quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Este devia ser um post de agradecimento a Amorim mas...


Com a chegada de Amorim vi o Sporting de que tinha ouvido falar, mas nunca tinha vivido. Por alguma razão entre nós, adeptos, o tratávamos como "deus": "olha, deus está a falar" quando Amorim prestava declarações. No final de Maio do ano passado, na celebração no Marquês, Amorim decidiu escalar um novo patamar e mobilizar os adeptos em torno da conquista do tão ambicionado "bi" que, a ser obtido, seria a chancela que confirmaria que o tal Sporting do tempo dos nossos antecessores tinha voltado e para ficar.

Mas não foram apenas os adeptos que se sentiram galvanizados. Jogadores houve que abdicaram de novas carreiras e chorudos contratos pela promessa de um lugar nas páginas imortais do Sporting Clube de Portugal, a quem o próprio Amorim pediu para ficar. A administração arriscou renovações e novos contratos para fazer face ao desígnio que nos era proposto. O desastre da final da Supertaça foi rapidamente soterrado numa memória longínqua e tornada quase irreal pela forma avassaladora como a equipa ia subjugando os adversários, atropelo após atropelo.

A história ainda vai apenas no preâmbulo e muitas linhas estão ainda por escrever. Mas na conferência de imprensa, após o jogo com o Nacional, ficamos a conhecer um Rúben Amorim que ainda não nos tinha sido revelado, apesar dos sinais aqui e ali deixados e preferimos não ver. Como o lamentável episódio da viagem de avião a Inglaterra para acautelar o seu futuro. Ele que tinha contrato em vigor e que dias antes, em conferência de imprensa lançaria um sério aviso aos seus jogadores que o compromisso com o clube e o título ali à mão mereciam prioridade total e que não lhes seriam perdoada distracções, como a procura de novos contratos.

Este novo Amorim é o profissional que - legitimamente, diga-se - ambiciona novos desafios, em paragens onde os recursos abundam e onde comprar os sonhos de grandeza e glória está ao alcance de um excelente treinador como ele é. Mas isso não tem nada de novo. O que houve de novo foi um Amorim enleado no discurso dúbio, com um semblante do miúdo apanhado a mexer na jarra das guloseimas. O Amorim da comunicação exemplar a desmaiar e a desvanecer aos nossos olhos foi um espectáculo triste de se ver. Do gigante que víamos outrora enxergavam-se apenas os pés de barro.

O Amorim que eu idolatrei teria assumido com frontalidade ter recebido uma proposta de um dos melhores clubes do mundo, daquelas que não se pode dizer que não. Este Amorim preferiu esconder que tinha aceitado a proposta e esperava agora a solução que resultará da negociação em curso entre as duas sociedades. Ou então não teria de dizer nada mais do que qualquer coisa como “há um processo em curso sobre o qual não posso tecer considerações, esta é uma conferência sobre o jogo que acabou de decorrer, haverá tempo para falarmos e vos esclarecer".

Sabíamos que este dia chegaria, mas poucos poderiam antecipar que seria assim. Mas foi Amorim que escolheu a forma como decidiu escrever o epilogo de uma relação onde foi acarinhado, idolatrado e tratado como um de nós. Podia sair pela porta 10ª, por onde entrou com o seu célebre “ e se corre bem?”. Mas prefere sair pela garagem com os seus pertences como um vulgar e anónimo passante a quem deu jeito estacionar a viatura no centro de Lisboa.

Amorim entrou como um miúdo inexperiente e sai como um dos técnicos mais promissores do panorama europeu e desejado por muitos. Deve-o a si mesmo, pelas suas qualidades indiscutíveis, mas também o deve ao Sporting, que lhe deu tudo o que estava ao seu alcance e tornou possível para ambos o sucesso que tanto desejavam. Amorim deu o melhor de si, tal como outros que o precederam. Obteve melhores resultados porque era melhor que os demais , mas porque o Sporting também é hoje melhor e está melhor preparado do que estava então. A dívida é por isso mútua, estamos quites.


Nota: Só alguém muito ingénuo poderá pensar que tudo isto aconteceu de um dia para outro, quando se sabe já que o clube de Manchester teve conversas e entregou até propostas escritas a vários elementos do extenso staff técnico-cientifico do clube. Os próximos dias ajudarão a perceber melhor…

terça-feira, 29 de outubro de 2024

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Modalidades: revista da semana


Este poste sobre as modalidades esta semana tem de começar com a referência ao judo leonino. Desde 2016 que é o Campeão Nacional, tendo revalidado o título no passado sábado. É o sétimo título consecutivo que conseguem, e não são nove porque devido à pandemia não houve campeonato em 2020 e 2021. Parabéns Campeões!

Os jogos desta semana começaram na terça-feira em Almaty, no Cazaquistão, onde os leões do futsal garantiram o acesso à Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League. No 1º jogo defrontámos o FC Semey, actual campeão cazaque, e vencemos por 6-4. O jogo nem começou bem com os adversários a adiantarem-se no marcador logo com pouco mais de três minutos jogados. Reagiram os leões mas apesar de varias oportunidades, apenas a 9 segundos do final da 1ª parte Tatinho conseguiu bater o guarda-redes cazaque, fazendo o 1-1 ao intervalo. A 2ª parte começou bem melhor. Aos 3 minutos já vencíamos com um golo de Taynan, e aos 4 minutos e meio já ganhávamos por 3-1 com um golo de Pauleta. Aos 9 minutos a equipa cazaque conseguiu reduzir para 3-2. Tem que se dizer equipa cazaque e não dizer os cazaques porque metade da equipa é composta por jogadores brasileiros. Voltaram a reagir os nossos jogadores e meio minuto depois Taynan repôs a diferença, para no minuto seguinte Pauleta também bisar e fazer o 5-2. Passou o Semey a jogar em 5x4, mas quem beneficiou disso ainda foi a nossa equipa porque a cinco minutos do final Taynan fez o seu terceiro golo e pôs o resultado em 6-2. 2 minutos depois os adversários conseguiram um golo, para no último minuto obterem outro fazendo o 6-4 final.
No jogo da 2ª jornada, na quarta-feira, jogaram os leões com o Haladás, campeão húngaro, a quem venceram por 2-0, com 1-0 ao intervalo. Foi um desafio de sentido único, sempre com a nossa equipa a dominar o jogo, mas sem conseguir o golo, muito devido à falta de pontaria e à excelente actuação do guarda-redes adversário. Só depois de passar metade da 1ª parte Merlim com um potente remate frontal conseguiu bater o guardião húngaro. A 2ª parte foi uma cópia da 1ª. Muito domínio mas sem se conseguir o golo, e só a menos de 5 minutos do fim Pauleta deu algum descanso aos leões, fazendo o 2-0. Ganhámos, e logo aqui ficámos com a certeza do apuramento para a Ronda de Elite.

Na sexta-feira foi disputado o jogo da 3ª jornada onde os leões defrontaram os anfitriões do Almaty Kairat tendo perdido por 2-3. Foi um jogo equilibrado na 1ª parte, onde com nove minutos jogados Taynan conseguiu fazer 1-0, para três muntos depois Allan pôr o resultado em 2-0. Depois deste golo começaram os cazaques a subirem a defesa e a serem mais pressionantes tendo a recompensa a 9 segundos do intervalo, que chegou com 2-1 no marcador. Na 2ª parte continuaram os anfitriões a defenderem alto criando muitas dificuldades aos leões e com cinco minutos jogados conseguiram empatar o jogo. Reagiram os leões e o jogo voltou a ser mais equilibrado. Como o empate deixava os adversários em 1º lugar do grupo, devido aos resultados acumulados nas duas jornadas anteriores, a dois minutos do fim Nuno Dias colocou Alex Merlim a guarda-redes para jogar em 5x4, e mais uma vez se provou que este sistema é uma arma de dois bicos. Não conseguiu o Sporting obter o golo que lhe daria a vitória e a 17 segundos do fim, depois de defender um remate leonino, o guarda-redes da casa conseguiu enviar a bola para a baliza ainda deserta e fazer o resultado final. Esta derrota não afectou o apuramento da equipa para a Ronda de Elite que se irá disputar entre 26 de Novembro e 1 de Dezembro, e cujo sorteio será na próxima quinta-feira 31. Entretanto a nossa equipa de futsal tem novo jogo na quarta-feira 30, quando forem à linha defrontarem os Leões de Porto Salvo, em jogo relativo à 2ª jornada da Liga Placard.
No sábado as meninas do futsal em jogo relativo à 5ª jornada da Liga Placard, visitaram o Atletico e perderam por 1-5, com 2-0 ao intervalo. O golo leonino, que no início da 2ª parte pôs o resultado em 2-1, foi conseguido por Diana Silva. O próximo jogo das meninas do futsal será no sábado 2 no PJR para receberem a equipa do Santa Luzia no jogo relativo à 6ª jornada da Liga.

Na quarta-feira foi a equipa de basquetebol do Sporting até Wloclawek, na Polonia, para defrontar o Anwil no jogo relativo à 3ª jornada do seu grupo da FIBA Europe Cup tendo regressado com uma derrota por 63-93. Foi mais um jogo muito fraco desta equipa que começou o jogo a perder por 0-8, altura em que Luís Magalhães pediu um desconto de tempo que nada resolveu. Após o time-out ainda foram conseguidos 2 pontos, mas não pararam os polacos que saltaram para 2-20. Melhoraram alguma coisa os nossos jogadores até ao fim do quarto que foi atingido com 20-30. No 2º quarto voltaram os visitados a conseguir 20 pontos de avanço aos 24-44, mantendo-se assim, mais ponto menos ponto até aos 32-49 ao intervalo, que deu um parcial de 12-19 neste quarto. O 3º quarto foi semelhante ao anterior com mais um ascendente polaco neste quarto que foi de seis pontos (14-20). O quarto final foi a continuação do que se passou nos anteriores terminando com um parcial de 17-24 que originaram os 30 pontos de diferença final. Mais um péssimo jogo desta equipa, com percentagens de lançamentos de 34%, com 20 convertidos em 59 tentados, onde estão incluídos 6 em 27 de 3 pontos – 22%. Se juntarmos a isto que a equipa acabou o jogo com 32 turnovers (perdas de bola), compreende-se perfeitamente os 30 pontos da diferença final. Reggie Johnson com 19 pontos, Ludgy Debaut com 11 e Kenney Funderburk com 10 foram os melhores marcadores da equipa. Nick Ward e Jeremiah Bailey continuam ausentes. O próximo jogo para a FIBA Europe Cup será em Itália, na Sardenha, para defrontar o Sassari na quarta-feira 30 no jogo relativo à 4ª jornada deste grupo.

