segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

O que Rogério Alves e Frederico Varandas ainda não perceberam?

Vivemos tempos extraordinários em que pessoas "normais" e sãs são insultadas para serem levadas ao colo até aos altares outras com claros sintomas de perturbação e desequilíbrio. Que haja em grandes organizações pessoas desequilibradas e que haja quem as siga não constitui nenhuma surpresa. 

Surpresa, essa sim, é das pessoas sãs, inteligentes e equilibradas que não apenas lhes sustentam os sonhos de poder pessoal como ainda as alimentam e forneçam todo o tipo de teorias alternativas para construção de álibis, que as evidências e a realidade se encarregam de desmentir.

O Sporting é hoje um clube profundamente fracturado e essa asserção nada tem a ver com o clube das quintas e quintinhas em que sempre viveu. É um fenómeno novo, muito semelhante ao que se pode assistir em muitas organizações e até países. Resulta da radicalização, do abandono das normas, convenções e até dos estatutos, como é o caso do Sporting, provocando um fosso profundo que impede qualquer acordo ou entendimento básico. 

Não há união possível com quem não deseja outra coisa que não a capitulação total sob os seus interesses e desígnios, custe o que custar. Não há resultados eleitorais válidos, não há respeito pelas regras ou vontades expressas pela maioria. Enquanto elas não forem as que dão jeito ao projecto de apropriação de poder serão sempre afrontadas por teorias alucinadas de golpes e conspiração. 

De tudo isto o que é que Rogério Alves e Frederico Varandas e o CFD ainda não perceberam?

2 comentários:

  1. Desta vez, caríssimo, concordo com algumas coisas e não concordo com outras.

    Concordando com a ideia expressa relativamente á radicalização e tentativa de tomada do poder, não concordo que seja um fenómeno novo nem que tenha nascido em 2013. Antes pelo contrário. E muito menos concordo que o desrespeito pelos sócios tenha nascido nessa altura. Alias, dou-te dois exemplos: tu ou eu aprovamos as sucessivas vendas de capital social da SAD e tomadas de participação por terceiros? Tu ou eu aprovamos a mudança do símbolo mais sagrado do clube: o emblema?

    Mais acrescento, as tentativas de conquista palaciana do poder e as manobras de bastidores são um exclusivo dos apoiantes de BdC? Não me parece, Basta lembrar o nome José Maria Riccardi. Quem é mais perigoso, para Varandas? BdC ou Riccardi? Responda quem quiser... E nem vou falar de todos aqueles que conspiravam contra BdC e ainda nem tinha havido eleições e já traçavam todos os quadros negros contra Varandas e espreitam o primeiro deslize para morder.

    Também não concordo com ideia de Varandas (tenho gostado muito destes meses de presidência) e Rogério Alves (não simpatizo nem um pouco com ele, mas foi eleito e respeito-o como tal) estarem a dormir. Varandas, alias, expressou bem o que pensa na entrevista ao Expresso. Mas, sabe bem que para pacificar tem de estender pontes e até por isso acho que tem estado muito bem. Liderar é muitas vezes ter paciencia, engolir sapos e saber aos poucos chamar as pessoas a nós, pela razão e pela calma. E este Presidente deve continuar a fazer isso e não ser um vingador, porque todos os sportinguistas vão ser necessários no futuro e não nos podemos de dar ao luxo de excluir alguns só porque queremos sangue e vingança contra coisas em que até possamos ter razão. Como está escrito na Bíblia "quem nunca errou que atire a primeira pedra"!

    José Gomes (JG)

    ResponderEliminar
  2. «Não há resultados eleitorais válidos, não há respeito pelas regras ou vontades expressas pela maioria...» Isso só serve para agora?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.