Modalidades: revista da semana
Na quinta-feira feira voltaram os leões do andebol ao PJR para a disputa da 9ª jornada da EHF Champions League recebendo os noruegueses do Kolstad IL Handball, a quem venceram por 44-31, com 22-15 ao intervalo. Começaram bem os leões que conseguiram dois golos sem resposta e ao segundo minuto os visitantes já tinham um jogador suspenso por dois minutos. Mas os noruegueses conseguiram equilibrar até aos 4-4, quando os leões passaram para 9-5, o que obrigou o seu treinador a pedir um desconto de tempo, que pouco melhorou pois a nossa equipa continuou a dominar, chegando aos 16-9, mesmo com duas exclusões temporárias de Moga pelo meio. Os leões continuaram a aumentar a sua vantagem chegando aos 22-12 a dois minutos do intervalo, mas com três ataques seguidos a não conseguirem o golo, mesmo com Ricardo Costa a pedir um time-out, e com os adversários a conseguirem converter reduziram a vantagem leonina ao intervalo. Começaram melhor os visitantes a 2ª parte chegando aos 25-20 e mantendo essa diferença de cinco ou seis golos até aos 32-26 o que provocou novamente um pedido de desconto de tempo de Ricardo Costa. E a partir daqui voltaram os leões a disparar no marcador para 35-26, 38-28 e 42-29 acabando com quaisquer possíveis dúvidas sobre a equipa vencedora da partida. Orri Porkelsson com 9 golos, sendo 4 de livres de 7 metros, e Martim Costa com 7 foram os melhores marcadores leoninos neste jogo. O próximo jogo dos leões para esta competição será na quinta-feira 4 indo até à Hungria para voltar a defrontar o One Veszprém HC no jogo da 10ª jornada, equipa que se encontra empatada com a nossa em pontos, mas em vantagem da diferença de golos.
Depois da brilhante vitória na quinta-feira sobre os noruegueses, no domingo os leões do andebol receberam no PJR, no jogo em atraso da 9ª jornada do Campeonato Placard, a AA Avanca, a quem venceram por 57-28, com 29-11 ao intervalo. Foi um jogo que os visitantes conseguiram equilibrar até ao 5-6, depois de estarem a perder 4-2, mas depois disto os leões reagiram e dispararam para 13-6, 17-7, 20-8 e 24-9 para chegar ao intervalo a vencer por 18 golos de diferença. Na 2ª parte, perante uma equipa notoriamente inferior, continuaram os leões a alagar a margem no marcador para terminarem com os números impressionantes que o resultado final mostra atingindo uma vantagem de 29 golos. Orri Porkelsson com 12 golos e Mamadou Gassama com 9 foram os jogadores que mais golos marcaram neste jogo. O próximo jogo dos leões do andebol para o Campeonato Placard será no PJR no domingo 7, para receberem o ABC de Braga em jogo da 14ª jornada.
No sábado voltaram os nossos leões do futsal ao PJR para receberem os Leões de Porto Salvo no jogo da 11ª jornada da Liga Placard, tendo vencido por 6-2, com 4-2 ao intervalo. Começou muito bem a nossa equipa que ainda dentro do primeiro minuto fez o 1-0, por Diogo Santos que empurrou para dentro da baliza a bola vinda de um desvio de Allan Guilherme a um potente remate de Alex Merlim, para um minuto depois Diogo Santos bisar com um forte remate da zona central após lançamento lateral de Merlim. Dois minutos depois, com 4 minutos jogados, foi a vez dos visitantes reduzirem para 2-1 com uma perda de bola de Tomás Paçó. Mas minuto e meio depois apareceu o 3-1 com um lançamento em profundidade de Henrique Rafagnin para Pauleta, onde o guarda-redes visitante se antecipa e corta a bola, mas esta vai embater num colega seu e ressalta para a frente de Pauleta que não perdoa. Com 12 minutos de jogo aumentaram os nossos leões para 4-1 com um excelente golo de Felipe Valério que aplicou um forte remate descaído para o lado esquerdo do nosso ataque. A cinco minutos do intervalo é assinalada a 6ª falta dos visitantes, mas Tomás Paçó não conseguiu bater o guarda-redes adversário. O mesmo não havia de acontecer no último minuto da 1ª parte quando os visitantes também beneficiaram de um livre resultante da nossa 6ª falta que conseguiram converter em golo e fazendo o 4-2 ao intervalo. Na 2ª parte começaram melhor os homens da linha quando com 3 minutos jogados conseguiram o seu terceiro golo, numa