Já vi e ouvi o suficiente para me espantar facilmente mas confesso que ao ler as declarações de Rodrigo Nunes, presidente do Feirense, dando conta da sua vontade de que a equipa do seu clube chegasse ao intervalo a ganhar 10-0 ao Sporting, me deixaram perplexo e profundamente desgostoso.
As declarações seriam ridículas viessem elas de onde viessem, vindo do presidente de alguém que sabemos que se diz sportinguista são no mínimo desprezíveis. Aceitaria que em público Nunes dissesse algo como "espero que o Sporting perca connosco mas seja campeão" mesmo que em privado desejasse ambas as coisas: que o Sporting ganhasse o jogo, fosse campeão, sendo óbvio que gostaria que o Feirense permanecesse na Liga Zon Sagres. Não consigo imaginar outro sentimento num sportinguista, embora compreendesse que a condição de presidente do Feirense o obrigasse a algumas cautelas na forma de comunicar.
Mas o interesse da deslocação ao campo emprestado do Feirense não terminou após o apito final e obtenção justa dos 3 pontos. Presidente, treinador e jogadores do Feirense desataram a protestar contra a arbitragem cujos erros mais notórios durante o jogo foram 1 penalty perdoado à equipa da casa e a transformação de um corte limpo de Rinaudo numa falta e respectivo cartão amarelo. Pelo mesmo critério teria certamente que expulsar 2 vezes o autor da entrada assassina sobre Jeffren, que só não antecipou a sua saída porque o jogador foi suficiente perspicaz para evitar males maiores.
Mas se aqueles intervenientes com interesses directos no resultado podem ser objecto de alguma benevolência na análise das respectivas declarações - que foram muito bem contestadas por Domingos na flash-interview - o mesmo não se pode dizer do que foi dito então e em data posterior ao jogo na comunicação social por alguns dos seus profissionais e comentadores contratados. Só vejo duas razões para tanto dislate: ou são incompetentes ou têm a sua indispensável independência tão ou mais comprometida como qualquer vulgar adepto ou profissional a soldo de um clube.
Poder-se-à pensar que tudo isto não passam de fait-divers e que por isso seria uma perda de tempo dedicarmos qualquer atenção que seja a eles. Mas não os vejo assim. Além das alimárias que não conseguem distinguir um boi de um camelo há que pretenda com isto fazer fumo suficiente que contrarie os factos que ocorreram nos vários jogos do inicio de época e que tinham como objectivo confinar a luta pelo campeonato a um conveniente dueto. E com os jogos decisivos que se aproximam pode também dar muito jeito apresentar o Sporting como uma equipa beneficiada pelos erros dos árbitros.
Este Sporting está a dar muito mais trabalho do que se esperaria, seja nos relvados seja nos bastidores. É que nesta altura do campeonato o que certamente já poucos contavam era com a reacção como a que estamos a protagonizar.
A verdade é que não esperavam,daí estas reacções que não estavam nitidamente preparadas.
ResponderEliminarE a nossa onda está tão forte! É só não a deixarmos cair ao 1º revés, e esta força renovada será imparável!
É uma vergonha o que se ouviu de alguns comentadores. Este ano temos que lutar contra tudo e contra todos com toda a nossa força.
ResponderEliminarSaudações Leoninas
Este ano os gajos andam mais acintosos pq o SCP está bem... Nos anos anteriores não era preciso cascar tanto num leão enfraquecido. Claro que sempre que a oportunidade surgia para massacrar mais um bocado, os jornaleiros e outros agentes malignos de serviço ao regime, aproveitavam... Mas o que estamos a observar este ano, mais não é do que a confirmação daquilo que o SCP tem que enfrentar sp, principalmente qd se apresenta forte e com capacidade real para lutar contra os clubes deste regime podre: o clube das frutas & putas e o clube dos seis milhões que fazem a coisa "por outro lado".
ResponderEliminarPELO SCP, SEMPRE!
Gostei do teu Post. Também acho que estamos a chatear muita gente!
ResponderEliminarForça Amigos!
Força Sporting!
É há muito tempo óbvio que este Sporting, forte, aborrece muita gente. Aliás, já passámos a fase do aborrecimento, porque essa cingir-se-ia a entristecer quem não gosta de nós. Já estamos, desde o dia 1 deste campeonato, na fase de prejudicar o Sporting semanalmente. Antes, o habitual era sermos roubados de 15 em 15 dias, às vezes menos. Este ano, como bem sabemos, têm surgido lances miseráveis em todos os jogos, ou seja, semana sim, semana sim.
ResponderEliminarMais: não é só é sórdida a regularidade com que somos roubados, como é também sórdida a forma como ambos os rivais são beneficiados. Na Liga da Verdade, onde o Sporting é campeão quase desde o ano em que agraciou este mundo com a sua presença, o Sporting estaria já apto para encomendar as faixas de campeão da primeira volta.
A nossa resposta, enquanto adeptos desta maravilhosa e impoluta instituição desportiva, cujo palmarés oblitera todos os outros deste país, é apenas uma: marcar presença nos estádios que recebem o SCP e apoiar a equipa que representa o poderoso que nasceu em 1906.
Abraço ao pessoal deste blogue,
Daniel
Na crónica do jogo, o jornalista do Público chega a escrever a palavra empurrãozinho.
ResponderEliminarÉ surreal.
Um jogo em que o Sporting é prejudicado está a ser vendido como mais um caso de açoite dos árbitros nos clubes pequenos.
Acho que se justificava uma conferência de imprensa do Sporting mostrando os lances principais deste jogo em Aveiro e também do jogo da playstation.
Tanta falta de vergonha não podia passar em branco