sexta-feira, 17 de maio de 2013

Certificado de qualidade para o trabalho de Jesualdo

É praticamente certo que Jesualdo Ferreira encerrará a sua passagem pelo Sporting no final do mês. Já muito foi escrito sobre a matéria, ainda assim quero reservar a minha análise para quando o facto por assumido de forma oficial. Poupo-me a mim, aos leitores e, preocupação primeira, ao Sporting, que necessitava pouco ou nada deste burburinho. Ou de quaisquer outros.

Antecipo nestas pequenas linhas o pagamento de um tributo de justiça ao seu trabalho. O reconhecimento está expresso na pré-convocatória de Paulo Bento: André Martins, Adrien Silva, Cédric Soares, Miguel Lopes e Rui Patrício figuram nela.

Mesmo que apenas dois  venham a figurar na convocatória definitiva - o que seria injusto para André Martins, supondo que os 2 seriam Patrício e Lopes - ela atesta o conseguido por  Jesualdo em apenas 6 meses que foram, simultaneamente, dos dias mais atribulados que a memória há-de registar. Há 6 meses seria de todo impensável outro nome que não apenas o de Patrício. Isto diz muito do que foi feito por Jesualdo Ferreira. De fora ficam ainda Carrilo e Dier e Illori também convocados para as selecções. Ou o que é hoje Rojo e o que era antes.





12 comentários:

  1. Especialmente em Rojo já se nota uma grande diferença em relação ao principio da época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mike

      Não estou muito de acordo, penso que ele começou bem a época, aliás a parte defensiva, excluindo o d direito, só depois mais á frente é que com os resultados foi ficando mais ansioso

      Eliminar
  2. A não manutenção de Jesualdo é um erro cuja dimensão apenas poderemos avaliar lá mais para a frente. No Sporting parece que está instalada uma espécie do "Mito do Eterno Retorno". Por mais que se viva apenas se consegue repetir os erros já cometidos, sofrer as mesmas desiluções, voltar outra vez ao príncipio, voltar a trilhar o caminho do fracasso já percorrido e de novo anunciado. Jesualdo mostrou avant la lettre as ideias certas que devem norteae o futebol do Sporting. Os jovens que sustentaram a recuperação interrompida por Capela e Proença valorizaram-se como nunca. Jesualdo mostrou em seis meses ser o homem certo para promover o capital humano que abunda na Academia. Como se diz no post Paulo Bento faz-lhe justiça. Infelizmente quem dirige o Sporting parece não ter capacidade para se colcoar no mesmo patamar.

    ResponderEliminar
  3. Quem tinha capacidade era o Godinho, o Freitas e o Duque, que esbanjaram milhões em jogadores duvidosos e treinadores fracos, com os resultados que todos sabemos. Cambada de incompetentes!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Lda,
    A nao renovação do JF e muito mais culpa do próprio do que do Sporting.

    Eu sei que tu queres sempre criticar o que esta a ser feito, mas nao vale inventar a todo o custo.

    Apoia o Sporting!

    ResponderEliminar
  6. Transformar a não renovação de Jesualdo como um excelente acto de gestão Carvalhiano, em defesa da EXIGÊNCIA, GARRA, DETERMINAÇÃO, COMPETÊNCIA, "Sporting é dos sócios", "Sporting é nosso outra vez" e mais blá, blá, blá, só está ao alcance de técnicos de propaganda, oriundos de regimes ditatorias.
    É óbvio que só as pessoas acéfalas e, infelizmente, analfabetas é que podem aceitar/engolir isto.

    Ainda vamos assistir à manipulação de fotografias, onde aparecerá o BC a marcar o canto para a cabeça de Miguel Garcia em Alkmar, a transportar a Taça Século com os Violinos, no 11 inicial da equipa que, em Budapeste, venceu a Taça das Taças, a encher um pneu de Agostinho, a servir de lebre a Fernando Mamede em Estocolmo e a marcar todos aqueles livres que, até então, julgavamos ser do André Cruz. E acho que também fez parte da grande equipa de hóquei em patins.

    Triste, muito triste.

    E escusam de vir com a conversa de "lambuças", "croquete" e merdas dessas porque eu, ao contrário de muitos que para aí gravitam, sou sócio e voto. E, nos últimos actos eleitorais, não votei em nenhuma direcção que saiu vencedora. Como sócio posso ter alguma culpa no estado do "nosso" (ainda é o Sporting que todos apoiamos, não é?) clube, mas não foi por mim que as últimas direcções foram eleitas.

    ResponderEliminar
  7. Pedro sabes lá tu o que eu quero, não tens nenhuma lição de sportinguismo para me dar.

    ResponderEliminar
  8. Enorme erro na minha opinião a não renovação de JF. E acho fantásticas as "voltas" que muitos estão a dar ao texto para fazer crer que a culpa é do próprio e que BdC é um "master" de gestão desportiva.
    Enfim... Mais uma mudança de treinador, mais um começar do zero, quando já dávamos "ares" de estar a formar uma equipa organizada e de qualidade, sendo notória a confiança que os nossos jovens jogadores depositavam no professor!
    Mau acto de gestão, agravado pelo arrastar da situação.
    A ver vamos os próximas decisões. Que escolham bem o próximo treinador. O futuro do Sporting depende destas decisões.

    ResponderEliminar
  9. Jesus dixit quando negociava a ida para o SLB - “Querem um treinador para integrar a estrutura ou um treinador que pense a estrutura? Se for a primeira não contem comigo”. Ainda bem que não se lembraram de nenhum Milan Lab.

    Mal fora se ao fim de 3 décadas o papa não tivesse formado uma boa estrutura no Porto onde um treinador entra e vença. Sempre a mudar de direcção nenhum clube consegue consolidar uma estrutura, quanto mais uma boa estrutura. Que provas como dirigentes é que esta gente nova no Sporting já deu no futebol? Por isso é que Jesualdo Ferreira era tão importante no Sporting, na última etapa da formação, no treino, na comunicação, até na arbitragem, etc. Confirmam-no todos os dias os jogadores actuais e os que vão deixando o Sporting época após época sempre com queixas sobre a falta de profissionalismo ou ausência de estrutura no Sporting. Não vale a pena tentar desvalorizar a saída do professor, esta direcção vai perceber mais à frente o tiro de canhão que acabou de dar nos pés! Deviam estar calados, tentar aprender e deixar trabalhar quem já provou que sabe! Não houve humildade suficiente para bem do Sporting e ainda trataram logo de fazer a cama ao professor desde que entraram! Percebe-se que Jesualdo incomodava! Já vamos perceber porquê!

    ResponderEliminar
  10. Fico deveras impressionado com a capacidade de antecipação de cenários do universo sportinguista.

    Nem o profeta jeremias saberia dizer melhor...

    Pelas afirmações já aqui expressas podemos ter a certeza que o futuro do nosso Clube está mais que salvaguardado. Pelo menos está pejado de homens com visão.

    Valha-nos o santo maniqueísmo...

    SL

    ResponderEliminar
  11. Mas alguem mandou alguem embora ?

    Comparar as demissões de Domingos, Sá Pinto, Oceano e Vercauteren com o fim da ligação de Jesualdo ( que nem é despedido nem sai a meio da epoca) deve ser concerteza de uma brinquideira do autor do post.

    A estabilidade tem de directiva e essa estabilidade seria claramente posta em causa com um possivel afastamento e Inacio para que o Jesualdo pudesse ficar.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.