quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O caminho possível

 
Atónito, sentado no sofá, assisti a todos os diagnósticos, balanços, desabafos que se seguiram ao jogo. Quase todos primam por partilhar um denominador comum: a perturbação e a turbulência que alastra em Alvalade a cada mau resultado. Há quem diga que o Sporting bateu no fundo, que vive o seu pior momento. Quem conhece a história do Sporting e não deixa que a memória seja atraiçoada pela angústia do momento, lembra-se-à de outros iguais ou piores. As feridas abertas preocupam mais do que as cicatrizes, e as de agora têm a agravante de colherem de surpresa grande parte dos Sportinguistas, que tinham visto na eleição dos actuais corpos sociais o prenúncio de estabilidade e com ela o caminho do sucesso.

JEB tem-se comportado como um elefante numa loja de cristais desde a sua eleição, e é difícil imaginar que seja capaz ou até que lhe seja permitido tempo de voltar a colar os cacos a que tem reduzido a confiança que nele depositou uma larga maioria dos Sportinguistas. Mais ainda quando se nota o isolamento a que se remeteu, reduzindo a um número cada vez mais residual o seu circulo de confiança. Muitas são já as vozes que clamam pela sua saída. Sendo provavelmente esse a saída mais fácil, e quando o seu comportamento por vezes o parecer querer desejar ou provocar, não deveria ser esse o caminho. Parece-me que a responsabilização e a adopção em definitivo do mandato que lhe foi confiado é o único rumo que lhe restará, se não quiser figurar na galeria onde jazem os maiores logros da nossa história.

65 comentários:

  1. O LEÃO ESTÁ MORTO!É vergonhosa toda a época, mete-me raiva a apatia e anestesia da grande maioria dos adeptos. Agora já dizem é pro ano. Poupem-me por favor.
    http://estesportingfornever.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. o maior palhaço da historia do clube

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Meu amigo anonimo este cabrão pelo menos todos sabemos que é agora voçe criticar sem se identificar não é dar a cara, tenha vergonha de fazer uma critica dessas e de voçe a cara.
    Quanto a estas criticas, este senhor tem de dar a cara, obrigatoriamente tem de o fazer, ou para se demitir ou para correr com que está mal no scp ( com letra pequena pois é o clube que temos neste momento).
    Estabilidade nao vejo nenhuma, equipa de futebol nao vejo nenhuma, equipa tecnica olho vejo uma, mas parece-me mais uma equipa de desesperados que não sabe o que fazer tal a badalheira em que se encontra.
    O presidente só tem que fazer uma limpeza, limpar do scp as pessoas que acusou na altura que despediu o PB de minarem o scp, pois já se passaram uns meses e continua tudo na mesma.
    Não gosto deste senhor para presidente do clube, como não gostava da alternativa, neste momento temos o que merecemos, e este presidente é sem duvida o pior da historia do clube, a falta de caracter é gritante, desde as ferias na altura decisiva da epoca, á nomeação de Sá Pinto ( de quem disse mal no almoço de 18 de outubro na ilha terceira numa mesa com bastantes SPORTINGUISTAS) o aceitar da sua demissão, a puniçao a Liedson (será que já pagou?) as contratações sem nexo ( balurdio por Pongolle, Pedro mendes será mesmo necessario? não era preferivel dois centrais de qualidade e um trinco de verdade? e João Pereira que já vai no 4 jogo seguido a meter agua). mostre que esta ai para fazer alguma coisa.
    Demita-se ou restruture o scp para voltar a ser SCP, mas isto sem mudanças estatutarias porque dár mais poderes a directores como os que temos neste mometno nem pensar.

    ResponderEliminar
  5. Ontem na bancada, o senhor sentado ao meu lado disse "Este presidente tem sido uma desilusão e nunca pensei que seria assim". É difícil dizer isto, mas creio que já estava à espera, não pela pessoa mas por quem o ladeia.

    Este meu companheiro de bancada perguntou-me "Já se sabe quem vai assumir o lugar do Sá Pinto?" ao que eu respondi "O presidente ainda nem sabe quem está com ele quanto mais quem é que pode meter ao seu lado".

    A verdade é esta: Aqueles que tudo fizeram para o meter lá, são aqueles que apenas se preocupam em assegurar o seu feudo no reino leonino, estar dentro da esfera...

    Ficam a "ganhar" uma dezena de sportinguistas, fica a perder um clube inteiro...

    SL

    ResponderEliminar
  6. Politicamente Incorrecto10 de fevereiro de 2010 às 11:08

    O SCP nem sequer devia ter participado na Taça da Liga tal a barraca do ano passado,e se a isso fosse obrigado jogariamos com 3ªs linhas e Juniores para rodar.Impressiona de facto que no SCP não exista ninguém com eles no sítio para dar um murro em cima da mesa,o Olegário vinha nem preparadinho e até o fiscal de linha era o mesmo da final do ano passado.Em terra de vigaristas quem é honesto é tanso.

    ResponderEliminar
  7. Como sócio leonino nr.62432 recorro a este blogue e solicito a quem como eu está revoltado com toda esta situação que se faça uma reunião de assinaturas de acordo com aquilo que os estatutos exigem e se convoque uma assembleia extraordinária com um único ponto de ordem: Votação para eleições antecipadas.

