quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O "empréstimo" de 60 milhões e outros ajustamentos

Os clubes continuam a aproveitar a abertura do mercado para fazerem os seus ajustamentos e o Sporting não é excepção. Labyad, João Mário, Rinaudo e mais recentemente Salomão e Cissé já treinam nas suas novas equipas e outros se podem seguir. Os casos de Labyad, Rinaudo e João Mário já aqui foram comentados fica um breve ponto da situação e alguns comentários sobre o que se vai dizendo sobre os restantes. 

Diogo Salomão - regressa ao Coruña sem ter justificado a renovação de cinco anos. Não o justificou agora nem o seu histórico o justificava. Salomão já conheceu vários treinadores no Sporting e não conseguiu mais do que aparições esporádicas, acabando por não justificar ainda as razões da sua contratação. Poder-se-á dizer em seu favor que também conheceu os piores anos da história recente do clube, o que lhe pode ter limitado a evolução. A renovação por cinco anos dá-lhe o conforto de nem ter que se esforçar muito para chegar à pré-reforma. Mais tarde ou mais cedo tenderá a ser mais um problema para resolver do que uma solução.

Cissé - Acaba por lhe ver oferecida uma boa solução: um clube de primeira divisão e um treinador que já o conhece. Dificilmente lhe poderia acontecer melhor, uma vez que precisa acima de tudo de jogar e em Arouca tem as condições ideais para o fazer e atingir bom rendimento. Não tem grande concorrência e tem uma linha média muito capaz de lhe proporcionar oportunidades para fazer o que se pede a um jogador na sua posição: marcar golos. É bom lembrar que Cissé não tem escola e jogou muito pouco até hoje a um nível elevado. Mais do que uma certeza é sobretudo uma aposta, sendo difícil por isso de justificar a cláusula de 60 milhões. A menos que ele venha a evoluir de forma meteórica, aquele valor será ou não um problema para ele mas constituirá numa futura negociação/dispensa uma referência que deixa o clube exposto, como aliás já se viu agora no empréstimo. 

Jeffren - Tem-se falado muito no Rayo Vallecano como uma possibilidade de empréstimo/cedência definitiva. Como é óbvio nem jogador nem clube ganham nada com a actual situação. A capacidade negocial do clube está consideravelmente reduzida pelo histórico recente do jogador. Também não ajudou nada o facto de estar encostado sem uma justificação, contribuindo para o adensar dos rumores sobre o seu profissionalismo. Ora, como se imagina, tal não constitui propriamente um chamariz para clubes compradores.

Betinho - Desde ontem que circula a noticia de um possível empréstimo. Uma boa solução, uma vez que o jogador vai dando indicações de precisar e merecer novos e mais exigentes desafios. Que só fazem sentido se lhe proporcionar tempo de jogo. A não ser assim mais vale que continue a jogar na equipa B. Estes comentários são a propósito da possibilidade de Betinho ir para Setúbal. A equipa de Couceiro tem um dos melhores pontas-de-lança dos "não-grandes" (Cardoso), e foi buscar há dias Zequinha. Setúbal será mesmo uma boa solução para Betinho?

Nuno Reis - Continua-se a falar na sua saída e mesmo a titulo definitivo. A confirmar-se fica alguma perplexidade pela sua falta de afirmação no clube onde se formou e onde tem um curriculum muito bom, gozando também de uma boa imagem como homem e profissional. Tudo isto sem que se lhe tenha dado uma verdadeira oportunidade. Fica a interrogação. Quem diria que a promessa de grandes centrais por muitos anos, quando olhávamos para ele, Pedro Mendes, Illori, Dier, Tobias Figueiredo parece cada vez mais difícil de concretizar?

Ricardo Esgaio - Um dos nomes mais falados como possibilidade de ascender ao plantel principal. A acontecer, tal sucederá muito mais pelo que Leonardo Jardim projecta dele do que pelo tem andado a fazer. Tal como disse aqui a semana passada, o futebol da B, pese a boa carreira que a classificação geral espelha, está longe de encantar pelo futebol jogado, não havendo talvez por isso qualquer jogador digno de destaque ou que denote grande evolução.

Elias: Já depois de redigido o post (ontem) a noticia de hoje (confirmada na Bola, geralmente muito bem informada do que se passa no seio do Sporting actual) é a conclusão do negócio com o Flamengo por 6 milhões de euros/50% do passe. A confirmar-se seria o negócio do século. Não porque o jogador não tenha valor, mas porque estas verbas não são muito comuns de registar em movimentos de regresso de jogadores brasileiros aos clubes do seu país.

3 comentários:

  1. São ajustamentos normais.

    Cisse e Betinho são 2 jogadores com elevado potencial - acho que devemos estar satisfeitos por ter formado e contratado um e outro. Espero realmente que joguem e partilho um pouco a apreensão em relação à utilização de Betinho no Setubal se for esse o destino

    Nuno Reis tem vindo a perder importancia no Sporting - chegou a ser visto como o mais promissor DC da formação, mas por alguma razão, foi ultrapassado por Pedro Mendes, Dier Ilori e até Semedo - já não se espera que seja uma figura do Sporting e se recebermos 1M - está excelente e seria ainda mais excelente se fizéssemos um negocio equivalente com Salomão.

    Em relação a Elias nem vou dizer nada para não azarar o processo - vou só ficando atendo ao site do Sporting.


    ResponderEliminar
  2. Faltam 7 dias e umas horitas... É muita 'coisa' para resolver e o tempo escasseia.

    Perplexidade com Salomão... E Jeffren. Surpresa pela situação de Nuno Reis. Boa solução para o Cissé: cabe-lhe responder nos treinos e nos jogos em Arouca...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Diogo Salomão - Efectivamente muito dificil perceber o porque de ter renovado...era esperado que saísse.

    Cissé/Betinho - Jogadores jovens que precisam de competir, e que podem vir a ser mais valias futuras. Cissé vai para ao pé de quem o conheçe bem, e betinho vai ser treinado por um Sportinguista/ex candidato a presidente, pode ser que isso ajude. Alias penso ser por isso que se dá esta aproximação ao Sporting.

    Jeffren- Nao sao os ultimos seis meses que esteve sem jogar que afastam possiveis compradores. Sao os outros 2 anos em que podia jogar mas só aguentava dois jogos seguidos(e mal), ou entao o facto de abandonar o campo com os jogos a decorrer....

    Nuno Reis- Efectivamente poucas oportunidades foram dadas a este rapaz, e o porque nao sei. Se foi falta de evolução ou outra coisa qualquer...Tenho esperança em Dier, ruben semedo entre outros. Os outros dois meninos que quiseram fugir...(Ilori e pedro mendes)....so posso dizer que o karma é uma coisa lixada...subiram bem na vida.

    Ricardo Esgaio - Muita Esperança neste rapaz. Não creio que seja inferior ao wilson eduardo,

    Elias- 6 milhoes? Era um sonho. Se quisesse jogar à bola, se quisesse ser humilde e com a qualidade que tem, ia ser uma grande contratação para nos. Mas ja esta queimado, por isso o caminho é so um.


    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.