Regressados da Polonia os leões do basquetebol receberam no PJR no sábado a equipa do Imortal no jogo respeitante à 1ª jornada da Liga Betclic, tendo vencido por 96-59, com 46-33 ao intervalo. Começaram bem os nossos jogadores o 1º quarto conseguindo um avanço de quatro pontos aos 10-6, que se foi mantendo até aos 16-12, e acabaram este quarto ainda melhor, conseguindo oito pontos de avanço com o fim do período a chegar aos 22-14. Continuaram bem no 2º quarto atingindo 31-20, tendo os algarvios reduzido para 31-26, com 4 minutos e 38 segundos jogados, altura em que Ludgy Debaut ao falhar um lançamento debaixo do cesto agarrou o cesto tendo com este movimento provocado um estalar da tabela, mas que devido ao tipo de vidro em que são construídas não se espalhou mas ficou todo quebrado. Durante mais de uma hora esteve o jogo interrompido para a sua substituição. Quando recomeçou o jogo os leões voltaram a adquirir um bom avanço, fazendo um parcial neste quarto de 24-19, que originou uma diferença de treze pontos ao intervalo. No 3º quarto continuou a nossa equipa a distanciar-se no marcador e a meio do quarto já tinha ultrapassado os vinte pontos de diferença (57-36), chegando ao final do quarto já com 27 pontos de diferença (69-42), dando um parcial de 23-9 neste quarto. O 4º quarto começou com alguma reacção dos visitantes que ainda chegaram aos 75-50, mas rapidamente os leões aceleraram para 87-53, terminando o jogo com 37 pontos de diferença com um parcial neste quarto de 27-17. Kenney Funderburk com 20 pontos foi o melhor marcador da equipa, muito bem acompanhado por Uwais Razaque, jovem moçambicano, já com algum tempo em Portugal, que ingressou esta época no nosso Clube e que obteve 15 pontos, 5 ressaltos e 2 assistências. Depois do regresso de Itália a nossa equipa de basquetebol recebe no PJR no domingo 3 o CA Queluz em jogo da 4ª jornada da Liga Betclic.
As leoas do basquetebol receberam no domingo no PJR o Carnide Clube no jogo da 3ª jornada da 1ª Fase da Zona Sul do Campeonato Nacional da 1ª Divisão tendo vencido por 105-34, com 61-13 ao intervalo, com os parciais de 28-9, 33-4, 21-8 e 23-13. Sienna Durr com 41 pontos e 7 ressaltos e Emília Ferreira com 12 pontos e 6 ressaltos foram as leoas que mais se distinguiram neste jogo. As meninas do basquetebol na próxima sexta-feira 1 irão até à Cruz Quebrada para defrontarem o SIMECQ no jogo da 4ª jornada do campeonato, e no domingo 3 voltarão a defrontar o Carnide, no Pavilhão do Bairro Padre Cruz, em jogo da 2º eliminatória da Fase Sul da Taça de Portugal.

Também na quarta-feira os Campeões Nacionais de andebol foram até à Roménia defrontar o Dínamo Bucareste em jogo da 6ª jornada da EHF Champions League, tendo regressado com a primeira derrota nesta prova, por 29-33. Jogo difícil perante uma boa equipa e um espectacular guarda-redes. A 1ª parte começou com os romenos a conseguirem 1-3, mas esta foi a maior vantagem dos locais neste período, porque os leões foram equilibrando o jogo, que foi seguindo golo para um lado, golo para o outro lado até aos 11-12, quando a nossa equipa saltou para 15-12, sofrendo ainda um golo antes do intervalo que chegou com 15-13. A entrada dos romenos na 2ª parte foi muito forte e com quatro golos seguidos passaram o resultado para 15-17. Continuou o jogo equilibrado até aos 18-19, quando o Dínamo deu novo salto para 18-22 e 19-25, chegando até aos 20-27. Até ao fim ainda os leões conseguiram reduzir a diferença para apenas quatro golos, notoriamente insuficiente. Foi um jogo menos conseguido por parte da nossa equipa, com algumas falhas técnicas, sentindo grandes dificuldades para ultrapassar a defesa romena, aliada a uma grande exibição do seu guarda-redes. Orri Porkelsson com 6 golos foi o nosso melhor marcador, acompanhado por Natán Suarez, Mamadou Gassama e Martim Costa com 4 golos cada. O próximo jogo dos leões para a EHF Champions League será na quarta-feira 30 em França onde defrontará o Paris Saint-Germain em jogo da 7ª jornada. 

Regressados da Roménia, os leões do andebol receberam no PJR no sábado a equipa do Nazaré-Dom Fuas em jogo da 10ª jornada do Campeonato Placard, tendo vencido por 42-23, continuando só com vitórias neste campeonato. Um jogo com pouca história devido à grande superioridade leonina. Os visitantes ainda deram alguma luta até aos 5-4, mas 12 golos seguidos dos leões decidiram de vez o desafio, chegando ao intervalo com o resultado em 24-10. Foi um jogo que deu para rodar todos os jogadores, e dar muitos minutos a jogadores menos utilizados, onde, mais uma vez, quase todos os jogadores conseguiram obter golos. Apenas Moga não teve essa felicidade, mas foi o único que não interveio nas fases ofensivas da equipa, só jogando quando a equipa defendia. Natán Suárez e Rafa Vasconcelos ambos com 6 golos foram os melhores marcadores da equipa. De salientar que Rafa é um jovem de 17 anos e demonstrou que tem lugar nesta equipa, mesmo em jogos mais difíceis. Depois de regressarem de Paris os leões do andebol deslocam-se, no sábado 2, até ao Dragão Arena para defrontarem o FC Porto em jogo da 11ª jornada do Campeonato Placard, onde se decidirá quem ficará na liderança deste campeonato, atendendo em que as duas equipas estão empatadas no topo, ambas invictas.

Disputou-se este fim-de-semana em Oliveira de Azeméis a Final Four da WSE Continental CUP, cabendo aos leões defrontar no sábado os italianos do Follonica, na meia-final, tendo vencido por 5-4, após prolongamento. Foi um jogo em que começámos muito bem com Toni Pérez a abrir o marcador com menos de 3 minutos jogados e um minuto depois Facundo Bridge a fazer o 2-0, ambos a passe de João Souto. Com sete minutos e meio jogados conseguiram os italianos reduzir para 2-1, mas a seis minutos e meio do intervalo Henrique Magalhães aumentou para 3-1, para a minuto e meio do intervalo o Follonica voltar a reduzir para chegarmos ao fim da 1ª parte com o resultado de 3-2. Com quatro minutos jogados na 2ª parte, os italianos conseguiram empatar a 3, para com menos de 10 minutos de jogo, na conversão de um livre directo virarem o resultado para 3-4. E só a menos de cinco minutos do fim os leões conseguiram igualar o marcador num grande remate de Facundo Bridge, que fez o 4-4 com que se atingiu o fim do tempo regulamentar, tendo sido necessário ir para prolongamento. No prolongamento conseguiu Alessandro Verona, a minuto e meio do intervalo do mesmo, fazer o golo que viria a dar a vitória no jogo e o apuramento para a final do torneio. Foi um jogo em que mais uma vez se demonstrou que a equipa desperdiça muitos penaltis e muitos livres directos.

No domingo jogou-se a Final da WSE Continental CUP defrontando os leões do hóquei a Oliveirense, exactamente no pavilhão deste clube, mas chamado de campo neutro, tendo saído derrotados por 2-4, com 0-0 ao intervalo. Não falando de uma equipa estar a jogar em casa, devemos dizer que os árbitros espanhóis que foram nomeados para este jogo devem ter sido muito bem tratados no fim-de-semana que passaram em Oliveira de Azeméis e consideraram que deviam agradecer dentro de campo. O primeiro golo surge para os donos da casa aos sete minutos e meio da 2ª parte, quando devido a um incompreensível cartão azul mostrado a Facundo Bridge e depois da Oliveirense ter falhado o respectivo livre directo, os leões jogavam com quatro jogadores, conseguiram os locais fazer o golo. Com 10 minutos de jogo Matias Platero, num excelente remate bem longe da baliza conseguiu empatar o desafio. Quando faltavam nove minutos para o final os adversários em menos de um minuto conseguiram dois golos ficando a ganhar por 1-3. A dois minutos e meio do fim Roc Pujadas conseguiu, numa excelente execução, reduzir para 2-3. Para tentar alcançar o empate a 1 minuto e 15 segundos do fim, tentámos o tudo por tudo e passámos a jogar sem guarda-redes, mas não conseguimos os objectivos e ainda sofremos o quarto golo a 4 segundos do fim num remate da grande área adversária para a baliza deserta. Foi um jogo de muito equilíbrio onde temos de salientar as boas exibições dos dois guarda-redes, Ângelo Girão e Xeno Edo, muito especialmente este. O próximo jogo dos leões do hóquei será na quarta-feira 6 quando receberem no PJR o AJ Viana em jogo da 3ª jornada do campeonato nacional (Campeonato Placard).