    Façam-no mas rapidamente pois o fim está perto, muito perto de acontecer.

    Espero que alguém leia este meu comentário e tendo poderes para tal, tome esta atitude.

    AAS por favor, façam algo.

    Ass: Um sportinguista desesperado.

    ResponderEliminar
  8. Normalmente diria que o mandato é para cumprir até ao fim mas tendo em conta o que JEB tem feito até ao momento, tenho pena que não exista uma oposição real e credível. Se houvesse, seria favorável a que houvessem eleições antecipadas.

    Sim é possível fazer um balanço da presidência de JEB. Não é necessário chegar ao fim da época para a fazer. E o resultado é um: miserável.

    Não seria altura para JEB sair do silêncio a que se remeteu, depois de tantas "JEBardices" que disse, e dirigir-se aos Sportinguistas?

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. "O presidente ainda nem sabe quem está com ele quanto mais quem é que pode meter ao seu lado".

    Lapidar Hugo, uma frase que define bem o momento do Sporting.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. "Muitas são já as vozes que clamam pela sua saída. Sendo provavelmente esse o caminho mais fácil, e quando o seu comportamento por vezes o parecer querer desejar ou provocar, não deveria ser esse o caminho. Parece-me que a responsabilização e a adopção em definitivo do mandato que lhe foi confiado é o único rumo que lhe restará, se não quiser figurar na galeria onde jazem os maiores logros da nossa história."

    Caro Leão de Alvalade,

    Destaco e louvo o seu sentido de responsabilidade e de Democracia, quando estamos perante uma lista que colheu 90% dos votos dos sócios que se deram oa trabalho de votar, tal como eu.

    No entanto não se pode plasmar nas Instituições desportivas aquilo que ocorre a vida politica, onde também há por vezes, situações de excepção que clamam por medidas extraordinárias.

    No caso em apreço JEB já conseguiu - em 8 meses de mandato - cotar-se como " um dos maiores logros da nossa história", sendo que para mim é mesmo, po via das condições em que foi eleito ( reduzindo a expressão eleitoral oposição quase a cinzas, o pior Presidente da História do Sporting, por várias razões que agora não vou elencar. Uma delas,das mais importantes para mim, foi a forma como lidou com alguns sócios mais inconformados.

    Sob pena de colocar o clube numa situação totalmente irreversivel - estamos em falência técnica - JEB deve apresentar a sua demissão imdiatamente. Como não é provável que tal aconteça deverão ser os sócios - aqueles, pouquissimos, que AINDA têm capacidade para se indignarem - a movimentarem-se no sentido de criar as condições para sair desta crise, sem precedentes.

    Parabéns pelo blog e SL.

    ResponderEliminar
  13. Caro Gouveia (e demais):
    No vórtice que se seguiu à hecatombe de ontem, em que tenho perdido mais tempo a eliminar comentários de quem se engana na porta, fomos obrigados a suspender involuntariamente uma regra de ouro deste blogue que é dar as boas-vindas a quem se estreia a comentar, desejando continuar no futuro a merecer as visitas e os comentários. Aqui pois ficam esses votos.

    O Sporting vive um momento muito complexo e em que não se poderão desperdiçar oportunidades ou dar ao luxo de movimentos em falso. Nestes momentos conturbados é normal o barulho mas é também preciso perceber os silêncios. Estes corpos sociais foram eleitos com uma base de apoio que não me parece estar diluída e muito menos desfeita. A menos que JEB se dê como incapaz e se demita, ou que, por via do que está estatuído, se consume o seu afastamento, não vejo como se possa partir para um novo rumo, sem um recrudescer de uma guerra fratricida, de todo em todo indesejável.

    Esta parece-me ser a hora de JEB se assumir, sim. Mas também da sua base de apoio. Cabe-lhes também assumir as responsabilidades, pois como o Hugo muito bem dizia acima o que está a suceder agora foi previsto por muitos de nós, tendo depois de aguentar com os apodos de terroristas ou ver o seu Sportinguismo colocado em causa.

    O meu amigo JVL diz que não há oposição credível. Percebo o que ele quer dizer, embora me pareça que qualquer Sportinguista mentalmente são se opõe a esta situação. O problema é depois permitir, por silêncios cúmplices ou insultos nas AG´s que os que se cansam de chamar à atenção sejam posteriormente ridicularizados. É que por muito que se goste do Sporting poucos estarão na disposição de querer passar por isso. O Sporting, os que se querem perpetuar no clube e os que de nós temos apoiado cegamente mais não temos feito que eliminar selectivamente toda e qualquer alternativa. Pergunto: poderia ter sido pior com outros como está a ser com a actual gestão?...

