quinta-feira, 27 de abril de 2023

Modalidades: revista da semana

autor: 8

 
No sábado os leões do voleibol encerraram as contas da Liga Una Seguros, o seu campeonato nacional, garantindo o terceiro lugar final ao vencerem o Leixões, na 2ª mão da disputa dos 3º e 4º lugares, e que, ao mesmo tempo apurava para a final da Taça Fundação. Foi uma vitória por 3-1 com os parciais de 27-25, 25-21, 18-25 e 25-19. No primeiro set os leões começaram bem, com os 3 primeiros pontos, vantagem que se foi mantendo mais ponto menos ponto até aos 15-12, altura em que os leixonenses reagiram até obterem o primeiro empate aos 15 pontos. Dá-se um novo avanço leonino que atinge os 20-17, que se vai mantendo até aos 24-21, altura em que uma forte reacção dos nortenhos pôs o resultado em 24-25, obrigando os leões a ganharem concentração para conseguirem os 27-25 no final do set. O segundo set começou equilibrado até aos 7-7, quando os nossos jogadores conseguiram uma vantagem de 3 pontos para 10-7, que foram gerindo e aumentando até aos 5 pontos nos 19-14, quando o Leixões conseguiu recuperar para 19-18, obrigando a nossa equipa a reagir até aos 21-18, vantagem que se foi mantendo até aos 25-21 finais. O 3º set foi equilibrado até aos 9-10, altura em que os forasteiros abriram para 9-13 e aumentaram até aos 12-18. Os leões ainda recuperaram para 16-19, mas novo arranque leixonense permitiu-lhes a vitória no set por 18-25. O 4º set começou muito mal para o Sporting com um 1-6 inicial. Os nossos jogadores foram reagindo até conseguirem empatar a 11e a partir daí o set foi equilibrado até aos 17-16, quando os leões dispararam até aos 21-16, terminando o set com 25-19, ganhando assim o jogo por 3-1, garantindo o 3º lugar final. No sábado 29 vão os leões do voleibol até Esmoriz para disputar a 1ª mão do playoff da final da Taça Federação.

As meninas do voleibol foram ao Dragão visitar o AJM/FC Porto no 2º jogo da Final do playoff da Liga Lidl, e saíram derrotadas por 0-3 (16-25, 20-25 e 18-25) sendo a segunda derrota desta final, à melhor de 5. Confiemos nestas meninas que vão no sábado 29 novamente ao Porto para tentar adiar a decisão do campeonato.

A equipa de basquetebol foi até Oliveira de Azeméis para num jogo a contar para a 9ª, e penúltima, jornada da 2ª fase da Liga Betclic, defrontar a Oliveirense, 4º classificado desta fase da Liga, e sempre muito difícil no seu pavilhão e regressou com uma vitória por 87-79. Foi um jogo muito equilibrado no primeiro quarto onde as vantagens nunca passaram os 2 / 3 pontos para ambos os lados terminando com uma vantagem de 2 pontos para o nosso lado (22-20). No 2º quarto a nossa equipa começou muito bem, passando a maioria do quarto na frente do marcador por 8, 9 e até 10 pontos (36-26), mas uma forte reacção dos visitados permitiu uma recuperação de 41-32 para 43-39 com que atingimos o intervalo. Após o intervalo voltou a nossa equipa a começar bem, rapidamente conseguindo uma vantagem de 15 pontos (56-41), que se foi mantendo cerca destes valores atingindo o fim do quarto com 71-59. O 4º quarto foi o quarto onde a Oliveirense começou muito bem, e conseguiu virar o marcador para 75-77, resultado que estava a menos de 4 minutos do final, mas nessa altura a nossa equipa acordou, e com um final de 12-4, estabeleceu o resultado final. Marcus Lovett com 18 pontos, Eddy Polanco com 17 e Diogo Ventura com 15 foram os nossos principais marcadores num jogo onde reapareceu Travante Williams após alguns jogos ausente. No próximo fim-de-semana disputa-se em Sines a Final Four da Taça de Portugal onde no sábado 29 defrontaremos o Benfica.

A equipa de andebol foi até à Póvoa do Varzim para defrontar o Póvoa em jogo relativo à 21ª jornada do Campeonato Placard e venceu por 43-32. Foi um jogo onde nos primeiros minutos os poveiros controlaram chegando aos 2-5, quando finalmente os leões começaram a impor o seu ritmo e passaram para 7-5, 12-9, 14-10 e 21-15, atingindo o intervalo com 22-17. A 2ª parte foi semelhante à parte final da 1ª parte e os leões foram dilatando a vantagem para os 11 golos no final. Salvador com 7 golos, e Francisco Tavares e Martim Costa ambos com 6 golos foram os melhores marcadores da equipa. No sábado 6 voltam os nossos andebolistas ao PJR para receberem o ABC, no jogo respeitante à 22ª jornada do Campeonato Placard, que continuam a comandar.

