sexta-feira, 24 de julho de 2015

Eleições para a Liga: alianças e contra-alianças

Para um adepto de futebol é difícil de perceber que interesses motivam as alianças que se formam por altura da disputa de poder,como são as eleições para a Liga ou FPF, por exemplo, e que depois tão depressa se esfumam. Habitualmente, a impressão que fica é que de todos os interesses em disputa, e apesar das frases bonitas de ocasião, é que o futebol e as suas conveniências são o ultimo item de uma extensa lista.

Por exemplo:

- Que outro interesse teve a associação de SLB e FCP para eleger Luis Duque, que não fazerem uma demonstração de força e afrontarem o Sporting?

- Como é que o Sporting tentou defender a permanência do anterior presidente da Liga perante a evidência do descalabro da sua acção?

- O recente divórcio de SLB e FCP mais não é do que a confissão da mudança do centro de poder que se situava algures no final da VCI para a Segunda Circular,em frente ao Colombo?

- Ver o FCP e o Sporting a apoiarem o mesmo candidato não é tão estranho como esperar que o azeite e a água se fundam num só liquido?

- Se era imaginável que, pelas razões conhecidas de todos, que o Sporting não apoiasse Luís Duque, que razões objectivas tem o Sporting para confiar em alguém com o passado de Pedro Proença?

- Em matéria de alianças é mais confiável LFV ou PdC?

- Apesar de tudo, a Liga não tem o poder de outrora pelo que não seria mais "normal" que se reconhecesse o indiscutível bom trabalho de Luís Duque na recuperação económica e do prestigio da instituição do que apoiar um candidato cujas qualidades são uma incógnita?

13 comentários:

  1. "o indiscutível bom trabalho de Luís Duque na recuperação económica"... acho que estamos com falta de memória de como é que a recuperação económica (discutível) foi feita...

    ResponderEliminar
  2. boas.

    o Sporting sempre teve um plano e um perfil de candidato. o porto é que decidiu vir atrás. sugeres que, para evitar o porto, sejamos incoerentes e mudemos o nosso plano original?

    já agora, o que consideras ser um bom trabalho da liga?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um candidato que roubou tanto o Sporting como árbitro, mas como é amigo do BdC, este descaradamente, pôs o Sporting em segundo plano e apoia o amigo, como já fez com outros.

      São mais uns sapos que os brunistas terão que engolir, mesmo que digam o contrário.

      Eliminar
  3. Nem vou comentar o que você diz ser um indiscutível bom trabalho. Será a sua opinião.
    Agora, como é que o Sporting podia apoiar o Luís duque ? Com que objectivos e que ele foi lá parar ? Já se esqueceu do mal que esse indivíduo, juntamente com outros, fizeram ao Sporting ? Já se esqueceu do célebre cheque e vassoura ?

    Isto não é mais do que uma luta de poderes entre Porto e Benfica. Só não percebi porque é que o pinto da costa mudou de opinião. Mas talvez venha a perceber no futuro.

    MLV

    ResponderEliminar
  4. MVL, tenho tanta confiança em Duque como em Proença. Talvez menos até no segundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não morro de amores pelo Proença. Só que neste caso, há 2 factores
      1 - Luís duque é corrupto, vigarista. Prejudicou o Sporting durante tempo de mais e aceitou este lugar na liga por provocação.
      2 Pedro Proença, não tem o apoio de Jorge Mendes. Só por isso já têm o meu apoio.

      MLV

      Eliminar
  5. Quanto ao trabalho na Liga basta conhecer os factos, como era a situação que encontrou e que deixa ao fim do pouco tempo que lá esteve.

    ResponderEliminar
  6. De onde veio o "apoio" para a recuperação económica preconizada (não consigo escrever isto sem me rir) por Duque?
    Qual a contrapartida pelo financiamento que Duque assegurou?
    Em que medida Duque assegurou a sustentabilidade da Liga?
    As receitas que Duque conseguiu são estruturais? Podem renovar-se no futuro? Requerem algum tipo de contrapartida?
    Quem e porquê secou as fontes de financiamento que levaram, também, à queda da presidência anterior?
    Acerca de Proença só podemos especular. Já no que respeita a Duque, basta um pouco de memória e análise para podermos chegar a uma conclusão informada. Apoiar Duque seria, para o Sporting, absurdo. Para o Benfica, será mais um passo rumo ao "tri". PdC percebeu isso e prefere uma nova mão, incerta, a uma mão que já sabe ser perdedora.
    O Sporting tem de continuar o caminho iniciado há dois anos (sublinho: há dois anos), o qual será longo e exigente. Porém, num país pouco sério, numa Liga pouco séria e num desporto pouco sério, não há outra alternativa. Resta esperar que os adeptos dos clubes pequenos, que aceitam a condição de minions do regime biclubístico que tem governado o futebol português, passem a gostar efectivamente dos seus clubes, em vez de serem de um dos grandes, a título de compensação pela crónica falta de competitividade a que estão obrigados.

    ResponderEliminar
  7. entre trabalho feito quer nos estatutos, quer nos patrocínios ( alias comparar o que está agora com o que esteve com mario figueiredo lá, não tem nada a ver.

    quanto ao proença, sabemos que é contra o sorteio dos árbitros, agora alguém sabe o que ele pretende para a parte da sustentabilidade, competições, patrocínios, direitos televisivos, etc?

    é que na CI dele basicamente disse zero sobre isso.

    neste momento so existem 2 argumentos para o Sporting apoiar o Proença e não sei qual deles o "melhor":

    1- a amizade do presidente com ele

    2- o ego e o orgulho não deixarem votar/apoiar o duque, por isso o dar um cheque em branco seja a quem for que não é o duque

    ResponderEliminar
  8. LeãoIndefectível10A24 de julho de 2015 às 17:48

    Eu ia comentar com seriedade, mas depois vi isto:

    "Apesar de tudo, a Liga não tem o poder de outrora pelo que não seria mais "normal" que se reconhecesse o indiscutível bom trabalho de Luís Duque na recuperação económica e do prestigio da instituição do que apoiar um candidato cujas qualidades são uma incógnita?"

    E não posso, em boa consciência, fazê-lo.

    ResponderEliminar
  9. MVL, tenho tanta confiança em Duque como em Proença. Talvez menos até no segundo.

    ResponderEliminar
  10. Escrito pelo nosso amigo Leão de Alvalade em outubro do ano passado "Como já aqui havia dito anteriormente, não acredito nos frutos do auto-isolamento que direcção do clube parece preferir."
    http://anortedealvalade.blogspot.pt/2014/10/luis-duque-e-o-regresso-do-sporting-ao.html
    Para bom entendedor, meia-palavra basta.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.