jogada em que Tomás Paçó não conseguiu chegar a tempo a uma intercepção, fez uma falta em que os árbitros não interromperam o jogo, a bola sobrou para um adversário que sozinho frente a Rafagnin conseguiu o golo. Mais grave é que depois de validarem o golo os árbitros mostraram o cartão amarelo a Tomás, e como já lhe tinham mostrado um na 1ª parte, virou cartão vermelho e a consequente expulsão. Muito estranho o critério dos cartões amarelos da equipa de arbitragem, com a amostragem de seis cartões amarelos a jogadores leoninos e ao seu treinador. Para os nossos jogadores foi quase cada falta, cada cartão amarelo. A partir deste momento começaram os nossos jogadores a arriscarem menos e a controlarem mais, e foi preciso chegar aos 10 minutos de jogo para surgir o 5-3, numa excelente jogada colectiva que começou em Rocha, que abriu para Wesley e este devolveu para junto ao 2º poste onde Bruno Pinto só teve de desviar para dentro da baliza. A 3 minutos do fim após uma intercepção Merlim pôs a bola na frente de Bruno Maior que com um excelente remate fez o 6-3 final. O próximo jogo dos leões do futsal será no PJR na quinta-feira 4 para o jogo da 2ª mão dos oitavos de final da UEFA Futsal Champions League com os gregos do AEK.
No sábado os leões do voleibol receberam no PJR o Ala Nun’Alvares, de Gondomar, no jogo da 7ª jornada da Liga Una Seguros, tendo vencido por 3-0, com os parciais de 25-18, 25-14 e 25-22. No 1º set começaram bem os visitantes que chegaram a 1-3, mas os leões rapidamente, com cinco pontos seguidos, passaram para 6-3, altura em que o técnico nortenho pediu um time-out, mas que pouco adiantou, pois os leões continuaram a alargar a vantagem que passou para 10-4, passando depois a ficar mais equilibrado até aos 16-10, onde o treinador visitante voltou a pedir um desconto de tempo que pouco alterou continuando a diferença de 6 ou 7 pontos até ao fim do set. No 2º set os leões começaram logo a dominar e a avançar no marcador que passou por 3-1, 6-3 e 9-5, quando mais uma vez os visitantes pediram a paragem do jogo, o que ainda fez equilibrar um pouco o marcador até aos 14-11, mas os nossos jogadores, com um parcial de 9-1, colocaram o marcador em 23-12 para acabar o set em 25-14. No 3º set foram os visitantes que começaram melhor, bem melhor aliás, e foram dominando o marcador que passou por 1-5, 4-8 e 10-14 quando João Coelho teve de pedir um desconto de tempo, e que corrigiu alguma coisa pois a nossa equipa chegou aos 16-15 e saltou para 19-16. Os adversários ainda se aproximaram aos 19-18, mas os leões abriram para 22-19, terminando o set em 25-22, com o fim do jogo e o consequente 3-0. Jan Galabov com 14 pontos e Mads Jensen com 12 foram os principais marcadores deste jogo.
No feriado os leões do voleibol voltaram ao norte para defrontar no jogo da 8ª jornada da Liga Una Seguros o CA Madalena, e regressaram com uma vitória por 3-0, com os parciais de 25-18, 25-16 e 25-22. O 1º set começou muito equilibrado, depois do 4-4 os leões conseguiram 2 pontos seguidos passando para 6-4. Esta diferença de 1 ou 2 pontos foi-se mantendo até aos 14-13 quando os leões mais uma vez com 2 pontos seguidos aumentaram para 16-13, obrigando o treinador local a pedir um desconto de tempo que deu alguns resultados aproximando-se aos 16-15, mas os leões responderam e conseguiram passar para 23-16, mesmo com novo time-out do treinador adversário pelo meio, acabando assim por resolver o set. No 2º set os leões começaram melhor, e foram alargando a sua vantagem que passou por 5-2, 9-3, 12-5 e 18-8 e continuando com vantagens de 9 ou 10 pontos até ao fim do set. O 3º set começou equilibrado até aos 9-8, quando os leões chegaram aos 11-8 e aos 17-12, altura em que se seguiu um período de ponto para uma equipa ponto para a outra até aos 20-15, quando os visitados recuperaram até aos 22-20, mas os leões passaram para 24-20 e garantiram o 3-0 final. Edson Valência com 19 e Jan Pokersnik com 11 foram os leões que mais pontuaram neste jogo. O próximo jogo desta equipa será na sexta-feira 5 indo até aos Açores para defrontar o Clube Kairós no jogo da 9ª jornada da Liga Una Seguros.
