segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Quinze meses em quinze anos

"É preciso levantar a cabeça..."



No seguimento dos excelentes e certeiros post’s dos meus colegas LdA e LT, que uma vez mais me obrigaram a reflectir sobre a nossa actual situação, a questão que coloco neste momento é: mas será que não chegam quinze meses de um total, incessante e inesgotável absurdo aos comandos do destino deste clube? É necessário mais tempo, exactamente para quê? Certificar se, realmente, os próximos quinze meses serão ligeiramente ‘melhorzinhos’, contando com a mudança da variável SORTE, ou confirmar a continuidade da vertiginosa queda? Sim, leram bem, queda, porque mesmo no fundo de um poço (para utilizar uma imagem actualmente em voga), ainda resta muito para onde descer…

Momentos como o vivido actualmente no Sporting ocorreram com tanta frequência nos últimos anos que é difícil dizer que este é o pior.

“Pior do que isto parece-nos difícil, mas a verdade é que continuamos a escorregar para o fosso a cada dia que passa.”


O título deste post refere-se a quinze meses. Mas é só por uma questão estilística, pretende-se fazer a concordância dos anos de “roquetismo” com os meses do mais enervante “palermismo”, aproveitando a coincidência do número. Na realidade, o actual estado do SCP conta com dez anos de participação (e de incompetência) do actual presidente do CD e SAD leoninas! D E Z! A N O S! Uma década. Como foi (é) possível isto, num clube que se quer (manter) grande?

Não, não está na hora. Estamos muito atrasados. Mas como vale mais tarde do que nunca e os abundantes elastimáveis factos estão aí, à vista desarmada, haja a suficiente coragem para colocar em prática ‘a’ decisão. E ‘a’ decisão só pode ser uma: cortar o mal pela raiz. Acabar de vez com este mal que nos atingiu e que apesar de multifacetado, tem origem comum, sendo o mal-branco, sem dúvida, a sua versão mais perturbadora...

Termino já com duas breves notas. Acreditem que é com mágoa que escrevo isto, com o coração apertado e num intenso conflito interno: entre aquilo que mais desejo (estar enganado) e aquilo que a razão me dita ao observar a realidade. Não será, certamente, a ultima vez que analiso a actual liderança do nosso SCP. Mas, independentemente do que a sucessão dos acontecimentos ditar, será a ultima vez que a manifesto. A minha opinião está formada. Muito dificilmente mudará. Mesmo desejando que se altere, não acredito que tal aconteça.

28 comentários:

  1. Virgílio:
    Já aqui disse mais o menos o mesmo pelo que já somos pelo menos dois a pensar o mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    http://footinmyheart.blogspot.com/

    o que acha de uma troca de links?

    um grande abraço

    ResponderEliminar
  3. já viram a diferença entre o negócio Otamendi e o do Torsiglieri ?
    despendendo pouco mais o Porto trouxe um central que esteve no mundial.

    ResponderEliminar
  4. Ha 15 meses que o JEB anda a fazer alguns disparates, também concordo.
    Agora em relação ao Roquette só tenho agradecer, deu-me titulos que até então nunca tinha festejado. E se não estou em erro, nesses precisos 10 anos que refere o post, vencemos mais que nas decadas anteriores (retirando a decada do tetra).

    SL

    ResponderEliminar
  5. Dezperado,

    Só te digo isto: vai a prender a contar.

    ResponderEliminar
  6. Dezperado:
    O Virgílio não se pode substituir aos professores da primária nem essa é nossa função. E depois como conseguiríamos obter resultados que não lograram atingir gente treinada em muitos anos?
    SL

    ResponderEliminar
  7. Lda

    Em vez de mandares essas bocas foleiras e visto que queres fazer de advogado de defesa, mostra-me em numeros e assim podes desmentir o que disse, e eu posso-vos dar razão se for esse o caso.
    Normalmente é assim que se trocam opiniões...mas já reparei que, por vezes, dependendo do editor de cada post...ou concordamos inteiramente com o que foi escrito, ou então não vale a pena dar a opinião.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Dezperado:

    Queres explicações de matemática? PAGA!

    Tenho o meu NIB à tua disposição.

    Mas como sou um gajo porreiro, dou-te ma dica... visita o site do SCP, que eu tenha mais que fazer.

    Prova primeiro tu com numeros a afirmação que fizeste. Segue o teu próprio conselho e fundamenta a tua 'opinião'. Verás q não deste o tempo por perdido e aprendes alguma coisa sobre a história do Sporting.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Dezperado:
    Não te baralhes. Nada tem a ver com concordar ou discordar. Pediste ao Virgílio para te ensinar a contar e eu achei que seria melhor lembrar que, além de não ser essa a nossa função, mesmo que o quiséssemos, seria difícil fazer o que não conseguiram pelo menos os anos de escolaridade obrigatória.

    Mas se queres ir a contas cá vão:

    De 1995, com a presidência do primeiro presidente da era Roquette, Santana Lopes ao dias de hoje vão 15 anos. Ou não?

    ResponderEliminar
  10. Virgilio:

    2 campeonatos
    3 taças de Portugal
    4 supertaças

    SL

    ResponderEliminar
  11. Virgilio:
    não te vi, a minha caixa de comentários hoje anda a menos de 80 octanas

    ResponderEliminar
  12. Mas q raio de contas são essas????? Delirou...