    ResponderEliminar
  14. Para quem pensa que batemos no fundo, gostaria sempre de lhes recordar o calendário do Sporting nos próximos tempos…
    Deslocação ao sempre complicado estádio da Mata Real (com a equipa fisicamente de rastos).
    Deslocação ao Terreno do Everton, equipa fisicamente muito capaz, com qualidade técnica e que está claramente numa boa fase da época.
    Nova deslocação, desta feita a um verdadeiro batatal para defrontar um sempre aguerrido Olhanense, não fosse este orientado por Jorge Costa.
    Recepção ao Everton (veremos em que estado estará o resultado desta eliminatória nesta recepção).
    Recepção ao Porto… Nem acho que mereça grandes comentários.
    Deslocação ao terreno do Belenenses, creio que é acessível, mas todo o cuidado é pouco.
    Recepção ao Guimarães, equipa fisicamente muito bem preparada que tem um dos 4 ou 5 melhores planteis da liga.
    Deslocação ao estaleiro de obras do batatal dos Barreiros para defrontar o Marítimo, um habitual candidato à UEFA.
    Recepção do muito bem classificado, do muito bem organizado, do muito motivado Rio Ave.
    Deslocação á luz para defrontar o Benfica.

    Se é certo que não sairemos derrotados em todos estes jogos, é certo que temos um conjunto de jogos muito complicados, é certo que fisicamente estamos muito em baixo, é certo que animicamente estamos de rastos e temos muitas equipa coladas a nós na tabela classificativa.

    Volto a dizer, ainda não batemos no fundo.

    ResponderEliminar
  15. LdA:

    Parvo sou eu em não atirar com isto tudo para o espaço! Fazer como muito(as) já fizeram e mandar o clube às malvas… E são tantos… Alguns que nunca pensei! Familiares, amigos, conhecidos… Acredita, cada vez somos menos os que resistimos. E os que nos mantemos irredutíveis cada vez estamos mais cansados e desiludidos.

    Mas eu sinto e sofro as desgraças do Sporting, como se da minha própria família se tratasse. E a família jamais se abandona. Nasce-se, vive-se e morre-se pertencendo a essa família. Isto está de tal forma entranhado que é impossível desligar-me. Mas q às vezes, dá vontade de largar tudo, ai isso dá…

    Lá terei que engolir mais um sapo mt grande, sacudir as mágoas e seguir em frente. O que não engulo é mais falinhas mansas com o gajo que supostamente nos lidera. Estou farto de andar cá com paninhos quentes … Merda prós eufemismos.

    O gajo (JEB) não é nenhum ‘elefante numa loja de porcelanas’… Não vou continuar a disfarçar o que sinto: e o que eu sinto é que gajo é mesmo BURRO! Que nem um calhau com olhos e farta cabeleira branca, que deve ser para o que a cabeça serve. Não consigo conceber nem adjectivar doutra maneira um tipo que sempre que abre aquela bocarra diz calinada atrás de calinada, coisas do arco da velha que nem ao maior cromo lembraria... Que me envergonha e até, frequentemente, me ofende. O disparate é tanto, mas tanto, que eu não acredito mais no homem (h pequinino, pois então). Não acredito que tenha capacidade para alterar este estado de coisas, já nem falo de competência e conhecimentos, falo de inteligência, coragem, dignidade para dar a volta à situação. Nem para defender o clube e sua própria imagem mexe uma palha. É que se as bujardas que mandasse e a inação fossem ocasionais, ainda vá lá… Mas um tipo que está há anos no SCP e que qd atinge a actual visibilidade, obrigando-se a tomar posições públicas com frequência, age e diz como JEB o tem feito, e em tão curto espaço de tempo, não deixa gde margem para a dúvida: Fora! E qt mais rápido melhor. Está mais que visto que não serve para o SCP.

    Sinceramente, este tem sido, realmente, o PIOR presidente do SCP. Consegue ser pior que o FSF. Esse pelo menos tinha uma concepção e uma ideia de clube, com que discordava completamente, mas tinha e pugnava por ela… Este é um cata-vento, sem personalidade nem carácter, nem um plano próprios. E isso é que assusta, enerva e, pior, desespera.


    Todos:

    Desculpem o desabafo, mas não consegui conter mais o meu estado de revolta.

    SL

    ResponderEliminar
  16. Hugo e LdA, muito bons comentários.

    ResponderEliminar
  17. "O presidente ainda nem sabe quem está com ele quanto mais quem é que pode meter ao seu lado".

    O que vos faz manter a fé neste presidente?

    Nas suas capacidades, baseado no que objectivamente?

    Dá a sensação que é um tipo formidável mas que está de mãos e pés atados.... quanto a mim é apenas e só mais um dos que está a matar o Sporting seja pela sua manifesta incapacidade ou por ser cumplice!

    ResponderEliminar
  18. O que vos faz manter a fé neste presidente?

    Não é "neste" Presidente que tenho de ter fé, é no Presidente do Sporting eleito pelos sócios em assembleia eleitoral, seja este ou outro qualquer.

    Nas suas capacidades, baseado no que objectivamente?

    Em já ter liderado uma equipa que foi campeã nacional.

    ResponderEliminar
  19. Os governos eleitos democraticamente não podem cair, não se demitem, não são demitidos ? Isso não é um acto igualmente legitimo ?

    Não sabia que o mérito da conquista do campeonato fosse exclusiva do sr JEB....

    Claro que tens 7 meses ruinosos ai já está completamente inocente.

