É tempo de ter tempo.
Após o fecho do período de contratações, independentemente dos erros que subsistiram ou das opções erradas que tenham sido tomadas, apenas resta um papel aos dirigentes até ao final da época, apoiar a equipa que construíram e criar condições para realizar os objectivos definidos durante a fase de construção do grupo.
A janela de contratações de Janeiro seria por mim ignorada excepto para suprir uma lesão prolongada de um jogador chave. O dinheiro investido nessa fase é normalmente inútil e não esqueço o quanto foram um dia fundamentais as entradas, André Cruz, César Prates e Mbo Mpenza.
Construir é agora a palavra de ordem, o primeiro passo fundamental está feito a contratação de um timoneiro. Domingos seria também a minha escolha mas não o vejo como um Midas capaz de transformar D’jálo no Hulk ou Polga em Ricardo Carvalho. Já comprovei sim a sua qualidade em transformar mantas de retalhos em equipas de futebol, é isso que eu lhe peço, que dê coerência ao futebol praticado pelo futebol seja ele bonito ou não.
Nas contratações a fazer e com o anúncio desbocado de que há milhões de euros em Alvalade seria muito mais cauteloso. Nesta fase do defeso e até ao início dos trabalhos (4 de Julho) procuraria que as principais carências da equipa fossem supridas. Na minha opinião elas são as seguintes, um central (líder), um defesa esquerdo capaz de sentar Evaldo, um extremo criativo (de preferência esquerdo), dois pontas de lança.
Há aqui um problema grande, eu não sei o que vai na cabeça de Domingos sobre aquilo que quer da equipa, nem quem são os 150 jogadores que a dupla Licá (leia-se Luis Duque e Carlos Freitas) anda a avaliar ou quais aqueles que estão incluídos numa eventual lista de vendas/dispensas. Não é grave na irresponsabilidade típica de um adepto vou em frente a construir o meu plantel.
Estando adquiridos, um central, um extremo e um ponta de lança, aguardo a chegada até ao início da época por um defesa esquerdo e outro ponta de lança. Após esse momento tudo ficaria dependente de oportunidades de mercado e da avaliação decisiva de Domingos.
Vários dos atletas que se tem referido como dispensáveis teriam obrigatoriamente de passar pelo crivo do treino para assumir a sua saída definitiva. Os atletas que eu procuraria dar um destino longe de Alvalade imediatamente seriam, Caneira, Grimi, Vukcevic, Purovic e Pongolle como vendas ou dispensas e emprestados Salomão, Saleiro e Cédric. Todos os outros nomeadamente, Polga, Maniche, Pedro Mendes e Zapater teriam oportunidade de iniciar a época (considero que foi uma asneira deixar sair NAC).
Para tudo o resto há que definir filosofias, os laterais vão ser ofensivos? Vamos ter um lado principal para conduzir o jogo? A defesa é individual ou zona? Um trinco ou dois? Extremos ou médios? Um ou dois pontas de lança? Tudo isto é importante para saber quem comprar ou se na realidade aquilo que se procura não existe já disponível nos recursos do clube sejam velhos ou novos.
Sobre guarda-redes julgo que ao Sporting pelas suas características actuais só deveria ter 2 guarda-redes. Ter Golas ou Tiago como terceiro elemento é um desperdício de recursos, Golas manteria o seu crescimento onde possa ser titular e no caso ínfimo de ser necessário um terceiro GR seria chamado o da equipa júnior.
A vaga seguinte de vendas/empréstimos, colocações/dispensas e compras só deveriam ocorrer após o regresso da pré-época e já seria cirúrgica a colmatar cada lacuna ou reforço segundo as indicações do treinador.
Por esta razão não estou excessivamente sedento de ver “estrelinhas” a poisar no aeroporto com destino à Academia Sporting, o mercado tem armadilhas e ambições que não devem ser precipitadas de forma a não empenhar oportunidades futuras. Construir um novo Leão é uma tarefa árdua e cirúrgica, não é urgente. O resultado final deve favorecer o equilíbrio dos sectores muito mais que espectáculo pontual.