As meninas do voleibol foram na quarta-feira até França, para disputarem em Nancy a 1ª mão da 1ª eliminatória da CEV Volleyball Cup defrontando o Vandoeuvre NVB, tendo sido derrotadas por 1-3, com os parciais de 18-25, 25-20, 21-25 e 23-25. Anahi Tosi com 19 pontos e Jéssica Miranda com 12 foram as leoas que mais pontuaram neste desafio.
As meninas do voleibol receberam no domingo no PJR o Esmoriz GC, em jogo da 8ª jornada da Liga Solverde tendo vencido por 3-0, com os parciais de 25-8, 25-18 e 25-14. Jéssica Miranda com 13 pontos e Leslie Tagle e Ana Nunes ambas com 10 pontos foram as leoas que mais pontuaram neste desafio. O próximo jogo das leoas do voleibol será na quarta-feira 3 no PJR para a disputa da 2ª mão da eliminatória da CEV Volleyball Cup recebendo o Vandoeuvre NVB, para no domingo 7 irem ao Pavilhão da Luz para defrontar o Benfica, no jogo da 9ª jornada da Liga Solverde.
Os leões do hóquei foram no sábado defrontar o CRC Os Aguias, de Memória, em Leiria, no Pavilhão das Colmeias, em jogo para os 1/32 avos de final da Taça de Portugal tendo regressado com uma vitória de 11-2, com 5-1 ao intervalo. Foi um jogo em que Edo Bosch poupou vários jogadores, (Rafa Bessa, Xano Edo, Henrique Magalhães e Nolito não jogaram) e onde deu a oportunidade de jogarem na 1ª equipa do hóquei leonino aos jovens Lourenço Soares, Martim Lopes, João Pina e Santiago Honório, mas onde os leões se empregaram a cem por cento, e como prova disso temos o número de faltas que foram assinaladas até ao intervalo: 1 para os donos da casa e 9 (nove!) para os leões. Muito estranho quando uma equipa da Liga defronta uma equipa do 3º escalão. A história do jogo pouco mais é que o anuncio dos marcadores dos golos, que começaram logo aos dois minutos de jogo, por Roc Pujadas e que só terminaram a 35 segundos do fim por Martim Lopes, assistido por João Pina. E já que falamos destes jovens também podemos salientar que Lourenço Soares, defendeu um livre directo, e que Santiago Honório também obteve um golo, o que prova a sua boa integração na equipa. Os onze golos leoninos foram obtidos por Rampulla com 3 golos, Pujadas, Navarro e Verona os três com 2 golos, e Honório e Martim Lopes com 1 golo cada. O próximo jogo dos leões do hóquei será no sábado 6 quando voltarão ao norte para defrontarem o Riba d’Ave HC no jogo da 6ª jornada do Campeonato Placard.
No sábado foram as leoas do basquetebol até Aveiro, defrontar a equipa do Clube dos Galitos, no jogo da 8ª jornada da Liga Betclic, tendo regressado com a vitória por 67-51, com 26-21 ao intervalo, resultante dos parciais dos quartos de 13-12, 13-9, 22-21 e 19-9. Esta foi a quinta vitória leonina nos sete jogos já disputados na Liga, sendo a primeira fora de casa. As leoas, apesar da luta que as aveirenses deram, estiveram sempre à frente do marcador, tirando alguns períodos do 1º quarto, mas só alargaram para a diferença final no último quarto. Emma Huff com 15 pontos e 11 ressaltos e Márcia Carvalho também com 15 pontos foram as melhores marcadoras da equipa neste jogo. Os próximos jogos desta equipa para a Liga Betclic serão na quarta-feira 3 no Pavilhão da Luz para defrontar o Benfica, no jogo em atraso da 6ª jornada, no sábado 6 no PJR para receber o Basquete Barcelos no jogo da 9ª jornada e na segunda-feira 8 em Vila Nova de Gaia para defrontarem o SC Coimbrões no jogo da 10ª jornada.
Autor:8
Nota: por razões de agenda não foi possível publicar a crónica ao jogo com o Estrela da Amadora, as nossas desculpas.