    ResponderEliminar
  20. Sr. Virgílio,
    Partilho totalmente da sua opinião. O Sporting faz parte de mim, cresceu comigo e por mais que tente não consigo ficar indiferente. Ontem lá foi mais uma noite sem dormir, a olhar para o relógio a cada meia hora, apenas a aguardar que o despertador tocasse. Ás vezes dou por mim a pensar "Mas eu tenho alguma necessidade disto? De me estar a chatear, a enervar com isto?" Não á nada a fazer, está-me no sangue, é mais forte que eu...
    Á algumas atitudes (poucas felizmente) que tomei até agora nesta vida das quais me arrependo redondamente, ter votado na cabeça de cotonete foi uma delas, se pudesse voltar atrás...

    Mas ainda acredito que isto um dia vai dar uma volta, um dia que tenhamos de novo um presidente, com tomates, que não seja cobarde nem ande a gastar o nosso dinheiro para passar férias no Brasil.

    Tenho esperança, já que esta é a ultima a morrer.

    Sporting Sempre!!!

    ResponderEliminar
  21. Virgílio,

    Grande comentário. É mais que altura de pôr os nomes aos bois.

    LMGM,

    Na minha opinião, não chega o CV. Não passo a acreditar mais nele por isso, não acho que o seu mandato seja melhor devido a já ter um "anel de campeão". JEB tem que mostrar muito mais do que o que tem feito até ao momento.

    ResponderEliminar
  22. Virgilio,

    Totalmente de acordo e o que sinto neste momento.Este presidente é um autêntico desastre (para não lhe chamar outra coisa).

    O barco está completamente á deriva...e não vejo ninguém a tentar salvá-lo!

    ResponderEliminar
  23. Politicamente Incorrecto10 de fevereiro de 2010 às 14:40

    Deixem de ser líricos,o SCP até pode ter o Laporta como presidente, enquanto os Olegários,Paixões,Soares Dias e afins apitarem será sempre complicado ao SCP jogar futebol.Paulo Bento esse mal amado é que os conhecia bem.
    O JEB tem que dar lugar a alguém que saiba como o futebol em Portugal se mexe já que as entidades competentes se demitiram de por isto na ordem.

    ResponderEliminar
  24. O Sporting foi-se meus caros,
    futebol=nada;
    andebol=nada;
    futsal=nada;
    atletismo=nada;
    hoquei=nada;
    volei=nada;
    ciclismo=nada;

    Existe alguma coisa onde o SCP ganhe alguma coisa?
    Que eu saiba o SCP, podia até perder numa frente, mas tinha muitas outras frentes que nos enchia de orgulho! Agora, o que temos? um clube destroçado, esfrangalhado, e sem rumo! É o fim meus caros, e´uma questão de tempo...

    É melhor extinguir p causar menos dor a todos.

    SL.

    ResponderEliminar
  25. O problema do Sporting é o Olegário.

    poupem-me

    ResponderEliminar
  26. Politicamente Incorrecto:
    O Sporting poderia ter um candidato Laporta mas muito dificilmente teria um presidente Laporta.

    É que é preciso lembrar que Laporta derrotou uma nomenclatura há muito instalada em Nou Camp, que, ao contrário da que está instalada em Alvalade, até tinha conseguido alguns momentos gloriosos para o clube blaugrana.

    ResponderEliminar
  27. Politicamente Incorrecto10 de fevereiro de 2010 às 15:20

    Leão de Alvalade...esse tiro foi ao lado de propósito ou de facto não atingiste?

    ResponderEliminar
  28. Como quiseres interpretar. Talvez eu queira dizer que enquanto não resolvermos os problemas que temos dentro de casa, não valha a pena estar a olhar para os que vêm de fora. Até por uma questão de credibilidade e respeito...

    ResponderEliminar
  29. FCS, não percebi onde é que eu falei de exclusivos ou de inocentes, se prefere agredir quem sofre aproveite as minhas costas, não tenho paciência para responder a palavras sem nexo.

    JVL, "JEB tem que mostrar muito mais do que o que tem feito até ao momento.", é indiscutível, como disse em post anterior, espero para breve o anuncio da nova estrutura de futebol do Sporting, espero que sejam homens da plena confiança do Presidente, espero que se ele não conseguir escolher quem quiser sem influências de grupos e grupelhos que se demita.

    Toda a estrutura de futebol que iniciou o mandato demitiu-se deixando JEB sozinho (Ribeiro Telles, Rita Figueira, Pedro Barbosa, Paulo Bento), as alternativas que existiram de imediato para salvar a época falharam (Mil-Homens, Sá Pinto, Salema Garção, Carvalhal).

    Agora há tempo para escolher sem pressão nem condicionantes, agora é tempo de construir o futuro, não há margem para erros ou se acerta ou todo um trabalho de continuidade desaparece.

    Tem a palavra o Presidente para mostrar do que é capaz, ele já tem garantido o ónus da culpa, aconteça o que acontecer.

    O que eu faria?

