segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Modalidades: fim-de-semana vitorioso

Autor: 8
A semana “começou” na terça-feira com a nossa equipa de andebol a receber no PJR os austríacos do Alpla HC Hard e a vencer por 31-30. Começámos bem, mas após o 5-3, os nossos adversários com uma defesa 6-0 formada por jogadores muito fortes e com uma excelente circulação atacante e um bom trabalho dos pivots, foi dominando o marcador sempre até alcançarem os 8-13, altura em Ricardo Costa pede um timeout e Gaspar entra para a nossa baliza e aos poucos fomos recuperando até atingirmos o empate a 14, continuando o jogo equilibrado até ao intervalo em que se verificava um empate 18-18. O Sporting entrou bem na segunda parte e aos poucos foi ganhando vantagem graças à grande exibição de Manuel Gaspar, e da boa circulação em ataque da nossa equipa a libertar muitas a vezes os pontas, originando que a menos de 9 minutos do final ganhávamos por 5 golos de diferença (30-25). 

Nesta altura o técnico da equipa austríaca pediu um timeout e após isso, quando o jogo recomeçou, conseguiram anular o nosso domínio e foram-se aproximando perigosamente no marcador. O Sporting só conseguiu marcar mais um golo, a menos de 4 minutos do fim, e aos 29’35” de jogo os austríacos reduziram para 31-30, ficando a nossa equipa com 20 segundos para gerir. Os adversários apareceram com uma defesa homem-a-homem todo o campo, e a 9 segundos do fim Ricardo Costa pede um timeout para acalmar os nossos jogadores e definir como “gastar” os segundos finais. Mas aos 4 segundos Natan passa mal a bola, que é interceptada, mas quando, desesperadamente, o Hard vinha para o contra-ataque Francisco Tavares conseguiu recuperar a posse de bola e… o encontro terminou. Kiko com 7 e Folqués com 6 golos foram os melhores marcadores da equipa, mas Manuel Gaspar com algumas defesas “impossíveis” foi o grande garante da nossa vitória.

No sábado a nossa equipa recebeu o Académico de Viseu, equipa nitidamente mais fraca e que terminou com a nossa vitória por 39-19. Depois de um equilíbrio inicial, muito por acção do guarda-redes visiense que até aos 4-3 a nosso favor, cerca dos 10 minutos de jogo, tinha conseguido defender 3 livres de 7 metros e dois remates aos 6 metros, disparámos e fomos ganhando vantagem até atingirmos os 16-7 ao intervalo. Nesta primeira parte uma situação desagradável: Aos 11 minutos Edmilson, ao regressar ao chão depois de uma simulação de remate sem oposição, lesionou-se com alguma gravidade, tendo abandonado o campo nos braços dos companheiros não voltando ao jogo. Esperemos que recupere rápido. Uma segunda parte que confirmou tudo o que o jogo tinha demonstrado na primeira e que provocou um descanso a alguns dos nossos jogadores mais utilizados, atendendo a que na próxima terça-feira 1 se deslocam a Espanha para defrontarem a fortíssima equipa do Granollers, para a 2ª jornada da Liga Europeia da EHF. Mamadou Gassama com 6 golos foi o nosso melhor marcador.

Também o futsal começou os seus jogos a meio da semana na Croácia, com o início da disputa do seu grupo da UEFA Futsal Champions League onde defrontou duas equipas croatas e uma equipe cazaque. No primeiro jogo, na quarta-feira, defrontou o MNK Futsal Pula num jogo que serviu de adaptação ao piso e à bola, e que vencemos por 5-3. Falo da adaptação à bola porque nesta competição não há bola oficial e de entre as diferentes marcas a bola é escolhida pela equipa da casa, havendo sempre pequenas diferenças entre cada marca. Foi um jogo complicado contra uma boa equipa, com um excelente guarda-redes e que complicou muito o jogo da nossa equipa. A nossa equipa esteve sempre empatada ou a vencer por 1 golo, e, exceptuando 13 segundos após o quarto golo, apenas a 2’22” do fim conseguiu passar para dois golos de vantagem, após um bom remate de Pauleta.

