sexta-feira, 24 de julho de 2015

Chegar à final foi o Cabo dos trabalhos

O primeiro jogo a sério de preparação de uma equipa é muito pouco para se formarem opiniões definitivas. Do jogo que o Sporting disputou há pouco no Torneio da Cidade do Cabo ficam as ideias principais a nível colectivo:

- Preferência inicial de JJ por uma solução de maior segurança, escolhendo uma linha de continuidade na constituição da equipa com opções por jogadores que lhe davam garantias de segurança na posse e condução da bola.

- Defesa alinhada e subida e a reagir nem sempre bem à necessidade de encurtar espaços ou recuar.

- Muitas dúvidas sobre se será esta a dupla que jogará logo a seguir à defesa. Muitas perdas de bola no momento de construção, quer de João Mário quer de Adrien.

- Preocupação permanente da generalidade dos jogadores em oferecer uma solução de passe ao condutor da bola.

- Rápida reacção à perda de bola logo no momento da perda nas zonas mais avançadas do terreno.

- Maior número de jogadores nas zonas centrais do ataque, com maior proximidade entre todos.

A nível individual e entre os jogadores que já estavam no clube:

- Patrício já em grande forma, chegamos à final graças a ele.

- Paulo Oliveira começa no mesmo registo em que acabou a época, isto é, falta apenas saber quem joga o lado dele no centro da defesa.

- Acredito que não seja consensual mas o jogo de hoje prova que uma equipa que luta para ser campeã precisa de ter um ponta-de-lança com estatuto de titular com um nível de eficácia superior à de Slimani, 

- Apesar do valor indiscutível parece-me que ainda é cedo para considerar Gélson Martins como uma solução para a titularidade.

A nível individual e entre os jogadores que chegaram ao clube:

- Naldo parece ser um nome a considerar no imediato, ao contrário de Ciani.

- Gutierrez teve poucas oportunidades para mostrar muito mais do que um bom remate e a capacidade de descer para ajudar na construção.

3 comentários:

  1. Se não tem sido o Patricio o resultado poderia ser outro, com centrais de um nivel muito baixo vai ser bonito.

    ResponderEliminar
  2. Os centrais são os mesmos do ano passado o esquema de jogo é que ê mais ofensivo, e a ausência de WC piora tudo...

    Veremos como JJ vai tentar melhorar a equipa defensivamente sem por em causa os bons princípios ofensivos que a equipa já evidenciou.

    ResponderEliminar
  3. "- Acredito que não seja consensual mas o jogo de hoje prova que uma equipa que luta para ser campeã precisa de ter um ponta-de-lança com estatuto de titular com um nível de eficácia superior à de Slimani."

    O slimani é tosco, e por vezes um bocado burro. mas ineficaz? isso é absurdo, e nem tem que ver com opinião; ou se é, ou não se é.
    Se descontarmos os penaltis (é o adrien que os marca), o slimani é o jogador com melhor rácio de golos/minuto no campeonato desde o falcao (estou a contar com jackson e cardozo).
    É um jogador que tem uma facilidade invulgar em arranjar oportunidades claras, por isso falha muito...e por isso marca tanto. É preferível um avançado que falhe 20 e marque 10 do que um que falhe 0 e marque 1.
    Regra geral: "há dois tipos de avançado: os que falham muito e os que não marcam golos".

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.