quarta-feira, 3 de maio de 2023

Modalidades: revista da semana

autor: 8

 
O fim-de-semana das modalidades começou em Sines na Final Four da Taça de Portugal de Basquetebol onde no sábado defrontámos o Benfica, jogo para as meias-finais, onde saímos derrotados por 80-96, com 42-45 ao intervalo. Foi um jogo onde apenas conseguimos um resultado positivo no 2º quarto, porque nos outros três saímos derrotados por 8 pontos, por duas vezes, e por 5 pontos. Um jogo que ao contrário do habitual nem começámos mal, estivemos a vencer até aos 9-7, mas a partir daí os nossos adversários arrancaram para um 13-24, e atingiram o final do quarto com um 19-27. O 2º quarto começou mais equilibrado mantendo o Benfica os 8 pontos de vantagem até aos 36-28, altura que os nossos jogadores reagiram conseguindo atingir o empate aos 39 pontos, terminando o quarto em 42-45. No 3º quarto os nossos adversários foram novamente alargando a diferença tendo atingido os 10 pontos aos 49-59, que se foi mantendo semelhante até aos 58-69 no final do quarto. No 4º quarto foi-se mantendo a diferença na casa dos 10 / 11 pontos, quando entrámos no último minuto estávamos em 80-90, mas a vontade dos leões de se aproximarem no marcador, fizeram que a diferença ainda se alargasse mais. Marcus Lovett com 24 pontos e Joshua Patton com 17 foram os nossos melhores marcadores. Os leões do basquetebol voltam ao Pavilhão João Rocha no sábado 6 para receberem a Ovarense para a 10ª, e última, jornada da 2ª fase da Liga Betclic, onde qualquer resultado não tira a nossa equipa do 3º lugar com que vai entrar no playoff final.

Também no sábado no PJR, no dia em que se celebraram os 500 jogos da dupla Nuno Dias-Paulo Luís, os leões do futsal receberam o Ferreira do Zêzere num jogo da última jornada desta fase da Liga Placard, e venceram por 10-2, com 2-2 ao intervalo. Um jogo onde não começámos bem quando os ferreirenses ao passar o terceiro minuto de jogo já venciam por 0-1, com Cavinato menos de um minuto depois a repor a igualdade, mas a meio deste período voltou o Ferreira do Zêzere a ganhar avanço, e só a pouco mais de 3 minutos do intervalo conseguimos o empate através de um autogolo. O Sporting passou para a frente do marcador logo aos 2 minutos da 2ª parte, através de um potente remate do nosso guarda-redes Bernardo Paçó, e só cerca de 10 minutos depois conseguimos o nosso quarto golo através de Esteban. Quando faltavam cerca de 4 minutos para o final do encontro Hugo Neves e Pauleta conseguiram mais 2 golos quase seguidos que puseram o resultado em 6-2. Os visitantes baixaram os braços e nos 2 últimos minutos do jogo conseguimos mais 4 golos por Cavinato, por mais duas vezes, Merlim e Sokolov que fizeram o resultado final a parecer um jogo mais fácil do que realmente foi. Os leões vão agora a Palma de Maiorca disputar a Final Four da Futsal Champions League começando na sexta-feira 5 a defrontar o Anderlecht, na meia-final. Caso vençam os leões disputarão a Final no domingo 7.

As leoas do futsal jogaram no sábado em Novelas (Penafiel) para defrontarem as Aguias de Santa Marta no jogo da 1ª mão dos quartos-de-final do playoff de apuramento do campeão tendo vencido por 3-0, com 1-0 ao intervalo, com golos de Debora Queiroz, Kika e Ana Alves. No feriado de segunda-feira receberam no PJR as nortenhas para o jogo da 2ª mão voltando a vencer, desta vez por 11-4 com 5-1 ao intervalo. As três marcadoras em Novelas bisaram neste jogo, assim como Lima que também bisou, sendo as quatro as melhores marcadoras da nossa equipa neste jogo. Com estas vitórias ficaram as leoas apuradas para a meia-final da competição, não sabendo ainda quem será o seu adversário que só será definido no próximo domingo em Fafe, no desempate entre o Nun’Alvares e o Futsal Feijó.

A nossa equipa de voleibol foi até Esmoriz disputar a 1ª mão do playoff da final da Taça Federação, e voltou derrotado por 1-3. O primeiro set foi equilibrado até ao empate a 8, mas depois o Esmoriz saltou para 9-15, diferença que ponto cá, ponto lá se foi mantendo até ao 19-25 do final do set. No segundo set começámos bastante bem com um 6-0, mas os visitados foram recuperando aos poucos tendo chegado ao empate a 12, empates que se foram renovando até aos 20-20, quando o Esmoriz com 4 pontos seguidos resolveu o set que terminou 22-25. O terceiro set começou equilibrado até aos 11-11 quando a nossa equipa disparou para um 19-13 que definiu o set para terminar em 25-17. No quarto set estiveram os caseiros nitidamente melhor alcançando 5-8, 7-12, 11-20 para terminarem com um 19-25. Este foi um desafio em que a nossa equipa não esteve bem, talvez pensando que sendo superior aos nossos adversários e tendo a possibilidade de reverter a situação em nossa casa, não se concentrou devidamente para começar a resolver a eliminatória logo em Esmoriz. O próximo jogo será então no sábado no PJR, e caso consigamos vencer, o jogo de desempate será no domingo também no PJR.