Na quinta-feira defrontámos o Ayat FC, a equipa cazaque, vinda de um empate (2-2) na véspera com o Novo Vrijeme, a equipa de Makarska, cidade onde se disputou este grupo, que não resistiu a uma excelente 1ª parte da nossa equipa, que atingiu o intervalo a vencer por 5-1. Uma segunda parte mais tranquila permitiu o resultado final de 7-1.

No sábado na terceira e última jornada defrontámos a equipa da casa, o Novo Vrijeme, vencendo por 7-0, com 5-0 ao intervalo, e tal como no jogo anterior com uma excelente 1ª parte e mais tranquilidade na 2ª, garantindo o 1º lugar no Grupo e o estatuto de cabeça de série na Ronda de Elite, a fase seguinte da UEFA Futsal Champions League. No total dos 19 golos obtidos pela nossa equipa ao longo do torneio, Hugo Neves com 4 e Pauleta e Zicky com 3 cada, foram os mais concretizadores.

Também a equipa de basquetebol iniciou a semana na quarta-feira num jogo da 3ª jornada do nosso grupo da FIBA Europe Cup, perdendo na Finlândia com o Karhu Basket por 85-104, com uma péssima arbitragem, que além de uma desigualdade de critérios ao nível técnico, ainda conseguiu enervar os nossos atletas de tal modo que conseguiram marcar 7 faltas técnicas, desqualificando 2 jogadores leoninos com a segunda falta técnica. O jogo foi equilibrado até meio do primeiro quarto (13-13), mas a partir dai até ao final do quarto sofremos um 3-18 que originou um 16-31 no fim do período. No segundo quarto estivemos melhor conseguimos vencer por 3 pontos (24-21) chegando ao intervalo a perder por 12 pontos (40-52). No terceiro quarto novamente os finlandeses conseguiram alargar a diferença para 55-74, ajudados pelas 9 faltas pessoais e as 3 faltas técnicas assinaladas contra a nossa equipa neste quarto. O quarto final foi equilibrado (30-30) originando o resultado final. Não pensamos que a equipa adversária seja muito melhor que a nossa, mas defendem com uma agressividade extrema que os árbitros não castigavam, tendo um critério oposto em relação aos nossos jogadores. Fenner com 21 pontos foi o nosso melhor marcador.

No sábado a nossa equipa deslocou-se a Ovar vencendo a equipa local por 94-72. Um jogo sempre controlado pela nossa equipa que venceu os quatro quartos, os primeiros e terceiros por 4 pontos e o segundo e quarto por 7. Lovett foi o melhor marcador com 24 pontos. Um bom resultado numa deslocação sempre difícil, sabendo-se que a equipa vinha de uma deslocação longa e difícil e que vai para outra longa viagem até à Polonia para defrontar na próxima quarta-feira 2 o Wloclawek no início da 2ª volta do nosso grupo da FIBA Europe Cup.

A equipa de voleibol regressou ao PJR para receber a AA São Mamede e voltou às vitórias. Durante a semana houve acordo para a saída de Gersinho, sendo a equipa orientada neste jogo por José Seixas. Foi uma vitória fácil por 3-0 com os parciais de 25-17, 25-16 e 25-18. A próxima jornada trará a visita na terça-feira 1 a Espinho para defrontar a Académica local, onde ainda brilha o “nosso” Miguel Maia.

Também a equipa feminina esteve brilhante este fim de semana com duas vitorias, uma delas muito importante. No sábado recebeu no PJR o Club Sports Madeira e venceu facilmente por 3-0 (25-11, 25-18, 25-14). No domingo as leoas deslocaram-se à Luz e regressaram com uma brilhante e importante vitória por 3-1 (25-22, 15-25, 26-24 e 25-18). A nossa equipa entrou bem no 1º set, mas no 2º como que relaxou, possivelmente a guardar forças para os 3º e 4º sets. O 3º set vencido nas vantagens e um 4º set dominador que permitiu o 3-1 e a correspondente vitória das nossas leoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.