Os leões do voleibol receberam no sábado no PJR o Vitória de Guimarães no jogo da 4ª jornada da Liga Una Seguros tendo vencido por 3-0. No 1º set os leões começaram a dominar conseguido 6-3, 9-5 chegando aos 17-9 e 19-10, consentido uma aproximação dos vimaranenses até aos 23-19, terminando o set com 25-20. Os leões também começaram bem o 2º set chegando aos 6-2, mas aos poucos os minhotos foram reduzindo a diferença até aos 11-10, chegando ao empate aos 15 e continuando com vários empates até aos 21, quando a nossa equipa com três pontos seguidos chegou aos 24-21. Ainda os visitantes conseguiram fazer 24-23, quando João Coelho pediu um time-out que resultou, conseguido fechar o set em 25-23. O 3º set foi equilibrado mas sempre com o Sporting na frente por 2 ou 3 pontos de avanço e com empates dos 8 aos 11, chegando aos 15-12 mas os adversários voltaram a empatar aos 15, surgindo novo arranque leonino e nova resposta dos minhotos que deu novo empate aos 20-20. Mais uma vez foi João Coelho obrigado a pedir um desconto de tempo, que mais uma vez resultou terminando o set com 25-21. Foi um jogo difícil onde apesar de muitos bons momentos dos leões, na luta na rede tivemos bastantes dificuldades perante o bloco e os rematadores vimaranenses. Edson Valencia com 17 pontos, Jan Galabov com 16 e Martin Licek com 12 foram os melhores marcadores da nossa equipa, que continua imbatível nesta Liga. Os próximos jogos dos leões do voleibol serão na sexta-feira 1 com uma ida a Espinho para defrontarem o Sporting local em jogo da 5ª jornada da Liga Una Seguros, e no domingo 3 no PJR para receberem o VC Viana em jogo da 6ª jornada. 

As meninas do voleibol voltaram no domingo ao PJR para receberem o Benfica no jogo da 4ª jornada da Liga Solverde, tendo obtido uma brilhante vitória por 3-0, com os parciais de 25-19, 25-21 e 25-16. Irene Verásio com 16 pontos e Sara Dias com 13 foram as leoas que mais se distinguiram neste jogo. As leoas voltam a jogar na sexta-feira 1 em casa da A Avense, para no domingo 3 receberem o Clube Kairós nas 5ª e 6ª jornadas da Liga Solverde. 

Autor: 8

domingo, 27 de outubro de 2024

Famalicão 0 - Sporting 3: mais uma demonstração de afinação e poder


Não fora a lesão grave de Nuno Santos, já confirmada pelo Sporting, a deslocação a Famalicão não podia ter corrido melhor. Tido como um dos jogos possivelmente mais complicados deste ciclo, o Sporting acabou por fazer uma demonstração do nível de afinação que a equipa já alcançou, vivendo um momento de esplendor e graça. 

Mas não está apenas afinada, a equipa vem fazendo uma demonstração de poder que infunde o receio aos adversários fora do âmbito dos seus rivais mais próximos, que os remete ao seu último reduto, impedindo-os de assumir maior ambição do que muralhar as suas defesas e apelar que o poder de fogo do Sporting apareça o mais tarde possível no decorrer do jogo.

Foi isso que aconteceu na primeira parte. Após a anulação do golo de Pote, conseguido relativamente cedo, o Sporting, mesmo dominando o jogo como até então, perdeu algum discernimento na hora de definir o último passe ou, quando o conseguiu, encontrou a oposição do guarda-redes ou, quando este ultrapassado, um dos seus companheiros. O placard por inaugurar quando o árbitro apitou para o descanso era injusto e lançava alguma dúvida sobre o que se seguiria  a segunda metade.

Mas, se alguém alvitrava que o Sporting regressaria cheio de dúvidas do que fazer, não poderia estar mais equivocado. O Sporting só abrandaria após a obtenção do segundo golo, com a equipa da casa a lograr criar algum perigo real já passava mais de uma hora de jogo. Os da casa aproveitaram alguma perda de foco e identidade que surgiu após Rúben Amorim ter recorrido às substituições para acautelar a forma física dos regressados Pote e Diomande. Saliente-se a exibição implacável deste último, não deixando que Aranda se enquadrasse uma única vez com a nossa baliza.

Rapidamente Amorim percebeu que a forma como mexeu na equipa parecia tê-la deixado confundida e sobretudo um pouco retraída. Quando promove o regresso de Harder o filme do jogo retomou o guião anterior e o Sporting faria a viagem de regresso a Lisboa continuando a olhar para baixo na tabela classificativa. Ao contrário, os adversários olham por ora atónitos não apenas para o comandante, mas sobretudo para os números avassaladores que exibe: com 9 jogos disputados, o Sporting tem 30 golos marcados e apenas 2 sofridos! Voltando ao jogo, os números traduzem um domínio avassalador e até raro, conseguindo um número absurdo de acções na área do Famalicão: 62! A isso associado aos 33 remates, dos quais 13 foram à baliza. Números eloquentes!

Nota para o golo de Quenda, o que faz dele o jogador mais jovem a marcar com a camisola do Sporting na equipa principal. Devagar, devagarinho, mas de forma sustentada, o menino cresce. Ah, o Gyokeres marcou, sabiam?

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Leão dança bem na terra das valsas


Pode-se argumentar, com propriedade, que o adversário de ontem não era nenhum City, mas isso também era o também austríaco Lask Linz e todos sabemos como acabou. A verdade é que o Sporting de Amorim soube retirar ao adversário as suas melhores armas, dominando o jogo quase até ao fim, panorama que só se alterou quando sobreveio o cansaço, o que afectou a qualidade de algumas decisões. Porém nunca o adversário conseguiu encostar o Sporting às cordas e a vitória foi mais do que justa. E não fora o cansaço é muito provável que o resultado obtido teria sido mais volumoso.

Este momento da equipa parece anunciar a entrada na idade adulta da versão do Leão que Amorim nutre desde Março de 2020. O que, a confirmar-se, não deixa de ser curioso que tal suceda, precisamente quando o plantel viu partir em simultâneo os símbolos maiores de maturidade e experiência: Coates, Neto e Paulinho. 

A exibição alcançada em terras austríacas foi das mais seguras e categóricas numa competição em que a facilidade só existe no dicionário. A relevância a dar a este momento é ainda mais justificada quando os condicionamentos ou impedimentos por lesão de peças fulcrais reduzem as opções do treinador e limitam a resposta da equipa.

Neste âmbito, e porque o futuro imediato traz um mais um ciclo onde vai ser necessário estar a um nível elevado, as boas noticias de ontem não se ficam pelo resultado alcançado. Os regressos de Pote e Matheus Reis e St. Just devem também ser saudados.

É difícil e provavelmente até injusto destacar individualmente algum jogador, tendo em conta que todos tiveram, dentro das suas possibilidades, e do papel que lhes foi proposto pelo treinador, uma prestação concentrada empenhada, sem conceder veleidades ao adversário. Mas claro que o bailado de Gyokeres no país das valsas ficará para a memória e nos registos dos gulosos “tubarões” europeus, pela enésima vez.

Seguem-se os compromissos mais fáceis desta fase da competição. Sim, leu bem. Os mais fáceis. Porque é o Man City e o Arsenal que detêm a obrigação de ganhar. Nestes jogos o Sporting está “apenas” obrigado a tornar-lhes a vida o mais difícil possível e, com isso, ir à procura com ambição do melhor resultado possível, que pode ser a obtenção de pontos, para adicionar aos sete que já possui. 

Aqui vale a pena lembrar o ponto obtido com o PSV, na Holanda. Pareceu pouco, mas é a mesma equipa que ontem impôs um empate ao PSG em Paris e é uma das referências europeias em golos marcados, melhor diferença de golos marcados e sofridos, pontos por jogo e golos marcados por jogo. E imaginem quem é a equipa que, à altura da realização da estatística, há uma par de semanas, liderava quase todos os índices? Ah, pois, é, esse mesmo, o Sporting Clube de Portugal.

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Modalidades: revista da semana

Este poste sobre as modalidades esta semana tem de começar com uma referência individual. E essa referência vai para Pedro Miguel Moura. Um homem que representou brilhantemente como atleta o nosso Clube durante 20 anos, sagrando-se inúmeras vezes campeão, seguindo-se mais alguns anos como técnico e dirigente. É o actual Presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa desde 2012, e foi esta semana eleito Presidente da União Europeia de Ténis de Mesa. É com enorme alegria, e satisfação, que A Norte de Alvalade regista a eleição para tão importante cargo internacional deste convicto Sportinguista, desejando-lhe muito sucesso. Parabéns Pedro Miguel!
 
Esta semana começaram os jogos das modalidades na quarta-feira quando a nossa equipa de basquetebol recebeu no Pavilhão João Rocha os ucranianos do Dnipro em jogo da 2ª jornada da FIBA Europe Cup tendo vencido por 68-57. Foi um jogo fraco em que a nossa equipa começou melhor chegando aos 9-4, diferença que se foi mantendo semelhante até ao final do 1º quarto que terminou em 21-15. No 2º quarto os ucranianos foram recuperando chegando aos 25-23 e ao fim do quarto com 32-31, o que deu um parcial de 11-16, favorável aos ucranianos. O 3º quarto foi muito equilibrado com um parcial de 17-16 chegando ao fim do quarto com 49-47 no marcador. No último quarto, começaram bem os visitantes que passaram para a frente aos 51-52, mas os leões com 17 pontos seguidos puseram o resultado em 68-52, resolvendo o desafio se bem que ainda permitissem cinco pontos aos adversários, dando um parcial de 19-10 neste quarto. Jogo muito fraco em que vencemos mas, como dizia um comentador, com um resultado mais parecido com um jogo de equipas femininas tal os números do marcador. Ludgy Debaut com 17 pontos e 12 ressaltos, Nick Ward com 13 pontos e 9 ressaltos e André Cruz com 12 pontos 6 ressaltos e 4 recuperações de bola foram os leões menos maus neste jogo.
 