As meninas do voleibol foram ao Dragão visitar o AJM/FC Porto no 3º jogo da Final do playoff da Liga Lidl, e saíram derrotadas por 0-3 (19-25, 19-25 e 14-25) sendo a terceira derrota desta final, tornando o adversário campeão nacional, ficando as leoas como vice campeãs nacionais.

No resumo das modalidades temos de acabar por falar do hóquei em patins. Foi vergonhoso o que se passou no fim-de-semana em Tomar, numa competição denominada Taça de Portugal. Foram duas arbitragens sem qualificação. No jogo de sábado com o OC Barcelos começámos a perder por 0-1 com um golo de penalti com 3 minutos de jogo, mas Henrique Magalhães aos 10 minutos de jogo faz o 1-1, com que se chegou ao intervalo. Na 2ª parte dois homens que andavam sem patins, e com um apito na boca, dentro da pista, na continuação do que já tinha sucedido na 1ª parte, só viam (ou inventavam) faltas para um lado. E no 8º minuto após mais uma falta dos nossos adversários não assinalada, e com quase todos os leões a protestarem a não decisão, resolveram expulsar o nosso capitão de equipa, o guarda-redes Ângelo Girão. A jogarmos com menos um jogador de campo os nossos adversários conseguiram o seu segundo golo. A menos de 10 minutos do fim os nossos jogadores conseguiram um golo que inexplicavelmente foi anulado. No entanto, 1 minuto depois, lá assinalaram um penalti contra os homens de Barcelos que Nolito transformou no empate. A 4 minutos e 41 segundos do final foram “obrigados” a assinalar outro penalti que Nolito voltou a transformar pondo os leões a vencer por 3-2. Mas os homens não desistiam. A 1:20 e a 1:04 do final inventaram dois livres directos, que Zé Diogo, que tinha entrado para a baliza após a expulsão de Girão, defendeu superiormente garantido a vitória dos leões. Mas eles, como o Sporting tinha ganho não podiam estar satisfeitos. Após o final do jogo resolveram expulsar o nosso treinador Alejandro Dominguez e também João Souto, impedindo-os de estarem na Final.

No domingo, na final com o Sporting de Tomar, com outros dois apitadores mas com as mesmas intenções, começaram os nossos jogadores a vencer com um golo de Nolito cerca dos 10 minutos, mas os nabantinos, até ao intervalo, conseguiram a reviravolta indo para o descanso a vencer por 1-2, com um golo de penalti e outro numa excelente execução. Logo no 1º minuto da 2ª parte os locais conseguiram o 1-3, mas Platero respondeu de imediato pondo o resultado em 2-3. Nolito a meio da 2ª parte fez o 3-3, para Toni Pérez a 5 minutos e 20 segundos do fim conseguir o 4-3. A partir daqui voltaram os homens sem patins a exibir-se. Começaram “a chover” cartões azuis para o nosso lado, nos últimos 3 minutos estivemos quase sempre a jogar em inferioridade e a 49 segundos do final conseguiram os nossos adversários obter o 4-4. Nesta fase do jogo aconteceu uma cena que demonstra tudo o que se passou na pista: um jogador do SC Tomar devido a um ato violento é-lhe mostrado o cartão vermelho. Em vez de ir para a cabina como diz a lei, andou ali para trás e para a frente, agrediu outro jogador do Sporting, e depois, sem irem ver o vídeo, os homens do apito anularam o vermelho e o trauliteiro continuou a jogar. Nas duas partes de 5 minutos do prolongamento, Nolito fez o 5-4 a segundos do intervalo, para os nabantinos obterem o empate a meio do segundo período. Na marcação de penaltis foram melhores os nossos adversários, porque em quatro marcaram 3, tendo Zé Diogo defendido um, ao passo que do nosso lado apenas Henrique Magalhães conseguiu converter. Assim se determinam os vencedores das provas no hóquei português. O próximo jogo dos nossos hoquistas será em Viana do Castelo no primeiro jogo da Final Eight da WSE Champions League onde iremos defrontar o Valongo na quinta-feira 4.

Uma palavra sobre o comportamento que alguns adeptos leoninos tiveram relativamente a Paulo Freitas, treinador do OC Barcelos. Paulo Freitas foi até à época passada nosso treinador, sempre com um comportamento acima de qualquer dúvida, e não merecia que os nossos adeptos descarregassem sobre ele toda a revolta provocada pelos dois vigaristas que andaram de apito na boca dentro de campo. Não li nem ouvi nada sobre se houve alguma reacção semelhante com Nuno Lopes, treinador do SC Tomar, e também antigo treinador do nosso clube, mas se houve é tão condenável como as que houve com Paulo Freitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.