terça-feira, 24 de novembro de 2009

A sua tremenda lealdade


Os adeptos do futebol foram surpreendidos este fim-de-semana com uma notícia pouco habitual: num jogo do Campeonato inglês, uma equipa ganhou 9-1 a outra. O Tottenham, clube que muitas vezes faz lembrar o nosso Sporting, esmagou o Wigan Athletic com um resultado que já não se usa, sobretudo numa liga tão competitiva como a inglesa. Mas para aqueles que, para além de adeptos do futebol, são também “adeptos” dos adeptos de futebol, o mais interessante nem foi isso.

Os adeptos do Wigan em White Heart Lane eram cerca de 1000, e fizeram cerca de 560 km para apoiar a sua equipa. Pela humilhação imposta, que se materializou na maior derrota de sempre do clube em 31 anos de Premier League, os jogadores do Wigan resolveram reembolsar, eles próprios, o dinheiro dos bilhetes comprados pelos seus adeptos. Para quem valoriza os adeptos, o respeito patente na justificação dada pelo capitão de equipa, Mário Melchiot, é tudo o que se quer ouvir: “Não podemos olhar os adeptos como um dado adquirido. Sentimos que, como grupo de jogadores, deixamos ficar os nossos adeptos terrivelmente mal, e este é um gesto que temos de tomar para recompensar a sua tremenda lealdade”. Para os jogadores, este dinheiro não é nada; para os adeptos, esta atitude é tudo.

Para os sportinguistas que estiveram em Munique o ano passado, que foram mais de 1000 apesar do resultado da primeira mão, um gesto destes teria caído bem. Quando se faz milhares de km para ver o clube jogar e se é brindado, no fim da partida, com um virar de costas, como tantas vezes tem acontecido aos sportinguistas por essa Europa fora, o vínculo vai-se erodindo. Não dêem os adeptos como um dado adquirido – Alvalade, nestes primeiros meses de 2009/2010, tem sido um reflexo disso. Estamos ainda a tempo de inverter o rumo, mas não se pode adiar mais. Sábado tem de ser a viragem. Força Sporting!

13 comentários:

  1. É a diferença de cultura. Tanto em Inglaterra como na Alemanha, este caso já não é virgem. Nestes países existe acima de tudo respeito pelos adeptos e eles fazem parte integrante do clube, seja a apoiar ou a contestar, as opiniões são ouvidas. Em Portugal os adeptos só interessam quando é pra comprar alguma gamebox ou um produto na loja do clubee claro quando bate palmas a tudo o que vê, seja bom ou mau. Agora quando o adepto tem ideias contrárias já não interessa para nada mesmo que vá ver os jogos pela europa, como aconteceu o ano passado na Alemanha. ESTESPORTINGFORNEVER.BLOGSPOT

    ResponderEliminar
  2. A atitude é excelente mas há uma coisa com a qual não concordo: a foto. Porque acho que o Vuk, apesar de bastante querido entre muitos adeptos, teve atitudes de desrespeito pelo Clube e adeptos que passaram em claro. Acabo de ler os posts no Cacifo e não podia estar mais de acordo com o Paranoid.

    ResponderEliminar
  3. É completamente fora do tema, e talvez não, faleceu o sócio nº1 da AAC com 100 anos de vida, um grande exemplo desportivo e associativo, um Homem que nunca abandonou a sua causa.

    Obrigado Dr. Isabelinha, onde estiver continue a gritar "Viva a Malta!"

    http://www.record.pt/noticia.aspx?id=b42f5668-48c4-40be-866a-a5ff57c9d2bd&idCanal=00000007-0000-0000-0000-000000000007&h=7

    ResponderEliminar
  4. caro Bruno

    acho que a analise a essa atitude dos jogadores do Wigan e' simplista. O RU e' um pais cheio de hipocrisias e de moralismos bacocos. Nao acredito que os jogadores tenham perdido de proposito e nao se tenham empenhado. essas coisas nao acontecem a este nivel. devolverem o dinheiro dos bilhetes e' ridiculo. era o que mais faltava termos adeptos 'a espera do dinheiro de volta quando o espectaculo nao e' grande coisa.
    abraco
    Cisto

    ResponderEliminar
  5. Vamos encher alvalade com as cores verdes..Só falata vender 10.000 bilhetes e amanhã é o último dia de venda aos sócios..O quer dizer que a partir de quinta os lampiões vão comprar os bilhetes todos..Com 100.000 sócios só 40.000 vão a alvalade...È triste quando a equipa precisa de apoio para subirmos na classificação..Ponham os olhos nos adeptos do Wigan cerca de 1.000 que andaram 560 km para verem uma humilhação..