De facto a "janela" de Janeiro não faz nem fará campeões, mas a preparação de uma época, avaliando correctamente a anterior, definindo estratégias e pondo em prática as ideias que se querem e que têm obrigatóriamente se ser claras e despojadas de qualquer tipo de dúvida relativo áquilo que se vai atacar, serão meio caminho andado para a competência de uma equipa.
ResponderEliminarDe facto este é o tempo de fazer bem as coisas, mas a saída de NAC foi um valente passo atrás na construção de um plantel, que me faz querer que sendo a nossa equipa muito carenciada de qualidade no eixo da defesa, voltamos praticamente à estaca zero no enriquecimento desse sector e julgo que, considerando que as equipas se constroem de trás para a frente, voltamos a ter de centrar e a dar prioridade a esse sector sob pena de ruir toda uma boa ideia de plantel e equipa traída pela mediocridade/mediania da defesa.
A ver vamos, mas parece-me que seria importante arrancar com o plantel o mais definido possível, porque tal como diz o post - é nesta altura que se fazem os campeões.
Obrigado
Eu ainda não largava o Vuk...
ResponderEliminarLMGM, bom post que, por falta de tempo, só mais logo poderei comentar como deve ser.
ResponderEliminarDe momento acrescentaria apenas que não faz sentido nenhum o nervoso miudinho que se parece ter apossado dos Sportinguistas. Temos o mesmo tempo que os outros para constituir o plantel, isto é, até ao mercado fechar.
Neste momento estou muito mais preocupado com os compromissos que já tem que cumprir com os atletas que fazem parte do plantel e com os quais não conta para a próxima época.
Pedro O., eu compreenderia o empréstimo de Torsi ao Braga melhor do que a cedência (venda?) de NAC, no fundo eles têm um buraco no lado esquerdo dos centrais e o Torsi teria uma boa possibilidade de jogar regularmente numa equipa sólida mas sem as responsabilidades e pressão do Sporting.
ResponderEliminarA saída de NAC aumenta os nossos problemas de duas maneiras, tem de vir mais um central para a direita (mais investimento e risco de flop) e temos excesso de elementos na esquerda (Polga, Rodriguez e Torsi). Se bem que eu veria com bons olhos a colocação de Torsi como concorrente de Evaldo, reeditando um modelo de defesa com três centrais "falsos" (César Prates, Beto, André Cruz e Phill Babb). No fundo libertava César Prates para atacar (ou em posse como se diz agora) e mantinha uma linha de 4 em defesa.
PB, apesar de aparentemente o Sporting ter voltado a ficar rico a minha lista de saídas imediata visa também realizar algum dinheiro principalmente com Grimi, Vuk e Pongolle jogadores que representaram investimentos avultados e ainda terão valor em vários mercados. A ter de abdicar de alguém para realizar dinheiro escolho Vuk primeiro que qualquer outro.
ResponderEliminarO Torsi nao vale nada!! É um desastre de jogador.
ResponderEliminarCaro LMGM, quando falas em contratações, não podes entender o Carrillo como o extremo criativo que faltava. E para mim, esta é a posição mais carenciada, tanto do ponto de vista psicológico como desportivo, alguém que levante a bancada, que assuma o 1x1, que finte, cruze, e deixe os defesas em linha. Algo que não temos desde o Nani... E não será o carrillo, pelo menos para já... espero bem que o seja um dia. Cumprimentos!
ResponderEliminarPedro, o Maicon e o Sidnei também!!! E não é por isso que os clubes a quem eles pertencem os desvalorizam por sua iniciativa!
ResponderEliminarMais uma vez digo: Farías!
ResponderEliminarGT, bem observado, confesso que foi uma das dúvidas que tive a escrever o post. Concordo que o criativo para actuar nas alas com que todos nós sonhamos é mais parecido com Quaresma do que com Carrillo.
