a jogar, como aliás tinham feito todos os antecessores, o que poderia ele fazer se não jogar? Compreendendo a situação embaraçosa em que estava colocado e em que deixava o treinador, acabou por tomar a iniciativa de abandonar. 

O episódio rocambolesco da sua transferência só faz sentido por estarem envolvidos o clube que era (o Nice) e o jogador. Se o destino fosse um clube de top europeu o desfecho teria sido obviamente outro.

No entanto a noticia do ingresso no SLB levanta-me enormes dúvidas. Não vejo como Yanick possa lutar em pé de igualdade com os jogadores da frente de ataque da equipa de Jesus. A menos que o jogador deixasse as intermitências que o caracterizavam e seja "apenas" o melhor Yanick que conhecemos e que nos lembramos dos jogos com o mesmo SLB (5-3) Everton (3-0) e FCP (3-0), por exemplo. 

Liedson é um caso diferente. Saiu também por sua iniciativa do Sporting com o que parece ter sido o intuito de ser profeta na sua própria terra, o que conseguiu, ao ser peça fundamental no título do Corinthians. Mas, ao contrário de Djaló, era um ídolo em Alvalade, quase porta-estandarte de uma época carregada de sinais contraditórios,  entre taças ganhas e campeonatos perdidos, passando por uma final europeia. 

A possibilidade de representar o FCP dependerá, acima da capacidade negocial de PdC e da abertura do Corinthians, do lugar que quiser ocupar na história do Sporting e sobretudo na memória daqueles que o idolatravam.

11 comentários:

  1. Por acaso gostava de saber como está a situação SCP-Nice. O Nice já pagou?

    ResponderEliminar
  2. Ui, que vem aí a ultima semana do mercado de Inverno!!!

    ResponderEliminar
  3. O Liedson nc rejeitaria o Porto. Mais grave seria ir para o Benfica e mesmo assim ele trocou o Sporting pelo Benfica. Na altura valeu um acordo de cavalheiros entre direcções que levou o Benfica a rasgar o pré contrato com ele.

    Acreditem ou não, isto passou-se mesmo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Isto é o normal da imprensa portuguesa em véspera de jogo do scp. Rumores para desestabilizar. Afinal ainda se preocupam c a possibilidade de ganharmos jogo....

    ResponderEliminar
  5. Nunca compreendi porque correram com Yanick, com Silvestre Varela, com Torsiglieri, porque despacharam Liedson em troca duns míseros tostões, etc.
    Em contrapartida compraram alguns jogadores muito caros e que pouco rendem.
    O Porto foi buscar Varela completamente de borla e o Benfica (ou outro clube), talvez contrate Yanick de graça.
    Vamos esquecer o passado, mas não podemos continuar a fazer este tipo de "gestão" de ativos.
    Confio no atual Presidente (de início até não acreditrava nele).
    Se calhar, estas entradas e saídas de jogadores aos montes dão lugar a muitas comissões, digo eu.
    O Sporting deve manter nos seus quadros todos os jogadores que se afirmem como primeiras escolhas e, mesmo, primeiros reservas.
    Depois é só contratar em cada ano, não mais de 3 ou 4 jogadores de real valia e que tenham claramente lugar no plantel ou como primeiros reservas.
    Fica mais barato comprar 3 jogadores caros, do que 15 ou 16 jogadores baratos (mais os respetivos ordenados).
    Gostava muito que o Sporting tivesse um bom pavilhão para as modalidades (já não digo como o do Barcelona, mas com alguma qualidade).
    Algumas modalidades, designadamente o futsal, estão a ter cada vez mais adeptos e contribuem claramente para reforçar a imagem do Sporting.

    DUARTE

    ResponderEliminar
  6. sm17 (sportingnossograndeamor.blogspot.com)28 de janeiro de 2012 às 14:27

    Boas leão de alvalade. No caso do Liedson, penso que ele jamais iria para um rival do Sporting! O nosso clube é um dos que ele tem no coração, juntamente com o Corinthians. Já o Djaló, como tu disseste, não estou a vê-lo neste benfica, a não ser que seja para ir para o banco. Já agora e como diz o Mike, com ficou o pagamento do Nice?

    Se puderem adicionem o meu blog
    http://sportingnossograndeamor.blogspot.com/

    Cumprimentos,
    sm17

    ResponderEliminar
  7. O Liedson ter o Sporting no coração. Deixem- me rir. A memória do povo é curta.

    Quanto ao Djaló, boa sorte.

    ResponderEliminar
  8. Aos críticos de DP deixo um desafio, qual a equipa a apresentar amanhã ?

    ResponderEliminar
  9. São duas notícas em que pouco ou nada acredito mas se Djaló fosse para o Benfica, ou para o Porto como já foi noticiado anteriormente, seriam boas notícias para os seus rivais.

    Mas parece que este tipo de jogadores (1 jogo bom muito de vez em quando), continua a deixar saudades aos sportinguistas...

    SL
    José

    ResponderEliminar
  10. "patanisca disse...
    Isto é o normal da imprensa portuguesa em véspera de jogo do scp. Rumores para desestabilizar. Afinal ainda se preocupam c a possibilidade de ganharmos jogo...."


    E o mais grave é que há gente que se diz sportinguista que se serve dos blogues para propagar o que escrevem os jornaleiros, como se desconhecessem o procura esta gentalha e quais os fins que pretendem.

    Haja paciencia!...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.