Na sexta-feira voltaram as duas equipas a defrontarem-se, desta vez no jogo relativo à 5ª jornada, novamente no PJR porque devido à guerra na Ucrânia o Dnipro aceitou fazer os dois jogos em Lisboa. Desta vez os visitantes venceram por 78-70, estando praticamente sempre a vencer durante todo o jogo. E se o jogo anterior tinha sido muito fraco este conseguiu ser pior, com a agravante da derrota leonina. Com os parciais de 17-20 no 1º quarto e 24-23 no 2º quarto chegou-se ao intervalo com a nossa equipa a perder por 41-43. Na 2ª parte o 3º quarto teve um parcial de 18-17, tendo-se entrado para os 10 minutos finais com o resultado em 59-60. Mas no quarto final os leões estiveram francamente piores, e com um parcial de 11-18 permitiram a vitória dos ucranianos. Foi um jogo em que ambas as equipas tinham obrigação de fazer melhor. A nossa equipa também teve alguma infelicidade. O jogador normalmente mais produtivo, Nick Ward, lesionou-se ainda na 1ª parte, com uma lesão que o impossibilitou de voltar a jogar, não tendo sido ainda publicitada a sua gravidade. De tal modo se sentiu a sua falta que mesmo só jogando 14 minutos conseguiu ser o melhor marcador da nossa equipa com 14 pontos, além de ter obtido 8 ressaltos e conseguido 3 bloqueios de lançamentos. Mas temos de pedir algo mais à nossa equipa. Uma equipa que só consegue fazer o seu primeiro lançamento ao cesto quando já estavam jogados dois minutos e meio, comete 18 turnovers e tem uma percentagem de lançamentos de 32,4% (23 convertidos em 71 tentados), tem de melhorar muito para ser digna de vestir a camisola do Sporting. Mais um pormenor para nos apercebermos da péssima qualidade do jogo: no 4º quarto durante 3 minutos e meio (!!!) nenhuma das equipas conseguiu fazer qualquer ponto. O próximo jogo para a FIBA Europe Cup será na Polonia, em Wloclawek, para defrontar o Anwil na quarta-feira 23 no jogo relativo à 3ª jornada.
 
No domingo foi a equipa de basquetebol do Sporting até Esgueira para disputar com o clube local o jogo relativo à 3ª jornada da Liga Betclic, na realidade o primeiro jogo da Liga, atendendo que devido à dificuldade da legalização de alguns jogadores estrangeiros, foi combinado pelos clubes, com a conivência da FPB, adiar as duas primeiras jornadas. E não podia ter começado pior a sua participação nesta Liga. Regressaram com uma derrota por 81-82. Se os outros jogos desta semana com os ucranianos já não tinham sido bons, este conseguiu ser pior. O 1º quarto nem começou mal, iniciando-se com um 5-0, que abriu a margem com que se chegou ao fim do quarto: 19-12. O 2º quarto foi equilibrado sempre com a diferença entra as equipas cerca dos sete pontos, chegando ao intervalo com 39-33,resultante de um parcial de 20-21. No 3º quarto continuaram os nossos jogadores sempre na frente, chegando a ter uma vantagem de 14 pontos, aos 52-38, mas que no final do período estava em nove pontos, 59-50 com um parcial de 20-17. No último quarto continuou na frente o Sporting e a cinco minutos do fim vencia por 10 pontos de diferença (72-62). Nos últimos cinco minutos os nossos jogadores não conseguiram obter mais de nove pontos enquanto ao Esgueira foi-lhe permitido obter 20… Não tem outra explicação que não seja falta de concentração. Há a desculpa da falta de Nick Ward, e Jeremiah Bailey também não jogou, desconhecendo os motivos, mas não é possível cometer tantos erros. 15 turnovers é demasiado para uma equipa que pretende ser candidata a vencer todas as competições nacionais. Asaiah Armwood com 20 pontos e 9 ressaltos, Diogo Ventura com 17 pontos e Ludgy Debaut com 13 pontos e 11 ressaltos foram os melhores marcadores do Sporting. O próximo jogo desta equipa para a Liga Betclic será em Albufeira para defrontar o Imortal no jogo da 1ª Jornada.
 
As leoas do basquetebol no domingo foram até Casal de Cambra para defrontarem o CB Queluz no jogo da 2ª jornada do campeonato e regressaram com a vitória por 61-43, com os parciais de 17-10, 15-12, 15-9 e 14-12. Luana Serranho com 15 pontos e Emilia Ferreira e Sienna Durr ambas com 12 pontos foram as melhores marcadoras da equipa. O próximo jogo das meninas do basquete será no domingo no PJR para receberem a equipa do Carnide no jogo relativo à 3ª jornada do campeonato.
 
Também na quarta-feira jogaram os leões do voleibol tendo ido à Roménia, disputar em casa do SCM Zalau a 2ª mão dos 1/32 final da CEV Challenge Cup, tendo vencido, tal como na 1ª mão, por 3-1, e garantido assim o acesso aos 1/16 final onde irão defrontar os checos do Kladno Voleybal primeiro no PJR em 12 de Novembro, com a 2ª mão a ser a 21 na Republica Checa. O 1º set foi equilibrado até aos 8-8 quando os romenos ganharam algum avanço até aos 8-11 e 11-15, altura em que os leões arrancaram para 16-15, seguindo-se empates aos 16, e dos 18 aos 21 quando os leões fizeram 22-21 reagiram os locais passando para 22-24, conseguiram os nossos jogadores empates a 24 e a 25 mas os romenos conseguiram dois pontos seguidos terminando o set em 25-27. Também o 2º set foi equilibrado até aos 20-19, conseguindo os leões saltarem para 23-19 terminando o set com 25-20. O 3º set, que era importante para a nossa equipa garantir a passagem à fase seguinte, teve quase sempre o Zalau na frente por um ou dois pontos chegando a ter 3 pontos de vantagem aos 13-16 e aos 15-18, mas os leões reagiram, conseguiram empatar aos 19 e aos 20, passando para a frente aos 21-20, conseguindo 23-21 seguindo-se 23-22, 24-22, 24-23 e os 25-23 com que terminou o set. O 4º e último set foi sendo controlado pelos locais que conseguiram 1-4, 5-10 e 8-14, começando os leões a reduzir para 11-15, 15-17 e 17-19 para passarem para a frente com 21-19, 23-20. O Zalau ainda reduziu para 23-22 mas dois pontos seguidos fizeram o set terminar em 25-22. Edson Valencia com 14 pontos foi o principal marcador da equipa, bem acompanhado por Jan Galabov, Martin Licek e Jonas Aguenier cada um com 10 pontos. Novamente de referir os muitos serviços falhados. Desta vez foram 22. 
 
No domingo os leões do voleibol foram até Matosinhos para defrontarem o Leixões em jogo da 3ª jornada da Liga Una Seguros tendo regressado com a vitória por 3-1. No 1º set os nortenhos foram sempre à frente chegando a ter 3, 4 e 5 pontos de avanço, os nossos jogadores ainda recuperaram alguma coisa mas mais não conseguiram que perder o set por 22-25. Começou o Sporting bem o 2º set conseguindo adiantar-se até aos 7-4, mas o Leixões conseguiu igualar aos 7, e ponto a ponto foi dominando até aos 16-17, quando os leões reagiram para 20-17, 22-19 terminando o set com 25-21. O 3º set começou com a nossa equipa na frente até aos 9-6, altura em que os locais reagiram e passaram para 11-13 mas a reacção leonina não se fez esperar e passaram para 16-13, 20-17, 22-18 terminando o set com um novo 25-21. O 4º set foi de domínio total dos leões que passou por 3-0, 8-5, 13-9, 17-10, 22-14 terminando em 25-15. Bom jogo da nossa equipa que recuperou bem do esforço de quarta-feira vencendo num campo tradicionalmente difícil. Edson Valencia com 14 pontos, Martin Licek com 15 e Jan Galabov com 14 foram os três melhores marcadores neste jogo. O próximo jogo dos leões do voleibol será no sábado 26 no PJR para receberem o Vitória de Guimarães em jogo da 4ª jornada da Liga Una Seguros. 
 
As meninas do voleibol voltaram no sábado ao PJR para receberem o Leixões no jogo da 3ª jornada da Liga Solverde, tendo obtido uma vitória por 3-1, com os parciais de 25-14, 24-26, 25-14 e 25-18. Irene Verasio com 15 pontos, Leslie Tagle com 14 e Sara Dias com 13 foram as leoas que mais pontuaram no jogo. No domingo 27 voltam as leoas do voleibol ao PJR para receberem o Benfica em jogo da 4ª jornada da Liga Solverde.
 
Os leões do andebol começaram na quinta-feira para defrontarem o Füchse Berlin no jogo respeitante à 5ª jornada desta fase da EHF Champions League tendo obtido mais uma brilhante, e importante, vitória por 35-33, mantendo-se invictos no comando da sua serie. Começou bem o Sporting com 3-1 e 5-2, mas os alemães reagiram e fizeram 5-6, seguindo-se depois um grande período de golo cá - golo lá, em que se registaram empates desde os 6 até aos 18, quando a nossa equipa fez 20-18, terminando a 1ª parte com 21-19. Logo no início da 2ª parte os visitantes empataram e passaram para a frente chegando aos 23-25. Neste momento Ricardo Costa pediu um time-out que resultou porque os leões passaram para 27-25 e 31-27 a doze minutos do fim. Não se ficaram os homens de Berlim que recuperaram e conseguiram empatar a 32 e 33 golos, resultado que se verificava a menos de dois minutos do final. Obtiveram os leões o 34º golo através de Martim Costa, e com uma excelente defesa de André Kristensen ficámos com 64 segundos para gerir a vantagem. A 40 segundos do fim Ricardo Costa pede um desconto de tempo e quando a equipa volta ao jogo imediatamente a dupla de arbitragem assinala jogo passivo que deu a bola aos visitantes com 20 segundos para jogar, pedindo o seu técnico time-out. Quando os adversários preparavam o seu último remate um dos seus elementos escorregou e perdeu a bola, que Martim Costa recuperou e fez o contra ataque que deu o 35-33 final. Excelente exibição dos nossos jogadores, muito apoiado pelos adeptos que esgotaram o PJR, onde devemos salientar Martim Costa e Orri Porkelsson ambos com 8 golos marcados, André Kristensen, com um punhado de grandes defesas, especialmente na 2ª parte, e o capitão Salvador Salvador, para além dos 4 golos obtidos, pela galvanização que transmite a toda a equipa, e à bancada. O próximo jogo dos leões para a EHF Champions League será na quarta-feira 23 na Roménia onde defrontará o Dinamo de Bucareste em jogo da 6ª jornada.
 