    ResponderEliminar
  6. Raul Cisto, não me parece que o Bruno faça um elogio à devolução do valor dos bilhetes mas sim ao respeito que os jogadores tiveram pelos seu adeptos, neste caso especifico fizeram-no através da devolução do preço dos bilhetes, mas esse não é o facto de maior relevo.

    Quando somos unos somos na vitória e na derrota e esse reconhecimento deve ser feito por acções e esse o facto que merece destaque, julgo que ninguém pensa que os jogadores do Wigan foram perder propositadamente nem espera que repitam este gesto que por certo marcou todos os adeptos do clube e não só os que foram com a equipa.

    ResponderEliminar
  7. Este Sporting Fornever24 de novembro de 2009 às 17:31

    AINDA NÃO APRENDERAM??

    [...]não tivesse a história recente cheia destes encontros de fachada e que por norma acabam sempre mal para o nosso lado!

    http://estesportingfornever.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Permita-me que assine por baixo.

    Uma demonstração simbólica de respeito, num momento particularmente marcante, faz toda a diferença. É óbvio que a equipa do wigan conseguiu a reconciliação com os adeptos. E é óbvio também que os novos protagonistas do sporting estão a dar muitos sinais e muito bons de que o respeito pelos adeptos é uma peça essencial de um clube que se quer grande como mais nenhum no mundo.

    Rui Moreira

    ResponderEliminar
  9. Caro Bruno:
    Muito bem observado. Sem qualquer tique corporativista, parece-me que o Raul fez uma leitura simplista do teu post. Não está em causa indemnizar os adeptos de cada vez que se faz uma má exibição. Antes sim demonstrar respeito pelo seu esforço, tendo em conta a distância e os custos envolvidos numa deslocação tão longa, para sofrer a humilhação de ver figurar o seu clube no rol dos mais goleados da Liga Inglesa.

    Ao fazê-lo não me parece que os jogadores admitam que erraram propositadamente, antes reconhecem que não estiveram à altura das camisolas que vestiam que tanto representam para os adeptos que os apoiaram. Quem o faz demonstra que tem como alto valor a identificação dos adeptos com a equipa e o papel indispensável que eles representam na vida de um clube.

    ResponderEliminar
  10. Isto é uma lição. Os Jogadores do SPORTING concerteza que já ouviram esta notícia, ou seja esta lição...

    Fanático pelo SPORTING

    ResponderEliminar
  11. Caro JVL,
    Aceito a observação, tanto por princípio como neste caso em particular. A imagem é do Vukcevic, mas pretende demonstrar apenas uma união próxima entre jogador e bancada. Concordo que o Vukcevic já teve muitas atitudes irreflectidas. Mas aceitarás que é dos poucos do plantel (o único?) que veríamos nos braços dos adeptos como nesta foto.

    Caro Raul Cisto,
    Ou não percebi o que quis dizer, ou julgo que não terá percebido a mensagem dos jogadores do Wigan. Trata-se apenas de respeito e de uma mensagem simbólica. Num domínio sentimental como o futebol, os vínculos são criados com sinais destes. Por muito exigentes que os adeptos sejam, estes gestos são invariavelmente bem-sucedidos.

    Caro Renato,
    Disse "Vamos encher Alvalade com as cores verdes". É isso mesmo!

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  12. Bruno,

    Eu queria apenas fazer a ressalva. É verdade que o Vuk será dos poucos capazes de fazer isso mas foi também dos poucos, possivelmente o único, que à chegada à pré-época disse que vinha para ser titular.
    A mim custa-me que a um jogador seja tudo perdoado, enquanto ao Moutinho e ao MVeloso, que são da casa, não.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.