terça-feira, 1 de outubro de 2024

Modalidades: revista da semana


Hoje vamos ter de começar novamente com os leões do voleibol que depois de no anterior fim-de-semana terem conquistado a Taça Ibérica, este domingo foram até Santo Tirso para disputar a Supertaça voltando a derrotar o Benfica por 3-1. O 1º set foi disputado com muito equilíbrio até aos 18-18 sempre com diferenças de um ou dois pontos para ambas as equipas, apenas por uma vez se atingiu a diferença de 3 pontos, com 6-3 a nosso favor. O Sporting conseguiu atingir os 20-18 ficando com dois pontos de vantagem que foram seguindo com ponto cá- ponto lá até aos 23-21 altura em que os adversários conseguem dois pontos seguidos e empatam a 23. Mas aí também os leões conseguiram dois pontos seguidos terminando o set com 25-23. No 2º set os leões começaram mal, conseguindo o opositor fazer o 0-4, os nossos jogadores ainda recuperaram para 3-4 mas os nossos adversários continuaram sempre na frente e quando o marcador assinalava 10-12 deram um salto para 10-17. A nossa equipa ainda recuperou um pouco até aos 14-19, mas novo arranque adversário pôs o resultado em 14-23. Os leões não entregaram logo o set, ainda tentaram a recuperação mas que era praticamente impossível acabando por terminar o set com 19-25 no marcador. O 3º set começou equilibrado mas os leões conseguiram ganhar alguma vantagem com 9-6, 11-7, 16-11 e 18-13 altura em que o treinador do Benfica pede um time-out e eles conseguem recuperar para 20-18 forçando João Coelho a pedir também um time-out que originou um arranque para 23-18 e 24-19 terminando o set com a vitória leonina por 25-22. O 4º set também começou equilibrado até aos 7-7, quando os leões saltaram para 11-7 e 15-8, mantendo essa vantagem até 19-12, quando o Benfica reduziu para 20-15, mas os leões saltaram de novo para sete pontos de diferença aos 23-16, tendo terminado o set com 25-19. Edson Valencia conseguindo 21 pontos foi o melhor marcador da nossa equipa, bem acompanhado por Jan Galabov e Jonas Aguenier ambos com 13 pontos. Os leões do voleibol voltam no sábado 5 ao Norte para começarem a disputa do campeonato nacional, com a denominação Liga Una Seguros, defrontando a Académica de Espinho no encontro da 1ª jornada.

No sábado as meninas do voleibol disputaram no PJR o Trofeu Stromp, que coincidiu com a apresentação da equipa, defrontando o Sporting de Braga tendo sido derrotadas por 1-3, com os parciais de 25-19, 20-25, 13-25 e 22-25. No domingo deslocam-se ao Norte para defrontarem o PV2014/Colegio Efanor na 1ª jornada da Liga Solverde, o seu campeonato nacional.


Também os leões do ténis de mesa conquistaram a sua Supertaça, pela 19ª vez sendo a 10ª consecutiva, vencendo o São Roque por 3-0. Os leões que constituíram a equipa desta vitória foram Diogo Carvalho, Diogo Chen e Bode Abiodun.

Na quarta-feira os leões do andebol receberam no Pavilhão João Rocha os húngaros do Veszprém, para a 3ª jornada da EHF Champions League, obtendo a sua 3ª vitória na competição, sobre um adversário fortíssimo e que, tal como o Sporting, trazia duas vitórias das duas primeiras jornadas, além de ter no seu currículo dois segundos e um terceiro lugares nesta competição. Venceram os leões por 39-30. Começaram muito bem os nossos jogadores que se foram adiantando, e dominando o jogo, a partir dos 4-2, aumentando para 13-9, passando por 16-11, e chegando ao intervalo com 23-17. Se tinham começado bem a 1ª parte, na 2ª parte ainda começaram melhor os leões. Rapidamente passaram para 26-18, e para 29-19. Chegaram ainda aos 36-24 (12 golos de diferença!!!) e aos 38-26 a pouco mais de sete minutos do final, mas a partir dessa altura houve como que um abrandamento, conseguindo os visitantes amenizar um pouco a diferença no marcador. Os irmãos Costa com sete golos cada um e Orri Porkelsson com seis foram os nossos melhores marcadores, mas penso que grande responsabilidade desta vitória, e por esta diferença, está no modo como defendemos, muito especialmente (mais uma vez) na actuação de André Kristensen, e também de Mohamed Ali, nos minutos que entrou a substituir André, mas não só. Para fazermos uma ideia Sporting e Veszprém fizeram praticamente o mesmo número de remates (49 e 47) e enquanto os leões desperdiçaram 10 os húngaros falharam 20. Só em livres de 7 metros, dos cinco que beneficiaram os húngaros só conseguiram bater os nossos guarda-redes por duas vezes. Vitória bem merecida dos leões bastante reconhecida pelo muito público que enchia o PJR e que no fim do jogo, com o seu entusiasmo, lhes manifestou esse reconhecimento e a satisfação pela sua exibição. Para esta competição o próximo jogo está marcado para a quarta-feira 9 de Outubro na Macedónia para defrontarem o Eurofarm Pelister.