No domingo foram os leões do andebol até à Madeira, para em jogo da 9ª jornada do Campeonato Placard, tendo regressado com mais uma vitória desta vez por 31-23. Foi um jogo em que os leões começaram com 3-0, mas aos poucos os insulares, que jogaram o jogo quase todo em 7x6, foram recuperando seguindo com empates a 6, 7 e 9 quando os leões saltaram para 11-9, 13-10 chegando ao intervalo com 15-12, apesar de durante um minuto terem estado a jogar apenas com 5 jogadores devido a terem dois jogadores suspensos na mesma altura. Na 2ª parte os nossos jogadores começaram logo a abrir a distância entre as equipas quando passaram o resultado para 17-12. Essa vantagem foi-se dilatando passando por 24-17, para terminar com os oito de diferença final. Kiko Costa com 7 golos e Salvador com 6 foram os nossos melhores marcadores neste desafio. O próximo jogo do Campeonato Placard será a recepção ao Nazaré no sábado 26 no PJR em jogo da 10ª jornada.
 
Também no domingo os leões do hóquei estrearam-se no Campeonato Placard recebendo no PJR o HC Braga em jogo da 1ª jornada tendo vencido por 4-1. Foi um jogo em que os nossos hoquistas desde cedo dominaram mas a não conseguirem bater o guarda-redes bracarense que realizou uma excelente exibição. E só com 17 minutos jogados Toni Pérez conseguiu obter o nosso primeiro golo. Três minutos e meio depois Rafa Bessa conseguiu o 2-0 com que se chegou ao intervalo. A 2ª parte continuou como a 1ª: domínio leonino mas dificuldade em bater o guarda-redes adversário. E foi só de penalti que os leões conseguiram os golos, ambas as vezes por Alessandro Verona. Com pouco mais de 6 minutos jogados fez o 3-0, já depois de Toni Pérez ter falhado outro penalti cometido sobre si. Aos 11 minutos conseguiram os minhotos bater Ângelo Girão também através de um penalti. E foi aos 15 minutos que Verona conseguiu fazer o resultado final. O próximo jogo dos nossos hoquistas será em Oliveira de Azeméis no próximo sábado 26 onde se disputará a Final Four da WSE Continental CUP, cabendo aos leões defrontar os italianos do Follonica, na meia-final.
 
autor:8
 

A entrevista de Varandas: Os bois que ninguém quis ver têm nomes


Dizer o óbvio sobre o que foram as últimas décadas do futebol português (que os resultados estavam viciados à partida quer pelo FCP, quer pelo SLB) e isso ainda merecer as parangonas dos meios de comunicação social como se fosse uma novidade, diz tudo sobre a forma sonsa e hipócrita que o assunto foi tratado ao  longo dos tempos quer pela própria comunicação social quer mesmo pelas autoridades governamentais que deveriam tutelar a actividade. Aquilo que sempre esteve à vista de todos parece ainda hoje ser visto como uma descoberta surpreendente.

Essa é a nota mais evidente da entrevista de Frederico Varandas ao programa Trio de Ataque. Há que lhe reconhecer a coragem, quando no meio é o único a levantar a mão e apontar o dedo, enquanto a generalidade dos intervenientes e protagonistas se vão engasgando e titubeando quando o tema é aflorado. 

Realce também, no meio de outros assuntos* mais ou menos triviais, a revelação da nova orgânica para o futebol leonino, a saber:

Director Geral: Bernardo Palmeiro, com funções administrativas alargadas, como o cargo indica.

Director Técnico: Flávio Costa, que será o responsável pela área de scouting e o braço direito de Amorim e Frederico Varandas, que obviamente detém a palavra final, na prospecção e aquisição de jogadores.

Uma nota final para a boa prestação geral de Frederico Varandas, uma das melhores que realizou até agora.

*A saber, de forma aleatória:

  • Mudança positiva com Vilasboas.
  • Muito dificilmente Gyokeres sairá em janeiro.
  • Hugo Viana "merece tudo" e "é muito importante que tenha sucesso no City", por estar relacionado com a imagem de excelência que o Sporting projecta.
  • Rúben Amorim é um dos melhores treinadores do mundo e já está à 5 anos no Sporting, a sua contratação foi um acto racional.
  • A saída de Rúben Amorim ´não é um assunto, tem contrato até 2026. As amizades (entre ele, Viana e Amorim) amizades, negócios à parte.
  • A ida de Viana para o City não implica a ida também de Amorim.
  • o Man. City não está na lista de potenciais investidores, não há nenhum investidor referenciado.
  • Quando chegou era dificil contratar jogadores por falta de credibilidade do clube no mercado.
  • Leonardo Jardim, Abel Ferreira, Rui Jorge, Quique Setién, Unai Emery rejeitaram propostas, em diferentes momentos do inicio do mandato, para serem treinadores do Sporting.
  • Recuperação financeira e desportiva do Sporting elevou o clube para um patamar que nos seus 45 anos era desconhecido.
  • Existem 8 mil sócios em lista de espera para adquirir Gameboxes.

sábado, 19 de outubro de 2024

Taça de Portugal: "As Harder as it gets"


 Não foi nada fácil ultrapassar a primeira eliminatória da Taça de Portugal. Como se houvesse jogos fáceis, apesar das diferenças de orçamentos e valores individuais em confrontação, ainda por cima sendo o adversário em causa  um recém despromovido que se preparou para regressar à liga maior, apesar de o campeonato até agora não lhe estar a correr bem. Equipas como o Portimonense lutam com armas muito semelhantes às que o Sporting enfrenta na I Liga e se dúvidas houvesse quem viu o jogo com o AVS e o desta eliminatória descortinaria precisamente a mesma estratégia: um autocarro de dois andares estacionado em frente à equipa leonina e o nosso guarda-redes, ontem Kovacevic, a ser mais um dos espectadores.

Tal como Amorim afirmou no final, o Sporting não precisava de se ter entregue à sorte de quase ter sido obrigado a disputar um aborrecido e longo prolongamento e sabe-se lá que mais, se conseguisse ter sido mais eficaz nas muitas oportunidades que dispôs. Foram várias as bolas a cruzarem a linha de baliza sem que ninguém se dispusesse a dar-lhe a estocada final. Isso e um pouco mais de rapidez na execução dos lances de ataque. A confiança que os nossos jogadores exibiam, parecendo crer que o jogo estaria sempre controlado após o golo inicial, não levou em conta que certezas em futebol é só quando o jogo acaba. O Portimonense, num dos poucos lances que os seus jogadores conseguiram conhecer finalmente Kovacevic, encarregaram-se de lhes lembrar isso.

Teria que ser a dupla que alguns diziam ser inconciliável a repor alguma justiça no marcador e ditar o justo vencedor da eliminatória. Konrad Harder tornou-se no homem do jogo, ao bisar, com mais uma assistência de Gyokers. Os dois nórdicos agradecem e retribuem-se mutuamente em cada jogo que jogam juntos. Harder é uma surpresa para um miúdo de 19 anos, pela sua presença física e pela maturidade que exibe. Com um modelo como o companheiro sueco e com um modelador de talento como Amorim, não podia ter feito melhor escolha para este momento da sua carreira.

Mas o jogo ficou também marcado pela estreia de Bruno Ramos, um miúdo brasileiro também de 19 anos, que fomos encontrar em Viseu, no Académico local e que deu mostras de grande maturidade, para lá também de uma interessante compleição física. Até os mais atentos ficaram surpreendidos com a titularidade do miúdo e há duas boas razões para tal: tendo chegado para a equipa B, tem apenas dois minutos de utilização no escalão. Acresce que na equipa A pareceria natural que o lugar que ocupou tivesse sido entregue a Fresneda, que aguarda pacientemente pela definição do papel a desempenhar neste Sporting, depois de um primeiro ano perdido com uma chegada tardia e uma lesão prolongada, que o afastou da a afirmação que certamente pretendia. 

Mas neste Sporting nada parece acontecer por acaso e gestão de Bruno Ramos dá a entender que é tudo menos casual. E quem melhor que Amorim para explicar o que se pretende deste miúdo promissor que, lembre-se é apenas emprestado e que está ligado por contrato ao Académico de Viseu até 2029, detendo o Sporting uma opção de compra.

O Bruno [Ramos], pé direito, não foi a nenhuma seleção na última paragem e foi ele que foi o central do meio na nossa equipa. É um jogador muito rápido, apesar de não estar a ser titular na equipa B, porque nota-se – e o João falou comigo sobre isso – na sua forma de jogar com a bola em ataque organizado que ainda lhe falta qualquer coisa, o que tira algumas rotinas e temos jogadores com mais tempo de treino lá. Eu gostei muito, é muito forte, é muito rápido. É um jogador que, muitas vezes, no treino, apanha o Viktor e isso não é fácil. É forte fisicamente, é difícil de ultrapassar no um para um. Estamos, juntamente com o João, a tentar trabalhar a sua forma de entender o jogo com a bola, porque sem bola acho que ele tem as características perfeitas para ser um central de uma equipa subida.