    ResponderEliminar
  13. Definitivamente não sabes fazer contas...

    É que os titulos que somas correspondem a 11 (ONZE) épocas...

    ResponderEliminar
  14. Agora as décadas do 'Roquetismo' têm onze anos... Deve ser mais uma manobra contabilística à moda da gestão 'roquetista'... É só rir!

    ResponderEliminar
  15. Virgilio

    2 campeonatos - 2000/2002
    3 taças de Portugal - 2002/2007/2008
    4 supertaças - 2000/2002/2008/2009

    Se calhar é por passar o dia todo a olhar para numeros que tou a fazer confusão...

    É uma manobra contabilistica à Roquette, que rebate a tua manobra à Sousa Cintra.

    SL

    ResponderEliminar
  16. Dezperado,

    Espera lá, que já te faço o desenho:

    Época 1999/00 – 1 ANO
    Época 2000/01 – 2 ANOS
    Época 2001/02 – 3 ANOS
    Época 2002/03 – 4 ANOS
    Época 2003/04 – 5 ANOS
    Época 2004/05 – 6 ANOS
    Época 2005/06 – 7 ANOS
    Época 2006/07 – 8 ANOS
    Época 2007/08 – 9 ANOS
    Época 2008/09 – 10 ANOS
    Época 2009/10 – 11 ANOS

    Bem me queria parecer que Sousa Cintra não só é mais honesto, como, ainda por cima faz melhor as contas que o ‘bisneto’…

    SL

    ResponderEliminar
  17. Virgilio

    Pelo desenho fico a perceber que se fossem 10 epocas, os resultados eram satisfatórios, mas como são 11 epocas os resultados são uma merda...é isso?

    Tas a desviar a questão...mas pronto, já vi que é dificil chegar a qualquer conclusão desta forma, ficamos por aqui.

    SL

    ResponderEliminar
  18. Eu estou a desviar a atenção?

    Não pah, estou a fazer contas e a apresentar números... Quem afirmou que os dez anos mencionados no post (tu transformaste em onze) foram o melhores de sempre à excepção da década do tetra foste tu... Para já apresentaste numeros da 1.ª década do sec XXI mais o ultimo ano do Sec. XX. O SCP tem 104 anos e mais alguns meses... E um palmarés mt mais vasto!

    Ficamos onde e qd quiseres.

    SL

    ResponderEliminar
  19. Claramente o Virgílio precipitou-se a criticar e o LdA a apoiar.

    Não é a diferença de um época que vos dará razão...

    ResponderEliminar
  20. Outro q não sabe fazer contas...

    Allez Sporting:

    De uma vez por tdas, vamos lá ver se nos entendemos. Eu não classifiquei década nenhuma de boa, má ou assim-assim. Apenas contesto que esta ultima década tenha sido a melhor com excepção da do tetra.

    Posto isto deicho dois desafios:

    1.º) Queres fazer-nos a tdos o favor de provar que a ultima década foi a melhor de sempre com a excepção da década do tetra? É isto que está em causa.

    2.º) E já agora, as décadas, independentemente dos títulos que se alcançaram em cada uma delas e quer tu quer o Dezperado queiram quer não queiram, têm o catano de 10 ANOS! 10 é diferente de 11! Ou não será assim? E ainda me chamam precipitado a mim, c'úm c*ar*lh*...


    A década a que me refiro no post começou na época 2000/2001.

    O Dezperado quer, à força, incluir mais uma ano. Façam bom proveito dos dois titulos que retiram à década de 90 (fica coxa) para oferecer à de 2000.

    Ainda podem comparar com tds as décadas anteriores. Fico a aguardar. Agora que são dois, podem ajudar-se um ao outro. E sem precipitações...

    SL

    ResponderEliminar
  21. Para quando um post a falar da gestão dos 18 anos anteriores a estes ultimos 10?

    ResponderEliminar
  22. Miguel:

    E já agora, pq não um post sobre a gestão dos anos anteriores aos 18 anos sem se ganhar o campeonato?Tu até tens um blogue e tudo...

    A minha análise versa sobre a actualidade e sobre o desempenho de uma pessoa que está no clube e/ou na SAD há 10 anos! 10, não 11, nem 18. São 10 anos e se queres saber, para mim, qt mais depressa saltar melhor para o clube que eu AMO.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  23. Virgilio, sabes perfeitamente o que quis dizer.

    Não adianta chorar por um suposto passado melhor, porque esse passado não existe de 1970 e tal.

    ResponderEliminar
  24. "Não adianta chorar por um suposto passado melhor, porque esse passado não existe de 1970 e tal"

    Miguel, eu ñ choro por nada. Luto pela conquista do presente e a pensar no futuro. Se verificares nos comentários anteriores não fui eu que desatei a comparar épocas e/ou décadas no SCP e se foram mais ou menos bem sucedidas. Só não papo é frases feitas que carecem de confirmação.

    Repito:

    O meu post analisa a acção de alguém que está à uma década a contribir para este descalabro. Apenas e só. Acho que já chega e deve dar o lugar a outros... Se quem se esconde por trás das cortinas o deixarem, é claro. Como não deixam, a iniciativa terá q partir de fora.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.