segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Keizer faz prova de vida

Não podia ter expectativas mais baixas para o encontro que nos ia opor aos arsenalistas de Braga. O jogo com o Villareal havia-se encarregado de as esvaziar, tão amorfa que fora a exibição. Keizer porém resolveu preparar-nos uma surpresa mostrando uma faceta criativa que não parecia possuir. Mas talvez o mais surpreendido de todos tenha sido Abel, de tal forma que a nossa superioridade haveria de se manter pela generalidade do tempo de jogo. 

A verdade é que o jogo começou a ser ganho precisamente na quinta-feira, quando o treinador holandês resolveu fazer descansar grande parte dos titulares no jogo com os espanhóis. A estratégia é discutível, obviamente, mas a verdade é que, quanto mais não fosse pelo brio e pelo orgulho, o jogo de ontem era o mais importante. Mas o plano foi tão bem arquitectado e tão bem desempenhado pelos jogadores que pareceu termos de volta o Keizer Ball com uma variante até agora inédita, que alguns diziam que não era possível: estava pela frente um adversário poderoso. Ganhamos, com este vislumbre da sagacidade de Keizer, um novo fôlego para a esperança que já começava a definhar. 

Saliente-se que o acerto na escolha táctica contou com a indispensável atribuição de funções adequadas ao sucesso dos jogadores, oferecendo-lhes assim a possibilidade de mostrarem maior qualidade do que a que vínhamos observando. Essa é afinal a função do treinador e é o inverso do que se vinha sentindo e que me levou a escrever isto no último parágrafo do post anterior: "podemos discutir a qualidade individual de alguns jogadores mas até aí o trabalho de Keizer está a falhar: um bom treinador potencia a qualidade dos jogadores, mas a consequência directa das suas opções  tem resultado na exposição dos seus defeitos." Ontem até Gudejl e Diaby pareceram outros.

Os próximos jogos serão um observatório interessante para aferir que efeitos teve esta vitória tão categórica nos níveis de confiança da equipa e que reacções provocará nos adversários. Mas sem dúvida que a nota mais importante a reter foi a prova de vida que Keizer acabou por realizar. Se é verdade que ele ainda nos está a conhecer a nós - clube, cidade, país, competição - ficou no ar que também o vamos ter que o conhecer melhor.


6 comentários:

  1. Depois de anos de incompetência com Soares Franco, Bettencourt e Godinho Lopes, os sportinguistas já deviam saber o que valia o Varandas = Zero!

    Sem competência para o cargo, sem capacidade de articular um discurso coerente e perceptivel, rodeado de gente que cheira a mofo, gente que cheira a 2012/13.

    E não duvidem que é esse o caminho que o Sporting segue novamente, vendendo tudo o que tenha calor e reforçando-se com cepos sem qualidade nenhuma para vestir a nossa camisola.

    Obrigado aqueles que votaram nesta m****!!!

    ResponderEliminar
  2. O "problema" do Sporting é à muito conhecido, começa nos próprios adeptos(sem cultura desportiva, nem tão pouco de EXIGÊNCIA) e acaba a nível directivo (conseguiram fazer o INIMAGINÁVEL, destituir A única direcção que obteve LUCROS consecutivos)...por isso, agora é AGUENTAR!!!!

    ResponderEliminar
  3. O actual treinador do SPORTING diz isto:
    Falar em Obrigação é demais ?!

    Se duvidas tivesse acabei de as dissipar.
    Este arvela não tem perfil para um Sporting ambicioso.
    Peguem nesta encomenda e mandem-no de volta para a terra dos camelos que é lá o lugar dele e vão buscar o Silas.
    Só que o Silas não papa grupos de medicos e enfermeiros mandarem nele.
    Se a atual direção for ambiciosa, era o que fazia imediatamente, empandeirar esta besta e contratar o Silas que se está já habituado a sobreviver em cima de destroços, logo aqui encaixava perfeitamente e é Sportinguista, tem mais isso.

    ResponderEliminar
  4. Zé, vais-me desculpar discordar frontalmente da seguinte afirmação do post "...mas a verdade é que, quanto mais não fosse pelo brio e pelo orgulho, o jogo de ontem era o mais importante"!

    Não, não era. O campeonato (2 primeiros lugares) está mais que perdido e era importantíssimo agarrarmo-nos ao que ainda temos como objetivo: Taça de Portugal e Liga Europa. Obviamente que gostei do resultado e da exibição de anteontem, mas...infelizmente chegou 72 horas atrasada. Fazer descansar jogadores quinta feira para ganhar ao Braga, numa prova perdida, fazendo perigar um objetivo ainda de pé, só mostra total falta de sentido estratégico. Do Treinador (no fim desta época exijo a sua saída) e da administração que não lhe diz nada e o deixa fazer isto. Quinta feira também vai poupar jogadores para o campeonato perdido????

    Absolutamente deplorável!

    José Gomes (JG)

    ResponderEliminar
  5. Estão raivosos... os brunecos. Aparecem sempre que o SCP vence ( e convence) a debitar discursos cheios de ódio. Espero que apareçam muitas vezes! É bom sinal para o SCP!

    ResponderEliminar
  6. Quando o desempenho oscila entre o 8 e o 80, qual é a melhor decisão?
    AGUENTA...
    Saudações leoninas

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.