"Um jogador que muitas vezes apanha o Gyokeres" é, convenhamos, um bom cartão de visita.

Vamos agora até à Áustria, na próxima terça-feira. É para ganhar! 

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Modalidades: revista da semana


Na quinta-feira os leões do futsal fizeram a sua apresentação aos sportinguistas, no Pavilhão João Rocha, com a disputa do Trofeu Stromp, onde defrontaram o UP Venda Nova e venceram por 9-2. Foram apresentados 15 jogadores sendo o único reforço Allan Guilherme, tendo havido também a ascensão definitiva à equipa principal de Andriy Dzyalo. Em sentido contrário saíram Pany Varela, Hugo Neves e Rafa Felix. Conseguiram os visitantes equilibrar o jogo de tal modo que logo nos primeiros minutos se colocaram a vencer por 0-1. Reagiram os leões passando a dominar o jogo e por volta do meio da 1ª parte, em menos de cinco minutos, conseguiram obter quatro golos que fizeram o resultado com que se chegou ao intervalo, 4-1. Na 2ª parte o domínio leonino continuou e entre o 3º e o 5º minutos conseguimos mais três golos, com a curiosidade do quinto golo ser obtido por Bernardo Paçó num potente remate. Ainda o Venda Nova conseguiu o seu segundo golo, mas os leões conseguiram mais dois para fazerem o resultado final. Num jogo em que jogaram todos os jogadores, incluindo os três guarda-redes, Pauleta e Sokolov, ambos com dois golos, foram os melhores marcadores leoninos.

Na segunda-feira os leões do futsal receberam o Fundão no PJR no jogo da 1ª jornada da Liga Placard tendo vencido por 6-1, com 2-0 ao intervalo. Foi um jogo em que, praticamente, o Sporting entrou a ganhar 1-0, pois com 10 segundos jogados já Tomás Paçó obtinha o seu primeiro golo. Foi uma 1ª parte com grande domínio leonino, mas onde falhámos inúmeras situações de golo, e apenas já depois de metade jogada desta parte os leões conseguiram o seu 2º golo e novamente por Tomás Paçó. Na 2ª parte, com pouco mais de cinco minutos jogados, os visitantes conseguiram o seu golo, numa perda de bola com alguma infelicidade da nossa equipa, e só cinco minutos depois voltaram os leões a repor a vantagem, graças a um excelente trabalho de Pauleta. Alguns minutos depois o capitão do Fundão viu o segundo cartão amarelo, que lhe valeu o vermelho e a correspondente penalização da sua equipa ficar a jogar momentaneamente em inferioridade numérica. Aproveitando essa situação Tomás Paçó com um potente remate conseguiu o 4-1. Já dentro dos últimos cinco minutos de jogo Taynan culminou, com o nosso quinto golo, uma brilhante jogada colectiva. Ainda sobrou tempo para Allan Guilherme se estrear a marcar pelo nosso Clube fazendo o 6-1 final. Os próximos jogos dos Campeões serão no Cazaquistão para a 1ª fase da UEFA Futsal Champions League onde na terça-feira 22, na quarta-feira 23 e na sexta-feira 25 da próxima semana defrontarão respectivamente os cazaques do Semey, os hungaros do Haladás e os anfitriões os outros cazaques do Kairat Almaty.

Na sexta-feira as meninas do futsal em jogo relativo à 4ª jornada da Liga Placard, receberam o Benfica e perderam por 1-6, com 1-4 ao intervalo. O golo leonino, primeiro do jogo, foi conseguido por Beatriz Crespo.

Disputou-se em Odivelas, no fim-de-semana, a Elite Cup, taça que engloba as equipas classificadas nos oito primeiros lugares do Campeonato Placard da época passada. O sorteio determinou que o nosso jogo dos quartos-de-final fosse disputado às 21 horas, e caso ganhássemos iriamos defrontar, no dia seguinte, uma equipa que tinha realizado o seu jogo às 3 horas da tarde. Estranho critério. Calhou-nos defrontar o Valongo a quem vencemos por 3-1, com 2-0 ao intervalo. Começaram bem os leões, que aproveitando quando os adversários estavam a jogar em inferioridade numérica devido a um cartão azul, conseguiram o 1-0 por João Souto. Com um jogo disputado, com oportunidades de um lado e de outro, conseguiu Toni Pérez perto do intervalo fazer o 2-0, números que o marcador anunciava ao intervalo. Logo a seguir ao intervalo conseguiu Henrique Magalhães fazer o 3-0. Continuou o jogo equilibrado, com várias oportunidades de golo a não serem concretizadas até ser assinalado um penalti favorecendo o Valongo, quando o jogo já se aproximava do final, que foi convertido fazendo o resultado final. De salientar, e lamentar, uma aparentemente grave lesão sofrida por Nolito, já depois do golo do Valongo.

No dia seguinte disputou-se o jogo da meia-final, onde defrontámos o Benfica tendo perdido por 1-6. Foi um jogo em que o resultado não mostra quão equilibrado foi. Toda a 1ª parte com oportunidades de um lado e de outro, e já perto do final o Sporting beneficiou de um livre directo, mas não conseguiu concretizar, e pouco depois o Benfica conseguiu fazer o 0-1, com que se chegou ao intervalo. Na 2ª parte conseguiram os leões o empate, num excelente remate de Facundo Bridge, mas os adversários logo de seguida beneficiaram de um livre directo, e não falharam. Tentaram os nossos jogadores o empate, tiveram várias oportunidades mas não conseguiram bater o guarda-redes encarnado, e ao contrário os adversários não desperdiçavam as oportunidades que lhes sorriam. Como exemplo podemos dizer que enquanto os leões não aproveitaram nenhum livre directo de que beneficiaram os adversários concretizaram todos. O próximo jogo dos leões do hóquei será no domingo 20 quando receberem no PJR o HC Braga em jogo da 1ª jornada do campeonato nacional (Campeonato Placard).

Os leões do andebol receberam no PJR no sábado o Póvoa em jogo da 8ª jornada do Campeonato Placard, tendo vencido por 38-25, continuando só com vitórias neste campeonato. Foi um jogo em que os leões rapidamente se adiantaram no marcador e abriram uma vantagem grande, passando por 3-0, 5-2, 9-3, 14-7, 19-8 chegando o intervalo com 23-10. Na 2ª parte começou a nossa equipa a aumentar a vantagem para 15 golos até aos 29-14, mas a partir daqui houve um abrandamento que fez com que o parcial da 2ª parte ficasse por uma igualdade (15-15). Martim Costa com 8 golos e Orri Porkelsson com 7 foram os melhores marcadores da nossa equipa. O próximo jogo será da EHF Champions League na quinta-feira 17 no PJR para defrontarmos o Füchse Berlin no jogo respeitante à 5ª jornada desta fase, seguindo-se uma ida à Madeira para defrontarmos o Marítimo no domingo 20 no jogo da 9ª jornada do Campeonato Placard.

Os leões do voleibol receberam no sábado no PJR o São Mamede no jogo da 2ª jornada da Liga Una Seguros tendo vencido por 3-0. No 1º set o Sporting começou muito bem com um 4-0, que saltou para um 12-6,16-9 e 21-13 terminando o set com 25-15. O 2º set começou ponto a ponto até que os leões conseguiram 8-6 e 13-10. Ai os visitantes reagiram e passaram para a frente chegando aos 13-15, quando João Coelho se viu obrigado a pedir um time-out. Daí conseguiu a equipa reagir para chegar ao empate aos 18, passando para 20-18 e 23-20, terminando o set nos 25-22. O 3º set foi equilibrado até aos 13-13, quando os leões passaram para 16-13, altura em que o técnico visitante teve de pedir um time-out que fez uma aproximação aos 16-15, mas os leões controlaram e avançaram para 19-16 e 22-18 terminando o set com 25-20, continuando invictos na Liga. Mais uma vez temos de lamentar os 11 serviços falhados, se bem que alguns devido à potência usada para se prejudicar a recepção adversária. Jan Galabov e Martin Licek ambos com 10 pontos foram os melhores pontuadores da nossa equipa. Os próximos jogos destes leões serão na quarta-feira 16 na Roménia em casa do Zalau na 2ª mão dos 1/32 final da CEV Challenge Cup, seguindo-se no domingo 20 uma ida a Matosinhos para defrontarem o Leixões em jogo da 3ª jornada da Liga Una Seguros.

As meninas do voleibol voltaram no domingo ao PJR para receberem o Fiães no jogo da 2ª jornada da Liga Solverde, tendo obtido uma vitória por 3-0, com os parciais de 25-11, 25-17 e 25-14. Sara Dias com 14 pontos e Amanda Cavalcanti com 10 foram as leoas que mais se distinguiram no jogo. As leoas voltam no sábado 19 a Matosinhos para defrontarem o Leixões na 3ª jornada da Liga Solverde.

As leoas do basquetebol receberam no domingo no PJR o Ferragudo no jogo da 1ª jornada da 1ª Fase da Zona Sul do Campeonato Nacional da 1ª Divisão tendo vencido por 82-36, com 41-12 ao intervalo, com os parciais de 17-10, 24-2, 25-7 e 16-17. Luana Serranho com 22 pontos e 11 roubos de bola, e Hannah Pratt com 17 pontos e 11 ressaltos foram as jogadoras que mais se salientaram neste jogo. No próximo domingo 20 irão até Casal de Cambra para defrontarem o CB Queluz no jogo da 2ª jornada do campeonato.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Perder Viana sem perder o norte


A saída de Hugo Viana apanhou quase todos de surpresa e essa é a primeira grande ilação a tirar deste episodio: a informação que é relevante para o negócio da SAD circula hoje no Sporting num âmbito muito restrito. Estamos a falar de um processo longo, com diversas etapas que ocorreram longe dos holofotes mediáticos.
 