    Director Futebol - Diogo Matos (http://www.academia-de-talentos.com/interview/entrevista-com-diogo-matos-1)

    Director Desportivo - Costinha (http://www.sporting.pt/Info/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futcostinhasocio_090609_51239.asp)

    Treinador - Steve Mclaren ou Slaven Bilic

    ResponderEliminar
  30. E avisava todos que iria morrer pelas minhas convicções como morreu o outro.

    ResponderEliminar
  31. LMGM,

    não sei se tem conhecimento, mas tenho propagandeado as suas ideias (delas nunca assumindo a paternidade).

    A (nova) estrutura para o futebol era para ontem. Ela que decidisse o próximo treinador ou a manutenção do actual. Acho que era a melhor forma de a responsabilizar (à estrutura), embora todos tenhamos as nossas preferências.

    Foi aliás isso que sugeri em Outubro passado, ainda o PB não se tinha demitido...

    ResponderEliminar
  32. E de repente, vejo-me novamente em 2009, quando desejava que as eleições ficassem marcadas para a nova direcção ter possibilidade de preparar a época.

    Hoje, não espero por eleições, espero sim pela estrutura de futebol que falta ao Sporting há muito tempo, com ideias transversais desde a formação até ao futebol profissional.

    SL

    ResponderEliminar
  33. LMGM:
    Não temes que, mesmo ao nosso nível restrito, avançar nomes não é a 1ª etapa para os condenar?

    Em relação ao treinador não gostaria de ver um treinador inglês porque os acho em geral limitados (o perigo das generalizações). Bilic gosto mais do estilo que da pratica. Não deitaria CC fora assim tão depressa, mas agora que voltou a ficar livre Ernesto Valverde, apesar do rotundo falhanço em Villareal.

    ResponderEliminar
  34. PLF, tenho esporádicamente e sem oportunidade infelizmente de comentar, o LdA tem sido nesse aspecto maior defensor aqui da nossa casa o que faz de modo brilhante.

    ResponderEliminar
  35. "MOVIMENTO NOVO SPORTING" ROGERIO ALVES E PAULO ABREU?

    MAIS VAMPIRAGEM?

    ResponderEliminar
  36. Tomo a liberdade de repetir um texto que coloquei na caixa de comentários de outros dois blogues e que espelha o que me vai na alma; faço-o aqui porque este é um espaço de excelência no universo sportinguista:
    O nosso clube parece Roma no fim do império. Invasões e derrotas infligidas pelos bárbaros, um exército fragmentado e à deriva com mercenários que não lutam e um general de limitada competência, enquanto que os sacerdotes do apito nos imolam sem vergonha nenhuma.
    As diferentes facções políticas matam-se umas às outras, permitindo o caldo de cultura perfeito para a chegada de arrivistas sequiosos de poder que aparentam ser salvadores da pátria.
    Enquanto isto, o gajo lá de cima (recuso-me a fazer o paralelismo com um qualquer imperador) vai de férias, frequenta banquetes e beberetes, soprando ao ouvido do rascord, para que este publique um édito com mais uma manobra de marketing, prometendo que p’ró ano é que é, enquanto passa recados ao moço para este dizer que será necessário, novamente, mexer nos estatutos.
    O povo de “Roma” e que ama o seu “império” morre todos os dias. Morre, abandonado à sua sorte por uma turba de rapaces que lhe rouba tudo – mas mesmo tudo – o que tem. Como lutar? Como passar a um filho que vale a pena lutar pela nossa nação?
    Eu só queria poder olhar para quem nos dirige e sentir que respeitam os ideais, ver amor ao clube e ver o império renascer das cinzas. O meu medo é que a feira das vaidades arrase e consuma tudo o que resta, para quando já nada sobejar o devolver aos sócios dizendo: “temos pena…”.

    ResponderEliminar
  37. Eu aquando da substituição do PB, defendi que deveríamos buscar um treinador estrangeiro e no que toca a treinadores britânicos, gostaria de ver Martin O'Neill no SCP.

    Que se gaste dinheiro mas que se traga um treinador experiente e competente.

    ResponderEliminar
  38. Boa Tarde

    Foda-se esta merda, peço desculpa pelos termos usados mas estou farto(eu e mais alguns milhões de adeptos).

    É urgente acabar com esta bandalheira.

    Em jeito de desabafo peço ao nosso presidente que se não tiver mais forças para continuar que se demita porra que marque eleições e que deixe quem tem amor pelo SPORTING trabalhar.

    O nosso SPORTING é dos adeptos e não de uma pandilha de individuos com interesses obscuros.

    Ontem o que mais me doeu não foi ter perdido, mas sim o constatar que o futebol do nosso clube esta entregue a uma cambada de incompetentes no qual coloco o nosso presidente, treinadores e demais estrutura.

    É inconcebivel que os nossos vizinhos venham a nossa casa e gozem com a nossa cara.

    Porra tenham vergonha na cara.

    ResponderEliminar
  39. LdA, o momento para estabilidades e silêncios já acabou, agora é limpar e ver quem se salva.