ResponderEliminarAliás tenho dificuldade de diferenciar Carrillo de Salomão em termos de potencial, mas optei por incluir por reconhecer que essa função está identificada como uma das carências do grupo e já com uma contratação definitiva feita que também espero não ser a única.
Só espero é que o Domingos não ande a pedir Paulões.
ResponderEliminarPedro S, é uma boa opção, mas já devia ter vindo ... na vez de Postiga, assentava como uma luva no plantel daquela altura.
ResponderEliminarPeyroteo, pelos dados que temos aparentemente o central que Domingos terá pedido de um seu clube anterior foi Rodriguez. Eu juntava o Berger da Académica que ele agarrou como dispensado e transformou em titular.
ResponderEliminarLer aqui que a saída de um CEPO como o NAC aumenta os nossos problemas funciona como uma catarse...
ResponderEliminarAngelo, já conhece o jogador que o vai substituir?
ResponderEliminarSabe que as bestas todas que o Sporting teve no ano passado na defesa, de Patricio a Cédric, foram a 2ª melhor defesa nacional?
O cepo com meia dúzia de jogos no ano passado chegou à selecção nacional mas gostos não se discutem, eu prefiro NAC a Rolando ou Jardel, mas de certeza que vamos adquirir muito melhor!...
LMGM..não delire, quer defender o cepo NAC tudo bem, é um direito que lhe assiste, mas não use a Selecção como premissa positiva...pois a mesma Selecção tb convocou P.Madeiras,Secretários,P.Ferreira,Edinhos,Duda,e por aí fora...
ResponderEliminarNAC não tem qualidade para jogar num SCP que se quer vencedor.
Boas! LMGM:
ResponderEliminarConcordo no geral com o post, faria outras opções qd se analisa, caso a caso, quais dos actuais jogadores deixariam da fazer parte do próximo plantel. É natural que assim seja.
Uma ressalva apenas sobre o factor "tempo". É certo que não gosto de pressas, mas tb não aprecio mt os vagares... principalmente qd são excessivos. Isto por uma razão: é que se deixamos o mercado 'avançar' muito, qd (finalmente)'entrarmos em jogo' corremos o risco de restarem... as sobras... A sensação com que fico, relativamente às contratações, é de que existe alguma dificuldade em assegurarmos os alvos que realmente pretendemos por dificuldades financeiras...
Já as dispensas, nomeadamente aquelas que implicam eventuais indemnizações, julgo que se está a trabalhar no sentido de salvaguardar os interesses do clube ao máximo. É que independentemente da situação financeira do clube, há que tentar sp alcançar as melhores soluções nas dispensas dos atletas que não interessa manter. Também há a questão técnica, mas julgo que, nesta altura, o treinador tb já terá manifestado a sua opinião, até pq o Domingos conhece a gde maioria dos jogadores leoninos. Compreendo melhor que, por razões financeiras, estas decisões relativas às dispensas, estejam a demorar mais.
Abraço.
Angelo, delirar era um dia ter recebido por Miguel Garcia, aquilo que foi pago por Secretário e Paulo Ferreira. A arte de vender cepos no momento certo não é para todos, mas todos eles foram valorizados por terem chegado à selecção nacional. Já percebi que é imune a esse argumento mas parece que há muito dirigente cepo por essa europa fora que não é.
ResponderEliminarVirgilio, tenho urgência num defesa esquerdo e num ponta de lança até 4 de Julho, os restantes será ao ritmo que for possível (ou que o mercado ditar), se também até essa data melhor.
ResponderEliminarPenso que vai depender também de como forem sendo fechados acordos de saída ou eventuais vendas.
Angelo, só para completar, considero a discussão sobre o NAC encerrada. Já não é nosso jogador e eu não tenho por hábito vir referir "eu bem avisei" ou pior "que saudades". Como dizia o dono da Coca-Cola, não confio em ninguém que nunca tenha tomado uma opção desastrosa.
ResponderEliminarFoi que faça boa carreira que a nós já não nos serve de proveito (ainda dá 25%...).