Essa fuga à exposição e o longo período em que o processo decorreu é também uma boa noticia: o Sporting teve tempo para se preparar e adaptar a uma mudança critica como vai ser a perda de um dos vértices da pirâmide que trouxe o Sporting das profundezas da irrelevância e do insucesso ao momento de afirmação que atravessa.
 
Seguramente que as alterações operadas na liderança do futebol profissional foram pensadas e tratadas entre todos os vectores e actores de forma a que o impacto da perda de Viana fosse o menor possível e provavelmente aproveitou-se a ocasião para apurar a organização interna. Visto de fora parece ter havido uma preocupação numa transição de pastas ponderada e realizada sem precipitação de ir a correr atrás do prejuízo. 
 
É isso que parece querer dizer o regresso de Bernardo Palmeiro, que já havia estado no Sporting, precisamente no ano do primeiro titulo de Amorim, e de Flávio Costa a coordenador do scouting do Sporting. Trata-se de profissionais experimentados e com curriculum e não, como por vezes sucedia, de meros conhecidos, curiosos e “Yes-Men”.
 
Faz pouco sentido pensar que todas estas operações foram realizadass à revelia de Rúben Amorim, rumores que se foram ouvindo aqui e ali. Isso equivaleria à ideia de que Frederico Varandas ofereceria um cesto de fruta com serpentes ao treinador em quem confiou e uniu o seu próprio destino quando “sacou do MBWay” e o foi buscar a Braga. Em boa hora o fez, como bem sabemos. 
 
Pode-se questionar também o tempo de transição, considerado por alguns como excessivo. Ora o que um acordo tripartido desta natureza parece revelar (Sporting-Viana-City) é que não houve qualquer beliscão na confiança que Frederico Varandas deposita no profissionalismo, ética e deontologia de Viana, ou então a porta de saída estaria muito mais próxima que o já acordado final de época. 
 
Seja como for este é um momento que arrasta consigo alguma instabilidade. Internamente o epifenómeno da partida de Viana pode ser explicado no recato e as suas eventuais consequências prevenidas ou minimizadas. Já do ponto de vista mediático representa um verdadeiro maná para a imprensa. Para os adeptos do Sporting será, como sempre, o que quiserem que seja. Haverá os que diagnosticam a ruína e o fim, e esses poderão até ser os mesmos que perguntavam “afinal o que é que o Viana faz?”, como os que pensarão que a saída do director desportivo equivale a um episódio com a relevância equivalente a uma mudança na ementa de verão para o outono num restaurante bem organizado.
 
 Obviamente que a realidade irá fazer a prova do algodão e demonstrar o quão bem organizado e pensado foi este momento, uma vez que ele justamente põe à prova a capacidade de gestão de um momento que representa o fim de um ciclo virtuoso na vida do Sporting e tão ansiado por todos nós. O ciclo que agora se inicia, e que este momento pode representar apenas o primeiro momento, será de afirmação do retorno no Sporting à liderança tripartida do futebol nacional, à estagnação ou ao regresso paulatino às vitórias episódicas e espaçadas no tempo.
 
Uma última palavra, porque é inteiramente devida e merecida por Hugo Viana. Poucos nos serviram tão bem e com tanta descrição. Este seu regresso ao Sporting, agora em funções organizativas, representará no futuro um exemplo e todo um guião para o que vierem a seguir. Aquele lugar nunca será fácil de exercer, mas será seguramente menos árduo do que o que Hugo Viana encontrou e teve que enfrentar. Neste salto de gigante no seu percurso profissional toda a sorte que merece.

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Modalidades: competições europeias


A meio da semana disputaram as nossas equipas de basquetebol, andebol e voleibol os seus jogos das competições europeias. Começou na terça-feira a equipa de basquetebol, que depois de se ter qualificado graças a ter eliminado os belgas do Spirou Basket, iniciou a sua participação na fase de grupos da FIBA Europe Cup recebendo no Pavilhão João Rocha os italianos do Dinamo Sassari, tendo sofrido uma derrota por 69-82. Começaram muito mal os leões que desde o início estiveram sempre a perder, por 0-5, 2-12 e aos 4 minutos já perdiam por 4-16 altura que Luís Magalhães sentiu a necessidade de pedir um desconto de tempo. Melhoraram ligeiramente os leões que conseguiram recuperar para 10-16 e 14-24, mas nos dois minutos finais os italianos dispararam para o 14-32 com que terminou este 1º quarto. No 2º quarto os visitantes ainda conseguiram logo a abrir os 20 pontos de diferença (15-35), os leões reagiram e chegaram a 6 pontos de distância aos 29-35, mas mais não conseguiram e voltaram os italianos a distanciar-se para 34-48. A nossa equipa ainda conseguiu reduzir para o 39-48 com que se atingiu o intervalo. O 3º quarto voltou a ser de domínio total do Sassari que obteve um parcial de 13-27 neste quarto pondo o resultado em 52-75, vinte e três pontos de diferença. O 4º quarto voltou a permitir uma recuperação leonina, que se cifrou em 10 pontos (17-7) reduzindo a desvantagem para os 13 pontos finais. Este jogo demonstrou a diferença existente entre o basquete português e o italiano. Não só em jogo jogado mas também em organização. Os leões tiveram até ao momento cinco jogos: um jogo particular à porta fechada, o Trofeu Stromp e três jogos para as competições europeias. Os italianos já estão a disputar o seu campeonato. André Cruz e Nicholas Ward ambos com 15 pontos e Sérgio Silva com 9 foram os nossos melhores marcadores. Além dos pontos obtidos devemos realçar a exibição de André Cruz que conseguiu 6 ressaltos, 5 assistências e 4 roubos de bola. Também já foi adiada a 2ª jornada da Liga Betclic pelos que os próximos jogos da equipa de basquetebol serão novamente para a FIBA Europe Cup na quarta-feira 16 e sexta-feira 18, quando defrontarmos os ucranianos do BC Dnipro, que devido ao que se passa no seu país farão os dois jogos no PJR.

Na quarta-feira no PJR os nossos voleibolistas receberam a equipa romena do SCM Zalau no jogo da 1ª mão da eliminatória dos 1/32 final da CEV Challenge Cup a quem venceram por 3-1. Começaram menos bem os leões que deixaram os visitantes dominarem o set até aos 12-15, mas aí recuperaram e passaram para a frente aos 16-15, e assim se mantiveram até aos 20-18, quando os romenos reagiram e viraram o marcador para 20-24. Ainda conseguimos o 22-24 mas não chegou e o set terminou com 22-25. No 2º set o Zalau voltou a começar melhor e chegou aos 4-7, mas nessa altura os leões recuperaram e passaram para a frente chegando a ter quatro pontos de vantagem aos 19-15. Até ao fim do set os adversários recuperaram alguma coisa mas o máximo que conseguiram foi chegar ao 25-22 final. O 3º set foi totalmente controlado pelo Sporting que esteve sempre em vantagem desde o 2-0, passando pelo 11-5, 17-9 e 22-16 acabando o set em 25-19. O 4º set começou com os romenos a vencerem por 0-2, vantagem que foram mantendo semelhante até aos 4-7, quando os leões conseguiram passar para a frente com 8-7 e 10-8. Nesta altura nova reviravolta no marcador com o Zalau a conseguir adiantar-se para 12-16, continuando a dominar até aos 16-19. A partir daqui há uma grande reacção leonina que consegue empatar aos 19 e conseguir 22-20, 23-21 e terminar o set com 25-22, acabando o jogo com um importante 3-1. Este foi um jogo em que os leões não estiveram particularmente bem, com muitos erros no serviço, onde foram falhados 17, alguns em momentos importantes, assim como na defesa baixa, e no ataque onde foram falhados vários remates sem oposição. Resumindo muitos pontos perdidos por erros não forçados. Edson Valencia com 19 pontos foi o nosso maior marcador, bem acompanhado por Jan Galabov com 15, e ainda por Jonas Aguenier com 7 pontos mas considerado como o melhor bloqueador do desafio. A 2ª mão desta eliminatória será em casa do Zalau na quarta-feira 16, mas antes os leões do voleibol recebem no sábado 12 no PJR o São Mamede no jogo da 2ª jornada da Liga Una Seguros. 

Também na quarta-feira os Campeões Nacionais de andebol foram até à Macedónia defrontar o Eurofarm Pelister em jogo da 4ª jornada da EHF Champions League, tendo regressado com um empate 24-24, que devido aos acontecimentos tem um certo sabor a derrota. Começaram bem os visitados que estiveram a ganhar 0-2, 2-5, 5-7 mas os leões conseguiram empatar aos 7, aos 8 e aos 9 passando para a frente aos 10-9, para o Eurofarm voltar a adiantar-se aos 11-12 e 12-15, conseguindo a nossa equipa obter mais um golo que fez o resultado ao intervalo em 13-15. Na 2ª parte conseguimos empatar aos 16, mas os macedónios conseguiram quatro golos seguidos chegando aos 16-20. A partir a este momento só deu Sporting que chegou aos 24-21 a 1 minuto e 26 segundos do fim. A partir daqui só deu Eurofarm devido a muitos disparates dos leões. Os nossos adversários conseguiram o 22º golo quando faltava 1 minuto e 14 para o final. Devido a passes mal feitos dos nossos jogadores conseguem fazer o 24-23 a 44 segundos do fim. Quando faltavam 28 segundos para jogar e com os leões de posse de bola Ricardo Costa pede um time-out para tentar acalmar os nossos jogadores e tentando que eles esgotassem o tempo sem perderem a posse da bola, mas outro disparate fez que pouco tempo depois os leões perdessem a bola e quando faltavam 10 segundos para jogar os visitados conseguem o empate. André Kristensen ainda tenta pôr a bola rapidamente no círculo central para tentarmos um ataque rápido, mas o passe não foi captado por Edy Silva perdendo-se a bola e terminando o jogo empatado. Jan Gurri com 5 golos em 5 remates, Salvador Salvador com 5 golos em 7 remates e Martim Costa com 5 golos em 10 remates foram os melhores marcadores leoninos. Apesar deste empate continuam os leões isolados no comando da serie, sendo a única equipa que ainda não perdeu. O próximo jogo da EHF Champions League será na quinta-feira 17 no PJR para defrontarmos o Füchse Berlin no jogo respeitante à 5ª jornada desta fase. Antes no sábado 12 receberemos o Póvoa também no PJR em jogo da 8ª jornada do Campeonato Placard.  