    Qualquer dos nomes tem uma filosofia por trás, não há fundamentalismos, seria apenas quem eu escolhia nada mais, um director de futebol, sportinguista, com experiência de futebol e preparação académica, um director de desportivo (só futebol profissional) sportinguista, sem ligação ao passado recente do clube, com curriculo no futebol a nivel nacional e internacional, um treinador estranjeiro, arrojado e ambicioso, sem qualquer ligação ao futebol nacional.

    Sobre Carvalhal, só tenho para com ele gratidão, e julgo que com uma estrutura forte podia desenvolver um bom trabalho. Devemos-lhe agora a definição do seu futuro, ou é aposta clara que vai ser protegida aconteça o que acontecer, ou se assume que se quer um caminho diferente e se poupa e principalmente respeita quem por nós deu a cara num momento dificil e é dispensado de cumprir o seu contrato.

    ResponderEliminar
  40. LMGM,

    100% de acordo.

    Mas quem para fazer isso na ausência de uma estrutura para o futebol? O Presidente?

    ResponderEliminar
  41. PLF, não tem ele outra alternativa, excepto se quiser servir de bobo da corte, e a corte em Alvalade já demonstrou a qualidade das facadas que pode dar.

    JEB não entendeu que num determinado momento teve a força de todos os Sportinguistas com ele, podia ter tomado qualquer opção que ela seria aceite por nós, mas quis ser o Rei Luz da corte Leonina.

    Mesmo fragilizado estou perfeitamente convencido que venceria amanhã uma eleição contra qualquer adversário.

    Tem uma última cartada a jogar e para isso tem de deixar de ser santo para ser homem, convocar ratos e ratazanas e dizer enquanto eles se contorcem pelos cantos, isto vai ser como eu quero e quem quiser mordomia também vai dar a cara que há insultos para distribuir por todos, quem quiser pode fugir já ou se voltar a piar no futuro garanto que o desmascaro publicamente.

    ResponderEliminar
  42. Este Sporting Fornever10 de fevereiro de 2010 às 17:00

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  43. Caro LdA,

    Obrigado pelas boas vindas.

    Relativamente ao que afirmou o JVL (salvo erro) penso que é necessário ver a coisa ao contrário e de forma fria: É a Situação que não tem qualquer credibilidade, e não a "dita" Oposição! Uma geração que transforma um passivo de 40M€ em 400M€, arrasando financeira e desportivamente com um clube, é credível????????????????

    Estive profundamente envolvido no último processo eleitoral e fiz parte, das listas do Movimento Ser Sporting que foram a votos. Posso portanto falar por experiência própria:

    Redigiu-se um dos melhores Programas Eleitorais já feitos no Sporting desenvolvido por sócios anónimos, duma nova geração, com uma enorme vontade de servir o clube sem pedir nada em troca!

    A lista da Continuidade simplesmente não tinha programa, não tinha ideias, não tinha objectivos, não tinha nada! Só tinha nomes... e notáveis!

    E o que fizeram os sócios do Sporting perante esse momento fulcral na história do clube: Estou certo de que 99% dos sócios que votaram não leram UMA ÚNICA LINHA do programa! Só quiseram saber quem eram as PESSOAS, se eram gestores conhecidos, se tinham credibilidade na BANCA, e se eram conhecidos pelos sócios e adeptos ( a tal estória de ser NOTÁVEL que provoca uma atracção mórbida mas irresistível nos sócios), etc, etc.

    É claro que tal como nas eleições Soares Franco/Abrantes Mendes assistiu-se (ainda mais) a uma campanha inacreditável de censura à nossa candidatura, na qual a NOJENTA Comunicação Social (com os diários desportivos na pole position) colaborou miseravelmente com a Dinastia Roquettista! Num mês de campanha tivemos 1 (UMA) capa de Jornal - com uma notícia pejorativa, claro!

    Quero com tudo isto dizer que os sócios do Sporting são um case-study da Sociologia a nível mundial!

    São maioritariamente ignorantes, arrogantes, altivos, medrosos, infinitamente politicamente correctos, incultos e cultivam uma "Diferença" que só existe na teoria! São em suma uma espécie de "Aristocratas Falidos"... Lamento dizê-lo - são meus consócios - mas vou a Alvalade desde os 4 anos(tenho 39) e vou a AG'S desde o tempo de Sousa Cintra e o padrão infelizmente nunca se alterou!

    Para depor esta Dinastia iníqua iniciada com o "Coveiro" Roquette é preciso muito $$$$ e mais qualquer coisa relacionada com o marketing, mas não ideias e pessoas porque esse binómio já existe! Mas que não restem dúvidas: é preciso jogar sujo, porque a gente que tomou o poder em Alvalade desde há 15 anos é "barra pesada", sendo que um dos melhores exemplos é Salema Garção!

    Peço desculpa pelo longo comentário, mas se muito mais haveria a dizer, tudo e mais alguma coisa haverá a fazer!

    SL

    ResponderEliminar
  44. "...tem de deixar de ser santo para ser homem, convocar ratos e ratazanas e dizer enquanto eles se contorcem pelos cantos, isto vai ser como eu quero e quem quiser mordomia também vai dar a cara que há insultos para distribuir por todos, quem quiser pode fugir já ou se voltar a piar no futuro garanto que o desmascaro publicamente."


