segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Volta à Presidência em 100 dias

José Eduardo Bettencourt completa hoje 100 dias de presidência no S.C.P. É habitual este número redondo compelir a um balanço, uma vez que mais de 3 meses de mandato já permitem ajuizar a intensidade e rumo de uma governação. Até porque esta altura, apelidada de estado de graça, permite e aconselha a tomada das decisões tidas como mais difíceis. Destes primeiros dias fico com uma sensação de decepção. A expectativa seria talvez demasiado alta para um homem apenas, num clube enfermo de muitos vícios. A minha decepção nasce precisamente aí: JEB tem sido demasiado parecido com um passado recente que urgia mudar. Não me parece é que chegados aqui possamos melhorar fazendo sempre a mesma coisa, com as mesmas pessoas. Talvez os Sportinguistas, a sua maioria não pense assim. E sem dúvida que JEB continua a ter junto de muitos um elevado capital de confiança. Que saiba estar à altura desse estatuto é o que desejo.
Aqui ficam o historial das reacções a Norte o longo dos últimos 100 dias (os titulos são links para os posts integrais):

Viva o Sporting! 05/06
Que a glória dos vencedores se estenda também aos vencidos, na ideia de que, hoje, dia 6, somos todos Sporting de novo. Que se dê inicio a uma nova era, para que possamos cumprir o destino que todos sonhamos e cremos ser possível.
Viva o Sporting!
ÉS A NOSSA FÉ! FORÇA SPORTING ALLEZ! 06/06
Ali ao centro na primeira linha está o nosso Presidente, junto com ele marcha o Sporting Clube de Portugal!
Esforço, Dedicação, Devoção e Glória, eis o Sporting!
Nova Ordem em Alvalade: Os 5 trabalhos de Bettencourt.08/06
Há uma nova ordem no Sporting, ansiada por todos. Todos somos precisos, ninguém é excedentário. Os 5 trabalhos de JEB: o plantel tem necessariamente que ser reforçado; JEB deverá apresentar a sua versão pessoal para a sustentabilidade financeira; a revisão estatutária; a militância; O pavilhão;
Inconveniências. Verdadeiras ou não?13/06
Vi com atenção a última entrevista de Bettencourt ao Trio de Ataque. (...) Como meu presidente dou-lhe mais que o benefício da dúvida, dou-lhe o meu apoio. Mas ao ouvi-lo tive a sensação estranha de não estar a ouvir um vice presidente da Direcção cessante. Bettencourt está-se a inteirar dos dossiers, seja do futebol, das finanças, do marketing, etc. O que se faz então hoje na direcção de um clube como o Sporting?
Já há 10!27/06
Está confirmada a aquisição de Matias Fernandez, através de comunicado enviado à CMVM. Que parece ser craque, parece. Que seja o que parece, pois bem precisamos, em especial nas funções que desempenha.
Vergonha a vermelho 27/06
Vergonha a vermelho - II
Vergonha a vermelho III - 'URGE REAGIR'
Não é concebível termos sido agredidos na nossa própria casa e sermos nós os castigados. Porque se o jogo se realizar em campo neutro é precisamente isso que acontece. Esta, é uma boa OPORTUNIDADE para o nova direcção do Sporting, liderada por José Eduardo Bettencourt, tomar medidas duras contra os nossos adversários e UNIR a grande família sportinguista. Como adversários, incluo alguma comunicação social que sistematicamente se porta mal connosco e protege clubes rivais. Este episódio é só mais um exemplo, a somar a muitos outros…
Morna 02/07
É assim que sinto a pré-temporada do SCP. (...)E é assim num misto de emoções que vou observando o desenrolar da pré-época leonina, com a esperança que soprem ventos de mudança. A paixão, essa, é inabalável.
Quanto vale a estabilidade? 07/07
"Contrariamente aos outros, não considero a estabilidade numa equipa como factor para que o conjunto tenha sucesso. Uma equipa tem de ser ensinada de forma correcta pelo treinador, para que possa jogar à imagem dele e para saber desempenhar a sua função suficientemente bem para a executar de olhos fechados - e isto não implica ter as pessoas a trabalharem em conjunto durante anos. Trata-se de o treinador fazer as coisas certas, de trabalhar arduamente e de as sessões de treino serem proveitosas".
Gritos de Alerta 13/07
Pergunto eu aos que continuam com tanta "fé", como é que posso eu ter essa mesma crença? Ano após ano, pouco (ou nada) muda. Tal como em 2000, temos alguns jogadores que podem desequilibrar, mas onde é que está a paixão e a mecânica/dinâmica de jogo?