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Modalidades: revista da semana


Na quarta-feira os leões do andebol começaram por receber no Pavilhão João Rocha o Sporting da Horta no jogo relativo à 6ª jornada do Campeonato Placard, tendo vencido por 43-17. Foi um jogo em que os nossos jogadores não entraram muito bem, de tal modo que quando o resultado estava em 3-2 Ricardo Costa sentiu a necessidade de pedir um desconto de tempo. Reagiram os leões muito bem, que enquanto conseguiram 11 golos apenas permitiram dois golos aos adversários, passando o marcador para 14-4, que foi aumentando até aos 22-7 ao intervalo. Na 2ª parte continuou o domínio leonino, mas por números menos dilatados, apenas com 11 golos para os leões contra 8 dos açorianos, e quando o resultado estava em 33-15, depois de termos sofrido dois golos seguidos, Ricardo Costa voltou a necessitar de pedir um novo desconto de tempo, que originou novamente uma boa reacção dos nossos jogadores que fizeram um parcial de 10-2 até ao final. Orri Porkelsson com 9 golos foi o melhor marcador leonino, mas não podemos deixar de salientar os jovens da formação Leonardo Anastácio, Rafael Vasconcelos e Maiko Vazquez, que além das boas exibições em todos os aspectos do jogo, ainda conseguiram 4, 3 e 2 golos respectivamente. 

No sábado foram os leões do andebol até Braga para defrontar o ABC no jogo referente à 7ª jornada do Campeonato Placard, regressando com a sétima vitória seguida nos jogos do campeonato. Num jogo tradicionalmente difícil a vitória da nossa equipa por 35-23, mostra bem a qualidade que os nossos jogadores têm vindo a apresentar. O jogo começou com empates sucessivos até ao 3-3, mas nessa altura arrancaram os leões com quatro golos seguidos, pondo o resultado em 7-3 e obrigando o técnico adversário a pedir um time-out que travou um pouco o avanço leonino (9-7). Rapidamente a nossa equipa recuperou para 13-8, e aos 15-9 novo desconto de tempo foi pedido pelos visitados, mas desta vez sem efeitos práticos, pois o intervalo chegou com 20-10. A 2ª parte foi mais equilibrada sempre com o Sporting na frente com avanços que variavam entre 8 e 11 golos, até que dos 32-23 se arrancou para os 35-23 finais. Apesar de mais um jogo em que apenas um jogador de campo da nossa equipa não obteve qualquer golo, Kiko Costa com 10 e Salvador Salvador com 4 foram os melhores marcadores da equipa. Vão agora os leões do andebol até à Macedónia, onde na quarta-feira 9 irão defrontar o Eurofarm Pelister em jogo da 4ª jornada da EHF Champions League, regressando para receberem no sábado o Póvoa AC no jogo relativo à 8ª jornada do Campeonato Placard. 

Os leões do voleibol voltaram no sábado ao Norte para começarem a disputa da Liga Una Seguros, defrontando a Académica de Espinho no encontro da 1ª jornada, regressando a Lisboa com uma vitória por 3-0, mais complicada do que estes números aparentam. O 1º set começou com algum domínio dos leões que chegaram aos 7-4 e 10-6 mas a reacção dos espinhenses alcançou o empate a 11. Daí para a frente muitos empates se verificaram, a 12, 13, 17, 18, 20, 21, 22 e 23 sempre com os leões a chegarem primeiro e os adversários a empatar. Os leões conseguiram o 24-23 e o “nosso” Miguel Maia, treinador da Académica de Espinho, pediu um time-out. Quando o time-out terminou e as equipas voltam ao terreno de jogo, o nosso técnico, João Coelho, apercebeu-se de algo e também ele pediu um time-out. Se foi graças a isso não sabemos, mas ganhámos esse ponto e consequentemente o set por 25-23. O 2º set começou com 3-1, mas os adversários viraram para 3-6, 4-8 e 6-11. A partir daqui começou a recuperação leonina que passou pelos 10-12 e chegou aos 15-13. Depois, com o Sporting sempre na frente por um ou dois pontos, os locais ainda conseguiram empatar aos 19, mas até ao fim do set, mesmo com um time-out aos 21-19, nada mais conseguiram os espinhenses do que perderem o set por 25-21. No 3º set começaram melhor os homens da casa que atingiram os 3-6, mantendo essa vantagem até aos 12-15, quando os leões conseguiram o empate. Empates que se foram mantendo aos 16, 17, 21 e 22. O Sporting conseguiu o 23-22 e Miguel Maia pediu um time-out, mas não evitou o 24-22. Os visitados ainda conseguiram recuperar para 24-23, mas os nossos leões conseguiram fechar o set, e o encontro, no ponto seguinte com 25-23. Como se percebe pelo desenrolar do encontro foi uma vitória muito apertada da nossa equipa, mais difícil do que se esperava mas inteiramente merecida. Edson Valencia com 17 pontos e Martin Licek com 14 foram os nossos melhores marcadores, mas com pontos distribuídos por muitos jogadores onde aparecem três com 10 pontos ou mais. Na quarta-feira 9 os leões do voleibol recebem no PJR a equipa romena do SCM Zalau, no jogo da 1ª mão dos 1/32 avos de final da CEV Challenge Cup, e no próximo sábado 12 voltam ao PJR para receberem a equipa do São Mamede no jogo da 2ª jornada da Liga Una Seguros.

As leoas do voleibol foram até Matosinhos para defrontar o PV2014/Colégio Efanor, as vice campeãs em título, na 1ª jornada da Liga Solverde, nome do campeonato nacional feminino da modalidade, tendo regressado com uma vitória por 3-0, com os parciais de 25-22, 25-23 e 25-21. As leoas voltam no domingo 13 ao PJR para receberem o Fiães no jogo da 2ª jornada da Liga Solverde.

Os leões do hóquei, já com os jogadores regressados do campeonato do Mundo, apresentaram-se aos sócios recebendo no PJR a equipa do Murches para a disputa do Troféu Stromp, tendo vencido por 8-4. Relativamente à equipa da época passada verificou-se a saída de Ferran Font, entrando para o seu lugar o avançado espanhol Roc Pujadas, mantendo-se todos os restantes jogadores. Também foi a estreia no PJR, como treinador do Sporting, de Edo Bosch, substituindo Alejandro Dominguez. Foi um jogo onde os visitantes deram boa réplica, começando logo a vencer por 0-1, mas os leões reagiram e através de Rafael Bessa, Matias Platero e Toni Pérez viraram o resultado para 3-1, mas o Murches ainda conseguiu reduzir para 3-2, com que se chegou ao intervalo. Nolito no início da 2ª parte fez o 4-2, para logo de seguida os nossos adversários reduzirem, mas Toni Pérez e Roc Pujadas com mais um golo cada passaram o marcador para 3 golos de vantagem. O Murches ainda conseguiu o seu quarto golo, mas, de novo Roc Pujadas, e Henrique Magalhães marcaram e fizeram o 8-4 final. Na sexta-feira 11 vão os nossos hoquistas até Odivelas disputar com o Valongo os quartos-de-final da Elite Cup, prova que se disputa durante o fim-de-semana. Se conseguirem vencer o Valongo, seguir-se-á no sábado, quase de certeza, o Benfica para as meias-finais, terminando a Elite Cup com a Final no domingo. 

As leoas do futsal foram até Gondomar para defrontar a equipa local em jogo da 3ª jornada da Liga Placard, tendo regressado com uma vitória por 4-3, com 1-2 ao intervalo. Beatriz Fonseca com 3 golos e Júlia Santos foram as marcadoras dos golos leoninos. Na próxima sexta-feira 11 vão as leoas receber o Benfica no jogo relativo à 4ª jornada da Liga.

As leoas do basquetebol foram a Évora disputar com o André Resende o jogo da 1ª eliminatória da 1ª Fase da Taça de Portugal, tendo vencido por 79-61, com os parciais de 27-15, 21-20, 20-6 e 11-20. Luana Serranho com 18 pontos e Hannah Pratt com 15 pontos e 11 ressaltos foram as jogadoras que mais se salientaram neste jogo. O próximo jogo destas leoas será no domingo 13 no PJR onde receberão o Ferragudo no jogo da 1ª jornada da 1ª Fase da Zona Sul do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, segundo escalão do basquetebol feminino nacional.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (8) 40anosdisto (4) 8 (95) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (52) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (6) andebol 24/25 (1) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) aquisições 2024/25 (2) arbitragem (113) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (13) basquetebol 22/23 (2) basquetebol 24/25 (1) Bastidores (85) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeões europeus (1) campeões nacionais 23/24 (4) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (9) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (3) clássicos (12) Coates (6) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (8) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) Debast (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (106) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (7) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (9) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) eterno capitão (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (11) futebol de praia (1) futebol feminino (7) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futsal 23/24 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (32) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (11) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (21) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hóquei em Patins 23/24 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (7) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (10) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kovacevic (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (26) Liga 24/25 (9) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões 2024/25 (5) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (3) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (10) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Martim Costa (1) Martinez (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) mercado 24/25 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (133) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) Neto (1) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (10) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (8) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (9) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (4) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quenda (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (56) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (26) Rúben Amorim (4) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Borges (1) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (45) seleccionador nacional (12) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça 2024 (1) Supertaça Feminina (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (14) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (5) Taça de Portugal 24/25 (1) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tetra futsal (1) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (5) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (15) VAR (5) Varandas (30) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (6) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)