    LMGM:

    Impunha-se que JEB tivesse feito o q tu dizes em... JUNHO! O q é que lá andou a fazer até agora? Armar-se em santo, pois sim... Não será mais, digamos, em... anjinho? Sete meses de bandalheira no estado em que o SCP se encontrava foi (é) um crime.

    Será que foi preciso estoirar com a paciência até a um, lá está, 'santo' para cmeçar a dirigir o clube e a impor-se como era exigível desde o início do seu mandato? Afinal foi eleito e teve o apoio (expressivo) que teve, para quê, exactamente?

    Realmente, resta-lhe a fé... dos sportinguistes que (ainda) acreditam nele. Eu, confesso, que já passei essa fase. Era tão bom que JEB me fizesse engolir a actual opinião que tenho dele... Mas não acredito.

    ResponderEliminar
  45. Gouveia,

    Fui eu sim assim como teria votado na lista Ser Sporting se tivesse tido oportunidade. O que digo é que a oposição não foi credível, caso contrário, teria obtido mais de 10%. Infelizmente, parece ser necessário ter alguém com algum peso como líder senão irão pensar que é "mais um aventureiro", independentemente de estes que agora estão lá, terem demonstrado N vezes que não são melhores.

    ResponderEliminar
  46. Muito bem vista a analogia de "um elefante numa loja de cistais" e esta verdade é que é perigosa até ao fim do mandato!!! O caminho deveria(??) ser cumprir o mandato mas há um risco enorme nisto. O Sporting é um clube muitíssimo desorganizado, com uma estrutura incompetente para o futebol profissional, que não se sabe posicionar nos meandros do futebol, sem cultura futebolística, que não percebe nada de balneários nem de como lidar/gerir as notícias de dentro para fóra e vice-versa..É muito défice ao mesmo tempo. Além disto tudo parece que até com dinheiro os Sportinguistas nãop estão seguros que os actuais derigentes saibam gastá-lo de forma a fazer bons negócios para o futebol do Sporting. Enfim, é um cenário complicado, muito difícil e que assusta pelo tempo que falta para acabr o mandato.

    ResponderEliminar
  47. "Além disto tudo parece que até com dinheiro os Sportinguistas nãop estão seguros que os actuais derigentes saibam gastá-lo de forma a fazer bons negócios para o futebol do Sporting."

    As provas estão dadas e não são de agora.

    ResponderEliminar
  48. "E de repente, vejo-me novamente em 2009, quando desejava que as eleições ficassem marcadas para a nova direcção ter possibilidade de preparar a época."

    Hugo:

    Então mas não prepararam? Eles não diziam q tinham td preparado? Que as eleições em Junho não interferiam em nada com a preparação da época? Ele foi post’s, ele foi artigos jornalísticos, ele foi debates, até petições os 'terroristas' fizeram para antecipar as eleições (eu 'terrorista' me confesso: assinei), se calhar pq já se sabia o que é q a ‘casa gasta(va), mas dos ‘iluminados’ apenas desdém e snobismo e ´temos tudo controlado… Viu-se. E agora, no pós-descalabro vêm Suas Ex.cias com essa desculpa??? Pó c*r*lh*. Acredite quem quiser... Incompetência, pura e dura, mais uma vez.

    Resumindo e concluindo: um ano de desperdício! De tempo, de dinheiro, de recuperação do Sporting!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  49. JVL,

    Eu acho que você está a incorrer novamente no mesmo erro.

    O problema não está na alegada falta de credibilidade da Oposição, o problema está na ausência de Discernimento e de Cultura dos sócios do nosso clube que se guiam (até à exaustão) pelos jornais, aparências, complexos de identidade socio-economica, carneirismo e seguidismo militantes, chavões ( "poder na rua", "aventureiro, J. Gonçalves), etc.

    E tudo isto, ACREDITE, está no código genético do associado do SCP!

    Vivemos no país da Europa "Civilizada" que menos horas por ano dedica à leitura - com excepção dos jornais desportivos, claro!

    Isto (Dinastia SADica) é capaz de levar mais uns anos a erradicar, a menos que seja deposta pela Violência - via anti-democrática, mas que eu, pela minha parte, apoiaria.

    SL

    ResponderEliminar
  50. È preciso começar já a preparar a nova época começando pelo departamento forte com uma limpeza de balneário pois há lá muitos jogadores que não merecem vestir a nossa camisola.Pois não correm não lutam..Ontem mais uma vez só liedson izmalov e moutinho lutaram.O djaló não vestia mais a camisola..era apanhado muitas vezes em fora de jogo porque nem sequer sabia correr para sair de fora de jogo..Andava a passo..NÂO ADMITO..Depois também sou um LEÃOZÃO revoltado mas não serão umas bicadas de galinhas venenosas que levam no trazeiro que me farão desistir...Está na hora de levarmos a equipa ao quarto lugar e é preciso apoiar aqueles mercenários de merda..

    ResponderEliminar
  51. Caro Gouveia:
    por alguma razão eu dizia acima que o Sporting "poderia ter um candidato Laporta mas muito dificilmente teria um presidente Laporta."