Os leões do futsal no sábado foram até ao sopé da Serra da Estrela para disputar com o Fundão o jogo relativo à 21ª jornada da Liga Placard, de onde regressaram com um empate 3-3, com 0-2 ao intervalo. Foi um jogo muito complicado, onde os beirões tiveram grande capacidade de luta, e aproveitando alguma distracção dos defensores leonino, antes do quinto minuto de jogo conseguiram o 0-1, e a meio da 1ª parte conseguiriam mesmo o 0-2, com que se atingiu o intervalo. Na 2ª parte a nossa equipa reagiu mas continuou a ter pela frente uma equipa muito lutadora que foi dificultando a recuperação leonina, que só conseguiu o seu primeiro golo ao chegar aos 7 minutos, por Pany Varela, e que no espaço de 4 minutos conseguiu virar o marcador com dois golos, um de Alex Merlim e outro de Pauleta. Continuou a ser um jogo muito dividido e a pouco mais de 3 minutos do final o Fundão decidiu arriscar no 5x4, tendo conseguido o empate a 58 segundos do fim, que podemos considerar justo, mas para evitar qualquer surpresa teremos de vencer o próximo jogo que será no sábado 29, no PJR quando recebermos o Ferreira do Zêzere na última jornada desta fase da Liga Placard que comandamos.

As meninas do futsal num jogo a contactar para a 22ª, e última, jornada da Liga Placard foram a casa do Benfica e perderam por 0-4, com 0-2 ao intervalo. Com este resultado a nossa equipa acabou esta fase da Liga Placard no 3º lugar, sendo que o próximo jogo desta equipa será no sábado 29 em Novelas (Penafiel) para defrontarem as Aguias de Santa Marta num jogo da 1ª mão dos quartos-de-final do playoff de apuramento do campeão.

O fim-de-semana dos nossos hoquistas começou no sábado com a nossa equipa a visitar Cascais para disputar com o Murches a 25ª, e penúltima, jornada da 1ª fase do Campeonato Placard, de onde regressou com uma vitória por 7-2, com 4-0 ao intervalo. Foi um jogo com um domínio absoluto dos leões na 1ª parte, com Nolito a abrir o marcador antes dos 5 minutos de jogo, João Souto e João Almeida a aumentarem para 3-0 cerca dos 10 minutos, e Tony Pérez a fazer o golo final da 1ª parte a cerca de 6 minutos do fim deste período. Na 2ª parte os homens da linha conseguiram o seu primeiro golo quando já estavam decorridos 5 minutos, Nolito repôs a diferença, a 8 minutos do fim o Murches voltou a marcar, para Nolito logo de seguida voltar a marcar e a 1 minuto do fim Filipe Martins estabelecer o resultado final.

No dia 25 de Abril voltaram os nossos hoquistas a jogo, para no Pavilhão João Rocha receberem o Parede num jogo relativo à última, jornada do Campeonato Placard, e empataram por 2-2, resultado que já se verificava ao intervalo. Um jogo onde Alejandro Domínguez aproveitou para fazer descansar alguns do jogadores mais utilizados, escalando vários jovens para os ir habituando a ambientes mais “pesados”. Foi um jogo disputado em grande velocidade em que alguma falta de pontaria dos atacantes e uma boa exibição dos guarda-redes, continuando Zé Diogo a ser o nosso, fez que os leões só conseguissem o primeiro golo por volta dos 10 minutos por João Almeida. João Pina, um jovem de 15 anos, conseguiu, na sua estreia pela equipa principal, a obtenção do nosso segundo golo. O jogo continuava “cá e lá” e o Parede conseguiu obter também dois golos, resultado com que se chegou ao intervalo. A 2ª parte foi semelhante ao que se viu na 1ª parte, com a agravante de não se ter conseguido obter qualquer golo. Jogam os nossos hoquistas de novo no sábado 29 indo a Tomar defrontar o Oquei de Barcelos no jogo do arranque Final Four da Taça de Portugal.

As meninas do hóquei estão a disputar o playoff do Campeonato Nacional e na 2ª mão dos oitavos de final foram a Cacia vencerem as hoquistas do CENAP por 5-4, com 2-0 ao intervalo, e com Sofia Moncóvio a marcar 3 golos e Inês Arrais e Rita Batista a marcarem 1 golo cada. No domingo 30 recebem o Benfica para disputar o 1º jogo dos quartos-de-final do playoff.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.