Jogando assim ganhamos de certeza. 17/07
Bettencourt decidiu falar para o seio do clube, indo buscar os Sportinguistas que se mantêm à distância. Ao mesmo tempo que puxa para dentro aqueles que nunca tinham transposto a fronteira do adepto mais ou menos distante, recupera antigos sócios que se afastaram. (...)Um filão que está longe de estar esgotado e onde reside grande parte do Sporting que se perdeu nos últimos anos.
Moniz Pereira forever
Espero que a alteração estatutária que consagre Moniz Pereira como Presidente Honorário chegue depressa.(...)Depois dos célebres sinais de fumo com que Roquette se entendia com Octávio Machado se terem dissipado rapidamente, é o "forever" que o presidente Bettencourt quer para Paulo Bento que está destinado a ser como o amor: será eterno enquanto durar.
Eu comentador me confesso 20/07
"Não estou desanimado, nem há razões para ninguém ficar desanimado.(...) Também houve anos em que se entrou em euforias na pré-época e, depois, a chama foi-se apagando. Assim sendo, não há razões nem para euforias, nem para depressões."
Derrota?! Nós é que fomos agredidos!!! 22/07
É incrível esta decisão. Quer dizer, pensando bem não é nada, atendendo ao passado fértil de decisões completamente estapafúrdias com que temos sido brindados.(...) É um verdadeiro tratado no que à imbecilidade e impunidade diz respeito.
Honra 23/07
A decisão do Conselho de Disciplina sobre os incidentes do jogo de juniores disputado na Academia Sporting é uma afronta à honra de um desportista, tudo aquilo que se passou é grave demais para não ter uma sanção exemplar a quem executou actos de violência gratuita, a quem impediu que atletas jovens pudessem cumprir o sonho de disputar um titulo pelo qual batalharam durante todo um ano. (...) A mensagem desta decisão é - A Violência venceu, o Desporto está morto.
Desmancha prazeres 24/07
Chegou Filipe Caicedo.
Momento Io-io
Brincadeira parva, não? Estou farto...
Por aqui está tudo bem... 01/08
Os Sportinguistas, estou em crer, apenas desejam evolução e não uma revolução. Confiaram em JEB para criar soluções e o futebol do Sporting precisa urgentemente delas. Habituaram-se a ver em JEB um homem persistente e de coragem. Compreendo que esteja ao lado de PB neste momento, num intervalo de uma qualificação. Mas ele sabe que não é coragem ir ao lado de alguém que, repetidamente, se estampa contra um muro, por mais avisado que seja. PB e o seu losango cada vez mais parecem encaixar nessa figura.
The show must go on 03/08
No rescaldo do passado jogo contra o Twente em Alvalade encontrei esta frase do João na caixa de comentários do SectorB32 onde ele é editor, "Lá está, estamos em crise em Julho.", infelizmente discordo, estamos em crise há dezenas de anos.
Euromilhões 04/08
O Sporting de hoje fez-me lembrar aquele género de pessoas que pouco fazem pela vida, sem qualquer rasgo ou iniciativa capaz de alterar o lamento constante em que vivem, a quem de repente sai o euromilhões. Resta saber, quando assim é, se depois há capacidade para administrar a fortuna e lidar com a sorte.
O baixar da bandeira!
Ora quem hoje lê as declarações do Presidente, veiculadas pela generalidade da comunicação social, constata que antes de mudar o que quer que fosse, JEB mudou o discurso. E para o fado do coitadinho. Surpreendente e inadmissível. Ainda mais quando é realizada na sequência de uma homenagem a Carlos Lopes, um campeão de superação, um exemplo de espírito leonino.
Ponto final, parágrafo, mudar para a 2ª linha 27/08
Fomos eliminados, ponto final na Champions League. Parágrafo, mudar 2ª linha europeia.
Impensável de qualquer Angulo
Contratar um jogador de 32 anos? Bom, deve ser o tal para vender camisolas.
Descubram as diferenças
DúvidAAS 02/09
A AAS continua a ganhar o seu espaço e importância no universo Leonino, mérito do seu trabalho e prova de que são organizados. Nesse sentido achei despropositado o seu recente pedido de demissão do treinador do Sporting por duas razões fundamentais, primeiro porque não sei onde é que pedidos de demissão de funcionários do Sporting Clube de Portugal se insere nos fins para que a AAS foi criada, segundo pelo timing que foi escolhido, a véspera de um jogo decisivo.
Silêncio 11/09
O Sporting no mercado (conclusão)
As declarações de ontem

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.