LMGM:
ResponderEliminarTenho as mesmas urgências que tú. Uma delas é especialmente dolorosa: a de lateral esquerdo. É que os cromos que o SCP vem coleccionando nessa posição é qlq coisa de surreal... :S
A ver se é desta que se acerta... (eh lá... esta frase parece um spot radiofónico patrocinado pela coca-cola... hehehe)
Abraço.
Ainda bem,até pq NAC nem merecia tantas linhas...
ResponderEliminarAngelo,
ResponderEliminarVeremos daqui a 3 meses quem delirava.
LMGM, complementando o meu comentário inicial:
ResponderEliminar"Estando adquiridos, um central, um extremo e um ponta de lança"
Só vejo como reforço real o Rodriguez porque significa um upgrade em relação ao que tínhamos à disposição.
O Wolfsvinkel é uma incógnita, depende da adaptação e como quase todos os jogadores na sua posição o seu sucesso depende muito do jogo colectivo.
Quanto a dispensas as definitivas seriam Caneira, Grimi, Vukcevic, Purovic, Zapater, Maniche, caso se encontrem saídas a contento das partes.
Pedro Mendes é indiscutívelmente 1 jogador de categoria cuja continuidade deveria ser avaliada em função da possibilidade de ser útil em campo ou na enfermaria.
Quanto ao resto concordo na questão das filosofias. Depois do último post interrogava-me sobre as características de Rinaudo. A ideia de Domingos pode ser precisamente a de um 6 que acima de tudo dê segurança defensiva naquela zona do terreno e não se importe de condescender nas qualidades da construção do jogo.
Leão de Alvalade
ResponderEliminarQuanto a dispensas juntava Polga,Postiga e Saleiro a esses...
Como uma selecção rigorosa(pois só com rigor e qualidade acima da media ou mediocridade como preferir...)é que podemos ambicionar ser campeões.
E já nem vou falar de emprestados como o Pedro Silva e outros(recordem me lá quem foi o génio que mandou renovar o contrato a este tipo?).
Quanto ao Pedro Mendes se for para repetir uma época igual a que passou(em duas épocas quantos jogos realizou?) não sei se rende muito estar lhe a pagar aquele salário astronómico.
E o problema acaba por ser mesmo a questão salarial,os que mais ganham são aqueles que o seus contributo é o mais mediocre.
Ps : Quanto ao Nuno Coelho(raio de mania de não chamarem o homem pelo seu nome),apesar de tudo gosto mais do Torsi,é um jogador em "crescimento",que pode vir se a tornar um bom valor na sua posição(penso que o empréstimo lhe será benéfico...veremos é se depois volta...).
Já disse noutro lado que o que me preocupa mesmo é o defesa esquerdo. É que nem sequer vejo na imprensa mandarem bitaites sobre essa posição. Imagino que estejam a pensar mandar embora o Grimi e ficar com o Evaldo. Espero que da lista de 150 estejam lá uns bons defesas esquerdos.
ResponderEliminarSim,pq o NAC em 3 meses aprende o que é um bola...
ResponderEliminarEstou na profissão errada...
Rui, também não acredito que NAC seja capaz disso o Varela talvez ...
ResponderEliminarEscreves como o Varela fosse um jogador acima da média...
ResponderEliminarOs sportinguistas acostumaram-se à mediocridade.
Respondes como se alguém tivesse dito que NAC era o futuro Ricardo Carvalho. O sucesso dos clubes com meios reduzidos faz-se com a capacidade de rentabilizar os jogadores como Varela ou Tonel ou Miguel Garcia ou Beto ou ...
ResponderEliminarPara os dar a quem trabalha melhor que nós não é preciso grande esforço, qualquer um de nós nesta caixa de comentários é capaz de o fazer.
Os Sportinguistas gostam é de Piqués e Ferdinands, bom gosto sem dúvida.
Mais três idiotas que pensam que ser chamado à seleção valoriza jogadores:
ResponderEliminarhttp://www.ojogo.pt/27-167/artigo932427.asp
Nunca devem ter trabalhado em futebol!