    "Ninguém" lê programas eleitorais ou porque não se acredita no seu cumprimento, ou porque se preferem os "resumos" vertidos por uma comunicação social que normalmente prefere os que estão (as fontes...)

    Acompanhei o processo eleitoral e se tivesse oportunidade de votar teria votado em PPC por razões óbvias. Pode ser que esteja enganado, mas tenho a certeza que teríamos hoje o Sporting como uma instituição mais respeitada. Tenho a certeza que teria visto erros, mas não teria visto as figuras patéticas que sabemos nas conferências de imprensa, não veríamos o presidente de férias no período decisivo da época. E, já que parece que é apenas o futebol que faz preocupar os Sportinguistas, teríamos antecipado em meses aquilo que era inevitável, que, como o próprio reconheceu, era a saída do anterior treinador.E a tão criticada "opção Erikson" dificilmente produziria os resultados que a continuidade trouxe.

    Olhe, e ao contrário do que muitos julgam, tenho a ideia que hoje os Sportinguistas eram bem capazes de se rever mais no clube e nos seus representantes do que nos dias de hoje.

    PS: não posso concordar com qualquer tomada de poder que não seja sufragada pelos sócios. Compreendo o desespero da afirmação, mas isso seria negar o espirito do "Sporting dos sócios" que sei que defende.
    SL

    ResponderEliminar
  52. Gouveia,

    Antes de mais, trata-me por tu e não por você.

    Eu não incorro em erro nenhum, limito-me apenas a constatar o que realmente se passa. A maioria dos sócios necessita de alguém com quem se identifique, que tenha carisma e lhe transmita confiança. E isto tanto vale para as eleições no SCP como para quaisquer outras!
    Se eu me apresentasse daqui a 2 meses a eleições, com um programa e uma equipa, teria algumas hipóteses? Claro que não! E isto não coloca em causa a valia do programa e da respectiva equipa.
    Não teria qualquer hipótese porque "aparecia do nada", "ninguém me conhecia", etc etc. O que é irónico porque duvido que no início, a maioria conhece alguém que não o PSL - pior presidente da História do SCP - e o José Roquette. Confesso que eu também não conhecia.

    Quanto à violência, não concordo. Estou farto deles até ao pescoço, não posso já com o discurso, atitude e postura mas não sou a favor da violência.
    O que eu quero é que percam legitimamente ou que reconheçam que não conseguem e abandonem. E que caso se prove via auditoria externa e independente que sejam condenados e presos por gestão danosa, tráfico de influências, etc.

    SL

    ResponderEliminar
  53. Este clube é grande de mais para bater no fundo.

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  54. JVL,

    Irem presos é-me indiferente, importante é no caso de terem lesado o sporting em determinado montante que o reponham

    ResponderEliminar
  55. http://www.peticao.com.pt/sporting-basta-de-vergonha

    ResponderEliminar
  56. Octávio a director desportivo

    ResponderEliminar
  57. Anónimo:

    E a seguir o regresso de Sá Pinto e Carlos Queirós... Era porrada de três em pipa!


    Vcs sabem do que é q eu estou a falar...

    ResponderEliminar
  58. prefere quem para director? o salema?

    ResponderEliminar
  59. Manolo Vidal deveria voltar (não sei se a saúde ainda o permite).

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  60. LdA

    "Acompanhei o processo eleitoral e se tivesse oportunidade de votar teria votado em PPC por razões óbvias. Pode ser que esteja enganado, mas tenho a certeza que teríamos hoje o Sporting como uma instituição mais respeitada. Tenho a certeza que teria visto erros, mas não teria visto as figuras patéticas que sabemos nas conferências de imprensa, não veríamos o presidente de férias no período decisivo da época. E, já que parece que é apenas o futebol que faz preocupar os Sportinguistas, teríamos antecipado em meses aquilo que era inevitável, que, como o próprio reconheceu, era a saída do anterior treinador.E a tão criticada "opção Erikson" dificilmente produziria os resultados que a continuidade trouxe."

    Quem é que pode garantir isto???

    SL

    ResponderEliminar
  61. Repito o que deixei escrito num comentário ao post de ontem:


    Ou JEB tem coragem, e saber, para rapidamente dar a volta à situação, ou então que provoque eleições, para que venha alguém com alma para pôr o Sporting no seu devido lugar.


    Tem de ser agora, e já é tarde, que é preciso preparar a próxima época.

    E dou já um conselho: inscrição na Taça Intertoto

    ResponderEliminar
  62. A culpa era do Paulo Bento, depois passou para Rui Patricio e agora é de quem???!!!
    É dos Terroristas e do Batasuna?!..talvez.
    Parabens aos apoiantes de JEB e da continuidade. Assim o FIM do SPORTING é breve. Mais um Belenenses ridiculo.
    Mas depois não foi ninguém.

    ResponderEliminar
  63. JEB no Brasil, vem e senta-se ao lado de LFV.Assobios é para Rui P.. Estamos conversados. Mandam as claques no Sporting. O Poder está na Rua e afinal...TUDO é uma VERGONHA

    Teria sido o dia exacto para dar uma corrida a MIL-Hora ao JEB.
    Eu gostava era de ver o velho Roquette.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)