No sábado foram os leões até ao Pavilhão Acácio Rosa para defrontarem o Belenenses no jogo referente à 5ª jornada do Campeonato Placard, regressando com a oitava vitoria seguida entre os jogos do campeonato e da EHF. Venceram por 39-26. Foi um jogo que começou equilibrado, com os adversários à frente no início mas a partir dos 7-6, nunca mais os leões perderam o comando do jogo, passando por 12-7 e 17-13, chegando ao intervalo com 21-15. A 2ª parte começou relativamente equilibrada até aos 25-19, mas a partir daí os leões recomeçaram a aumentar a vantagem para 27-20, 31-21, 38-24 acabando com treze golos de vantagem. Kiko Costa com 9 golos foi o nosso melhor marcador. Os próximos jogos destes leões serão na quarta-feira 2 no PJR para receber o Sporting da Horta para a 6ª jornada do Campeonato Placard, e no sábado 5 irão a Braga para defrontarem o ABC no jogo da 7ª jornada. 

Os leões do basquetebol receberam os belgas do Spirou Charleroi, no jogo da 2ª mão da qualificação para a FIBA Europe Cup e venceram por 79-72, garantindo o apuramento para a fase de grupos da competição. Como o empate do jogo da 1ª mão deixava antever (69-69) foi um jogo equilibrado e a pouco mais que um minuto do fim do 1º quarto os visitantes venciam por 17-18, mas 6 pontos seguidos da nossa equipa fez disparar o marcador para 23-18, com que se chegou ao fim do quarto. Continuou o jogo equilibrado estando empatado a 27 pontos, quando os leões conseguiram um 8-0 pondo o resultado em 35-27. Reagiram os belgas com um 0-6 que colocou o resultado em 35-33, mas a nossa equipa ainda conseguiu dois pontos antes do intervalo, que chegou com 37-33, sendo o parcial deste quarto de 14-15. O 3º quarto começou equilibrado até aos 46-44, quando os nossos jogadores dispararam para 55-44, diferença que se manteve semelhante até ao final do quarto que terminou com 64-54, sequência de um parcial de 27-21 neste quarto. O 4º quarto continuou equilibrado sempre com perto de 10 pontos de diferença no marcador e a dois minutos do fim o resultado estava em 76-66, passando depois para 79-70, conseguindo depois os adversários mais 2 pontos que fizeram o resultado final e amenizaram um pouco o resultado. O parcial deste quarto foi de 15-18. Foi um jogo muito físico e o espirito de grupo que se começa a implementar nesta equipa, nota-se pela lista dos melhores marcadores neste jogo com quatro jogadores com números muito semelhantes, em vez de um muito isolado bem distante dos restantes. Kenney Funderburk com 18 pontos, Jeremiah Bailey com 17, Reggie Johnson com 16 e Nick Ward com 15 formam o quarteto que mais se salientou em pontos conseguidos. Um lado menos positivo nesta equipa continua a ser a percentagem de lances livres falhados, em especial Nick Ward que beneficiou de 11 tentativas e só conseguiu transformar 5. Com esta vitória os leões foram colocados no Grupo D tendo como adversários os italianos do Banco de Sardegna Sassari, já no dia 9 de Outubro no PJR, os ucranianos do BC Dnipro, que fazem os jogos como visitados na Letonia, e os polacos do Anwil Wloclawek. Aparentemente é um grupo muito difícil, mas confiemos. O próximo jogo dos leões do basquetebol será no sábado 5 em Albufeira defrontando o Imortal na 1ª jornada da Liga Betclic.

Segundo as redes sociais as leoas do basquetebol foram até São João da Madeira disputar o Torneio da Sanjoanense, onde defrontaram as açorianas da União Sportiva, equipa normalmente das mais fortes da Liga, saindo derrotadas por 68-74.

Também segundo as redes sociais os leões do hóquei, já com alguns jogadores regressados do Mundial, foram até Viana do Castelo disputar o Trofeu José Natário onde venceram a Juventude de Viana por 5-2. 

As meninas do futsal receberam no PJR o Futsal Feijó, em jogo relativo à 2ª jornada da Liga Placard, tendo sido derrotadas por 1-4, com 1-1 ao intervalo. O golo leonino foi obtido pela Júlia Santos. No sábado 5 vão as leoas até Gondomar para defrontarem a equipa local em jogo da 3ª jornada da Liga.

Texto da autoria do 8